• Nenhum resultado encontrado

Pergunta: Porque é que os discípulos de Jesus devem receber perdão?

seguir Jesus: Quem é Jesus?

E. O baptismo cristão é um sinal de perdão e reconciliação.

Uma das maneiras mais importantes pelas quais os seguidores de Jesus mostram o seu compromisso radical com Ele é sendo baptizados.

Jesus deu o exemplo aos Seus discípulos quando foi baptizado por João Batista (Lucas 3:21-22) no rio Jordão. O signifi cado do baptismo de Jesus é que Ele mostrou a Sua total disposição em obedecer ao Seu Pai Celestial e esse evento aconteceu em público para que todos pudessem ver o Seu compromisso.

Todos os cristãos devem ser baptizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. No baptismo, os cristãos mostram que se arrependeram dos seus pecados. As suas antigas vidas foram crucifi cadas com Cristo, o velho foi-se. No baptismo, eles são enterrados com Ele e mostram que Cristo lhes deu uma nova vida. Agora vivem n’Ele. O baptismo signifi ca que uma pessoa se identifi ca com Cristo, e por isso, deve acontecer apenas se estivermos arrependidos e procurarmos sinceramente fazer a vontade de Cristo. No baptismo, os cristãos também mostram a sua identifi cação com a Igreja de Cristo.

Às vezes, quando uma criança é baptizada, signifi ca que os pais co-locam intencionalmente o bebé aos cuidados da graça de Deus. Eles mos-tram que pretendem ser instrumentos da graça de Deus na criação dos seus fi lhos e a Igreja reconhece a sua responsabilidade em nutrir a criança na fé cristã, assim como o Espírito Santo nutriu o menino Jesus. Os pais tam-bém reconhecem a sua responsabilidade de educar a criança na fé cristã, para que ela cresça e aceite a Cristo. Ele ou ela compreenderá, mais tarde, totalmente o signifi cado do baptismo.

A maioria das igrejas cristãs pratica o sacramento do baptismo. (Um sacramento é um acto especial que os cristãos fazem como um sinal de graça. É um sinal externo de uma graça interna dada por Cristo aos cris-tãos). O sacramento do baptismo é um sinal e selo da graça salvadora, um símbolo de que Deus limpou o pecador. É um testemunho público de que uma pessoa recebeu Cristo como seu Salvador.

PorQue é Que o Perdão é imPortAnte?

Quando Jesus estava a deixar o mundo, disse aos Seus seguidores para fazerem outros discípulos. Como sinal, os novos cristãos deveriam ser bap-tizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19). Isto é um sinal de que agora são seguidores de Jesus.

Conclusão

Certa vez, Jesus conversou com um especialista na lei judaica. Jesus disse que o mandamento de amar a Deus e amar o próximo são os man-damentos mais importantes (Lucas 10:25-28). Então, o especialista na lei pediu a Jesus que lhe dissesse quem era o seu “próximo”. Em resposta, Jesus contou a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-35). Depois Jesus perguntou ao especialista na lei: “Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lucas 10:36). O especialista na lei respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele.

Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira” (Lucas 10:37).

O poder da graça reconciliadora de Deus em Cristo permite que aqueles que são inimigos humanos se reconciliem uns com os outros. Ser restaurado ao relacionamento com Deus deve levar os seguidores de Jesus a restaurarem e a renovarem os relacionamentos humanos dentro das suas famílias e outros relacionamentos. A paz com Deus transborda para a paz com outras pessoas.

Actividades

• Pense em todas as coisas que Deus lhe perdoou e agradeça-lhe.

• Ore pelos seus inimigos esta semana.

• Memorize o Pai Nosso. (Veja a lição sobre o “Pai Nosso”).

• Se ainda não foi baptizado, procure saber acerca do baptismo cristão através de um ministro cristão. Deve obedecer a Deus dando um tes-temunho público da sua decisão de seguir a Cristo.

