• Nenhum resultado encontrado

Esta seção trata do percurso metodológico perseguido para a construção do texto dissertativo onde se definiu como técnica de pesquisa a utilização de fonte indireta por meio de bibliografia e documentação, consultadas a partir de material impresso e digitalizado. A estratégia de pesquisa foi buscar e analisar os instrumentos de planejamento e execução do Hospital e confrontá-los entre si para verificar a conformidade em relação aos fundamentos da adesão à gestão da EBSERH, bem como analisa-los à luz do referencial que trata do assunto.

Assim, tratando-se de valoração da pesquisa, Minayo (1993) entende-a como:

Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados. (MINAYO, 1993, p.23).

No que se refere ao procedimento, Gerhardt e Silveira (2009) ensinam que a pesquisa pode ser classificada como pesquisa experimental, bibliográfica, documental, de campo, ex-post-facto, de levantamento, com survey, estudo de caso, participante, pesquisa-ação, etnográfica e etnometodológica (GERHARDT; SILVEIRA, 2009, p. 36-42).

Sobre a pesquisa bibliográfica, Fonseca (2002) sustenta que:

É feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32).

Um dos instrumentos utilizados no presente trabalho foi a pesquisa documental. Segundo Fonseca (2002), a pesquisa documental é a que recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc (FONSECA, 2002, p. 32). Nesse sentido, tal recurso foi utilizado

porque se considerou a potencialidade de oferecer dados e informações preponderantes quanto ao planejamento e execução da nova gestão compartilhada com a EBSERH.

Gil (2002) acrescenta sobre a pesquisa documental que se assemelha muito à pesquisa bibliográfica, mas que a diferença essencial está na natureza das fontes, sendo que a bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto (GIL, 2002, p. 45).

Por conseguinte, o primeiro capítulo deste trabalho fez uso da pesquisa documental, tendo em vista que foi considerada a abordagem mais adequada para a análise livros, artigos, revistas, internet, atas do Conselho Superior da UFJF, legislação, contrato de gestão entre a EBSERH e a UFJF, processos administrativos do HU/UFJF e da UFJF, processos judiciais a respeito da EBSERH e do processo de adesão à gestão compartilhada e a jurisprudência do TCU para descrever o caso de gestão. Teve como foco a apresentação da concepção de hospitais universitários federais, o levantamento de problemas na gestão hospitalar e as medidas de reestruturação e criação de empresa pra administrar hospitais.

A consulta à legislação, jurisprudência do TCU, contrato de gestão, processos judiciais e avaliação do Plano de Reestruturação, se deu por meio de acesso à rede mundial de computadores e quanto aos processos administrativos e atas, por acesso físico à Secretaria do Conselho Superior, todos no período de julho de 2015 a dezembro de 2015.

No segundo capítulo foi utilizada pesquisa bibliográfica baseada em livros, dissertação de mestrado, monografia e artigos, e a pesquisa documental a partir de consulta e análise do Plano Diretor, orçamento do Hospital Universitário, instituições brasileiras acreditadas, por acesso à rede mundial de computadores, e a estrutura de pessoal e a execução do Plano de Reestruturação foi apurada por consulta a unidade de Controladoria do Hospital, todos no período de outubro de 2015 a junho de 2016.

A pesquisa bibliográfica teve por finalidade o aprofundamento na análise da gestão compartilhada e dos meios para a obtenção de qualidade na gestão, especialmente em relação à acreditação hospitalar e a documental para colher dados de execução dos instrumentos de planejamento do hospital, bem como do seu orçamento.

Em relação aos dados orçamentários, estes foram coletados a partir de consultas ao Portal da Transparência (MTFC, 2016), ao Portal do Senado Federal (SENADO FEDERAL, 2016), ao Portal do Orçamento Federal (MPOG, 2016b) e ao Portal do Tribunal de Contas da União (TCU, 2016). Após a consulta, os dados foram copiados, formatados e cruzados em planilhas eletrônicas, depois foram elaboradas tabelas dinâmicas com o tratamento específico necessário e por fim inserido no texto dissertativo através de tabelas e quadros. Esclarece que todas estas plataformas de consultas orçamentárias são de acesso livre a qualquer cidadão e que contém dados oficiais do orçamento do Governo Federal.

