• Nenhum resultado encontrado

Módulo III (obrigatório) – Diretrizes curriculares do PROETI e os macrocampos do Programa Mais Educação.

3.2 Proposições que devem fazer parte do Plano de Desenvolvimento da Escola

Quadro 6 - Proposições para o contexto escolar

PROPOSIÇÕES ESTRATÉGIAS

Os alunos que frequentam as atividades de tempo integral não devem permanecer o tempo todo dentro da instituição escolar. Para que as crianças tenham acesso à variedade de experiências, de linguagens, além das atividades realizadas no âmbito da escola, é necessário ampliar as oportunidades e possibilidades de formação dos alunos no PROETI, através da busca de parcerias com outras instituições do entorno da escola. Os diferentes equipamentos públicos do entorno (os centros esportivos e culturais, as unidades básicas de saúde, bibliotecas, museus, praças e parques, etc.) são potenciais parceiros para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que envolva diferentes atores sociais na educação integral.

- Promover com os alunos e suas famílias uma investigação sobre o entorno, pesquisando sua história para identificar outros espaços pedagógicos e efetivar possíveis parcerias.

- Mapear os potenciais parceiros do entorno da escola. Algumas perguntas podem ajudar na realização desse mapeamento:

Quais espaços o entorno da escola possui e que podem ser utilizados? Como podemos acessá-los? Quais entraves burocráticos devem ser resolvidos para que os alunos possam utilizá-los?

- Realizar planejamento conjunto com as instituições envolvidas prevendo atividades que promovam a saída dos alunos pelo entorno da escola, com a intenção pedagógica de apropriação do espaço público e cultural, integrando conteúdos das disciplinas do núcleo comum com as atividades do PROETI.

É importante repensar a forma como a escola se organiza (espaços, tempos, atividades), buscando modos mais flexíveis de funcionamento do tempo integral. Para a organização dos espaços de aprendizagem, todos os ambientes da escola podem ser utilizados como aulas de projetos, eventos, apresentações, exposições e reuniões.

Utilizar os diversos espaços da escola (cozinha, o laboratório de informática, o auditório, os corredores, a biblioteca, o laboratório de ciências, o refeitório, as áreas externas da escola, a quadra esportiva, etc.) e distribuir as atividades do projeto semanalmente para serem realizadas nesses espaços.

- Flexibilizar os tempos escolares e oferecer atividades diversificadas que contemplem atividades interdisciplinares de teatro, dança, leitura, ciência, música e a ludicidade.

- Promover novos reagrupamentos dos alunos durante a realização de oficinas e projetos.

Partindo do princípio de que crianças e jovens são capazes de criar, produzir e intervir no tempo integral, é importante criar mecanismos de participação para que se sintam autores e protagonistas nas questões escolares.

Procedimentos de interação e diálogo devem ser criados para que os alunos atuem na proposição e organização das propostas de jornada ampliada, inclusive como forma de motivá-los à participação no PROETI.

- Incentivar a criação dos grêmios estudantis e realizar a eleição de representantes de classe e/ou de monitores.

- Promover a participação dos alunos na indicação das atividades a serem oferecidas no tempo integral, por meio de processo eletivo, assembleia ou do grêmio estudantil.

A participação de pais e da comunidade escolar é fundamental para a democratização dos processos decisórios e favorece o apoio e sucesso dos projetos desenvolvidos na escola, mas, para que esses participem, precisam compreender quais são os objetivos e como se pretende desenvolvê-los. Nessa perspectiva, é preciso que a gestão estabeleça uma relação de confiança mútua, flexibilize processos que melhor convirjam os interesses entre escola famílias e comunidade. É preciso pensar estratégias de trabalho conjunto e que incorporem aspectos da cultura local nas situações de ensino-aprendizagem.

- Realizar reuniões com as famílias, previstas no calendário escolar, para refletirem sobre o andamento do projeto, colhendo sugestões para o trabalho a ser desenvolvido e definindo os direitos e as responsabilidades que cabem à escola e às famílias.

- Promover atividades conjuntas com os alunos e suas famílias que favoreçam o diálogo entre a escola e a família para conhecer melhor o que esperam da escola e o que podem trazer de contribuição. Exemplos:

1) Mesas-redondas, oficinas, projetos com assuntos de interesse, em que as famílias/comunidade escolar possam participar inclusive como expositores e oficineiros.

2) Seminários para realização de depoimentos e entrevistas - memória das famílias e da comunidade.

3) Mesas redondas após a realização de palestras, apresentação de vídeos ou filmes de interesse e temas educativos. 4) Sarau de poesias, rodas de leitura para os familiares, garantindo o protagonismo dos alunos e suas

famílias/comunidade.

- Fortalecer o Colegiado da escola, definindo mecanismos que tornem a atuação de seus membros mais participativa e eficiente para a tomada de decisões na escola.

A escola deve interagir com a comunidade e com outras unidades escolares da região, com o objetivo de estabelecer parcerias e partilhar o trabalho realizado no tempo integral. Essa integração permite momentos de formação e de avaliação que auxiliam na qualificação do trabalho e no fortalecimento institucional. O exercício da gestão colaborativa entre as escolas de um mesmo território não só integra alunos e professores, como também a comunidade do seu entorno. Essa é uma forma de trazer a participação das famílias/comunidade para acompanhar as atividades desenvolvidas no tempo integral. A realização de atividades em comum pode ser também uma oportunidade de convidar autoridades e/ou lideranças para assisti-las e apoiá- las.

- Com as escolas da região que ofertam o PROETI e apoio da equipe de Coordenação do projeto na SRE, planejar a realização de um evento cultural em um espaço da comunidade (praça, clube, igreja, parque, etc.). Neste evento os alunos apresentarão uma mostra coletiva dos seus trabalhos (dança, música, dramatização, artes, produções literárias, jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, etc.) aos visitantes.

Fonte: Elaboração própria.

Fonte de recursos para a realização das atividades propostas

Recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), verba repassada pela SEE/MG e/ou os recursos do Programa Mais Educação para a realização do tempo integral.

3.3 Proposições para a Superintendência Regional de Ensino e outras que