• Nenhum resultado encontrado

4.4 INEXISTENTE – CATEGORIA 4

4.4.5 Plano Municipal de Educação Ambiental

A educação ambiental em todos os níveis de ensino, juntamente com a conscientização pública para a preservação e conservação do meio ambiente, são instrumentos fundamentais e imprescindíveis para a garantia do equilíbrio ecológico e da sadia qualidade de vida da população (LINHARES, 2002). No município de Linhares os princípios e objetivos da Educação Ambiental foram instituídos pela Lei Nº 3.502 (Política Municipal De Educação Ambiental) de maio de 2015.

De acordo com a esta lei é competência do Poder Público: apoiar e promover ações voltadas para introdução da educação ambiental em todos os níveis de educação; fornecer suporte técnico/conceitual nos projetos ou estudos interdisciplinares voltados para a questão ambiental; articular-se com entidades jurídicas e não governamentais para o desenvolvimento de ações educativas na área ambiental; desenvolver ações de educação ambiental junto à população do Município (LINHARES, 2015).

A Política Municipal de Educação Ambiental, elenca entre os instrumentos a serem utilizados para a consecução de seus objetivos, o Plano Municipal de Educação Ambiental. Busca-se por meio desse instrumento estimular a participação da população na construção coletiva de projetos e ações, a fim de efetivar a implantação desta política (PMC, 2016).

No município de Linhares, o Plano Municipal de Educação Ambiental, está em fase de elaboração. Entretanto a cidade possui o Programa Municipal de Educação Ambiental, no qual propõe: formar a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental; garantir os instrumentos legais e administrativos necessários à execução da Educação Ambiental; assegurar a educação ambiental no sistema de ensino; promover e fortalecer a incorporação da educação ambiental nos currículos da educação; apoiar as interligações dos programas e projetos ambientais, contribuindo com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PML, 2013).

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa pretendeu analisar os instrumentos da política ambiental do município de Linhares – ES. Para tanto, por meio de uma matriz de verificação desenvolvida, das saídas a campo e do estudo bibliográfico foi possível analisar os instrumentos e diagnosticar a sua implantação. A análise possibilitou identificar que menos da metade dos instrumentos analisados estão sendo realizados, no geral pôde-se constatar que 5 (cinco) são ainda inexistentes, 2 (dois) existem e não estão implementados, 1 (um) existe e estar parcialmente implementado, e enquanto 7 (sete) existem e encontram-se implementados. Em porcentagem significa que, 47% dos instrumentos analisados são existentes e implementados e 33% são inexistentes.

Quando os instrumentos não são efetivados tornam a Política Ambiental ineficaz e seus objetivos não são atingidos. Os instrumentos são essenciais para que se promova ao meio ambiente, sua proteção, conservação, controle, preservação e recuperação para o presente e as futuras gerações.A cidade de Linhares é um dos 10 municípios do interior do Brasil que mais cresceram nos últimos anos, tanto economicamente quanto populacionalmente (DUTRA, 2016). Estima-se que em 2019, a população chegará a mais 173.555 habitantes (IBGE, 2019). Nesse ritmo de crescimento acelerado é fundamental que o poder público local, juntamente com a sociedade civil participem ativamente da formulação, implementação e avaliação dessa política e instrumentos, é imprescindível que as questões ambientais sejam incorporadas nas políticas setoriais urbanas. Sobretudo é necessário praticar uma gestão nas cidades preocupadas tanto com as questões socioeconômicas, evidente nas políticas urbanas, quanto com a preservação e conservação do meio ambiente.

