• Nenhum resultado encontrado

Quando Deus não responde

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 59-65)

Ele [Saul] consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas.

1Samuel 28.6

Deus nem sempre responde imediatamente a nossas orações. É possível que tenha outro propósito ao não dar uma resposta direta. Qualquer que seja a razão, é sempre boa ideia “consultar o Senhor” e sempre má ideia agir por conta própria. Saul fez isso. Sentia-se tão desesperado por uma resposta que não pôde esperar e procurou uma mulher que invocava espíritos para obtê-la.

Quando Deus não responde a suas orações, recue e espere. Ele está lhe dando uma oportunidade de confiar nele em meio à incerteza e hesitação que possa estar sentindo. O fato de Saul ter consultado de imediato a feiticeira — algo que sabia ser expressamente proibido por Deus — mostrou como era pequena sua confiança no Senhor.

Que resposta à oração você está esperando? Ficou desanimada por causa disso? Sente-se tentada a pensar que Deus não está ouvindo suas orações ou que ele não se importa com seu pedido? Acha que talvez deva interferir e lidar com o problema por conta própria, já que não recebeu nenhuma resposta de Deus?

Se é isso que está pensando, peça a Deus que a ajude a confiar nele, mesmo quando isso lhe parecer difícil. Diga-lhe que está grata porque ele sabe melhor que você o que deve ser feito. Deus, eu te agradeço porque sempre ouves as minhas orações. Dá-me paciência para esperar que as respostas cheguem do teu jeito e no teu tempo perfeito. Dá-me a paz de aceitar a tua resposta — ainda que ela seja um não. Ajuda-me a nunca pegar as questões em minhas mãos para tentar fazer com que aconteça algo que não seja da tua vontade. Confio que tu sabes o que é melhor para mim em todos os momentos.

Leia 2Samuel 5.17-25 e reflita.

Quando Deus dá instruções específicas

Davi perguntou ao Senhor: “Devo atacar os filisteus? Tu os entregarás nas minhas mãos?”. O Senhor lhe respondeu: “Vá, eu os entregarei nas suas mãos”. 2Samuel 5.19 Deus nem sempre é assim direto, mas às vezes nos instrui especificamente ao responder nossas orações. Se pedirmos direção e dependermos dele, o Senhor promete guiar-nos no caminho em que devemos andar (Is 48.17). Foi o que ele fez com Davi nessa passagem, dirigindo-o sobre quando e como atacar e assegurando-lhe o resultado. Muitas vezes não pensamos em pedir a Deus esse tipo de direção específica por não achar que ele nos responderá. O Senhor quer, no entanto, guiar-nos — até mesmo nos pequenos detalhes — e, quanto mais nos habituarmos a pedir, tanto mais aprenderemos sobre como ouvir-lhe a voz e discernir o que ele deseja que façamos em cada situação.

Não tenha medo de orar por orientação em áreas específicas de sua vida e não desanime se não obtiver respostas imediatas. Pode levar algum tempo para aprender a ouvir a voz de Deus dando-lhe direção. Mas você aprenderá e desfrutará mais intimidade em seu relacionamento com Deus. Ele deseja aproximar-se de você, portanto creia nisso e comece a fazer perguntas. Senhor, não quero dar nem um passo sequer nem tomar qualquer decisão sem a tua orientação. Sei que tu te importas até mesmo com os menores detalhes da minha vida e que queres me guiar pelo caminho no qual devo andar. Tira de mim a paz se eu decidir sair do caminho das tuas maiores bênçãos para mim. Ajuda-me a nunca me desviar de tua vontade boa, perfeita e agradável.

Leia 2Samuel 7 e reflita.

Quando Deus diz não

“Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar? [...] Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seus próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.” 2Samuel 7.5,12-13 Não queremos ouvir um não quando precisamos de ajuda, quando pedimos alguma coisa ou quando queremos comprar algo. Nosso desejo é ouvir sim, sim, sim! Davi esperava um sim de Deus — assim como o profeta Natã. Afinal de contas, Davi queria honrar a Deus construindo um lugar de adoração. Natã estava tão certo do sim de Deus que orientou Davi a seguir seu coração. Aquele lhe parecia um bom plano com uma boa motivação.

Deus então interferiu. “E naquela mesma noite o Senhor falou a Natã”. O

profeta compreendeu que teria de dizer a Davi que aquele não era o plano

de Deus.

