• Nenhum resultado encontrado

4. ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

4.4. Participantes da Pesquisa

4.4.1. Perfil demográfico, acadêmico e profissional

Neste momento também se pensou em realizar o perfil, demográfico, acadêmico e profissional observando se não haveria alguma variável que pudesse interferir no resultado da pesquisa. Assim sendo, observamos o perfil dos dois grupos através do resultado do questionário perfil respondido pelas professoras, observa-se que os 32 professores que participaram da pesquisa todas são do sexo feminino, efetivas na rede municipal no Ensino Fundamental nos anos iniciais, todas com formação superior em pedagogia e pós-graduadas. Nenhuma professora até o momento tem mestrado ou doutorado.

A faixa etária das professoras pesquisadas varia entre 26 a 55 anos, tendo uma pequena diferença entre os dois grupos participantes, sendo que a maior

diferença é na faixa etária entre os 45 a 55 anos. Como podemos observar no quadro 19, temos no grupo de professoras que não cursaram o PNAIC um número maior de professoras mais jovens.

Quadro 19 - Faixa etária das professoras participantes da pesquisa.

Faixa etária PNAIC Não PNAIC

De 26 a 35 anos 3 5

De 36 a 44 anos 7 9

De 45 a 55 anos 6 2

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil.

Em relação ao tempo que atuam na educação, podemos observar no quadro 20 que tem uma diferença insignificante. Percebemos que a maioria das professoras apresenta um tempo de magistério, que segundo TARDIF (2006), já não se qualifica como docente em carreira inicial, pois para ele o início de carreira onde o professor está adquirindo experiência profissional considera-se de 1 a 5 anos, sendo assim a maioria dos profissionais tem uma grande experiência profissional.

Quadro 20 – Tempos de atuação na educação das professoras participantes da pesquisa.

Tempo de serviço na Educação

PNAIC Não PNAIC

1 a 10 anos 5 5

11 a 20 anos 6 7

Mais de 20 anos 5 4

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil.

Referente ao tempo de atuação no ciclo de alfabetização. Percebemos também que os dois grupos têm paridade com o tempo que atuam com o ciclo de alfabetização a mais de 20 anos, mas o grupo que participou da formação do PNAIC apresenta uma diferença de quatro professoras a mais que atuam de 1 a 10 anos, e quatro professoras a menos com um tempo de 11 a 20 anos. Essa diferença não é tão expressiva quando se olha como um todo e percebe-se que, a maioria dos professores tem bastante experiência neste ciclo.

Quadro 21 - Tempos de atuação no ciclo de alfabetização das professoras participantes da pesquisa.

Tempo de serviço no ciclo de alfabetização

PNAIC Não PNAIC

1 a 10 anos 10 6

11 a 20 anos 5 9

Mais de 20 anos 1 1

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil.

Quanto a Instituição de formação inicial das professoras que participaram da pesquisa, temos somente uma professora (que realizou o curso do PNAIC) a mais que realizou sua formação inicial numa instituição de formação presencial. E uma professora a menos na formação a distância, como podemos observar no quadro 22. Neste item, tinha-se a hipótese que talvez encontrássemos uma disparidade entre a formação presencial e a distância, mas observando os itens, temos praticamente os mesmos dados e um número maior de professoras com formação presencial. Este resultado, talvez seja pelo fato de termos professoras com um tempo maior de atuação no magistério, e até então a formação inicial em pedagogia no município era oferecida somente de forma presencial.

Quadro 22 - Instituição de formação inicial das professoras participantes da pesquisa.

Instituição de formação Inicial

PNAIC Não PNAIC

Presencial 13 12

À distância 3 4

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil

Segundo a formação escolar do pai e da mãe das professoras participantes da pesquisa, temos observado conforme quadro 23 que neste item também não se encontra praticamente diferença entre os dois grupos. O que se observa são somente duas diferenças: uma na formação do pai (PNAIC) onde teve um pai a mais que cursou o Ensino Fundamental – séries iniciais. E a outra, um pai (não PNAIC) cursou o Ensino Médio. A diferença encontrada na formação das mães é também duas: uma na formação da mãe (não PNAIC) onde teve uma mãe a mais que cursou o Ensino Fundamental – séries iniciais. E a outra, mãe (não PNAIC) que cursou o Ensino Médio Magistério. Nenhum pai ou mãe tem formação superior.

