• Nenhum resultado encontrado

2 A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SADEAM NA DISCIPLINA DE

2.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Nesta seção serão apresentados o percurso e os instrumentos metodológicos utilizados para realização desta pesquisa. Será também apresentado o motivo pelos quais se deu a referida escolha.

Nas seções anteriores, foi destacado que o presente trabalho objetiva pesquisar a ação gestora na apropriação dos resultados das avaliações em larga escala do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), no 3º Ano do Ensino Médio, na disciplina de matemática em uma escola de tempo integral no interior do estado do Amazonas nos anos 2013 e 2014.

Porém, cabe destacar que o gestor escolar embora exerça a função principal de conduzir o trabalho da escola, deve fazê-lo de forma democrática e participativa. Neste sentido, os demais atores escolares como o apoio pedagógico, os professores são coautores do

processo de ensino que ocorre na instituição. E por considerar a importância do trabalho em conjunto é que a pesquisa envolverá todos esses sujeitos, buscando conhecer suas percepções sobre o SADEAM, seus pontos de vista sobre o trabalho da gestão, sobre as ações mobilizadas para a apropriação dos resultados do SADEAM, e até que ponto esses resultados implicam no planejamento da escola.

A pesquisa aqui apresentada é um Estudo de Caso de abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa serão obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas.

Segundo Yin (2001), o estudo de caso

[...] representa a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Pode-se complementar esses estudos de casos “explanatórios” com dois outros tipos – estudos “exploratórios” e “descritivos” (YIN, 2001, p. 10).

Na concepção de Yin (2001), o estudo de caso apresenta-se como uma estratégia que deve ser utilizada quando o pesquisador deseja buscar respostas para indagações sobre o “como” e o “por que” de determinados fenômenos em contexto da vida real. Neste sentido, o emprego deste procedimento metodológico se aplica ao objetivo da presente investigação que pretende compreender quais são as ações gestoras mobilizadas na escola pesquisada para a apropriação dos resultados de matemática do SADEAM.

Conforme Gerhardt e Silveira (2009), a abordagem qualitativa tem como foco os aspectos de uma determinada realidade que não se pode quantificar e busca compreender e explicar a dinâmica das relações sociais estabelecidas em um grupo ou organização.

Nesse sentido, Gerhardt e Silveira (2009) citando Minayo (2001) destacam que:

[...] a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 32).

Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas com o gestor, com o apoio pedagógico e com dois professores de matemática da escola. Lakatos (2003, p. 222) destaca a entrevista como “uma conversação efetuada face a face, de maneira metódica; proporciona ao entrevistador, verbalmente, a informação necessária”.

O pesquisador organiza um conjunto de questões (roteiro) sobre o tema que está sendo estudado, mas permite, e às vezes até incentiva, que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo como desdobramentos do tema principal (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p.72). Foram, portanto, elaborados três roteiros de entrevistas. O primeiro roteiro (Apêndice A) foi direcionado ao gestor da escola, o segundo roteiro (Apêndice B) foi dirigido ao apoio pedagógico, o terceiro roteiro (Apêndice C) foi destinado aos dois professores de matemática da escola.

As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivo obter informações desses atores escolares sobre suas percepções a respeito do SADEAM e sobre como acontece a apropriação dos resultados destas avaliações dentro da referida escola. Sendo assim, esse instrumento permitiu a obtenção de informações próprias de cada entrevistado com a possibilidade de informações que podem ir além das expectativas do pesquisador (LAKATOS, 2003).

Os roteiros de entrevistas elaborados foram estruturados de acordo com os dois eixos de análise definidos para este estudo, a saber: percepção dos atores escolares da escola sobre as avaliações externas e apropriação dos resultados do SADEAM pelos atores da escola.

As entrevistas semiestruturadas foram realizadas nos dias 12 e 27 do mês de maio no ano 2016. Combinadas pessoalmente no dia 04 de maio e confirmadas dois dias antes de sua realização. Como faço parte do quadro docente da escola investigada, os entrevistados se mostraram cordiais para a realização da entrevista.

As entrevistas com o coordenador pedagógico e com os dois professores de matemática ocorreram no dia 12 de maio de 2016, na biblioteca da escola. Cada uma aconteceu de forma individual, com gravação em áudio. No horário da entrevista não havia atividade na escola.

