• Nenhum resultado encontrado

2. AS DIMENSÕES DA GESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

2.2 Planejamento e organização do trabalho escolar

Para o bom andamento do ensino, faz-se necessário que todo o corpo docente esteja na busca constante de atualização de informações. Para isto, devem-se observar as mudanças dentro e fora da unidade escolar para que sejam vivenciadas ações que contemplem a realidade dos educandos e para que isto seja inserido no currículo de uma escola, requer uma série de ações.

Todavia, é importante que haja planejamento, liderança e o gestor delimitará e implementará as ações necessárias. Na falta de organização, estas ações serão improvisadas e não trarão consistência positiva, faltando objetivo a atingir, isto poderá trazer diversos prejuízos à educação, no que tange ao bom andamento da escola.

De acordo com Luck (2009, p. 32)

Planejar a educação e sua gestão implica em delinear e tornar clara e entendida em seus desdobramentos, a sua intenção, os seus rumos, os seus objetivos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação, além de organizar, de forma articulada, todos os aspectos necessários para a sua efetivação. Para tanto o planejamento envolve, antes de tudo, uma visão global abrangente sobre a natureza da Educação, da gestão escolar e sua possibilidade de ação.

Um dos elementos do planejamento é o plano de ação, sendo esta uma orientação pedagógica proposta pela SEEPE para todas as escolas da rede estadual, que deverá ser seguido, de forma sucinta com todos os segmentos da escola.

Luck (2009) destaca que a importância do plano de ação está atrelada à melhoria na aprendizagem dos alunos, depreendendo que planejar demonstra o rumo a ser tomado pela organização de forma articulada, e sem a presença deste deixara de ser vivenciada, entre elas reunião de pais com reduzida presença da comunidade educativa, falta de reforço escolar para garantir a melhoria dos resultados, ausência de diversos eventos do cotidiano, a exemplo desta situação apresentada às aulas poderão trazer consequências negativas para o educando que deixará de aprender o conteúdo ministrado.

Conjuntamente com o Plano de Ação vivenciado na escola, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) que são instrumentos imprescindíveis ao bom andamento da escola, devem estar atualizados e ter uma visão de futuro e compromisso. Os gestores não podem

deixá-los cair no esquecimento ou engavetá-los. De nada adiantará tê-los elaborado se não forem utilizados e acompanhados pela gestão escolar e comunidade educativa, que tanto anseiam por uma gestão democrática.

Nesse sentido, o gestor escolar tem papel fundamental na continuidade e efetividade17 das ações educacionais, ao oferecer condições e buscar

interação de todos para a construção dos projetos e propostas educacionais planejadas, ou seja, todos os atos que norteiam a aprendizagem escolar, a participação da comunidade educativa (coletividade), deve ser um processo contínuo no pequeno, médio e longo prazos18.

Em relação ao planejamento participativo Gandim (1999, p. 47) destaca que:

Ele nasce a partir da análise situacional que vê uma sociedade organizada de forma injusta, injustiça essa que se caracteriza pela falta de participação. Nesse contexto, participação não é simplesmente aquela presença, aquele compromisso de fazer alguma coisa, aquela colaboração, aquele vestir a camisa da empresa nem mesmo a decisão em alguns pontos esparsos e de menor importância; participação é aquela possibilidade de todos usufruírem dos bens, os naturais e os produzidos pela ação humana; (...) então, participação no planejamento participativo inclui distribuição do poder, inclui possibilidade de decidir na construção não apenas no “como” ou no “com que” fazer, mas também no “o que” e no “para que” fazer.

Um projeto educacional precisa ser organizado, bem delineado, baseado na realidade da comunidade escolar, fundamentado e paramentado pelas referências normativas e curriculares. Para tanto, deve-se buscar sempre a objetividade nas definições adotadas, bem como expressar e mover as intenções e interações com foco na valorização humana de forma consistente de investimento pedagógico para os estudantes, e planejar a ação que vai dar vida a tudo isto.

Segundo Luck (2009, p. 35):

Quem planeja, examina e analisa dados, comparando-os criteriosamente, coteja-os com uma visão de conjunto, estuda limitações, dificuldades e identifica as possibilidades de superação das mesmas.

17

Efetividade é aqui entendida como a capacidade de produzir efeito.

18 Autores como: Cavalcanti (2010), Carmo (2014), Gandin (1999) e Luck (2009) debatem e

Assim, pode-se observar que o planejamento ajuda nas estratégias de resolução de dificuldades apresentadas, bem como, faz com que ajude na superação das mesmas. Para a eficiência de um projeto educacional, conforme o PROGEPE-Programa de Formação de Gestor Escolar (2012, p. 205):

O sucesso depende de um planejamento bem elaborado que, por sua vez, depende da equipe gestora com vontade de abraçar a proposta. Vale dizer que, mesmo as iniciativas isoladas, se forem acolhidas e estudadas pelo conjunto dos professores, crescem, institucionalizam- se, extrapolam os muros da escola e criam vida na comunidade.

Nesse contexto, o gestor tem papel fundamental no desenvolvimento de ações de planejamento que visem à melhoria do ensino–aprendizagem e orientar os participantes para melhorarem os resultados da escola.

Portanto, dentre outros aspectos, o gestor deve ter atenção especial na orientação do processo de planejar, com objetivos claros, conhecer aspectos e situações diversas da escola. Deve também aplicar recursos e ações para atingir as metas estipuladas com precisão, delegar as responsabilidades e definir o prazo para que estas aconteçam. É preciso ainda acompanhar o plano de ação educacional em sua íntegra, fazer com que este aconteça, para que obtenha os resultados esperados.

A orientação para a definição dos resultados das ações educacionais é uma questão crucial para a qualidade do ensino. Assim, o monitoramento e avaliação dos resultados educacionais são instrumentos que norteiam os objetivos propostos pelo plano de ação educacional.

Documentos relacionados