Os dados de pessoal, contemplando cargo, especialidade, vínculo, lotação, ingresso, estes foram coletados junto à Controladoria do Hospital Universitário da UFJF. Após a consulta, os dados foram tratados em planilhas eletrônicas, depois foram elaboradas tabelas dinâmicas com o tratamento específico necessário e por fim inserido no texto dissertativo através de tabelas e quadros.

Os dados referentes a planejamento, execução e monitoramento do plano diretor foram coletados no Portal EBSERH do Hospital Universitário através do Plano Diretor do HU/UFJF e também dos seus relatórios de monitoramento (EBSERH, 2016g).

Os dados sobre instituições hospitalares acreditadas foram coletados a partir de pesquisa ao Portal da Organização Nacional de Acreditação (ONA, 2016), depois copiados e formatados para planilhas eletrônicas que permitiram gerar tabelas dinâmicas e posterior tratamento específico através de tabelas e quadros.

Por fim, o terceiro capítulo foi construído mediante a proposição ações que busquem alcançar a qualidade de gestão e a melhoria dos recursos financeiros, orçamento, planejamento e monitoramento. Em síntese, os instrumentos e as fontes de pesquisa, identificadas por capítulo, são os identificados no Quadro 5:

Quadro 5 - Estrutura da Dissertação e Metodologia Estrutura da Dissertação Fontes Metodologia Instrumentos

Capítulo 1 – Gestão

Compartilhada do HU Indireta livros, artigos, revistas, internet, atas, legislação, contrato, processos Capítulo 2 - Análise Gestão

Compartilhada Indireta livros, dissertação, artigos, monografia, internet Capítulo 3 – Plano de Ação

Educacional Direta

ações propositivas de aperfeiçoamento da gestão hospitalar voltadas aos aspectos financeiro, orçamentário,

acreditação, planejamento e monitoramento Fonte: Elaboração própria.

A compatibilidade entre os objetivos da dissertação e os da metodologia pode ser visualizada no Quadro 6. Este quadro foi pensado para ter a percepção geral de construção de toda a pesquisa em informações sintetizadas e, além disso, assegurar o cumprimento da pesquisa em conformidade com o planejamento inicial.

Quadro 6 - Comparativo dos Objetivos da Dissertação e da Metodologia Estrutura da

Dissertação Instrumentos

Compatibilidade dos Objetivos Dissertação Metodologia Capítulo 1 – Gestão Compartilhada do HU Bibliográfica e documental apresentar a descrição do caso de gestão e o processo de implantação da nova gestão

descrever o caso de gestão, tendo por foco a apresentação da concepção de hospitais universitários federais, o levantamento de

problemas na gestão hospitalar e as medidas de reestruturação e criação de

empresa pra administrar hospitais.

Capítulo 2 - Análise Gestão Compartilhada Bibliográfica e documental analisar o processo de implantação da nova gestão sob as temáticas de gestão compartilhada, plano diretor e gestão da qualidade

aprofundar na análise da gestão compartilhada, do plano diretor, do contrato

de gestão e dos meios para a obtenção de qualidade na gestão e também a avaliação

do Plano de Reestruturação Capítulo 3 – PAE Documental propor mecanismos de aperfeiçoamento à gestão do Hospital do Universitário da UFJF

Propor ações que possam aumentar os recursos financeiros, fortalecer o orçamento,

elevar o hospital à acreditação, aperfeiçoar o planejamento e o monitoramento do plano

diretor Fonte: Elaboração própria.

Esta compatibilidade apresentada contribuiu para o planejamento e assegurou o desenvolvimento regular do texto dissertação.

A partir desta metodologia apresentada, a próxima seção será dedicada à análise dos dados da pesquisa e também da análise dos respectivos dados.