Lição 6 O que é o arrependimento?

Introdução

Assim como Jesus chamou as pessoas para serem Seus seguidores quando Ele viveu na Terra, Ele ainda o faz hoje. Todos os seguidores de Jesus se arrependeram. Vivem vidas humildes, de uma maneira que Lhe agrada e vivem em comunhão com outros seguidores. São baptizados para signifi car que O seguem em comunhão com outros.

A. João Baptista chamou as pessoas ao arrependimento.

Antes de Jesus começar o Seu ministério, o Seu primo, João Baptista, disse às pessoas que “se arrependessem” e, assim, Deus as perdoaria. Para ouvir João, multidões iam ao deserto onde ele vivia e pregava. Ele criticou--as. Chamou-as de “cobras” (Lucas 3:7). Mesmo assim, foram ouvi-lo pois

o Que é o ArrePendimento?

sabiam que ele dizia a verdade. Muitas pessoas se tornaram seguidores de João.

Alguns acreditavam que, por serem judeus, não seriam punidos.

Pensaram que por serem filhos de Abraão, Deus não os puniria e por isso podiam fazer qualquer coisa. João disse-lhes que ser descendente de Abraão não os protegeria. Se eles fizessem algo que sabiam ser errado, seriam pu-nidos pelos seus pecados, mesmo se fossem judeus (Lucas 3:8). Aqui estão alguns exemplos no livro de Lucas.

1. Algumas pessoas ricas começaram a sentir-se culpadas pois tinham duas túnicas (casacos) enquanto outras não tinham nenhuma. João disse--lhes que se arrependessem e entregassem uma delas (Lucas 3:11).

2. Alguns cobradores de impostos procuraram João. Eles tinham enganado outros e sabiam que tinham agido mal. João disse-lhes que se arrependessem e que não pedissem mais do que aquilo que deviam (Lucas 3:12-13).

3. Alguns soldados começaram também a sentir-se culpados pois ti-nham tirado dinheiro de pessoas que deviam proteger e às vezes também acusavam pessoas de fazerem coisas que sabiam que não tinham feito. João disse-lhes que se arrependessem e se contentassem com qualquer salário que recebessem (Lucas 3:14).

Onde quer que as pessoas se arrependessem, João Baptista dizia-lhes que precisavam de produzir “fruto para manter o arrependimento” (Lucas 3:8-9). Ou seja, as suas vidas precisavam de ser diferentes. O arrependi-mento não era simplesmente uma coisa feita uma vez, nem era apenas ser mergulhado na água. Agora que se tinham arrependido e sido baptizados, já não podiam fazer as coisas nocivas que faziam antes.

João não tinha medo de criticar os ricos e os poderosos. Ele até disse a Herodes, o Rei, que ele se deveria arrepender por estar a viver com a es-posa do seu irmão e por fazer muitas outras coisas más. Herodes não quis arrepender-se. Ele sabia que teria de mudar de vida se o fizesse. Ele odiava João Baptista e colocou-o na prisão (Lucas 3:19-20).

A mensagem de João Baptista preparou o caminho para Jesus (Lucas 3:4). João disse às pessoas que elas eram pecadoras. A menos que elas

reco-seguir Jesus: Quem é Jesus?

nhecessem que eram pecadoras, não perceberiam a necessidade de um sal-vador. O arrependimento foi necessário para receber Cristo como Salsal-vador.

João Baptista não pôde oferecer a salvação. Ele era apenas um homem que baptizava com água. A água simbolizava que uma pessoa estava arre-pendida e determinada a mudar o seu comportamento. Mas Jesus Cristo, o Salvador, era Deus e Ele é baptizaria com o Espírito Santo (Lucas 3:16). O Espírito Santo traria uma espécie de fogo ao coração das pessoas, mudaria o carácter interior delas e elas teriam o poder de viver uma vida santa. (Veja também Actos 15:8-9).