• Nenhum resultado encontrado

PARTE COMUM

3.1. População e Amostra

Este estudo é do tipo exploratório, no qual pretende-se analisar a compreensão dos professores das séries iniciais (Ia a 4a série) quanto ao seu trabalho de educação em saúde, em sala de aula , nas escolas da Rede Municipal de Educação de Itajaí, Estado de Santa Catarina.

A opção pelo estudo deu-se em função de se poder analisar com maior flexibilidade os dados coletados, e respectiva análise, procurando, assim, obter um aprofundamento maior do tema de nosso estudo.

Essa investigação compreende uma amostra que envolve 234 professores da Séries Iniciais (Ia a 4a) e 43 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itajaí - Estado de Santa Catarina, assim distribuídas: cinco (05) grupos escolares de (Ia a 4a série), são que atendem a mais de 100 alunos regularmente matriculados);

dez (10) são escolas isoladas (situam-se, na grande maioria, em zonas rurais, trabalham com salas multiseriadas e têm apenas 01 professor para atender todas as séries); e onze (11) são escolas Municipalizadas (escolas que eram estaduais e passaram a ser administradas pelo Município); estas compreendem escolas isoladas e escolas reunidas (a última atende alunos de séries iniciais, Ia a 4a série, ao contrário das isoladas têm um (1) professor por série).*

___________ 155

* FONTE: Secretaria da Educação de Itajaí, SC. A categorização das escolas no Município de Itajaí ainda é realizada desta maneira.

TABELA 1

RELAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITAJAÍ - SC QUE TRABALHAM COM ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS (Ia A 4a SÉRIE)

Número Escolas da Rede Municipal Número de

de Escolas Escolas Básica Professores

17 E.B. Mal. Olympio Falconieri da Cunha 09

Grupo Escolar

Número Escolas da Rede Municipal Número de

Os professores, para trabalharem com alunos das séries iniciais, (Ia a 4a) são admitidos através de concurso público e devem ter formação a nível de 2o grau em Magistério, ou formação a nível de 3o grau em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais.

As 43 escolas atendem a uma população de 9489 alunos regularmente matriculados nas séries iniciais (Ia a 4a), conforme demonstra TABELA a seguir.

TABELA 2

RELAÇÃO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS (Ia A 4a) REGULARMENTE MATRICULADOS NAS ESCOLAS

MUNICIPAIS ITAJAÍ - SC.-NO ANO DE 1994

SERIE ALUNOS

Ia Série 2306

2a Série 1692

3a Série 2962

4a Série 2529

TOTAL 9489

Os sujeitos da pesquisa, em número de 79 respondentes, compreendem 33,76%, dos professores atuando com alunos de séries iniciais (Ia a 4a). A determinação dos elementos amostrais seguiu os seguintes critérios:

- Levantamento das escolas da Rede Municipal de Ensino que trabalham com alunos das séries iniciais (Ia a 4a), bem como do número de professores atuando, especificamente, com estes junto à Secretaria Municipal de Educação.

- Para determinar o número de elementos de cada instituição de ensino, optou-se, inicialmente, por uma amostra de cada escola, tendo a escolha do professor sido realizada aleatoriamente, independente da série que leciona. O critério adotado foi o de disponibilidade para responder ao questionário. Nesta etapa, tivemos um total de 43 respondentes, determinando, inicialmente, uma amostra de 18,38% da população total de professores que atuam nas séries iniciais (Ia a 4a). A seguir, os questionários foram entregues às escolas e

distribuídos a todos os professores, excluindo-se os que responderam, na primeira etapa, havendo um retomo de 36 questionários o que representou

15,38% da população total deste estudo.

3.2. O Instrumento

O instrumento utilizado compreende um questionário com perguntas abertas a serem respondidos por escrito. Foram entregues pelo pesquisador, em envelopes, e solicitado que fossem devolvidos da mesma maneira, de preferência lacrados, sem a identificação dos respondentes a fim de se preservar o anonimato destes.

