• Nenhum resultado encontrado

11.6 PROTEÇÃO DE PROTEÇÃO DE ABERTURAS NO ABERTURAS NO CONVÉS CONVÉS 11.6.1 Geral

11.6 - - PROTEÇÃO DE PROTEÇÃO DE ABERTURAS NO ABERTURAS NO CONVÉSCONVÉS

11.6.1 - Geral

11.6.1 - Geral

Todas as aberturas em conveses devem ser armadas, como necessário, para prover Todas as aberturas em conveses devem ser armadas, como necessário, para prover eficiente apoio e fixação para as extremidades dos perfis do convés. Os arranjos propostos e eficiente apoio e fixação para as extremidades dos perfis do convés. Os arranjos propostos e detalhes para todas as escotilhas de carga devem ser submetidos a aprovação.

detalhes para todas as escotilhas de carga devem ser submetidos a aprovação. 11.6.2

11.6.2 – Posições de aberturas no – Posições de aberturas no conconvévéss

Para o propósito destas Regras, as duas posições de aberturas no convés são definidas Para o propósito destas Regras, as duas posições de aberturas no convés são definidas como abaixo:

como abaixo: Posição 1

Posição 1  - Sobre conveses da Borda Livre, expostos, sobre os primeiros conveses,  - Sobre conveses da Borda Livre, expostos, sobre os primeiros conveses, expostos, sobre os conveses

expostos, sobre os conveses da Borda Livre, por ante da Borda Livre, por ante a vante de 0,25L a vante de 0,25L e por e por ante a ante a ré deré de 0,75 L, onde “L” é como definido na Seção 2.

0,75 L, onde “L” é como definido na Seção 2. Posição 2 

Posição 2   - Sobre os primeiros conveses, expostos sobre os conveses da Borda Livre,  - Sobre os primeiros conveses, expostos sobre os conveses da Borda Livre, entre 0,25L e 0,75L.

entre 0,25L e 0,75L.

11.6.3 – Alturas de braçolas e soleiras 11.6.3 – Alturas de braçolas e soleiras

 As

 As alturas alturas sobre sobre o o convés, convés, de de braçolas braçolas de de escotilhas tornadas estanques escotilhas tornadas estanques por por encerados eencerados e dispositivos de trancamento, e soleiras de meias-laranjas e aberturas de acesso, não devem ser dispositivos de trancamento, e soleiras de meias-laranjas e aberturas de acesso, não devem ser menores que aquelas fornecidas na Tabela 11.1. Quando coberturas de escotilhas são tornadas menores que aquelas fornecidas na Tabela 11.1. Quando coberturas de escotilhas são tornadas  justas

 justas por por meio meio de de gaxetas gaxetas e e dispositivos de dispositivos de travamento, estas travamento, estas alturas podem alturas podem ser ser reduzidas, ou reduzidas, ou asas braçolas omitidas inteiramente, assegurado que a segurança da embarcação não será, em braçolas omitidas inteiramente, assegurado que a segurança da embarcação não será, em

conseqüência, prejudicada. As Alturas de braçolas e soleiras em embarcações de emprego restrito conseqüência, prejudicada. As Alturas de braçolas e soleiras em embarcações de emprego restrito estarão sujeitas a consideração especial.

estarão sujeitas a consideração especial.

11.6.4 – Coberturas de escotilhas de carga 11.6.4 – Coberturas de escotilhas de carga

a - Embarcações fluviais a - Embarcações fluviais

Para embarcações em serviço nos rios dos Estados Unidos da América e nos canais Para embarcações em serviço nos rios dos Estados Unidos da América e nos canais interiores, coberturas de escotilhas de carga devem ser estanques à chuva. Quando não há interiores, coberturas de escotilhas de carga devem ser estanques à chuva. Quando não há intenção de transporte carga sobre as coberturas, elas devem ser projetadas para suportar uma intenção de transporte carga sobre as coberturas, elas devem ser projetadas para suportar uma carga de 170Kg/m

carga de 170Kg/m22  , excluindo-se o próprio peso das coberturas, com um fator de segurança não  , excluindo-se o próprio peso das coberturas, com um fator de segurança não inferior à tensão do material sendo usado para as coberturas. Quando há intenção de transportar inferior à tensão do material sendo usado para as coberturas. Quando há intenção de transportar carga sobre as coberturas, a carga deve ser aumentada adequadamente.

carga sobre as coberturas, a carga deve ser aumentada adequadamente. b - Serviço especial

b - Serviço especial

1 - Coberturas de escotilhas de madeira 1 - Coberturas de escotilhas de madeira  A

 A espessura espessura final final de de coberturas coberturas de de madeira madeira em em escotilhas escotilhas expostas expostas não deve não deve ser menorser menor que 60mm onde o vão não é maior que 1,5m. As madeiras devem ser de boa qualidade, de textura que 60mm onde o vão não é maior que 1,5m. As madeiras devem ser de boa qualidade, de textura reta, e razoavelmente livre de nós, seiva, e rachaduras.

reta, e razoavelmente livre de nós, seiva, e rachaduras.

2- Coberturas de escotilhas de outros materiais que não madeira 2- Coberturas de escotilhas de outros materiais que não madeira  As

 As cargas cargas para para serem serem usadas usadas quando quando do do cálculo cálculo as as resistências resistências das das coberturas coberturas dede escotilhas, de materiais diferentes de madeira, não devem ser menores que as obtidas das escotilhas, de materiais diferentes de madeira, não devem ser menores que as obtidas das seguintes equações:

seguintes equações: Posição 1 Posição 1 W

W = = 0,011L 0,011L + + 0,7663 0,7663 toneladas toneladas métricas métricas por por mm22 Posição 2

Posição 2

W = 0,00726L + 0,5761 toneladas métricas por m W = 0,00726L + 0,5761 toneladas métricas por m22 W = carga projetada, em toneladas métricas por m W = carga projetada, em toneladas métricas por m22

L = comprimento da embarcação, em metros, como definido na Seção 2. L = comprimento da embarcação, em metros, como definido na Seção 2.

