• Nenhum resultado encontrado

Capitulo III: Realização da área profissional Área 1- Organização e Gestão Área 1- Organização e Gestão

7. Planeamento anual

O Planeamento anual (PA) é um instrumento facilitador na organização do ano letivo. Nele devem constar objetivos, formas de organização, programação de atividades e identificação de recursos envolvidos. Januário (1996) define o planeamento anual como um processo na qual os professores empregam os programas escolares, desenvolvendo-os e adaptando-os às condições do contexto de ensino. Deste modo, o processo de planeamento permite conduzir o processo de ensino de forma a potencializar as aprendizagens significativas aos alunos a que se destina (Matos, 2010). Todavia, a elaboração do planeamento anual muitas vezes apresenta-se difícil de realizar uma vez que os professores estagiários têm de elaborar um plano para uma realidade com a qual, na maioria das vezes, não se encontram familiarizados ou com pouca experiência (Griffey & Housner, 1991).

Nas primeiras reuniões do NE, foi nos entregue pelo professor cooperante (PC) alguns exemplares de PA, sendo que foram debatidos processos de execução, especificidades e contratempos que podiam surgir na sua realização.

Documentos como roulement, programas nacionais de Educação Física e o calendário anual da escola tornaram-se facilitadores para a construção do PA (Anexos 2 e 3), visto permitirem reduzir a sua margem de erro. Todavia por mais que estes fatores se apresentem como sendo úteis para uma planificação mais objetiva, a tarefa não é fácil, uma vez que a sua construção depende de fatores internos, tais como o material, as rotações e o espaço, e externos como as condições meteorológicas.

Deste modo o objetivo seria tornar todas as aulas rentáveis de maneira a que os alunos pudessem tirar o maior proveito das mesmas sendo que, para que isto acontecesse, o PC aconselhou-nos a separar as modalidades consoante o espaço e o material que tínhamos. Felizmente, tive sorte na calendarização das aulas visto ter uma aula de 50 minutos para a qual tinha o pavilhão e o espaço exterior livres. Isto tornou o meu planeamento mais fácil, no sentido em que tinha todo o material disponível e poderia alternar de espaços sem ter que requisitar a

16

No que se refere à turma residente (10ºano), foi definido previamente a seguinte estruturação de PA (Tabela. 1).

MODALIDADE PERÍODO LOCAL

Fitescola 1º Interior/Exterior

Voleibol 1º Interior

Tabela.1 – Plano anual da turma residente

O PA (ver tabela 1.) procura demonstrar aquela que foi a planificação elaborada para todo o ano letivo. Importa primeiramente ressalvar que a primeira atividade referente ao Fitescola foi lecionada em conjunto com o NE de forma a facilitar o processo de inserção no estágio. Ao longo do ano letivo, algumas alterações foram realizadas ao PA, tal como a adição de modalidades como o futebol, que não estava previamente definida para lecionar devido à falta de material, o que acabou depois por se reverter com a chegada de novo material.

17

Outras alterações surgiram principalmente no 3º Período devido à situação da pandemia global. Deste modo, foi elaborado um novo plano especificamente para o 3º Período (Anexo 13), que consistiu na elaboração e lecionamento de apresentações online (ver tabela 2.) acerca de determinadas temáticas previamente definidas pelo NE com a respetiva aprovação do PC.

Temática Online Tempo de Apresentação (minutos)

Alimentação Saudável 50 min

Suporte Básico de Vida 50 min

Atividade Física VS Exercício Físico 50 min

Danças Tradicionais 50 min

Danças-Coreografias 50 min

Cultura Desportiva 50 min

História do Desporto 50 min

Regras do Badminton 50 min

Agua na Vida e no Desporto 50 min

Desportos Pouco Praticados pelo Mundo 50 min

Tabela.2 – Plano de conteúdos online da turma residente

As aulas lecionadas online correram, de modo geral, de forma bastante positiva, sendo que os alunos cooperaram e revelaram-se participativos na apresentação das diversas temáticas, contudo irei explorar mais à frente neste relatório a experiência de todo o processo de ensino à distância.

Quanto à turma partilhada (6º ano), foi definido o PA representado na tabela seguinte (Tabela 3).

18

MODALIDADE PERÍODO LOCAL

Fitescola 1º Interior/Exterior

Voleibol 1º Interior

Tabela. 3 – Plano anual da turma partilhada

No que se refere à turma partilhada observaram-se, à semelhança da turma residente, algumas alterações no decorrer do ano letivo. Alguns exemplos destas alterações foram a exclusão do lecionamento da modalidade de Andebol em prol da necessidade de explorar melhor as competências dos alunos em Basquetebol, sendo que esta decisão foi tomada pelo NE com consentimento do PC.

No que diz respeito à gestão das aulas, estas foram distribuídas por cada um dos NE, em que a sua maioria não foi lecionada em conjunto pelos 3 estagiários. No 3º Período, tal como na turma partilhada, esta turma teve também aulas lecionadas online com conteúdos programáticos definidos previamente e representados na Tabela. 4. A gestão do lecionamento destas aulas online foi definido pelo NE através da atribuição de aulas a cada um dos elementos.

19

Temática Online Tempo de Apresentação (minutos)

Regras do Voleibol 50 min

Regras de Basquetebol 50 min

Alimentação Saudável 50 min

Danças Tradicionais 50 min

Danças-Coreografias 50 min

Cultura Desportiva 50 min

História do Desporto 50 min

Regras do Badmínton 50 min

Agua na Vida e no Desporto 50 min alguns alunos nas aulas online no 6ºano, surgiu a necessidade de haver uma intervenção do PC nas mesmas. De qualquer forma, estes temas foram planeados e criados de uma maneira mais simples de modo a que os alunos conseguissem compreender todos conteúdos. Adicionalmente saliento que existiram dois temas que foram alterados, pois o PC achou importante abordarmos as regras de Voleibol e Basquetebol.

Para além do referido, gostaria de salientar algumas atividades que tinham sido previamente definidas de realizar e que devido à situação de pandemia não ocorreram. Estas eram o Gira-Vólei e a preparação de uma visita de estudo à LIPOR, uma empresa de gestão e tratamento e valorização de resíduos orgânicos, situada em Ermesinde.

Quanto à atividade do Gira-Vólei (Anexo 11), planeada para o dia 27 de Março de 2020, esta tinha como intuito fomentar a prática direcionada para esta modalidade, incentivar o espirito de entreajuda, participar posteriormente no torneio regional e proporcionar uma experiência de competição saudável na

20

escola. Ambos os NE da escola chegaram a realizar reuniões de planeamento para a atividade com o professor de desporto escolar de Voleibol, ainda desenvolvemos o cartaz de promoção ao torneio, assim como o regulamento e fichas de inscrições. Contudo, posteriormente não demos seguimento à atividade dada a situação de pandemia se ter instalado.

A visita de estudo à LIPOR estava projetada para o início do 3º Período, e tinha como intuito realizar o trilho ecológico e ir posteriormente ao parque radical situado nestas instalações. Deste modo, anteriormente à situação de cancelamento, ainda me desloquei à empresa para procurar informações relativas ao plano estipulado para a visita que acabou por não ocorrer.

Documentos relacionados