• Nenhum resultado encontrado

3 PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

3.2 HIPÓTESE

3.4.3 Questionário

Quanto à elaboração do questionário enviado a amostra, utilizou-se as orientações de Gil, com questões abertas, fechadas e dependentes. Isto porque, de acordo com o autor, o questionário deve ser apresentado com questões abertas, disponibilizando um espaço para o respondente escrever livremente, questões fechadas possibilitando ao pesquisado mais de uma opção, afim de que ele escolha a que melhor retrata sua realidade, assim como questões dependentes, que estão sempre vinculadas a outras (GIL, 1999).

No questionário buscava-se coletar dados sobre as práticas de desenvolvimento de coleções realizadas pelas bibliotecárias das IES selecionadas e suas possíveis alterações após a implantação do Portal de Periódicos da CAPES. Para a elaboração das questões deste instrumento de coleta de dados, foram analisados outros questionários utilizados em pesquisa na área de Ciência da Informação. Entre eles estão o trabalho de Amorim (2002), Klaes (1991), Martinez-Silveira (2005), Oliveira (2006), entre outros. Também foi utilizada, como fonte de informações para a elaboração da questão de número 23, a seção Respostas para suas Perguntas (FAQ), do Portal de Periódicos da CAPES, com as informações levantadas no dia 17 de agosto de 2007.

Redigido o questionário final, apresentou-se aos membros do Grupo de Estudos em Políticas de Documentação e Informação (GEDINFO), com o objetivo de avaliar a clareza, objetividade, confiabilidade e legitimidade do questionário, antes da aplicação do pré-teste. Aprovado pelos componentes do GEDINFO, partiu-se para a aplicação deste instrumento de pesquisa, com o mesmo objetivo descrito anteriormente. A opção de realizar o pré-teste de todo o questionário foi para que se pudesse avaliar o instrumento em sua totalidade. De acordo com Babbie, esta avaliação pode acontecer com parte do instrumento de pesquisa ou na íntegra, entretanto, o autor sinaliza que, apesar de a primeira opção ser aceita como legítima entre os pesquisadores, a contextualização das perguntas interfere na sua recepção (BABBIE, 2005).

As informações recolhidas a partir desta avaliação foram importantes para a conclusão do questionário, já que, com este procedimento, buscava-se constatar se o questionário utilizava uma linguagem acessível à amostra pesquisada; se os resultados seriam semelhantes independentemente do pesquisador e se todas as informações inerentes à pesquisa seriam coletadas (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1990).

A população para a aplicação do pré-teste não fazia parte da amostra, à qual seria aplicado o questionário final, entretanto, possuía características semelhantes, por serem bibliotecárias de instituições que possuem Programas de Pós-Graduação e participantes do Portal de Periódicos da CAPES.

Inicialmente foram escolhidos quatro nomes de bibliotecários para participar do pré- teste. Como, porém, o questionário da pesquisa englobaria nove bibliotecários, elegeram-se três: uma bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) de Salvador e duas bibliotecárias da UFBA. Todas as três selecionadas responderam ao questionário.

O questionário enviado para o pré-teste constava de 28 questões. Após a aplicação, detectaram-se algumas falhas. Nas respostas da primeira participante do pré-teste, constatou-

se que duas questões precisavam ser reformuladas para melhor compreensão. Já com as respostas das outras duas participantes, identificou-se uma falha específica na questão 4, a qual solicitava que o profissional pesquisado assinalasse a partir de uma listagem pré- estabelecida qual dos instrumentos que ele continuava utilizando, já utilizou ou nunca

utilizou, para dar suporte ao processo de seleção de títulos de periódicos científicos

(nacionais e internacionais) a serem assinados, na biblioteca onde trabalhava. Esta falha levou a uma reestruturação do enunciado da questão 4, visando à clareza para os respondentes.

Esta reformulação não alterou a essência dos dados que se buscava levantar, pelo contrário, tornou-a mais clara. Após o ajuste na pergunta do questionário utilizado para o pré- teste, concluiu-se que era preciso acrescentar mais algumas questões, no intuito de complementar as demais. Com isso, o questionário final chegou a 30 questões.

No que se refere à ordenação das questões, observou-se a seguinte seqüência:

• Questão um a três – pretendiam averiguar a coleção de periódicos científicos (nacionais e estrangeiros);

• As questões quatro e cinco – objetivavam conhecer os instrumentos que dão suporte ao processo de seleção de periódicos científicos (nacionais e estrangeiros);

• Questões seis a dez – elaboradas com a finalidade de mapear as bibliotecas que possuíam uma política de desenvolvimento de coleções;

• Questões 11 a 18 – tratavam da comissão específica para selecionar os títulos de periódicos científicos (nacionais e estrangeiros);

• Questão 19 – investigava a disponibilidade de recursos financeiros nas bibliotecas;

• Questões 20 a 29 – coletavam dados referentes às práticas de desenvolvimento de coleções após a implantação do Portal de Periódicos da CAPES;

• Questão 30 – identifica o pesquisado.

Após o pré-teste, seguiu-se o envio do questionário definitivo, via e-mail, no dia 24 de maio de 2008, as nove IES que possuíam PPGCI. Apesar de o questionário ter sido enviado por e-mail, foi oferecida a opção dos pesquisados responderem ao questionário no formato impresso.

Aguardou-se o retorno das respostas até o dia 30 de maio de 2008. Como até esta data não havia sido registrado retorno algum, decidiu-se ligar para todos os respondentes, na

tentativa de verificar se haviam recebidos os e-mails com os questionários, ou se havia ocorrido erro no envio. Das nove instituições, duas estavam com o endereço eletrônico errado, duas já haviam respondido ao questionário, porém o responsável esqueceu-se de enviar as respostas, comprometendo-se, porém, com o reenvio; e cinco bibliotecárias informaram que não haviam recebido o e-mail. Feita as correções dos endereços, reenviou-se o questionário para as sete instituições com problema e aguardaram-se as respostas das IES, para dar início à análise dos dados coletados.

Entretanto, algumas instituições continuaram não respondendo, tornando-se necessário recorrer mais uma vez ao contato por telefone. A última instituição a responder ao questionário enviou-o no dia 1º.06.2008, fechando assim o total de nove respondentes da amostra.

A tabulação dos dados coletados através dos questionários enviados às bibliotecárias das IES foi feita eletronicamente, através do Microsoft Office Excel 2007. À medida que as respostas eram enviadas pelos respondentes, elas eram tabuladas. A demora ocorreu em decorrência dos entraves em relação ao retorno das respostas. Computados todos os dados, partiu-se para a geração dos gráficos e tabelas no próprio Microsoft Office Excel 2007.

4 RESULTADOS

4.1 COLEÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS (NACIONAIS E ESTRANGEIROS) DO