• Nenhum resultado encontrado

4 PROJETO DE FOMENTO AO USO DAS TIC NOS CURSOS DE

4.3 Projeto Institucional da Ufal

A proposta da Ufal teve como objetivo principal a integração e a convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância na Ufal a consolidação do uso das TIC nos cursos da instituição. A proposta foi constituída a partir da articulação e execução de quatro linhas de atuação, com os seguintes objetivos definidos (Ufal, 2010):

Linha 1- Proposta, implementação e implantação de solução para AVA, com objetivo de avaliar o AVA utilizado na Ufal e propor nova plataforma.

Linha 2- Práticas pedagógicas mediadas pelas TIC, com objetivo de fomento à incorporação do uso de TIC em disciplinas de cursos presenciais da Ufal.

Linha 3- Núcleo de desenvolvimento e criação de materiais didáticos, com objetivo de desenvolver objetos de aprendizagem.

Linha 4 - Capacitação e atualização de professores no uso das TIC em cursos de graduação presenciais, com objetivo de capacitação e atualização dos professores da Ufal, formando os professores sobre aspectos teórico-práticos referentes à utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem.

O projeto se desenvolveu da seguinte forma:

1. Começou com o subprojeto da linha 4 de capacitação e atualização dos professores para a produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos.

2. Em paralelo a essa capacitação, iniciou-se o subprojeto da linha 1, referente a plataformas virtuais de aprendizagem.

3. Finalizada a primeira fase da capacitação (subprojeto da linha 4), o subprojeto da linha 2 responsável pela criação dos materiais didáticos começou suas atividades. À medida que os materiais didáticos fossem desenvolvidos, os mesmos seriam testados na plataforma virtual de aprendizagem pelos professores.

4. Paralelo a isso se deu continuidade ao subprojeto da linha 4, de capacitação e atualização dos professores no uso do AVA, bem como na utilização dos recursos das TIC.

5. Ao final da formação a plataforma virtual de aprendizagem estava com todos os conteúdos educacionais e recursos didáticos preparados pelos professores.

O acompanhamento de cada linha foi feito por meio de relatórios periódicos (bimestrais) elaborados pelos coordenadores de cada linha, sendo posteriormente avaliados pelo Grupo Gestor da proposta, constituído pelos integrantes da CIED, representante da Pró-Reitoria de Graduação e representante das grandes áreas Saúde, Humanas e Exatas. Quando o relatório apresentado pela equipe de determinada linha não era satisfatório, o Grupo Gestor se reuniria com a equipe do projeto, para compreender a natureza dos problemas e estabelecer ações de correção para melhoria das etapas de realização dos projetos.

O projeto da linha 4, foco dessa pesquisa, visou a capacitação e atualização dos professores da Ufal no que diz respeito à implementação das diversas mídias em sala de aula. Essa capacitação incentivou o estudo das diferentes abordagens e procedimentos para utilização das mídias na educação superior, assim como o emprego de mapas do conhecimento para pesquisa e produção científica, fundados na aprendizagem significativa, possibilitando a articulação teórica e prática para o uso das mídias na aprendizagem presencial e/ou online. A formação foi planejada e desenvolvida em três etapas:

 Primeira etapa - apresentação do AVA;

 Segunda etapa - capacitação no uso das diversas mídias disponíveis e;

 Terceira etapa - elaboração de projetos nas disciplinas para execução do projeto.

As etapas foram organizadas da seguinte maneira:

 na 1ª etapa existiam três módulos, nos quais, no Módulo I foram apresentados os fundamentos e concepções de ensino/aprendizagem na educação superior; e o conceito de Mídia. Já no Modulo II foram trabalhadas as aplicabilidades das mídias nas diferentes áreas de conhecimento e utilizados os seguintes recursos: chat na educação, fórum, blog, youtube, jogos online, wiki, diário virtual, portfólio, webfólio, história de vida, história interativa. No ultimo módulo da 1º etapa foi discutido o planejamento e avaliação de disciplinas no ensino superior e a utilização de mapas conceituais;

 na 2ª etapa houve a apresentação das diversas mídias disponíveis para utilização nos materiais didáticos e construção do projeto das disciplinas pelo professor autores, acompanhados pela equipe de formação, finalizando com a disponibilização no AVA;

 e, na 3ª etapa ocorreu a execução do projeto das disciplinas disponibilizadas no AVA com o acompanhamento da equipe de capacitação.

Tais etapas ocorreram em momentos diferentes, a saber: a etapa 1 e 2 ocorreram ao longo de seis meses, no primeiro semestre de 2011, na qual foram discutidas as tecnologias disponíveis para produção de objetos de aprendizagem, materiais didáticos e o uso dessas tecnologias nos cursos de graduação presenciais.

No projeto da linha 4 havia um coordenador, um suplente, a equipe de formadores, constituída por 3 professores Ufal, além de 2 tutores.

O objetivo da capacitação era formar professores sobre aspectos teórico- práticos referentes à utilização das TIC, explorando as possibilidades que o uso adequado das mídias poderia trazer para o atendimento das novas demandas dos processos de ensino/aprendizagem em situações educacionais.

Outros objetivos indicados na proposta eram:

 conhecer e explorar o AVA e suas interfaces de comunicação;

 reconhecer e utilizar os elementos da linguagem audiovisual e selecionar materiais para explorar nas aulas;

 identificar as diferentes interfaces comunicacionais e suas aplicações didáticas;

 utilizar estratégias de aprendizagem: mapas conceituais e estudo de casos;

 acompanhar e atender as demandas dos professores na elaboração e execução dos projetos das TIC nos conteúdos programáticos das disciplinas.

Para atingir os objetivos da proposta o professor necessitava se apropriar do conhecimento das TIC para planejar (elaborar o projeto) e por em prática (aplicar em sala de aula). Nesse contexto os professores tiveram experiências significativas com as TIC e isso ocorreu na própria formação, onde aprenderam a utilizar as mesmas.

As unidades acadêmicas envolvidas no projeto estavam articuladas para promover práticas pedagógicas mediadas TIC nos seus respectivos cursos de graduação presenciais.

As unidades acompanhadas na pesquisa foram:

Quadro 2 - Unidades Acadêmicas acompanhadas na pesquisa

1 Escola de Enfermagem e Farmácia – ESENFAR;

2 Faculdade de Letras – FALE;

3 Faculdade de Medicina - FAMED;

4 Faculdade de Nutrição - FANUT;

5 Instituto de Ciências Sociais – ICS.

Fonte: Autor, 2013.

Detalharemos a seguir como ocorreu o projeto de formação da linha 4, com a participação dos professores selecionados nas Unidades Acadêmicas.