• Nenhum resultado encontrado

2 O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA (SAETHE), NO

2.2 Percurso metodológico

Essa pesquisa se trata de um estudo de caso. Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado conhecimento” (GIL, 1998 apud LORENZATO; FIORENTINI, 1999, p.19). Dessa forma, tem como objetivo fazer um panorama da realidade encontrada em profundidade, dando ênfase à interpretação ou análise do objeto investigado.

A pesquisa foi realizada em uma escola de 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Educação. Tal instituição foi previamente selecionada, com base nos resultados de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no SAETHE, no período de 2014 a 2016, e na nota obtida no IDEB, no intervalo entre 2005 e 2015.

Nesse sentido, tem como interlocutores os diretores e os professores, por entender que são eles os atores que vivenciam, na prática, a aplicação das provas do SAETHE na escola, assim como interagem com os resultados e informações produzidos por ela. É importante ressaltar que essa escola não possui na equipe gestora o Coordenador Pedagógico.

Trata-se de um estudo de cunho quali-quantitativo, uma vez que agrega as modalidades qualitativa e quantitativa. Entende-se que é possível uma combinação entre as duas modalidades, sendo ela capaz de proporcionar processos de reflexão, a partir de diferentes pontos de vista, do uso de recurso e de técnicas estatísticas, sem abrir mão da possibilidade de interpretação de fenômenos e atribuição de significados aos dados produzidos. W Goode e P. K. Hatt (1973 apud RICHARDSON, 1999, p. 79) reforçam de forma positiva a combinação entre os estudos de cunho qualitativos e quantitativos para a pesquisa moderna, o que subsidiou a escolha realizada.

[...] a pesquisa moderna deve rejeitar como uma falsa dicotomia a separação entre estudos „qualitativos‟ e „ quantitativos‟, ou entre ponto de vista „estatístico‟ e „não estatístico‟. Além disso, não importa quão precisas sejam as medidas, o que é medido continua a ser uma qualidade.

Nessa perspectiva, considera-se que a abordagem qualitativa possibilita uma análise mais complexa, aprofundada e imersa em um universo subjetivo, repleto de sensações e opiniões.

[...] a abordagem da investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para construir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo (BOGDAN; BIKLEN, 1994, p.49).

Em contrapartida, a modalidade quantitativa propicia a possibilidade de mensuração, objetividade e racionalidade. Nesse sentido Fonseca (2002, p.20) destaca:

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente.

Para Demo (2000, p. 364), em um horizonte tão complexo, a pesquisa qualitativa não substituiria a pesquisa quantitativa. Segundo ele, toda realidade social é, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa e, dessa forma, não caberia uma divisão. Partindo dessa premissa, o estudo de caso em questão permite realizar análise sobre os usos dos resultados do sistema próprio de avaliação educacional implementado na Rede Municipal de Teresina e o efeito desse uso pela equipe gestora da escola na aprendizagem dos alunos.

Para tal, fez-se necessária uma coleta de dados sistemática. Para que isso fosse possível, optamos por realizar a aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, com a intenção de que seu preenchimento não se tornasse cansativo e nem tão pouco se limitasse às respostas dos sujeitos. Devido à diversidade de atores participantes da pesquisa, no que concerne às suas atribuições, a análise será realizada com o objetivo de perceber quais as percepções de cada grupo e se existem diferenças expressivas nas opiniões.

O questionário foi disponibilizado para 100% dos professores de 6º ao 9º ano, tendo sido utilizado o recurso de e-mail para agilizar o processo de coleta.

Tais questionários foram elaborados com questões assertivas, distribuídas em 4 dimensões, definidas com base nos objetivos desta pesquisa. O objetivo foi o de coletar a informação, de forma a confrontar as hipóteses levantadas anteriormente, distribuídos conforme o Quadro 4 a seguir.

Quadro 4 - Dimensões e objetivos de análise dos questionários

Fonte: Elaborado pela autora com base em Barbosa (2017).

Os questionários aplicados nessa pesquisa tiveram como orientação a escala do tipo Likert. Aguiar, Correia e Campos (2011) definem as escalas Likert como

[...] uma série de perguntas formuladas sobre o pesquisado, onde os respondentes escolhem uma dentre várias opções, normalmente cinco, sendo elas nomeadas como: Concordo muito, Concordo, Neutro/indiferente, Discordo e Discordo muito (AGUIAR; CORREIA; CAMPOS, 2011, p. 2).

Tourangeau e Rasinski (1988 apud DALMORO; VIEIRA, 2013 p. 164) esclarecem que a resposta de uma escala perpassa por um processo mental, que se desenvolve em quatro estágios:

[...] colocam que a resposta de uma escala envolve um processo mental de quatro estágios, nos quais o respondente: (1) interpreta o item, (2) recupera pensamentos e sentimentos relevantes, (3) formula um julgamento baseado nestes pensamentos e sentimentos, e (4) seleciona uma resposta (TOURANGEAU; RASINSKI, 1998 apud DALMORO; VIEIRA, 2013, p. 164).

Desta forma, foram definidas quatro opções de concordância, de acordo com as seguintes variações: discordo, discordo em parte, concordo em parte e concordo.

Dimensões Objetivos

Formação dos sujeitos Conhecer o nível de formação acadêmica dos profissionais pesquisados Relevância da Prova do

SAETHE para a equipe gestora e professores

Perceber qual o grau de importância da prova do SAETHE para a equipe gestora e professores.

Apropriação e uso dos

resultados do SAETHE Associar a relevância desta avaliação com o uso de seus resultados pela equipe gestora e professores. Divulgação dos resultados divulgação dos resultados do SAETHE realizada pela Apontar as dificuldades dos sujeitos, em relação à

escola e pela SEMEC Procedimentos das etapas da

Prova do SAETHE

Conhecer as percepções dos sujeitos nas etapas da PP, visando ajustá-la, de forma a aprimorar os seus

Os questionários serão aplicados aos diretores e professores, com o auxílio da ferramenta Google Formulários, capaz de gerar gráficos setoriais, consolidando os dados em percentuais. Todavia, os dados serão apresentados em tabelas, para podermos confrontar as respostas das diretoras da escola investigada com as dos professores.

Vejamos a análise dos dados da pesquisa na seção 2.3, a seguir. Os respondentes dos questionários foram: as duas diretoras da escola investigada; a titular; a diretora adjunta; e os professores, que lecionam nas turmas de 6º ao 9º ano