• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA C2. Produzir textos escritos

9º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA C2. Produzir textos escritos

a partir do uso adequado das marcas do gênero e do tipo textual, considerando a situação de produção escrita, o suporte, os interlocutores e os objetivos do texto.

H31. Produzir textos injuntivos instrucionais, indicando o objetivo a ser atingido.

H32. Produzir artigos científicos com estrutura adequada.

H33. Produzir artigo de opinião tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria deste tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos - de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.

P1. Escrevendo texto injuntivo.

P2. Apresentando comando sem ações sequencialmente ordenadas.

P3. Relacionando elementos verbais e não verbais.

P4. Escrevendo artigos científicos a partir da estrutura:

introdução, desenvolvimento e conclusão.

P5. Elaborando estratégias de informação: definições, descrições, comparações, enumerações, exemplos, gráficos e tabelas.

C1. Produção de textos injuntivos: instruções C2. Produção de texto expositivo: artigo científico

C3. Produção de texto argumentativo

A1. Ajuda A2. Participativa A3. Reflexão A4. Aplicação

H34. Utilizar os recursos da norma-padrão com estruturas sintáticas complexas.

H35. Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiático, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.

H36. Planejar artigos de opinião, tendo em vista as condições de produção do texto: objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc., a partir da escolha do tema ou questão a ser discutido(a), da relevância para a turma, escola ou comunidade, do levantamento de dados e informações sobre a questão, de argumentos relacionados a diferentes posicionamentos em jogo, da definição - o que pode envolver consultas a fontes diversas, entrevistas com especialistas, análise de textos, organização esquemática das informações e argumentos - dos (tipos de) argumentos e estratégias que pretende utilizar para convencer os leitores.

H37. Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola e/

ou a comunidade escolar, da definição do público-alvo, das peças que serão produzidas, das estratégias de persuasão e convencimento que serão utilizadas.

H38. Planejar reportagem impressa e em outras mídias (rádio ou TV/vídeo, sites), tendo em vista as condições de produção do texto - objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. - a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema - que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes diversas, análise de documentos, cobertura de eventos etc. -, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc., da produção de infográficos, quando for o caso, e da organização hipertextual (no caso a publicação em sites ou blogs noticiosos ou mesmo de jornais impressos, por meio de boxes variados).

P6. Utilizando, para argumentação, diferentes tipos de argumento: autoridade, comprovação, exemplificação.

P7. Escrevendo com domínio dos recursos sintáticos.

P8. Empregando os mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão nas produções textuais conforme o gênero e os propósitos do texto.

P9. Planejando e produzindo reportagens, considerando os elementos constituintes desse gênero e os recursos linguísticos compatíveis com as condições de produção.

P10. Produzindo artigo de opinião, assumindo posição diante do tema e elaborando argumentos consistentes e de diferentes tipos que sustentem a opinião do autor e refute aqueles que a contrariam, instaurando o debate e problematizando a temática.

P11. Criando peças publicitárias com temas de relevância e interesse do público adolescente e da comunidade escolar escola a fim de envolver, por meio de linguagem apropriada ao gênero e estratégias de persuasão, todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma causa.

P12. Realizando pesquisas de opinião e propondo ações e projetos de intervenção a partir dos resultados alcançados e divulgados de forma a contribuir para a melhoria da escola ou da comunidade.

P13. Produzindo resenhas de livros e filmes, posicionando-se criticamente, por meio do uso de paráfraposicionando-ses, marcas do discurso e citações.

P14. Produzindo e avaliando textos narrativos individualmente ou em grupos, usando os conhecimentos sobre os elementos estruturais e recursos expressivos típicos das narrativas.

P15. Criar paródias de poemas, explorando as figuras de linguagem e os jogos de palavras e imagens a fim de apresentar diferentes efeitos de sentido.

C4. Recursos linguísticos para a produção de textos: ortografia, regência, concordância, verbos e pontuação

H38. Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/

necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

H39. Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

H40. Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

H41. Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

H42. Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

PRÁTICA DE LINGUAGEM: ORALIDADE C3. Compreender e utilizar- se

de diversos gêneros textuais orais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.

H43. Defender opiniões por meio de argumentos e contra-argumentos coerentes.

H44. Utilizar estratégias de construção do texto oral, considerando os objetivos, o contexto e os interlocutores.

H45. Sintetizar argumentos orais.

H46. Expor resultados de pesquisa por meio de textos orais estruturados.

P1. Participando de forma cooperativa nas interações orais, na troca de ideias com argumentações e contra argumentações, ouvindo e respeitando as diversas opiniões dos textos em diferentes gêneros e recursos visuais.

P2. Percebendo o contexto, os objetivos e os interlocutores como determinantes da produção de texto oral.

P3. Organizando os argumentos ouvidos para usá-los em produção oral de autoria.

P4. Fazendo exposições orais de pesquisas e de registros.