Vale destacar que alguns instrumentos como Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, Zoneamento Ambiental, ainda são inexistentes, e alguns como Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes, enfrentam dificuldades de ser implementados. Os principais fatores que dificultam o processo de implementação da política ambiental de Linhares são: a abrangência territorial, devido ao município possuir distintas realidades

geográficas; baixa capacidade gerencial da política, expressa no fato do município não ter técnicas de monitoramento e de avaliação da política; a fragilidade do órgão coordenador e executor da política ambiental, marcado por uma grande demanda de trabalho e poucos funcionários para cumpri–las. É inegável que os municípios, por intermédio do poder local, são elementos chaves para a formulação e implementação da política ambiental, quando esta é consistente e efetiva alcança um desenvolvimento preocupado com os interesses individuais e coletivos e a preservação do meio ambiente. Sendo assim é necessário que os municípios repensarem sobre a importância do meio ambiente para a qualidade de vida da sociedade, bem como do uso dos mais variados instrumentos que auxiliam na gestão ambiental.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Elias. Construindo o plano municipal do meio ambiente. Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais – PNC/PR. Paraná, 2009.

AKAISHI, Ana Gabriela. Desafios do planejamento urbano habitacional em pequenos municípios brasileiros. Artigo, Revista Risco –USP, capa n.14, São Paulo, 2011. Disponível em:

<https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/45504> acesso em 23 de março de 2019.

AVELAR, B. C.M.; PASCHOAL, S. R. R. I.; DIAS SARQUES, W. Política Ambiental Municipal: importância do Plano Diretor em normatizar a ocupação e expansão urbana no que tange ao desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 101, junho 2012.

BATISTELA, Tatiana Sancevero. O Zoneamento Ambiental e o desafio da construção da Gestão Ambiental Urbana. Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Brasília, 2007.

BARROS, André Paulo de. Política ambiental e o poder local: uma análise das políticas públicas de meio ambiente do município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Brasil. Dissertação submetida a Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

BRASIL. Lei 6.938/81. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília: Congresso Nacional, 1981.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei 10.257 de 2001. O Estatuto da Cidade. Disponível em:<http//: www.actabrasil.hpg.com.br>. Acesso em: 15 de junho 2019.

BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – Câmara de Reforma do Estado. Plano Diretor de Reforma do Estado. Brasília: 1995.

BRASIL, 2000. Lei n° 9.985. Regulamenta o art. 225, parágrafo 1°, incisos I, II, II e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências (SNUC).

BRASIL. Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro II (PNGCII) 1997. Revisão do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, Lei N 7.661, de 16 de maio de 1988.

BRASIL. Lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010.

Bursztyn, Marcel; Bursztyn, Maria Augusta. Fundamentos de política e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Ed. Garamond. Rio de Janeiro, 2012.

BITTAR, Camila de Sousa. Análise da gestão ambiental municipal por meio da utilização da metodologia Peir: um estudo de caso na Lagoa Feia em Formosa-Go. Texto para Discussão – n. 20/julho-2016 - Companhia De Planejamento Do Distrito Federal (Codeplan). Brasília-DF, julho de 2016.

CAMPELLO, Fernando Dantas. A problemática da poluição por esgoto doméstico no sistema estuarino - lagunar Tramandaí- Armazém (RS, Brasil): física e química da água e a reposta dos macroinvertebrados bentônicos. Dissertação apresentado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

CUNHA JÚNIOR, Haroldo Murilo Pinto da. Diagnóstico, contextualização e perspectiva da gestão ambiental nos municípios do território de identidade recôncavo. Dissertação de Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social. Cruz das Almas – Bahia, 2013.

CHAGAS, R; SOARES, P. C. D; MARTINS, A. A. C; DAVID, A. C; BITTENCOURT, I. M. Diagnostico da formulação e implementação de política ambiental no município de Santana do Ipanema /AL. Artigo, Journal of Exact Sciences– JES, Edição Especial CONBRAD. Vol.5, n.1, Junho 2015.

CAMPOS, Édson Telê. A gestão territorial urbana no município de Florianópolis: uma abordagem sobre a expansão imobiliária e seus

impactos ambientais. Dissertação apresentada em Mestre de Administração. Universidade Federal de Santa Catarina. FLORIANÓPOLIS, 2004.

CASTRO, Claudio de Mora. A pratica da pesquisa. 2 ed. Pearson, Prentice, Hall. São Paulo, 2006.

