• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.5 O problema de oferta e demanda de formação em gestão escolar na SEEDUC/RJ

O Programa de Educação executado no estado do Rio de Janeiro propõe diversas mudanças na estrutura, no modo de Gestão das Escolas, no ensino e no dia a dia em sala de aula, exigindo dos Gestores Escolares um perfil de competências e habilidades bastante diferenciado do que era determinado anteriormente. Esta mudança de perfil de Gestor de Escola aponta para a necessidade de formação e instrumentalização, possibilitando-lhe atender às novas demandas da SEEDUC/RJ.

Tudo isto posto, fica constatada a necessidade de analisar a Política de Formação instituída no âmbito da SEEDUC/RJ voltada para os Diretores Escolares. A análise desta Política permitirá a ampliação de estratégias de formação que garantam um melhor preparo dos gestores escolares em efetivo exercício, de modo a estarem em condições de enfrentar os desafios que se apresentem no contexto da gestão escolar com foco no alcance de metas. Tal fato ratifica a importância de continuar se planejando, investindo e ampliando as ações de capacitação que propiciem a estes gestores aprenderem permanentemente, trocando experiências e disseminando boas práticas. Segundo Lück (2010), esta preparação refletir-se-á de forma direta no desempenho deste gestor:

[...] suas ações serão tão largas ou estreitas, tão sólidas ou fracas, tão consistentes ou frágeis, quanto o forem seus conhecimentos e suas habilidades. Em consequência, evidencia-se como de significativa relevância para melhorar o desempenho de diretores escolares a atenção com a qualidade e consistência de cursos capacitação, daí ser necessário examinar a política de capacitação de diretores e quais as condições para melhorar os cursos e iniciativas nesse sentido (LÜCK, 2010, p. 57).

Como já descrito anteriormente, em 2010, o estado do Rio de Janeiro encontrava-se em 26º lugar no Ranking do IDEB. Todo este trabalho desenvolvido pela SEEDUC já apresenta, desde o ano de 2012, seus primeiros sinais de avanço. Após um ano de execução de todos os projetos, a equipe do estado do Rio de Janeiro comemora a elevação de 11 posições no IDEB, atingindo o 15º lugar, ao lado do estado de Goiás. Este ano, quando forem anunciados os resultados, o nosso estado poderá aferir se a meta de estar entre os 5 primeiros estados brasileiros no IDEB de 2014, planejada no início de 2011, foi ou não atingida.

Há muito a ser feito, ainda. O atual Secretário permanece nomeado e todas as ações iniciadas passam por um processo de continuidade, sendo avaliadas e melhoradas. Além disso, novas atuações têm sido planejadas.

A Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro tem demonstrado preocupação quanto à formação dos Gestores Escolares da Rede Estadual de Ensino e se responsabilizado por planejar e trabalhar, em parceria ou não com outras instituições que possam melhor preparar estes Gestores. Conforme descrito em seções anteriores, várias ideias foram postas em prática e ainda estão em processo de implementação, constatando-se um esforço na formulação, no planejamento e na realização das mesmas. Toda a equipe busca atender ao que preconiza Lück (2010): “[...] evidencia-se como imprescindível que o Diretor Escolar receba uma preparação inicial e que ela seja continuamente renovada e atualizada mediante a capacitação continuada e em serviço” (LÜCK, 2010, p. 57).

Para Kuenzer (2013), consultora responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico de Formação e de Desenvolvimento de Pessoas da Escola SEEDUC, “não é possível superar as dificuldades da prática em direção a sua transformação, sem sólido conhecimento teórico; caso contrário, recai-se numa prática limitada e repetitiva para a qual o senso comum é suficiente” (KUENZER, 2013, p. 24).

Mintzberg (2010) defende a ideia de que o trabalho de Gestão deve necessariamente conjugar e alinhar ciência, prática e arte. A ciência oferece o conhecimento teórico, acadêmico e científico. A prática, por sua vez, representa o fazer cotidiano, o aprendizado adquirido com a experiência do saber-fazer. Por fim, a arte na gestão diz respeito ao uso da intuição, da experiência e do “feeling” do Gestor. Significa afirmar que, quanto maior for a capacidade do Gestor conjugar ciência e prática, melhor será o desenvolvimento da dimensão da arte, na Gestão. Sobre isso, o autor afirma que:

[...] Gerenciamento, porém, é onde Arte, Ofício e Ciência se encontram, segundo o autor, e você não pode fazer nada com Ofício, quando as pessoas não possuem experiência, já que este é, por definição, enraizado nela [...] gerenciamento não é uma profissão e também não é uma ciência, mas uma prática e, portanto, necessita ser aprimorada desta maneira (MINTZBERG, 2010, p. 1).