C1. Debates C2. Estratégias de produção de texto oral C3. Sínteses de argumentos C4. Exposição oral e seminários

A1. Respeito A2. Escuta A3. Registros

H47. Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate - perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

H48. Planejar entrevistas orais com pessoas ligadas ao fato noticiado, especialistas etc., como forma de obter dados e informações sobre os fatos cobertos sobre o tema ou questão discutida ou temáticas em estudo, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, partindo do levantamento de informações sobre o entrevistado e sobre a temática e da elaboração de um roteiro de perguntas, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática, realizar entrevista e fazer edição em áudio ou vídeo, incluindo uma contextualização inicial e uma fala de encerramento para publicação da entrevista isoladamente ou como parte integrante de reportagem multimidiático, adequando-a a seu contexto de publicação e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

H49. Tecer considerações e formular problematizações pertinentes, em momentos oportunos, em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

H50. Tomar nota de vídeo aulas, aulas digitais, apresentações multimídias, vídeos de divulgação científica, documentários e afins, identificando, em função dos objetivos, informações principais para apoio ao estudo e realizando, quando necessário, uma síntese final que destaque e reorganize os pontos ou conceitos centrais e suas relações e que, em alguns casos, seja acompanhada de reflexões pessoais, que podem conter dúvidas, questionamentos, considerações etc.

H51. Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

P5. Planejando e participando de debates e juris simulados com regras pré-estabelecidas, a partir de informações levantadas e argumentos que possam sustentar o posicionamento defendido.

P6. Realizar entrevista orais com especialistas e pessoas ligadas ao assunto em estudo, como forma de obtenção de dados e informações que corroborem com o projeto ou trabalho a ser realizado.

P7. Anotando considerações e observações de aulas, apresentações orais e entrevistas, tendo em vista o apoio ao estudo e a produção de sínteses.

P8. Comparando diferentes posições, argumentos e propostas sobre o mesmo assunto a fim de avaliar a validade dos argumentos e formular propostas diferentes, quando for o caso.

PRÁTICA DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA C4. Compreender e usar a Língua

Portuguesa em diferentes situações enunciativas, seja na forma oral ou escrita.

H52. Analisar as variedades de registro: fala e escrita.

H53. Reconhecer as variedades de contexto: formal e informal.

H54. Conhecer os conceitos de norma-padrão e de preconceito linguístico.

H55. Identificar estrangeirismos.

H56. Compreender a estrutura sujeito.

H57. Identificar orações subordinadas em períodos compostos.

H58. Conhecer os casos de regência da norma-padrão.

H59. Conhecer as regras de colocação pronominal da norma-padrão.

H60. Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

H61. Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

H62. Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.

H63. Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

H64. Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.), catáforas (remetendo para adiante ao invés de retomar o já dito), uso de organizadores textuais, de coesivos etc., e analisar os mecanismos de reformulação e paráfrase utilizados nos textos de divulgação do conhecimento.

H65. Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.

P1. Comparando as diferenças linguísticas relacionadas aos registros escrito e falado.

P2. Reconhecendo comentários que denotam preconceito linguístico.

P3. Discutindo conceitos de norma-padrão e não padrão.

P4. Reconhecendo a origem do preconceito linguístico.

P5. Avaliando a pertinência do uso do estrangeirismo.

P6. Conhecendo a estrutura das orações com predicados nominais.

P7. Classificando os predicados.

P8. Diferenciando os valores semânticos dos verbos de ligação.

P9. Classificando orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais.

P10. Conhecendo os casos de regência verbal e nominal.

P11. Comparando o uso das regências na norma-padrão com seu uso na forma coloquial.

P12. Analisando as regras de colocação pronominal.

P13. Comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com seu uso na forma coloquial.

P14. Analisando os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem em textos de diferentes gêneros e usando-as em produção própria, de acordo com a intenção comunicativa.

P15. Produzindo textos e aplicando os conhecimentos ortográficos, linguísticos, semânticos e sintáticos de acordo com a norma padrão.

P16. Utilizando em debates operadores argumentativos que marcam defesa de ideia.

P17. Usando em textos modos de indicar uma avaliação sobre proposições (valor e condições de verdade).

P18. Escrevendo textos, fazendo uso de mecanismos de progressão temática (anáfora, catáfora e dêixis).

P19. Relacionando partes do texto, identificando termos de referenciação. C6. Regências verbal e nominal

H66. Analisar e utilizar modalização epistêmica, isto é, modos de indicar uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade de uma proposição, tais como os asseverativos - quando se concorda com (“realmente, evidentemente, naturalmente, efetivamente, claro, certo, lógico, sem dúvida” etc.) ou discorda de (“de jeito nenhum, de forma alguma”) uma ideia; e os quase-asseverativos, que indicam que se considera o conteúdo como quase certo (“talvez, assim, possivelmente, provavelmente, eventualmente”).

H67. Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

H68. Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

H69. Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

H70. Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer”

e “permanecer”.

H71. Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.

H72. Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.

H73. Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.

H74. Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.

H75. Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

H76. Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.

P20. Estudando textos de divulgação científica que circulam na internet para entender a estrutura de hipertextos e hiperlinks.

P21. Analisando, em textos lidos, e aplicando, em produção própria, estruturas sintáticas complexas.

P22. Analisando e identificando, em textos, as partes que compõem o predicado nominal.

P23. Entendendo a relação entre sujeito, verbo de ligação e predicativo e analisando o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação.

P24. Percebendo as diferenças entre o emprego das regras de concordância nominal e verbal de acordo com a norma-padrão e na produção oral coloquial.

P25. Avaliando criticamente e discutindo as regras de colocação pronominal estabelecidas pela norma-padrão em comparação com produção oral coloquial.

P26. Estabelecendo em produções próprias as relações adequadas entre as conjunções coordenativas e subordinativas e as orações conectadas por elas.

P27. Analisando frases simples e complexas para identificação de constituintes e das respetivas funções sintáticas, divisão e classificação de orações.

P28. Identificando, em textos, a presença e o sentido produzido pelo uso de vícios de linguagem e estrangeirismos e avaliando seus usos em relação a compreensão textual.