• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO E USO DOS DADOS

2.3 NA PRÁTICA: A ANÁLISE DOS RESULTADOS

Os dados do SADEAM demonstram que os processos de gestão escolar para o EM adotados pela EEMC nos últimos anos não estão produzindo resultados efetivos de melhoria da aprendizagem dos alunos. Então, há necessidade de se melhorar a gestão dos resultados educacionais.

Realizar a gestão de resultados educacionais23 representa, efetivamente, o interesse específico da gestão na aprendizagem dos alunos. Segundo Lück (2009, p. 56):

Por sua natureza, a gestão de resultados corresponde a um desdobramento de monitoramento e avaliação, com foco específico diretamente nos resultados de desempenho da escola, resultante da aprendizagem dos alunos. Tendo em vista que o papel da escola é promover a aprendizagem e formação dos seus alunos, cabe, portanto, destacar esse foco. Mesmo porque, ele não parece estar recebendo a devida atenção pelas escolas, que consideram as estatísticas educacionais uma questão burocrática, de interesse de sistemas de ensino e de pouca importância para a escola, que é o lugar onde ela deveria estar.

A análise das informações apresentadas, no primeiro capítulo, as informações obtidas na observação participante e nas entrevistas evidenciam que, na Escola, há necessidade de utilização dos instrumentos e de tecnologias de avaliação e monitoramento dos processos e resultados educacionais para orientar a tomada de decisões de gestão e de práticas educativas. Isto nos remete à formação para o uso dados.

23 Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, frequência e proficiência dos alunos. Destacam-se como indicadores de qualidade: a avaliação e a melhoria contínua do projeto pedagógico da escola; a análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados; a identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar com o trabalho da sua gestão; e transparência de resultados (CONSED, 2007).

2.3.1 A Formação para o Uso dos Dados do SADEAM

A formação para uso dos dados do SADEAM é realizada por meio de oficinas anuais. Há, também, uma formação continuada envolvendo o conceito de avaliação educacional em larga escala, fatores associados ao desempenho escolar, e indicadores sociais e educacionais.

Evidencia-se a necessidade de busca por mecanismos para facilitar o entendimento dos atores educacionais em relação às possibilidades de interpretação e uso desses resultados, bem como, no que diz respeito aos obstáculos enfrentados ao longo do processo de apropriação das informações produzidas no âmbito dos sistemas de avaliação (SADEAM, 2014c).

As entrevistas revelaram que o Sistema é visto como um instrumento que contribui para a Educação e, ao mesmo tempo, a equipe pedagógica deseja formação para ter uma melhor apropriação dos resultados. Também foi possível identificar alguma insegurança dos profissionais responsáveis pela orientação da equipe escolar quanto ao uso dos dados produzidos pelo Sistema, ou seja, faltam orientações suficientemente claras sobre o que fazer, exatamente, com os resultados. Nas palavras do Gestor da Escola, em entrevista no dia 30 de julho de 2015: “Para ele (o professor) se apropriar tem que ter alguém que conheça um pouco, e possa travar uma discussão e dali sair propostas, ideias que possam ser colocadas em prática na própria escola”. Observou-se que, neste caso, as dificuldades no trabalho com os dados do SADEAM são mais administrativas e pedagógicas do que propriamente resistência ou rejeição por parte dos professores.

A complexidade dessas informações, no contexto escolar, e as dificuldades em proporcionar momentos de formação docente mais abrangentes podem ajudar a explicar os problemas relacionados à compreensão desses resultados. Além disso, o esforço em pensar como usar os resultados do SADEAM em âmbito escolar, para além da interpretação inicial abordada na capacitação existente, recai em grande medida sobre os profissionais da própria Escola.

2.3.2 Alguns obstáculos na divulgação dos dados

As avaliações do SADEAM estão presentes na política pública da educação amazonense há mais de sete anos. O caráter censitário e o estabelecimento de

metas anuais do IDEAM promovem mobilização de gestores, escolas, professores e comunidades em torno dessa avaliação.

Entretanto, observa-se que as informações produzidas pelo Sistema ainda não são suficientemente exploradas na Escola como subsídio para a gestão educacional e o trabalho pedagógico. Há indícios de obstáculos na própria divulgação dos dados, tendo em vista que, na unidade escolar, apenas o gestor recebe os resultados por descritor24 que são enviados pela Coordenadoria Regional; de dificuldades para compreensão dos dados e pouca influência destes nos planejamentos e intervenções educacionais. De fato, a tomada de decisão com base nas informações do SADEAM por coordenadores e gestores “ainda não é o cenário que nós vemos nas escolas” (ASSESSORA 2 da GAD, em entrevista dia 22 de julho de 2015).

As entrevistas indicaram que a função da Coordenadoria Regional é fundamental neste processo, pois:

Os resultados são enviados para as coordenadorias e, consequentemente, as coordenadorias deveriam enviar para os gestores das escolas; e esses gestores deveriam passar esses resultados, através de um trabalho, para os professores. Só que nem sempre esses resultados chegam até o professor, então depende muito da coordenadoria do município, da maneira como eles se organizam (ASSESSORA 1 da GAD, em entrevista dia 22 de julho de 2015).

É importante destacar que, a Coordenadoria Regional de Ensino de Presidente Figueiredo foi criada no início de 2014, e antes desta data não havia uma estrutura própria. Quem respondia pela SEDUC no Município era um Gestor Representante, ou seja, um gestor escolar que exercia também a função de coordenador regional25. Tal fato, considerando o acúmulo de funções, concorreu para que ocorresse, naquele período, uma divulgação precária dos resultados do SADEAM tanto para a Escola quanto para a comunidade local através dos eventos de Mostra de Gestão.

24 Os resultados por descritor e os resultados por aluno complementam as informações da Revista Pedagógica, são fundamentais para o trabalho com os dados na unidade escolar, e não são disponibilizados para o público no site do SADEAM. Veja mais em (SADEAM, 2014b).

25 Informação obtida em entrevista com a Coordenadora Regional de Ensino de Presidente Figueiredo em 28 de julho de 2015.

Documentos relacionados