CNM -Confederação Nacional de Municípios. Estudos Técnicos CNM. Brasília: CNM, 2015. 172 páginas. Volume 7. ISBN 978-85-8418-023-3. Disponível em:

<https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/Estudos%20Tecnicos%20-%20Volume%207%20(2015).pdf> acesso em 20 de junho de 2019.

DE CARLO, Sandra. Gestão ambiental nos municípios brasileiros: impasse e heterogeneidade. Tese de doutorado, Universidade de Brasília. Brasília, 2006.

DUTRA, Paulo César. Linhares é uma das 10 cidades do interior que mais cresceu no Brasil. Folha diária, Vitória -ES. 16 de junho de 2016. Disponível em:

<http://www.folhadiaria.com.br/materia/74/2652/paulo-cesar-dutra/linhares-e-uma-das-10-cidades-do-interior-que-mais-cresceu-no-brasil#.XYQx3ShKjIV> acesso em 5 de setembro de 2019.

FREDERICO, Alan Temporini. Meio ambiente, política ambiental e os instrumentos econômicos no estado do Paraná. Monografia apresentada na Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios - Polo UAB do Município de Paranavaí, Campus Medianeira. 2014.

FERREIRA, Marcus Bruno Malaquias; SALLES, Alexandre Ottoni Teatini. Política ambiental brasileira: análise histórico institucionalista das principais abordagens estratégicas. Artigo da Revista de Economia, v. 43, n. 2 (ano 40), mai./ago. 2016.

FLORIANO, Eduardo Pagel. Políticas de gestão ambiental. 3ª Edição – Revisada. Santa Maria: UFSM-DCF, 2007.

FONTOURA, L. N. J. Planejamento urbano-ambiental: o uso e ocupação do solo no Distrito Federal. Revista On Libe IPOG. Goiânia/GO - 5ª Edição nº 005 Vol.01, 2013.

FBDS- Fundação Brasileira para o desenvolvimento sustentável. Mapas- Áreas de Preservação Permanente de Linhares-ES. 2018. Disponível em : <http://geo.fbds.org.br/ES/LINHARES/MAPAS/>. Acesso em 02 de agosto de 2019

Fundação SOS Mata Atlântica. Atlas dos remanescentes florestais da mata atlântica período 2016-2017. São Paulo, 2018.

Fundação SOS Mata Atlântica. Atlas da Mata Atlântica faz radiografia do desmatamento no Espírito Santo. 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/Notbook/Desktop/LINHARES/Atlas-municipios-SOS-Espirito-Santo.pdf.> Acesso em: 25 de julho 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas. São Paulo, 2002.

GODECKE, Marcos Vinicius; MAURÍCIO, Giovanni Nachtigall (Organizadores). Guia para planos ambientais municipais. Pelotas : Ed. Santa Cruz, 2015. 195 p.: il. ISBN: 978-85-61629-55-7.

GONÇALVES, Felipe Pinto. Atividade energética e riscos no litoral de Linhares: Problemas e perspectivas para a gestão do território. Tese de mestrado em Geografia apresentado a Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2011.

GONÇALVES, Felipe Pinto. Distribuição Da população no litoral de Linhares-Es. Artigo submetido a Revista Geografares, n°16, p.94-119, 2014. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censos Demográficos. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/> Acessado em 02 de março de 2019.

IEMA. Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Gerenciamento costeiro. Disponível em: <https://iema.es.gov.br/gestao-territorial-costeira-municipios> Acessado em agosto de 2019.

IDEIES (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo). Caminhos para o Desenvolvimento Regional. Série, 2ª Edição. Linhares, 2016.

IPEA- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Estado das Cidades do Mundo 2010/2011 Unindo o Urbano Dividido. Resumo e principais constatações. 2010. Disponível em:

<http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/100408_cidadesdomund o_portugues.pdf. >Acesso em 22 de junho 2019.

