• Nenhum resultado encontrado

Perfil Econômico: Renda e Financiamento

No documento MARIA VANDA DOS SANTOS (páginas 104-108)

Foto 5 - Ituiutaba (MG): Mostra da diversificação das mercadorias na Feira do

4.3 Um olhar para a Feira do Sindicato a partir da Pesquisa de Campo

4.3.4 Perfil Econômico: Renda e Financiamento

Investigando o resultado econômico das famílias que trabalham na Feira do Sindicato, visando entender se o lucro alcançado atende às suas necessidades, foram abordadas as seguintes variáveis relacionadas às atividades comerciais ali praticadas: rendimento diário e mensal, adesão a financiamentos e grau de satisfação com os rendimentos alcançados.

Segundo Carvalho e Grossi (2019, p. 233), a feira direcionada para a agricultura familiar funciona como uma eficiente maneira de aumentar a renda para essas famílias, uma vez que “permite a comercialização dos produtos com valor agregado, levando em consideração os aspectos culturais, sociais e econômicos.”

A tabela 6 demonstra o resultado financeiro de um dia do feirante na feira do sindicato de Ituiutaba- MG.

Tabela 6 – Ituiutaba (MG): Rendimento por dia de feira dos entrevistados

Variável Categoria Frequência (n=47)

(f) % Rendimento/lucro semanal exclusivo da feira Menos de 100 reais 04 9 De 101 a 300 reais 23 49 De 301 a 500 reais 14 30 Mais de 501 reais 06 13 Fonte: Autora (2020)

Avaliando-se os resultados obtidos, conforme Tabela 6, com a atividade na Feira, percebe-se que o rendimento declarado pela maioria dos feirantes, por feira/dia, oscila entre cento e um e trezentos reais (49%); de trezentos e um a quinhentos reais (30%); (9%) declararam que recebem menos de cem reais; e (13%) informaram que faturam mais de quinhentos e um reais/dia.

Durante as conversas com os feirantes nota-se que o rendimento diário, o lucro obtido, faz parte de um ciclo rotativo. Às vezes, gasta-se ali mesmo, comprando produtos de algum feirante vizinho que tenha uma mercadoria específica e diferente da sua produção. Dependendo do dia do mês, geralmente no início, faz-se “a feira mensal” como eles se referem à compra nos supermercados.

Existe ainda a preocupação de reservar uma parte para adquirir um bem com valor mais alto como eletrodomésticos, eletroeletrônicos ou mesmo um item utilizado na produção de sua mercadoria, conforme informação abaixo:

Todo dia eu guardo uma parte do que ganhei na feira, pelo menos cinquenta reais, não pode ser menos. Junto durante o mês, porque inventei de comprar uma máquina que sova a massa do pão de queijo... da rosca. É muito boa, me ajuda muito, mas todo começo de mês tenho que pagar a parcela. Graças a Deus está acabando...falta só três (FEIRANTE 38, PESQUISA DE CAMPO, 2020).

Analisando os aspectos relacionados ao rendimento financeiro, na realidade pesquisada, percebe-se que o Sindicato poderia oferecer cursos de qualificação que poderiam auxiliar na administração do empreendimento na feira.

Quanto ao rendimento mensal obtido com a Feira do Sindicato, este pode ser visualizado no Gráfico 10.

GRÁFICO 10 – Ituiutaba (MG): Rendimento mensal obtido com a Feira do Sindicato

Fonte: Autora (2020)

Elevando essa proporção para uma escala mensal, nota-se que conforme o Gráfico 10, 55% possuem o rendimento de 1 a 2 salários mínimos, 28%, de 2 a 3 salários mínimos, 9%, informaram ganhar menos de 1 salário mínimo mensal, 4% informaram que possuem rendimento mensal de 3 a 4 e outros 4% conseguem um rendimento mensal de 4 a 5 salários mínimos. Nenhum feirante declarou obter renda acima de cinco salários mínimos.

Observando essa variável de rendimento percebe-se que os feirantes que conseguem angariar de 3 a 5 salários mínimos mensais são aqueles que comercializam aves e carnes (suínas), produtos com um valor comercial mais alto e, também, no caso da feirante que vende guariroba pré-cozida e compota de frutas prontas para finalização (só levar ao fogo e colocar o açúcar), oferecendo praticidade e facilitando o manuseio para os fregueses; esse diferencial adiciona um maior valor agregado ao produto, rendendo maior lucratividade ao feirante.

O Gráfico 11 traz uma mostra dos entrevistados/as que já fizeram uso de financiamento.

GRÁFICO 11 – Ituiutaba (MG): Entrevistados que já fizeram uso de algum financiamento

Fonte: Autora (2020)

Buscando compreender como o grupo entrevistado lida com as situações que envolvem financiamentos ofertados pelas instituições bancárias formais, procurou-se saber se eles já realizaram algum tipo de financiamento para investir na terra em que trabalham. De acordo com o Gráfico 11, comprovou-se que a maioria dos entrevistados, com uma margem de 77%, nunca realizaram esse tipo de transação bancária, enquanto 23% declararam que sim, já recorreram a algum tipo de financiamento.

Esta informação reforça a importância do Pronaf para a agricultura familiar, uma vez que ainda que poucos membros do grupo entrevistado, onze no total, tenham realizado algum tipo de financiamento, nove dessas famílias utilizaram a linha de financiamento do Pronaf, além de outros dois que utilizaram outras linhas de crédito, sendo estas o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil e a Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, que possuem unidades instaladas na cidade de Ituiutaba.

A baixa adesão a financiamentos voltados para a agricultura familiar, conforme Lima, Medeiros e Silva (2019, p. 21), deriva de diferentes empecilhos, desde restrições cadastrais junto aos órgãos de proteção ao crédito “...à exclusão bancária e o racionamento do crédito. Há uma parcela da população que não possui relacionamento bancário ou, quando o possui, não consegue financiamentos pela questão da disponibilidade de crédito para sua faixa de renda”.

O Gráfico 12 pode-se visualizar a avaliação dos feirantes sobre o rendimento financeiro. Sim 23% Não 77% Sim Não

GRÁFICO 12 – Ituiutaba (MG): Avaliação dos feirantes sobre o rendimento financeiro

Fonte: Autora (2020)

Os resultados obtidos no Gráfico12 mostraram a forma como os feirantes entrevistados avaliaram seu rendimento financeiro. Assim, 2% dos feirantes avaliou seu rendimento financeiro como muito satisfatório; 21% pouco satisfatório; 24% insatisfatório; e 53% satisfatório.

Desta forma, a maioria avalia o rendimento financeiro como satisfatório, em sintonia com o discurso do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituiutaba (2020): “Graças a Deus tá dando certo; tem agricultor aí que agora já precisa de um ajudante. Vem causando diferença na vida dessas famílias que trabalham com a agricultura familiar”.

No documento MARIA VANDA DOS SANTOS (páginas 104-108)