• Nenhum resultado encontrado

Plano de Importação.

No documento E-Book - Aprenda a Fazer Negocio Com a China (páginas 184-188)

1.13 Viajante chegando ao Brasil – O que ele precisa saber?

IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM [05] IMPORTAÇÃO POR ENCOMENDA [06]

2. Plano de Importação.

2.1 - Introdução.

Para avaliar melhor o caminho a escolher, verifique se você está preparado respondendo as perguntas a seguir:

1. Sua empresa já está constituída?

2. Você já entendeu as necessidades do seu mercado? 3. Você já sabe como vai vender os seus produtos? 4. Você sabe por que quer importar?

5. Você sabe o que vai importar?

6. Você conhece os seus concorrentes no Brasil?

7. Você conhece os fornecedores nacionais dos produtos que você deseja importar?

8. Você sabe como identificar, avaliar e selecionar fornecedores no exterior?

9. Como você vai garantir a qualidade dos produtos comprados no exterior?

Estas questões não têm, normalmente, a atenção que deveriam ter. Como resultado disto, muitos importadores, principalmente da China, têm perdido tempo e dinheiro.

Um plano de trabalho bem elaborado será a garantia de que a sua empresa terá um bom projeto de importação da China.

O começo de tudo é o entendimento do seu mercado no Brasil. Se a sua empresa é do segmento industrial, comercial ou de serviços, não importa, todas precisam entender as necessidades dos seus clientes antes de pensar em importar algum produto da China. A maioria das empresas se encanta com os preços dos produtos na China e acreditam que basta, apenas, trazer qualquer produto para o Brasil.

Nesta etapa deste livro começaremos a avaliar a sua capacidade de importador e de gerir o processo de importação, seu entendimento do mercado fornecedor na China, de como você imagina fazer as suas pesquisas de mercado, de como você vai desenvolver parcerias na China, de como os produtos serão enviados da China para a sua empresa, de como você deverá estudar para ter o conhecimento e informações necessários para o seu projeto de importação da China, de como você poderá gerir o processo de importação na aduana brasileira e quais os

Global Connections | Aprenda a fazer negócios com a China e a montar a sua empresa para isto.

185 conhecimentos de gestão financeira que você deverá ter para administrar financeiramente as suas importações.

Por que devemos elaborar este plano?

Para dar mais racionalidade ao seu processo de tomada de decisão, focar a empresa nos seus objetivos, preparar a empresa para este trabalho e dar previsibilidade física e financeira ao projeto de importação. Em resumo você terá que definir onde está, aonde quer ir e como vai chegar lá.

2.2 - Avaliação da capacidade de importação.

1. Por que importar? Você está avaliando uma situação momentânea no mercado interno e externo, como a boa situação do mercado interno e a crise no exterior, câmbio favorável para importação, abundância de oferta no exterior, alta demanda no mercado interno e a concorrência no mercado interno. A importação é parte de uma estratégia de ampliação e complementaridade do seu mix de produtos?

2. Já estão claras as barreiras que você irá enfrentar? Como está preparado para superá-las? Burocracia, normas, impostos, idioma, escolha dos fornecedores etc.. Estas são, apenas, algumas das barreiras.

3. Há alguém na sua empresa com conhecimento sobre importação? Se não há, você sabe onde vai buscar suporte para este seu trabalho na China. Estou falando do trabalho de identificar, avaliar e escolher os fornecedores certos na China, além do trabalho de garantir a qualidade, transportar os produtos importados e cuidar dos trâmites aduaneiros.

4. Você já avaliou se o produto que você vai importar necessitará de mudanças para poder ser vendido no Brasil? Estas mudanças puderam envolver matéria-prima, componentes, embalagem, design, cor, tamanho e marca.

5. Você avaliou a sua concorrência no Brasil? Eles já estão importando da China? Adiante nós lhe ensinaremos a avaliar melhor a sua concorrência.

6. O produto que você vai importar apresenta benefícios e vantagens em relação aos produtos dos seus concorrentes no Brasil, além do preço? Veja que preço é uma vantagem competitiva, hoje em dia, muito frágil. Pense que você terá concorrentes bem estruturados, capitalizados, com marca forte, um bom projeto de importação, economia de escala e canais de vendas no Brasil. Já faz muito

Global Connections | Aprenda a fazer negócios com a China e a montar a sua empresa para isto.

186 tempo que o que vende o produto no mundo é a EMPRESA ENTENDER O SEU MERCADO.

7. Qual o seu conhecimento sobre documentação e normas de produtos? Você já averiguou se o produto que você deseja importar necessita atender alguma norma nacional ou internacional e se ele deve ser homologado antes da sua venda?

8. Quais os recursos que a sua empresa tem para acompanhar na China a evolução dos produtos que ela deseja importar? Serão necessários uma gestão atualizada dos fornecedores, viagens, treinamento, comunicação, etc..

9. O produto que você deseja importar deverá chegar ao Brasil montado ou desmontado? Isto afetará a carga de impostos de importação do seu produto? Você verá adiante que o seu produto poderá chegar ao Brasil em três modalidades FULL SET, SKD e CKD.

10. Você sabe quais os parceiros fornecedores que você deveria ter em seu projeto de importação da China? Estamos falando de quem poderá fazer o trabalho de desenvolvimento de fornecedores, negociação, garantia da qualidade, transporte internacional e despacho aduaneiro.

11. Você tem interesse de se transformar em um agente de

negócios de uma empresa chinesa? Muitas empresas se transformam em representantes comerciais, distribuidores e sócias de empresas da China no Brasil.

12. Há restrições sobre patente do produto ou marca que você deseja importar da China? Veja com atenção esta questão consultando o INPI.

13. Os seus fornecedores na China estão preparados para atender o seu mercado dentro das suas exigências de qualidade, preço e prazo de entrega? Além de tudo isto, veja os riscos destes produtos importados da China virem a causar danos materiais e morais aos seus clientes no Brasil.

14. Quais as informações que você dispõe para identificar, avaliar e selecionar os seus fornecedores na China? A China tem mais de 22 milhões de empresas. Certamente, dezenas e por que não centenas de fabricantes do que você deseja importar. O desafio é escolher a melhor opção de fornecimento.

Estas perguntas são para reforçar a necessidade de um plano de trabalho profissional para importar da China.

Global Connections | Aprenda a fazer negócios com a China e a montar a sua empresa para isto.

187 2.3 - Check-list – Plano de importação.

Veja, abaixo, a estrutura de plano de importação sugerida por nós. 1. Objetivos gerais.

2. Sumário.

3. Situação atual da empresa.

4. Cenários financeiros e mercadológicos do plano. 5. Por que a decisão de importar.

6. Objetivos da empresa com a importação (vendas e finanças). 7. Pesquisa de fornecedores e parceiros.

8. Identificação e seleção de oportunidades no Brasil. 9. Identificação e seleção de oportunidades na China. 10. Análise do produto e do mercado.

a. Qual produto?

b. Especificação do produto? c. Para que tipo de mercado? d. Com quais mudanças? e. Qual o preço adequado? 11. Formas possíveis de importação.

12. Recursos humanos e físicos necessários para a importação. 13. Plano de ação: a. Escolha do fornecedor. b. Negociação. c. Acompanhamento da produção. d. Garantia da qualidade. e. Transporte internacional. f. Despacho aduaneiro.

g. Promoção e venda no Brasil. h. Assistência técnica.

Global Connections | Aprenda a fazer negócios com a China e a montar a sua empresa para isto.

188

CHECK-LIST

No documento E-Book - Aprenda a Fazer Negocio Com a China (páginas 184-188)