INCAPER. Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural. Pré-diagnóstico da situação sócio-econômica da lavoura de cacau nas comunidades de Perobas e Regência. Linhares, 2009.

LINHARES (ES). Lei Nº 3.376. Dispõe sobre o plano municipal de saneamento básico do município de Linhares/ES, de 30 de dezembro de 2013.

LINHARES (ES). Lei Nº 3.502. Institui A Política Municipal De Educação Ambiental, de 22 de Maio de 2015.

LINHARES (ES). Lei Complementar Nº 011, de Janeiro de 2012. Plano Diretor do Município de Linhares. Disponível em:

<http://legislacaocompilada.com.br/linhares/Arquivo/Documents/legislacao/html/ C112012.html.> Acesso em 15 de maio de 2019.

LINHARES (ES). LEI Nº. 2322. Dispõe sobre o Código Municipal do Meio Ambiente do município de Linhares, e dá outras providências, de 05 de Dezembro de 2002. Disponível em:

<http://legislacaocompilada.com.br/linhares/Arquivo/Documents/legislacao/html/ L23222002.html.> Acesso em 16 de abril de 2019.

LINHARES (ES). LEI Nº 3.461. Altera A Lei Municipal Nº 2322, de 05 de Dezembro de 2002” O Código Municipal do Meio Ambiente, dispõe sobre a Política do Meio Ambiente e sobre o Sistema Municipal do Meio Ambiente para o município de Linhares, de 22 de Dezembro de 2014. Disponível em: <http://legislacaocompilada.com.br/linhares/Arquivo/Documents/legislacao/html/ L34612014.html.> Acesso em 28 de abril de 2019.

LINHARES (ES). LEI Nº 2199. Dispõe sobre a organização administrativa do município de Linhares, define a estrutura administrativa e o quadro de cargos de provimento em comissão e adota outras providencias, de 21 de Março de 2001. Disponível em:

<https://leismunicipais.com.br/a/es/l/linhares/lei-ordinaria/2001/219/2199/lei-

ordinaria-n-2199-2001-dispoe-sobre-a-organizacao-administrativa-do- municipio-de-linhares-define-a-estrutura-administrativa-e-o-quadro-de-cargos-de-provimento-em-comissao-e-adota-outras-providencias.> Acesso em 2 abril de 2019.

LINHARES (ES). LEI Nº 3.568. Dispõe sobre a criação do programa municipal de recuperação das margens do rio doce, rio pequeno e demais rios deste município, com espécies arbóreas e recuperação das matas ciliares como compensação ambiental, e dá outras providências, de 16 de fevereiro de 2016.

MARICATO, Ermínia. Metrópole, legislação e desigualdade. In: Estudos Avançados, vol. 17, n. 48, São Paulo: Editora USP, 2003.

MARTINE, George.; MCGRANAHAN, Gordon. A transição urbana brasileira: trajetórias, dificuldades e lições aprendida. In: BAENINGER, Rosana (Org.). População e Cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Brasília: UNFPA, 2010.

MARTINS, Francisco Robson Saraiva. Planejamento Urbano: Uma abordagem da dimensão habitacional do município de Imperatriz- MA.

Dissertação de mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. Universidade de Taubaté. Taubaté –SP, 2013.

Moura, A. M. M. Trajetória da política ambiental federal no Brasil. In: Moura, Adriana. M. M. (Org). Governança Ambiental no Brasil: instituições, atores e políticas públicas. 1aed. Brasília: Ipea, 2016, v. único, p. 13-44.

NOVAIS, V. M. S. Desafio para uma efetiva gestão ambiental no Brasil. Artigo apresentado no Encontro Baiano de Geografia/ X Semana de Geografia da UESB, 2011, Vitoria da Conquista. Questões Epistemológicas: A pratica social da Geografia atual, sua relevância e contribuição para a Bahia contemporânea, 2011.

