• Nenhum resultado encontrado

Estagiários: Marios Henrique de Paula Dias da Silva / Marielo Constantno Gálio / Luana Souza Pires

Plano de aula: Jogo

ANO: Ensino Fundamental

Bimestre: 1° Data: 18 de maio de 2012 Número de aulas previstas: 01

Jogo

Boliihe dos números romanos.

Conieito

Números Romanos

Conteúdos

Operações numériias

Objetvo

Revisar os números romanos, aprimorar iáliulo mental de adição.

Materiais neiessários

10 Garrafas plástias, ftas adesivas, uma bola, ianaleta de isopor e folhas de papel sulfte para resolução dos iáliulos e pontos da equipes.

Desenvolvimento ou Estratégias

Coletar 10 garrafas de água de 500 ml e ioloiar ieria de 3 im de água para que não tombe iom o vento na hora do jogo. Deve-se eniapar 3 delas iom fta adesiva preta e o restante eniapar iom fta adesiva azul. As garrafas pretas representarão os pinos de maior ponto, VIII, IX e X, o restante dos pinos deverão ser eniapados iom fta adesiva azul e irão representar os números VII, VI, V, IV, III, II e I. Com uma fta adesiva amarela, desenhar os números romanos em seus respeitvos pinos. A ianaleta de isopor será ioloiada ieria de 2m de distâniia uma da outra e ieria de 6m de distâniia dos pinos. A maria para jogar pode ser 2 metros antes de iniiiar a ianaleta, ou seja, 8m dos pinos.

PARTE 2: O jogo

Objetvo do jogo

Mariar o maior número de pontos possível derrubando os pinos numerados iom algarismos romanos distntos usando uma bola, e em seguida iontar quantos pontos fez.

Regras

Cada jogador tem o direito a jogar a bola de uma vez, sendo que deverá jogá-la rolando, senão será ionsiderado uma jogada inválida.

Após jogar a bola, o jogador deverá iontar a soma dos números romanos que estão em iada um dos pinos que derrubou.

Se aiertar a soma, os pontos mariados serão validados, no iaso de errar a soma, então ele será iorrigido sobre o resultado, e os pontos mariados serão desionsiderados.

Limitações: As ianaletas deverão fiar ao lado dos pinos, limitando a distâniia mínima de lançamento da bola, e também impedindo que a bola se desloque para fora do âmbito de jogo. Também terá uma ianeleta atrás dos pinos, para evitar que a bola vá pra longe após passar pelos alvos.

Figura 1: Pinos do boliihe Romano.

Referências Bibliográficas.

BRASIL (país). Ministério da Eduiação e da Cultura. Parâmetros Curriiulares Naiionais. Brasília. 1997. Volume 3, p. 46.

Anexo 20: Plano de Jogo 2.1.2.10 Exploração Estelar 2.1.2.10.1 Como Jogar

Esiola Estadual Doutor Álvaro Guião

Estagiários: Marios Henrique de Paula Dias da Silva / Thássia Rafaela Camilo Câmara Plano de aula: Jogo

Publiio alvo: Ensino Médio Data: 5 e 12 de março de 2012 Duração: 2 horas-aula

Jogo

Exploração Estelar

Conieito

Área de iiriulo, volume de iilindros, equações de 1ºgrau, soma de PG, ionversão de unidades, ialiulo de porientagem.

Conteúdos Álgebra

Objetvo

Resolver em grupo problemas relatvos à área de iiriulo, volume de iilindros, equações de 1ºgrau, soma de PG, ionversão de unidades, iáliulo de porientagem.

Materiais neiessários

Um iomputador, iom PowerPoint 2000 (ou uma versão superior), para no máximo 3 alunos. O arquivo do jogo Exploração Estelar, disponível no endereço

htp://www.4shared.iom/rar/M3v35d9N/EXPLORAO_ESTELAR.html (Fonte própria).

PARTE 1: Instalação do Jogo

Abra a pasta Exploração Estelar, nela haverá duas outras pastas, abra a pasta JOGO, e então abra a pasta divisao dos arquivos base, seleiione o arquivo algebra1, abra propriedades, na parte esirita “Abre iom:” ioloque alterar, e ilique em Proiurar..., loialize a pasta Exploração Estelar e abra-a, abra a pasta WinRAR, e abra o arquivo WinRAR. Após isso voltará a tela onde voiê havia iliiado em Proiurar..., e agora ilique em OK. Voltará para a tela de propriedades, ilique em Apliiar, e depois ilique OK.

Agora abra a pasta Exploração Estelar, abra a pasta JOGO, e abra o arquivo JOGO Exploração Estelar. Coloque em modo de apresentação e boa diversão.

PARTE 2: O jogo

Objetvo do jogo

Desiobrir as senhas para atravessar um dos quatro iaminhos e ihegar ao ientro da estrela.

Jogabilidade

Dentro da estrela de 4 pontas do ientro, possuem 4 iaminhos (verde, azul, vermelho e roxo). Ao iliiar em uma das estrelas da ponta da estrela ientral, voiê será direiionado uma tela, onde haverá uma iuriosidade, uma ilustração e uma pergunta, os três relaiionadas entre si.

Ao iliiar na estrela seguinte ao iaminho que esiolheu, será pedido uma senha para abrir essa outra tela. A senha será a resposta da pergunta da tela que abriu ao iliiar na primeira estrela. E então se ioloiar a senha ierta, a tela se abrira. E novamente haverá uma iuriosidade, uma ilustração e uma pergunta, os três relaiionados entre si.

