• Nenhum resultado encontrado

Pontos e fios a partir do olhar de Mônica Por que assim lá e aqui não? E o que estamos aqui oferecendo? Como

saber e como encontrar o que oferecemos?

Em meados de 2014 embarquei para Holanda com o objetivo de fazer um intercâmbio pelo período de um ano. Ingressei no curso de Environmental Science de uma das universidades de ciências aplicadas do país, com a expectativa de cursar Ciência Ambiental em um lugar onde essa profissão não seria mais uma novidade. Logo, percebi que

79 colocados em prática. Percebi levemente como a tríade ensino-pesqui- sa-extensão funcionava.

Logo, em 2015, ao voltar ao Brasil, empolgada procurei Patricia para saber como poderia aplicar ou unir a experiência que tive fora com a realidade da Universidade Federal Fluminense. Colocando-me os limites do tamanho do tema, repleto de diversos aspectos, apresen- tou-me um foco: vamos conhecer o universo de conteúdos curriculares nos cursos de Graduação que vem sendo oferecidos acerca de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, conside- rando que tais ofertas ainda não são tão bem conhecidas em sua totali- dade, seja por discentes seja por docentes.

Assim nasceu meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), con- cluído em meados de 2016, sob título ‘Educação para o desenvolvi- mento sustentável em componentes curriculares no ensino de gradua- ção: Uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação’3. As questões de fundo do TCC podem ser aqui resumi- das como inquietações que estavam convergindo ao final do curso de Graduação em Ciência Ambiental e da participação no intercâmbio na Holanda. Afinal, o que estamos até agora oferecendo na UFF em con- teúdos sobre educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nos componentes curriculares de ensino de Graduação? E o que estamos englobando no conjunto de ofertas em componentes curriculares quanto ao conteúdo específico da educação para o desen- volvimento sustentável? Seria possível completarmos com mais algum conteúdo ou combinarmos tais conteúdos para uma formação ao longo da Graduação? Como conhecer e categorizar esses conteúdos e futu- ras ofertas nas ementas de componentes curriculares para o caso de precisarmos uma formação que abranja um escopo mais completo em educação para o desenvolvimento sustentável?

Foi surpreendente poder organizar, classificar e agrupar os con- juntos de mais de 800 componentes curriculares nos cursos de ensino de Graduação tratando de educação ambiental, sustentabilidade, desen- volvimento sustentável e subtemas que foram buscados no miolo desses

3 Acesse o TCC no Repositório Institucional da UFF nesse link https://app.UFF. br/riUFF/handle/1/3425

temas, quais sejam: ética, cidadania, responsabilidade social e gover- nança. Para fins da coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade, foi atualizado o levantamento de oferta de componentes curriculares no ensino de Graduação para compreender o período de 2011.2 a 2017. 1 em um total de 890 registros e que podem ser conhecidos no website da Rede de Educação e Sustentabilidade4. Foram considerados os seguintes termos de busca no título e/ou na ementa do componente curricular, com e sem acentuação ‘é’ em ‘etica’ e com ou sem ‘ç’ em ‘governanca’: ambient; sustent; responsabilidade social; governanca; cidadania; etica.

A partir de levantamento sobre referencial teórico sobre os con- ceitos de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e sobre representação da informação, foi elaborado, por método dedutivo, um modelo de classificação sobre o domínio da ‘educação para o desenvolvimento sustentável’ e testado por meio de sua aplicação em conteúdos curriculares que tivessem o termo ‘desen- volvimento sustentável’ em seus títulos, resultando em um total de cinco conteúdos curriculares.

O estudo apontou que a organização e representação da infor- mação referente aos temas de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável tornam-se de grande importância para uma melhor compreensão e para diminuir a confusão existente sobre seus entendimentos, assim como para possibilitar a recuperação da informação pertinente a esses temas. Os resultados da aplicação do modelo de classificação de conteúdos em educação para o desenvol- vimento sustentável mostram que as ementas encontradas nos cursos de Graduação da UFF, na amostra selecionada, não estão cobrindo o escopo de conceitos do domínio de ‘educação para o desenvolvimento sustentável’ incluídos no modelo proposto. E que há diversidade, falta

81 contribuam para a articulação dos conteúdos curriculares em educação para o desenvolvimento sustentável e sugestões para futuros estudos.

A combinação de experiências, como estudante e bolsista, em projetos de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e mobilidade internacional em uma área de conhecimento que requer a interdisci- plinaridade – a Ciência Ambiental, foram como ‘pontos’ que permiti- ram ser entrelaçados em ‘fios’ a partir do estudo realizado no Trabalho de Conclusão de Curso. Construir uma aprendizagem de forma com- binada, por um lado, combinando o referencial teórico sobre educa- ção ambiental, educação para a sustentabilidade e para o desenvolvi- mento sustentável5 e, por outro lado, propondo e testando um modelo de classificação de conteúdos sobre educação para o desenvolvimento sustentável nos componentes curriculares em cursos de Graduação na UFF oportunizou sair da visão dos pontos para a visão de fios ligando os pontos.

Outros novos ‘fios’ foram revelados naquele mesmo ano de 2016, como feliz coincidência. Quando foi realizada a conclusão e defesa do TCC, soubemos, pela Profa Claudia Marcia Borges Barreto, membro da banca de TCC e então Coordenadora do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/ UFF), que novas ações da Prograd estavam sendo elaboradas para formar a Rede de Educação e Sustentabilidade no âmbito do Projeto Redes de Educação/Prograd/UFF. Soubemos, também, que o Prof José Rodrigues de Farias Filho estava cuidando da gestão do Projeto Redes de Educação com a assistência direta por Cínthia Paes Virgínio. Feita essa aproximação com a Prograd, pudemos, então, iniciar a colaboração

5 CORRÊA, Mônica Marella; ASHLEY, Patricia Almeida. Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduação. Desarrollo Sostenible, Sustentabilidad, Educación Ambiental y Educación para el Desarrollo Sostenible: Reflexiones para enseñanza de graduación. Sustainable Development, Sustainability, Environmental Education and Education for Sustainable Development: Reflections for undergraduate education. REMEA - Revista Eletrônica

do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 35, n. 1, p. 92-111, maio 2018. ISSN 1517-

1256. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417>. Acesso em: 22 jul. 2018. doi:https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7417.

entre o Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias6 e o Projeto Redes de Educação a partir do último trimestre de 2016, após a conclusão do TCC.

A sensação era que todos estávamos atuando como tecelãs e tecelões, juntando fios e criando algo, mas ainda não tínhamos clareza, naquele ano de 2016, que teríamos o desdobramento na forma de um projeto editorial iniciado em 2017 por essa coletânea, mas já participava- mos colaborando em eventos do Projeto Redes de Educação, seja assis- tindo, apresentando e participando de debates. A coletânea e o convite para participar da organização vem contribuir para sair do momento de convivermos entre nós apenas a partir de ‘pontos’ dentro e fora da UFF e passarmos a observar que, de fato, já estamos e atuamos em muitos ‘fios’ e, daí, permitirmos que sejam reconhecidos esses e novos pontos e fios na tecelagem de construção de propostas de projetos de cooperação dentro e fora da UFF.

Pontos e fios a partir do olhar de Patricia - Pensarmos