A entrevista do coordenador pedagógico teve dois momentos de interrupções. No primeiro momento, aos três minutos e trinta segundos de duração, o entrevistado acenou que parasse de gravar sob alegação de não estar seguro do que responderia sobre a pergunta. A gravação foi pausada, o entrevistado então ficou um breve instante pensando e pediu para retomar a entrevista. No segundo momento, o entrevistado pediu novamente que pausasse a gravação, e se mostrando reflexivo, repetiu a pergunta que lhe foi feita e pediu que retomássemos a entrevista, desta vez sem cortes, até o encerramento.

A segunda entrevista do dia 12 de maio, realizada com um dos professores de matemática que se encontrava na escola. A entrevista com este professor se deu sem interrupções. A última entrevista realizada no dia 12 de maio ocorreu as 21h20 com o segundo professor de matemática, logo após iniciar o recreio dos alunos do turno noturno. Essa foi interrompida uma vez por uma chamada no celular do professor que se desculpou dizendo se tratar de um familiar que se encontrava em outra cidade. Logo após a chamada telefônica, o professor retomou sua fala até o encerramento da entrevista.

Neste mesmo dia, estava prevista ser realizada a entrevista com a gestora, que conforme acordado, seria às 15 horas em sua residência, pelo fato desta se encontrar em período de licença maternidade. No entanto, ao chegar ao local combinado ela não se encontrava. Foi agendado, por telefone, um segundo encontro para a entrevista, contudo, ela não aconteceu, pois, a entrevistada tinha outro compromisso. Foi combinado um terceiro encontro, dia 27 de maio, na residência da gestora onde a entrevista foi realizada sem interrupção.

Com o intuito de manter preservada a identidade dos entrevistados nesta pesquisa, a equipe gestora será mencionada como Gestor, o coordenador pedagógico como CP, os professores de matemática como P1 e P2. Embora os professores sejam de gêneros diferentes estes serão tratados apenas no gênero masculino para preservação de suas identidades. Destaca-se que para efetuar as transcrições das entrevistas optou-se por fazer uso da norma culta da língua portuguesa, para facilitar a compreensão das falas e de seu contexto, evitando os possíveis vícios de linguagem.

Considera-se relevante destacar que no mês de março de 2016, houve troca de gestor da escola pesquisada. A entrevista foi realizada com a gestora afastada da escola por ter exercido a função de 2013 a fevereiro de 2016.

Neste ano de 2016 não foi autorizada a lotação de pedagogo e coordenadores pedagógicos na escola. O coordenador pedagógico entrevistado exerceu a função pelo mesmo período que a gestora afastada. Atualmente o coordenador pedagógico está lotado em sala de aula.

Com relação ao perfil dos sujeitos entrevistados, gestora, coordenador pedagógico e dois professores de matemática todos possuem curso superior.

A gestora tem licenciatura plena em Letras e pós-graduação lato-sensu em Docência do Ensino Superior. Ela trabalha há seis anos na área da educação e seu tempo de trabalho na escola é de três anos, nos quais exerceu a função de gestora. A servidora está em cumprimento do estágio probatório.

O coordenador pedagógico (CP) tem curso Normal Superior e trabalha na educação há 29 anos e é funcionário efetivo. Ele trabalha na escola investigada há 21 anos dos quais dois anos (2013 e 2015) exerceu a função de coordenador pedagógico. Desde 2016 está lotado em sala de aula como professor de filosofia.

O professor 1 tem licenciatura plena em matemática, trabalha na educação há oito anos e atua na escola investigada há quatro anos na função de professor de matemática do Ensino Médio. O professor 2 além de possuir licenciatura plena em matemática, é também licenciado em Pedagogia. Atua na área educacional há 15 anos, por dois anos exerceu a função de gestor na rede pública municipal de ensino, há dois anos trabalha na escola Tucunaré como professor de matemática do Ensino Médio. Os dois professores compõem o quadro do Processo Seletivo Simplificado.

Na seção seguinte serão apresentadas as análises dos dados coletados durante a entrevista na escola Tucunaré tendo em vista o referencial teórico selecionado.