A negativa de Deus não significa que ele não se importa conosco, mas, sim, que ele tem um propósito maior. O que você pediu pode ser perigoso, pode estar em segundo plano ou pode ser errado — talvez sua motivação não tenha sido correta. Deus sabiamente diz não.

Quando ouvir um não de Deus, confie na sabedoria dele. É possível que esteja assinalando um sim em outra direção! Davi recebeu um decepcionante não, mas viu também um sim futuro. O filho de Davi, Salomão, construiria o templo com recursos mais gloriosos que qualquer outro.

Quando Deus disser não a alguns de seus pedidos em oração, agradeça- lhe por sua sabedoria. Diga-lhe que ficará na expectativa do bem que resultará.

Senhor, confio em ti e aceito tuas respostas, mesmo quando não são o que eu gostaria. Sou grata a ti por saberes o que é melhor para mim.

Leia 2Samuel 11 e reflita.

A areia movediça da tentação

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. 2Samuel 11.2-3

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Certa tarde, porém, não estava onde deveria. O certo seria estar com seu exército, lutando. Em vez disso, permaneceu no terraço, observando a mulher casada tomar banho na casa ao lado. Então, mandou trazê-la ao palácio... A partir desse ponto a história desandou.

Bate-Seba engravidou e seu marido foi morto na batalha. Fora esse o propósito do rei ao enviá-lo. Davi casou-se com ela, mas eles perderam o filho. Se não fosse por um confronto com o profeta Natã, Davi teria fugido da situação, pensando que enganara a Deus só porque encobrira suas pegadas. Mas não é assim que a coisa funciona. Em vez de deleitar-se com aquela mulher nua, ele deveria ter desviado os olhos, admitido imediatamente a tentação diante de Deus e voltado para a privacidade de seu quarto. Se tivesse ficado ali até libertar-se da tentação, as tragédias jamais teriam ocorrido. Mas, Davi “mandou que a trouxessem”. Enfiou o pé na areia movediça da tentação e, antes que percebesse, já havia afundado até o pescoço.

Qualquer coisa que nos afaste de Deus e nos induza a fazer o que contraria sua lei é tentação. Sempre que isso acontecer, vá a ele e confesse. Peça-lhe que a liberte e então adore a Deus até sentir que a tentação a deixou. A capacidade de resistir à tentação começa quando nos voltamos para o Salvador em busca de ajuda. Deus, oro pedindo que me ajudes a sempre ser bem-sucedida em resistir à tentação. Ajuda-me a chegar mais perto de ti quando qualquer outra coisa tentar me afastar do teu caminho.

Leia 2Samuel 24 e reflita.

A importância da confissão

Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: “Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura!”. 2Samuel 24.10

Ninguém precisou dizer nada. A contagem terminou e o remorso atingiu Davi. Ele quis contar os guerreiros porque isso o faria sentir-se poderoso. Quando a arrogância e a ilusão foram reveladas, Davi confessou seu pecado ao Senhor.

Quando temos certeza de que fizemos algo errado, sentimo-nos envergonhadas. Devemos, porém, ter cuidado para que Satanás não nos faça sentir tão condenadas que fiquemos envergonhadas demais diante do Senhor. O inimigo quer que lutemos com a culpa até não conseguirmos mais orar. O Senhor, entretanto, nos deu um meio de livrar-nos desse tipo de condenação: a confissão.

Confessar é mais que apenas pedir desculpas. Há indivíduos que são ótimos em apresentar desculpas. De fato, algumas vezes dizem “sinto muito” sem na verdade admitir qualquer falta. Esses são os pedidores de desculpas profissionais. Já a verdadeira confissão significa reconhecer que erramos e admitir o pecado.

A confissão e o arrependimento não anulam as consequências. Davi foi ao lugar certo e fez o que era certo, mas ainda teve de pagar o preço. Algumas vezes o pecado traz consequências com as quais devemos lidar, com a ajuda do Senhor.

Quando se sentir culpada e precisar confessar um erro, não hesite. Peça também a Deus que lhe mostre qualquer pecado que precise ser confessado. Você ficará surpresa com a rápida resposta do Senhor a essa oração.

Senhor, peço que me mostres qualquer pecado em minha vida a fim de que possa confessá-lo. Não quero que a culpa na minha consciência atrapalhe minha caminhada contigo ou impeça minhas orações. Ajuda-me a sempre ter

Leia 1Reis 8.22-30,56-61 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 59-65)