Quadro 23 - Formação escolar do pai e da mãe das professoras participantes da pesquisa.

Pai Mãe

Formação PNAIC Não PNAIC PNAIC Não

PNAIC

Nunca frequentou a escola 1 1 1 1

Ensino Fundamental – séries iniciais 13 12 11 11

Ensino Fundamental – séries finais 2 2 2 3

Ensino Médio – Magistério 0 0 2 1

Ensino Médio – Outro 0 1 0 0

Graduação Pedagogia 0 0 0 0

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil.

Observando o quadro 24 referente ao estado civil das professoras temos dados bem parecidos, sendo que a maioria das professoras pertencentes aos dois grupos pesquisados tem um relacionamento de união estável ou casadas, temos duas professoras solteiras nos dois grupos, e uma professora divorciada no grupo que não participou do PNAIC.

Quadro 24- Estado civil das professoras participantes da pesquisa.

Estado civil PNAIC Não PNAIC

Casada ou união estável 14 13

Solteira 2 2

Divorciada 0 1

Outro 0 0

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil.

Ao analisarmos a questão de quantas pessoas moram na casa das entrevistadas, verificamos que no grupo do PNAIC todas moram com adultos ou crianças e no grupo das professoras que não cursaram PNAIC somente uma delas mora sozinha.

Referente ao número de filhos somente quatro professoras não têm filhos, sendo duas (PNAIC) e duas (não PNAIC) as demais variam entre um a quatro filhos. Somente uma professora (não PNAIC) tem quatro filhos. Conforme podemos observar no quadro 25 encontramos: oito professoras (PNAIC) e cinco professoras (não PNAIC), que tem um filho. Com dois filhos encontram-se: quatro professoras (PNAIC) e sete professoras (não PNAIC). Com três filhos temos: duas professoras (PNAIC) e uma professora (não PNAIC). Podemos observar que a maioria das professoras tem de um a dois filhos. Neste item também não temos diferenças significativas que possam ser consideradas e que possam influenciar como variáveis na pesquisa.

Quadro 25- Quantidade de filhos das professoras participantes da pesquisa.

Quantidade de filhos PNAIC Não PNAIC

Não tem 2 2

1 8 5

2 4 7

3 2 1

4 0 1

Fonte: Elaborado pela pesquisadora com dados do questionário perfil

Sobre as informações referentes ao local de trabalho, verificamos que nos dois grupos temos 37,5% das professoras que não trabalham em outro local, sendo que este resultado é porque todas elas trabalham 40 horas na mesma escola, as outras 62,5% trabalham em outro local, ou seja, em outra escola, neste item percebemos que todas tem uma jornada de trabalho bem intensa.

Diante deste levantamento de perfil percebemos que existem algumas diferenças entre os dois grupos, mas, nada significativo que se possa contar como uma variável, na qual venha interferir nos resultados da pesquisa podemos dizer que não existem fatores relevantes que diferenciam os dois grupos pesquisados.

Um item que nos chama a atenção é o da questão referente à formação dos pais, em que nenhuma mãe ou pai destas professoras cursaram curso superior. Sendo então, este grupo de professoras a primeira geração da família a ter formação superior, isto talvez, se deva pela não necessidade de buscar uma formação ou pela falta de acesso à educação superior. Já que em nosso município a oferta de cursos universitários é muito recente, sendo que, a oferta de cursos universitários não tem mais de 25 anos. Sendo assim, antes deste período o acesso era muito difícil, somente teriam acesso quem tivesse boas condições financeiras. Hoje, no município de Concórdia a oferta de cursos universitários e de instituições tanto privadas quanto públicas é maior. Até então, tínhamos somente instituições privadas, hoje existe também a possibilidade de cursos gratuitos em Instituições Federais como no IFC- Instituto Federal de Concórdia, na UAB – Universidade Aberta do Brasil, e também em municípios vizinhos como: Chapecó e Erechim a UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul.