• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICA DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS C3. Produzir textos escritos a

PROCEDIMENTAIS CONCEITUAIS ATITUDINAIS

PRÁTICA DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS C3. Produzir textos escritos a

partir do uso adequado das marcas do gênero e do tipo textual, considerando a situação de produção escrita, o suporte, os interlocutores e os objetivos do texto.

H29. Produzir de forma coerente e coesa os gêneros textuais especificados:

- Produzir cartas, e-mails e posts para redes sociais ou blogues, em situações formais e informais;

- Produzir relatos;

- Produzir notícias sobre temas relevantes.

H30. Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H31. Identificar os elementos que funcionam como sinônimos, antônimos e homônimos de palavras do texto.

H32. Utilizar mecanismos de representação de diferentes vozes no texto.

H33. Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção do texto - objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. - a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato - que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos - do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

H34. Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero - título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão - e o estabelecimento adequado de coesão, produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

H35. Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto

-P1. Fazendo uso dos recursos linguísticos de forma coerente e coesa na produção de diversos gêneros de textos.

P2. Refletindo sobre o endereçamento dos textos e as escolhas linguísticas adequadas à interlocução.

P3. Utilizando modos e tempos verbais adequados ao desenvolvimento de fatos passados, articulando sequências de fatos, pessoas, tempos e espaços.

P4. Utilizando de forma adequada as partes que formam a sentido diferente mesmo com palavras de mesma grafia.

P7. Usando os verbos do dizer, construção linguística e a pontuação adequados para produção de discursos direto e indireto.

P8. Criando narrativas a partir da estrutura de verbos, criando poemas compostos por estrofes e versos com rimas e expressões figurativas.

P9. Planejando e escrevendo notícias impressas e digitais, tendo em vista as características do gênero, a partir da escolha do fato a ser noticiado, dos dados e informações sobre este fato.

P10. Planejando e escrevendo resenhas, vlogs, vídeos, podcasts e textos para fanzines, fanclipes, dentre outros próprios das culturas juvenis, tendo em vista as características do gênero, as condições de produção do texto, o objeto de análise (livro, filme, série, game etc.) e a forma como serão apresentados (vídeos, videoclipe, fanclipe etc).

P11. Produzindo textos publicitários, explorando recursos semióticos, utilizando linguagem adequada a esse gênero, tendo em vista a função desempenhada por eles.

P12. Pesquisando e divulgando resultados sobre questões problemas que envolvam a vida em sociedade, por meio de apresentações orais ou artigos de divulgação científica.

C1. Gêneros:

- Cartas, e-mails e posts - Relatos de experiência pessoal

- Notícias C2. Conhecimentos linguísticos: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas e pontuação C3. Recursos de coesão referencial: nome e pronome

C4. Recursos de coesão semântica: sinonímia, antonímia e homonímia C5. Recursos de representação de vozes textuais: discurso direto e indireto

objetivo,leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. - a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar - livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. - da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente, ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.

H36. Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.

H37. Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.

H38. Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

H39. Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

H40. Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

H41. Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

P13. Realizando notas mentais, esquemas e resumos sobre diferentes assuntos, usando adequadamente paráfrases e citações.

P14. Produzindo narrativas ficcionais, atentando para sua estrutura e usando tempos verbais adequados à narração, assim como inserindo discursos diretos e indiretos corretamente.

P15. Escrevendo poemas, cordéis, poemas visuais, vídeo-poemas, utilizando recursos sonoros, visuais e semânticos adequadamente.

H42. Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

PRÁTICA DE LINGUAGEM: ORALIDADE C4. Expressar-se oralmente de

forma autônoma e autoral. H43. Ler expressivamente para o outro.

H44. Oralizar textos.

H45. Localizar e hierarquizar informações em textos falados.

H46. Organizar informações explícitas e implícitas.

H47. Inferir informações.

H48. Justificar fatores determinantes de registro linguístico formal e informal, como: contexto, ambiente, tema, grau de intimidade entre os falantes.

H49. Adequar o nível de formalidade.

H50. Respeitar a variação linguística por características sociais, regionais, urbanas e rurais da fala.

H51. Identificar e registrar informações principais em apresentações orais.

H52. Reconhecer manifestações de preconceito linguístico como formas de discriminação e de dominação.