OLIVEN, Ruben George. Urbanização e Mudança Social no Brasil [online]. Rio de Janeiro. Centro Edelstein de pesquisas sociais, 2010. Scielo Books. Disponível em: http://books.scielo.org/id/z439n . Acessado em: 02 de Março de 2019.

PARANÁ. Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana. 2 a Edição Curitiba-PR 2018.

PMC- Prefeitura municipal de Campinas. Plano municipal de educação ambiental. Campinas, 05 de dezembro de 2016.

PML- Prefeitura Municipal de Linhares. Programa Municipal de Educação Ambiental de Linhares. LINHARES – ES, 2013.

PML - Prefeitura Municipal de Linhares. Minuta do Plano de Saneamento Básico do Município de Linhares. Novembro de 2010.

PML - Prefeitura Municipal de Linhares. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Março de 2015.

PML - Prefeitura Municipal de Linhares. Plano Estratégico de Linhares 2005-2025: Agenda 21. 2007.

PIEROT, Roselane Moita. Gestão urbana e o tratamento da questão ambiental em Teresina: Uma análise dos instrumentos urbanísticos e de planejamento orçamentário. Tese de doutorado, Universidade Federal de Piauí. Teresina, 2016.

REDIN, Ezequiel; SILVEIRA, Paulo Roberto Cardoso da. Política ambiental brasileira: limitações e desafios. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. v. 13, n. 103 (2012). Florianópolis, Santa Catarina, 2012. REIS, Émilien Vilas Boas; VENÂNCIO, Stephanie Rodrigues. O direito à cidade e a participação popular no planejamento urbano municipal. Artigo submetido na revista Direito da Cidade. V.8, n.4. 2016.

ROPPA, Cristiane et al. Diagnóstico da percepção dos moradores sobre a arborização urbana na Vila Estação Colônia – bairro Camobi, Santa Maria – RS. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Volume 2, Número 2. Santa Maria – RS, 2007.

SABINO, Victor Dengo. Avaliação sobre a implementação do plano diretor municipal de Dourados. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Fundação Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados-MS, 2014. SAMPAIO, Juliana; ARAÚJO JR, José Luis. Análise das políticas públicas: uma proposta metodológica para o estudo o campo da prevenção da AIDS. Revista Bras, saúde matern. Infant. Recife, 2006.

SANTIAGO, Thaís Muniz Ottoni. Análise dos Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Dissertação apresentado a universidades federal de lavras. Minas Gerais, 2013.

SILVA, Maria Teresa D. G. D. da C e. Os desafios da urbanização nas cidades. Monografia de pós-graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

SILVA, Thaishi Leonardo da. Metodologia aplicada ao uso e cobertura da terra de Regência (Linhares-es), como ferramenta de planejamento municipal. Monografia apresentada a Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo. 2014.

SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e Urbanização. Editora Contexto, 2000, São Paulo, 10ª edição. Coleção: Repensando a Geografia. SANCHES, Arthur Caldeira; FIGUEIREDO NETO, Leonardo Francisco. Análise das políticas públicas ambientais adotadas pelos municípios do estado de Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2014. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS Vol. 6, N. 2. Maio. /-Agosto 2017.

SOUZA, Marcelo Pereira de. Instrumentos de Gestão Ambiental: fundamentos e prática. Editora Riani Costa. São Carlos. 2000.

SOUZA, Elaine Castelo Branco et al. Desafios da Gestão ambiental nos municípios. In: LITTLE, Paul E. (Org.). Políticas Ambientais no Brasil: Análises, instrumentos e experiências. São Paulo: IIEB, 2003.

SOUSA, Thalita Adriana Ferreira De. Política Ambiental Costeira: uma análise do seu impacto em Bragança-PA. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Pará. Belém, 2011.

SANTOS, R. F. Planejamento Ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SILVA, João dos Santos Vila da; SANTOS, Rozely Ferreira dos. Estratégia metodológica para zoneamento ambiental: a experiência aplicada na Bacia Hidrográfica do Alto Rio Taquari. Campinas. Embrapa Informática Agropecuária, 2011.

Documentos relacionados