As ideias defendidas por Kuenzer (2013) e Mintzberg (2010), podem ser evidenciadas na realização do curso de MBA em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, como um possível exemplo de formação em gestão, uma vez que vêm oportunizando aos Diretores Escolares que dele tomam parte, o alinhamento entre a ciência, a prática e a arte. Os Gestores participantes, com o estudo das disciplinas propostas, podem obter conhecimentos importantes que os auxiliem na superação de dificuldades encontradas, com embasamento teórico que propicie um gerenciamento mais profissional e sólido, contribuindo para a transformação de suas realidades. A oferta deste Curso tem a pretensão de atingir a todos os Gestores de Escola, em um período determinado de tempo (2011 a 2016).

Em outras palavras, a realização do Curso em questão demonstra a preocupação da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, com a formação de seus Diretores. Neste sentido, buscou-se ampliar os Cursos ofertados de maneira que atendam a diferentes interesses e perfis, criando ofertas de vagas em níveis de Extensão, Aperfeiçoamento, Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. De todas as ações de formação oferecidas pela SEEDUC aos Gestores Escolares, duas delas permanecem abertas: o MBA em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação e o curso do PSI. E uma delas, o Fórum de Gestão e Liderança, foi uma experiência

piloto que a partir dos resultados alcançados, outras propostas possam ser elaboradas.

No que concerne ao MBA em Gestão Empreendedora, importante salientar que, não obstante ao grande número de oferta de vagas em decorrência do quantitativo de Diretores Escolares em exercício na Rede, na prática, nem todos os Gestores efetivos vêm se inscrevendo. Este fato aponta para a necessidade de investigação sobre os motivos pelos quais isto vem acontecendo, e, a possível dificuldade enfrentada pela Secretaria em propor ações de formação continuada que contemplem todos os ocupantes de cargo de Direção Escolar na Rede.

Entende-se que estes três cursos: MBA em Gestão Empreendedora com ênfase em Educação, o curso do PSI, e o Fórum de Gestão e Liderança, por melhores que sejam, podem não ser suficientes para suprir as necessidades dos Gestores frente à sua prática de trabalho. Neste sentido, pode-se propor a seguinte questão-problema: as ações de formação em Gestão propostas pela SEEDUC/RJ, até o momento, estão atendendo a todas as necessidades do contingente de Diretores? Percebe-se a existência ainda de um gap entre a oferta dos cursos pela Secretaria e a real demanda de formação por parte destes Diretores de Escola.

Esta questão-problema pode ser desdobrada nas seguintes questões de investigação, que orientarão a pesquisa de campo:

1. Até que ponto estes três cursos de formação empreendidos pela SEEDUC atendem às necessidades percebidas pelos Diretores de Escola no seu cotidiano de trabalho?

2. Quais são as necessidades de aquisição de conhecimento para embasar a prática de Gestão Escolar percebidas para aqueles que ocupam essa função na SEEDUC?

3. Quais as competências, habilidades e atitudes exigidas para um Gestor Escolar atuante no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro?

4. Em que medida a Política de Formação instituída no Decreto nº 42793/2011, precisa ser revisada?

Tendo esta Dissertação o objetivo de identificar e analisar as demandas de formação dos Gestores de Escola na SEEDUC/RJ, de modo a contribuir com a

proposição de ações que possam suprir as demandas existentes, o primeiro capítulo deste trabalho descreveu a atual política educacional do estado do Rio de Janeiro com foco na política de formação e desenvolvimento de servidores em vigor, especificamente as ações direcionadas ao Gestor Escolar.

Desse modo, considerando o número total de Gestores, Gerais e Adjuntos, em efetivo exercício na Rede e o número de vagas disponibilizadas nas diversas ações realizadas nos três últimos anos, a partir dos dados apresentados, pode-se inferir que existe por parte da SEEDUC/RJ um esforço voltado para a capacitação dos Gestores, porém, este não está sendo suficiente se considerarmos a existência de um número de gestores que não está aderindo às vagas do curso de MBA; um grupo de diretores interinos que não está sendo contemplado em nenhuma das ofertas; e que menos da metade do quantitativo de gestores participou de algum Curso de formação oferecido pela SEEDUC. Não se pode afirmar que este grupo não tenha feito qualquer outro tipo de formação independentemente, porém, há indicativos que levam à suposição de existência de um gap de formação, bem como da necessidade de uma investigação visando à proposição de ações que possam aperfeiçoar o trabalho que já vem sendo implementado pela equipe de desenvolvimento da SEEDUC/RJ.

No próximo capítulo, serão apresentadas a fundamentação teórica do trabalho, a metodologia de pesquisa e a apresentação e análise dos resultados obtidos.

2 A POLÍTICA E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA NA