H53. Expor, em tempos determinados, resultados de pesquisa ou estudo em colaboração com o grupo.

H54. Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, por que aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

H55. Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola, formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

P1. Lendo diversos textos com ênfases, respeitando acentuações, grafias e pontuações, assim como, ritmo ao objetivo proposto.

P2. Conceituando, através de exercícios, a diferença entre língua e linguagem.

P3. Lendo diversos textos com ênfases, respeitando acentuações, grafias e pontuações, assim como, ritmo ao objetivo proposto.

P4. Esquematizando as informações apresentadas nos diversos gêneros e tipos textuais.

P5. Adequando vocabulário, pronúncia, entonação, gestos, pausas e ritmos à produção do texto expositivo.

P6. Realizando entrevistas, levantando dados do entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, tendo em vista as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada.

P7. Respeitando os momentos propícios para falas durante participação em debates, conversações, atividades coletivas ou discussões, formulando perguntas pertinentes ao tema e coerentes em momentos oportunos.

P8. Anotando considerações e observações de aulas, apresentações orais e entrevistas, tendo em vista o apoio ao estudo e a produção de sínteses.

C1. Leitura e estratégias de leitura desenvolvidas em textos falados C2. Variações linguísticas C3. Estratégias de escuta C4. Manifestações de preconceito linguístico C5. Gênero exposição oral

A1. Proatividade A2. Autonomia A3. Escuta

H56. Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

PRÁTICA DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUISTICA/ SEMIÓTICA C5. Compreender as práticas de

análise linguística e gramatical como estratégia para o desenvolvimento produtivo de práticas, oralidade, leitura e de escrita.

H57. Formar antônimos com acréscimo de prefixos que expressam negação: in, des, anti.

H58. Analisar a função e as flexões dos substantivos, dos adjetivos e dos verbos regulares, nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo.

H59. Identificar o efeito de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intensão comunicativa.

H60. Empregar adequadamente as regras de concordância entre os nomes - substantivos e determinantes, verbos e sujeitos.

H61. Identificar, em um texto, sequência de palavras com ou sem verbo que constituem um sentido completo.

H62. Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas.

H63. Identificar sequências nominais e verbais na composição de uma oração.

H64. Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples ou compostos.

H65. Identificar, em períodos compostos, orações separadas por vírgula sem a utilização de conectivos, nomeando-os como períodos compostos por coordenação.

H66. Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

H67. Reconhecer a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de notas de rodapés ou boxes.

H68. Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua escrita.

H69. Pontuar textos adequadamente.

P1. Reescrevendo palavras acrescentando os sufixos adequados.

P2. Reconhecendo e diferenciando substantivos, adjetivos e verbos.

P3. Conhecendo as flexões dos substantivos, adjetivos e verbos.

P4. Reconhecendo o efeito de sentido dos modos verbais, da posição de adjetivos na sequência nominal e dos graus de substantivo.

P5. Reconhecendo a combinação entre as palavras de uma frase.

P6. Reconhecendo e diferenciando frases e orações em um parágrafo.

P7. Produzindo frases e orações coesas e coerentes.

P8. Encontrando orações nos períodos e classificando os períodos.

P9. Reconhecendo a importância das vírgulas para separar e organizar orações no período.

P10. Construindo textos, usando de forma coerente e coesa os modos e tempos verbais, além de concordância entre os termos, pontuação e ortografia.

P11. Utilizando critérios de organização tópica, marcas linguísticas e mecanismos de paráfrase para organizar adequadamente os textos produzidos.

P12. Reconhecendo e criando hipertextos em textos de divulgação científica, de forma a reconhecer sua função.

P13. Escrevendo frases ou textos com ortografia correta e respeitando as regras da língua escrita.

P14. Usando, em textos, recursos de coesão referencial e sequencial.

C1. Sinonímia e antonímia C2. Morfologia:

Substantivo, Adjetivo e verbos regulares C3. Concordância nominal e verbal - substantivos, adjetivos e verbos C4. Estrutura de frase e de oração

C5. Oração e período C6. Pontuação

A1. Autonomia A2. Responsável A3. Cooperação

H70. Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal), sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

H71. Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

H72. Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

H73. Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.

H74. Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).

H75. Utilizar, ao produzir um texto, os recursos linguísticos necessários:

modos e tempos verbais, concordância, ortografia e pontuação.