No questionário, procurou-se traduzir os objetivos específicos do estudo.

A escolha dos participantes foi realizada aleatoriamente, seguindo os critérios de :

- disponibilidade em responder ao questionário;

- interesse em contribuir para a temática em estudo;

- Ser professor, atuando em sala de aula com alunos de séries iniciais (Ia a 4a) nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Itajaí - SC.

Para a elaboração do instrumento, procedeu-se às seguintes etapas:

- Revisão da literatura pertinente ao tema.

159

- Análise dos aspectos que, segundo a literatura, têm contribuído, com maior relevância, nas questões de educação em saúde, trabalhadas em sala de aula.

- Elaboração do instrumento, a partir das questões de pesquisa e dos objetivos propostos que serão distribuídos em categorias objetivando melhor delineamento metodológico para a análise e interpretação dos dados coletados.

Categoria I : Identificação da formação pedagógica dos professores : As questões 01 e 02 procuram atender a este objetivo:

- Para que série você leciona ?

- Qual a sua habilitação profissional ?

Categoria II- Analisa o nível de conhecimento dos professores sobre educação em saúde do escolar. Nesta fase, os entrevistados respondem a 02 questões com perguntas abertas.

- Para você, o que é ter saúde ?

- O que você entende por educação em saúde do escolar ?

Categoria III - Identifica a compreensão dos professores sobre a educação

Categoria IV

-pedagógica. Esta consta de 04 questões com perguntas abertas, a saber:

- Você acha que a sala de aula é um espaço propício para que se realizem atividades de educação em saúde ? Justifique sua resposta.

- Os conteúdos sobre saúde, trabalhados em sala de aula, na sua opinião, são adequados às necessidades de educação em saúde de seus alunos ? Justifique sua resposta.

- Que conteúdos sobre educação em saúde do escolar são trabalhados por você em sala de aula ? A escolha destes conteúdos são feitas de que maneira ?

- Como você trabalha os conteúdos de educação em saúde com seus alunos ?

Enumera os aspectos que, segundo a compreensão dos professores, têm contribuído ou dificultado para trabalhar em sala de aula os temas de saúde. Os entrevistados respondem a 01 questão com pergunta aberta:

- Quais as facilidades e/ou dificuldades que você encontra para trabalhar em sala de aula com temas de saúde ?

161

Categoria V

Categoria VI

Categoria VII

-Verifica a compreensão dos professores em relação ao seu papel como educador dentro da área de saúde.

- Qual é sua compreensão sobre seu papel como educador na área de saúde ?

Investiga, junto aos professores, se sua formação pedagógica contribuiu para o trabalho de educação em saúde em sala de aula. Esta consta de 01 pergunta aberta:

- A sua formação pedagógica contribuiu para o seu trabalho com temas de educação em saúde em sala de aula ? Justifique sua resposta.

Analisa a compreensão dos professores sobre os programas de educação em saúde desenvolvidos na escola. Nesta fase, os entrevistados respondem a 02 questões com perguntas abertas :

- Existe algum programa ou projeto na área de saúde em sua escola ? Em caso afirmativo, cite-o(os) e diga o que você acha deles.

- Você participou ou participa de cursos de aperfeiçoamento e atualização sobre as questões de educação em saúde do escolar ? Em caso afirmativo, o que você achou deles.

A aplicação dos questionários foi realizada em duas etapas a saber:

- Na primeira etapa, foi entregue 01 questionário por escola para que pudéssemos ter uma amostra representativa de cada. Estes seguiram os critérios estabelecidos para os respondentes já citados.

- Em uma segunda etapa, os questionários foram entregues a todos os professores que lecionam com alunos das séries iniciais (Ia a 4a), com exceção dos que tinham participado da primeira etapa, a participação na pesquisa ficou a critério dos professores.