• Nenhum resultado encontrado

Pergunta: Como tomamos a cruz de Cristo?

seguir Jesus: Quem é Jesus?

Conclusão

Algumas pessoas que ouviram Jesus ensinar achavam que não tinham motivos para se arrependerem. Já estavam orgulhosos das suas conquis-tas religiosas. Mostraram desprezo pelos pecadores. Acreditavam que eram muito diferentes dos pecadores, mas Jesus disse que eram como cegos.

Somente aqueles que estavam dispostos a confessar os seus pecados tinham esperança na vida eterna que Jesus dá. As pessoas desesperadas re-ceberam Jesus com alegria e rere-ceberam o perdão. Elas amavam-No muito e queriam segui-Lo.

Actividade

No seu grupo de discipulado, converse sobre como ajudar outros a volta-rem-se para Jesus. Fale sobre como podemos contar com a ajuda de Jesus todos os dias. Fale sobre como confessar quando deixamos de seguir Cristo como deveríamos.

Lição 7 O que é a Igreja?

Introdução

Uma vez, Jesus fez algumas perguntas interessantes aos Seus discípu-los. “Quem diz a multidão que eu sou?” Depois dos discípulos Lhe con-tarem algumas das coisas que as pessoas estavam a dizer, Ele dirigiu-lhes a questão, “E vós quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu pelo grupo, “O Cristo de Deus” (Lucas 9:20). Pedro reconheceu que Jesus era o Messias.

A. Jesus Cristo é a cabeça da Igreja.

Os discípulos não sabiam o que aconteceria como resultado das suas respostas a Jesus, não sabiam que segui-Lo custaria a vida de alguns deles nem que a fi delidade deles para com Jesus Cristo seria o alicerce da Sua Igreja.

seguir Jesus: Quem é Jesus?

Pedro confessou que Jesus era o Messias, o Cristo de Deus. O livro de Mateus no Novo Testamento dá mais informações sobre a resposta de Jesus a Pedro. Jesus disse-lhe que não tinha chegado a essa conclusão sozinho (Mateus 13:20), mas que tinha sido Deus quem lhe tinha mostrado que (Jesus) era o Messias.

1. O que compõe a Igreja?

Jesus disse que edifi caria a Sua Igreja sobre a declaração de Pedro.

A igreja de Jesus Cristo é composta de pessoas que acreditam que Jesus é o Cristo de Deus e que O recebem como seu Salvador e que O se-guem fi elmente. A Igreja é a comunidade daqueles que acreditam que Jesus é o Senhor e que confi aram n’Ele para a salvação.

Jesus cria a Igreja ao criar, milagrosamente, fé nos Seus seguidores.

Ela é a Sua nova criação e é edifi cada através do Espírito Santo que vive nela. Como povo de Deus, a Igreja faz a obra de Cristo no mundo e reú-ne pessoas que antes não tinham nada em comum. Agora, por causa de Cristo, elas tornam-se uma família de irmãs e irmãos no Senhor. O que une a Igreja numa família é a presença de Cristo entre eles. A Santa Ceia, também chamada de Ceia do Senhor, é um sinal da presença de Cristo com o Seu povo.

2. Quem são os Membros da Igreja?

Todos os que confessam Jesus como o Cristo de Deus e que O recebe-ram nas suas vidas fazem parte da Igreja de Cristo.

A Igreja existe onde o Evangelho é pregado e recebido em fé, onde Ele cria a nova comunidade de Jesus e onde o baptismo cristão e a Santa Ceia são praticados.

3. O que faz a Igreja?

a. A coisa mais importante que a Igreja faz é adorar a Deus. Ele é o Criador e o nosso Redentor. A adoração é a reverência, honra e serviço que mostramos a Deus. Adorar a Deus é o que os cristãos fazem quando se reúnem. Eles adoram o mesmo Deus e adoram-nO em nome de Jesus, em quem encontram Deus.

o Que é A igreJA?

Os cristãos adoram a Deus através de canções, orações e ao ouvir a Palavra de Deus. Também adoram através dos sacramentos do baptismo e da Santa Ceia e reconhecem a presença de Cristo entre eles, permitindo entenderem as Escrituras (Lucas 24:45).

b. Fortalecidos pela adoração, os cristãos saem da sua comunhão e vão para o mundo testemunhar de Cristo. Reúnem-se para adoração e comu-nhão e depois “vão” para o mundo com a presença de Jesus renovada den-tro deles. Os cristãos testemunham de Jesus de muitas formas diferentes.

Toda a vida deles é dedicada ao serviço e obediência a Deus. Através da Sua presença e poder, vivem uma vida semelhante à de Cristo e testemunham a presença transformadora de Jesus através de palavras e acções.

Como um todo, a igreja é testemunha de Cristo. A sua existência como comunidade de fé e amor e o seu serviço aos outros multiplica a sua força e testemunho de Cristo. Os ministérios de compaixão da Igreja no mundo provêm do amor cristão. Os seguidores de Cristo não podem fazer outra coisa senão amar os outros, mesmo aqueles muito diferentes de si mesmos. Um espírito de ódio ou preconceito é o oposto da comunidade de seguidores que Cristo cria.

Ao mesmo tempo, Cristo permite-nos testemunhar ao falar directa-mente aos outros sobre a Sua graça transformadora. Podemos levar os ou-tros a serem seguidores de Cristo e como uma comunidade unida, também O proclamamos. Colectivamente somos mais capazes de testemunhar aos outros, mesmo aos que estão longe de nós. Partilhamos as Boas Novas da vida, morte e ressurreição de Cristo e da nova vida que podemos ter n’Ele.

A nova comunidade estende a mão aos outros de maneira constante e cria-tiva e está sempre a tentar desenhar um grande círculo de amor à volta das pessoas.

Enquanto ainda estava na Sua presença ressuscitada, Jesus disse aos Seus discípulos que o Evangelho seria pregado “a todas as nações” (Lucas 24:47). Ele disse-lhes: “E dessas coisas sois vós testemunhas” e que que esperassem na cidade de Jerusalém até serem “revestidos de poder do alto”

(Lucas 24:48). Isto referia-se a serem cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. O Espírito Santo capacitou os

seguido-seguir Jesus: Quem é Jesus?

res de Jesus a serem testemunhas d’Ele e eles testemunharam em Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos “confi ns da terra” (Actos 1:8; Actos 2:1-4).

c. A Igreja também é uma comunhão única de redenção que somente Cristo pode criar. A comunhão cristã signifi ca, em primeiro lugar, que Cristo nos trouxe à comunhão com Deus.

A comunhão também signifi ca que o Espírito Santo nos une uns aos outros de uma forma que só Ele pode fazer. A Igreja não é composta de pessoas iguais, pois Deus não qualifi ca as pessoas de acordo com a casta, tribo, nação, cor ou riqueza. A Igreja existe por causa da presença criativa e redentora de Cristo na Igreja.

d. Como membros da Igreja, todos os cristãos são responsáveis peran-te Cristo. Ele é o Mestre e eles os Seus discípulos. Mas os cristãos também se responsabilizam uns aos outros de várias formas. Um cristão deve ajudar o outro a viver como discípulo de Jesus. Os membros da Igreja de Cristo devem cuidar e orar uns pelos outros. Eles devem estar dispostos a morrer uns pelos outros, se for necessário. As pessoas fora da Igreja primitiva fi ca-vam impressionadas com o amor que os cristãos tinham uns pelos outros.

No poder do Espírito Santo, a Igreja de Jesus continua a viver em Cristo. Ela testemunha fi elmente através de obras e palavras. Esta é a vida e a missão permanente da Igreja.