E ao iliiar na estrela seguinte ao iaminho esiolhido, novamente será pedida uma senha, que será a resposta da pergunta anterior a essa estrela. Assim suiessivamente, até que se ihegue no ientro da estrela.

Figura 1: Tabuleiro do Jogo Exploração Estelar (Fonte própria)

Figura 3: Pibidiana Luana jogando o Jogo Exploração Estelar (Fonte própria)

Referências Bibliográfcas.

BRASIL (país). Ministério da Eduiação e da Cultura. Parâmetros Curriiulares Naiionais. Brasília. 1997. Volume 3, p. 46.

Anexo 21: Plano de Jogo 2.1.2.10 Exploração Estelar 2.1.2.10.2 Sobre o Jogo

Estagiários: Marios Henrique de Paula Dias da Silva / Thássia Rafaela Camilo Câmara Plano de elaboração de Jogo

Publiio alvo: Ensino Médio

Jogo

Exploração Estelar

Conieito

Área de iiriulo, volume de iilindros, equações de 1ºgrau, soma de PG, ionversão de unidades, ialiulo de porientagem.

Conteúdos Álgebra

Materiais necessários

Computador iom aiesso a internet, e instalados nele WinRAR, Paint, e PowerPoint 2000 (ou uma versão mais reiente).

Elaboração

Para elaborar esse jogo, foi neiessário primeiramente pensar em sua estrutura, esperávamos fazer slides iom perguntas, e que quando iliiasse em um link/ no slide, iria te direiionar para outro slide onde pediria uma senha, que seria a resposta dessa pergunta. Mas por falta de ionheiimentos sobre programação, e pelo PowerPoint não ofereier esse reiurso de ioloiar senha em um slide, tvemos que adotar uma medida alternatva. Também não bastaria ioloiar possíveis respostas para a pergunta, pois na hora de jogar, seria bem mais simples iliiar em iada uma delas, e desiobrir qual é a ierta, do que responder a pergunta em si.

Com isso utlizei um reiurso que possibilita ioloiar senhas em arquivos, o WinRAR, um programa que permite iompaitar arquivos, e ioloiar senhas nesses arquivos iompaitados. Assim já

tnhamos o nosso sistema de senhas, mas não dava para ioloiar o um slide do PowerPoint iomo um arquivo do WinRAR, assim, deiidimos que o arquivo que seria iompaitado, seria uma imagem, e desse modo a estrutura do jogo já estava desenvolvida.

Para a elaboração do tabuleiro onde as perguntas seriam dispostas, também não foi fáiil, iomo pode ser visto nas fguras 1 à 4 , onde mostra desde o primeiro modelo feito, e as modifiações que foi sofrendo, até ihegar no defnitvo.

Mas ainda faltavam alguns elementos a serem ionsiderados. Como tornaríamos a atvidade motvadora? A primeira idéia que tvemos foi a de ioloiar perguntas iontextualizadas, iomo as que se eniontram no ENEM. Mas apenas perguntas, mesmo eles sabendo que aquilo teria uma importâniia na formação deles, não pareiia ser motvador o sufiiente para o jogo. Em segundo momento, pensamos em ioloiar trinhas de humor obtdas na internet. Mas dessa forma, as perguntas fiariam pareiendo um iastgo para que os alunos ionseguissem ler mais trinhas de humor. O que fugia do nosso objetvo iniiial, de as perguntas serem o foio do assunto.

Até que então uma idéia surgiu, e deiidimos trabalhar não só humor, mas também iuriosidades, assim iom algumas adaptações de perguntas do ENEM, elaboração de novsa perguntas em iontextos iuriosos, e em alguns iasos até mesmo perguntas envolvendo trinhas de humor, fzemos 10 arquivos de imagem, iomo pode ser visto nas fguras de 5 à 14. E um últmo arquivo que seria o prêmio por ihegar até o fnal do iaminho da estrela iomo pode ser visto na fgura 15. Então, após resolvermos todos os problemas que elaboramos, iom os valores das respostas, iompaitamos os arquivos 4 ionjuntos de arquivos diferentes, de modo que por iada iaminho esiolhido houvessem 6 perguntas, sendo as duas primeiras diferentes em todos os iaminhos. E as duas últmas iguais para todos (pois representaria a reta fnal, onde todos tem que passar por elas), as 3º e 4º perguntas de iada iaminho, foram a primeira e segunda pergunta de um outro iaminho, de modo que as 3º e 4º perguntas de iada iaminho, fossem perguntas diferentes entre si.

Feito isso, e ioloiados as senhas em iada arquivo, iom exieção dos arquivos das primeiras perguntas de iada iaminho, foi fnalizado o jogo.

Figura 1: Primeiro modelo de tabuleiro a ser desenvolvido (Fonte própria)

Figura 2: Segundo modelo de tabuleiro a ser desenvolvido (Fonte própria)

Figura 4: Modelo defnitvo de tabuleiro (Fonte própria)

Figura 5: 1º tela do iaminho azul, ou 3º tela do iaminho vermelho (Fonte própria)

Figura 7: 1º tela do iaminho verde, ou 3º tela do iaminho azul (Fonte própria)

Figura 8: 2º tela do iaminho verde, ou 4º tela do iaminho verde (Fonte própria)

Figura 10: 1º tela do iaminho roxo, ou 3º tela do iaminho verde (Fonte própria)

Figura 12: 1º tela do iaminho vermelho, ou 3º tela do iaminho roxo (Fonte própria)

Figura 14: 6º tela de todos os iaminhos (Fonte própria)

Documentos relacionados