O produto dos esforços obtidos com estas cargas de projeto pelo fator 4,25 não deve O produto dos esforços obtidos com estas cargas de projeto pelo fator 4,25 não deve exceder o valor mínimo da resistência do material empregado.

exceder o valor mínimo da resistência do material empregado.  As

 As coberturacoberturas s devem devem ser ser projetadaprojetadas s para para deflexão deflexão limite, limite, sob sob estas estas cargas, cargas, de de não não maismais que 0,0028 vezes os vãos.

que 0,0028 vezes os vãos.

3- Estanqueidade ao tempo 3- Estanqueidade ao tempo

Todas as coberturas de escotilhas devem ser estanques ao tempo. Todas as coberturas de escotilhas devem ser estanques ao tempo. 11.6.

11.6.5 5 - - Gaiutas Gaiutas de de máquinamáquina  Aberturas

 Aberturas de de espaço espaço de de máquinas, máquinas, em em conveses conveses expostos, expostos, em em embarcações embarcações de de empregoemprego irrestrito e embarcações de pesca, devem ser armadas e eficientemente fechadas por gaiutas.

irrestrito e embarcações de pesca, devem ser armadas e eficientemente fechadas por gaiutas.  Aberturas

 Aberturas de de acesso acesso em em gaiutas gaiutas expostas expostas devem devem ser ser montadas montadas com com portasportas permanentemente fixadas que sejam capazes de ser fechadas e mantidas estanques. Cada porta permanentemente fixadas que sejam capazes de ser fechadas e mantidas estanques. Cada porta deve ser projetada de tal modo que possa ser aberta de qualquer lado. As soleiras das portas deve ser projetada de tal modo que possa ser aberta de qualquer lado. As soleiras das portas devem estar de acordo com 11.6.3 para meias-laranjas. Outras coberturas em gaiutas devem ser devem estar de acordo com 11.6.3 para meias-laranjas. Outras coberturas em gaiutas devem ser montadas com coberturas permanentemente fixadas. Todas as aberturas em gaiutas devem ser montadas com coberturas permanentemente fixadas. Todas as aberturas em gaiutas devem ser armadas e rígidas de tal maneira que a estrutura, quando fechada, tenha resistência equivalente à armadas e rígidas de tal maneira que a estrutura, quando fechada, tenha resistência equivalente à da gaiuta antes da sua abertura.

da gaiuta antes da sua abertura.

11.6.6 – Aberturas diversas em conveses expostos 11.6.6 – Aberturas diversas em conveses expostos

a -

Portas de visita e agulheiros na Posição 1 ou 2 devem ser fechadas por coberturas Portas de visita e agulheiros na Posição 1 ou 2 devem ser fechadas por coberturas consideradas capazes de serem estanques. A menos que fixadas por parafusos com espaçamento consideradas capazes de serem estanques. A menos que fixadas por parafusos com espaçamento pequeno, as coberturas devem estar permanentemente fixadas.

pequeno, as coberturas devem estar permanentemente fixadas. b - Outras aberturas

b - Outras aberturas  Abertu

 Aberturas ras em em convesconveses es da da borda borda livre livre e e primeiprimeiros ros conveconveses ses sobre sobre convesconveses es da da borda borda livrelivre em embarcações de serviço irrestrito e barcos de pesca, que não escotilhas de carga, aberturas em embarcações de serviço irrestrito e barcos de pesca, que não escotilhas de carga, aberturas para espaços de máquina, portas de visita, agulheiros, devem ser protegidas por superestruturas, para espaços de máquina, portas de visita, agulheiros, devem ser protegidas por superestruturas, Dutos de Ventilação, ou meias-laranjas estanques montadas com portas que estejam de acordo Dutos de Ventilação, ou meias-laranjas estanques montadas com portas que estejam de acordo com 11.6.5.

com 11.6.5.

11.6.7 - Aberturas para mastros 11.6.7 - Aberturas para mastros

 Aberturas

 Aberturas penetrando penetrando no no convés convés e e outras outras estruturas estruturas para para alojar alojar mastros mastros e e elementoselementos similares devem ser reforçadas pela montagem de duplicadores ou chapeamento de espessura similares devem ser reforçadas pela montagem de duplicadores ou chapeamento de espessura aumentada.

aumentada.

ALTURAS DE BRAÇOLAS E

ALTURAS DE BRAÇOLAS E SOLEIRASSOLEIRAS TABELA 11.1

TABELA 11.1

Para embarcações menores que 24m (79 pés) de comprimento Para embarcações menores que 24m (79 pés) de comprimento Serviço especial

Serviço especial Posição Posição 1 1 Posição Posição 22 Braçolas de postigo e Braçolas de postigo e meias laranjas meias laranjas 450 450 mm mm 300 300 mmmm Soleiras de acesso Soleiras de acesso 380 380 mm mm 300 300 mmmm Para embarcações maiores ou iguais a 24m (79 pés) de Para embarcações maiores ou iguais a 24m (79 pés) de

comprimento comprimento Serviço especial

Serviço especial Posição Posição 1 1 Posição Posição 22 Braçolas

Braçolas de postigode postigo 600 600 mm mm 300 300 mmmm Soleiras de meias laranjas

Soleiras de meias laranjas 600 600 mm mm 300 300 mmmm Soleiras de acesso

SEÇÃO XII

SEÇÃO XII

SUPERESTRU

SUPERESTRUTURAS E TURAS E CASARIASCASARIAS