• Nenhum resultado encontrado

REBELIÕES COLONIAIS NO BRASIL

No documento PLANO DE ESTUDO TUTORADO PET FINAL (páginas 33-49)

PET FINAL

TEMA 3: REBELIÕES COLONIAIS NO BRASIL

Conjuração Mineira 1789

Definição: Foi um movimento elaborado pelas elites mineiras que procurou transformar a relação existente entre Portugal e a capitania de Minas Gerais

Contexto: O ouro foi a principal riqueza explorada da América Portuguesa nos indos do século XVIII. Portugal cobrava alguns impostos sobre esta atividade, principalmente o quinto.

• Portugal passava por grave crise financeira e necessitava de mais fontes de renda para sustentar o seu reinado.

• A extração do ouro, já no final do século XIX, estava em decadência. Cada vez menos se extraia ouro e isso agravou a situação portuguesa. Solução: aumentar impostos sobre o ouro extraído de sua colônia. • Medidas:

o Proibição de produzir manufaturados na colônia. Tudo deveria ser comprado de Portugal.

o Derrama: imposto onde os mineradores tinham que extrair uma certa quantidade de ouro (100 arrobas). Caso não alcançasse a meta toda a população da capitania de Minas Gerais teria que arcar com o prejuízo.

Formação do Grupo

Algumas pessoas, representantes da elite mineira, organizaram-se para combater a repressão vinda de Portugal. Basearam-se nos movimentos iluminista, ocorrido na Europa e no movimento de independência dos E.U.A

Principais ideias do grupo revolucionário:

o Transformar São João Del Rey em capital o Criar uma Universidade

o Instalação de indústrias na região. o Mas não queriam o fim da escravidão

o Também não desejavam participação popular na nova República

Mas, no ano de 1789 o movimento foi descoberto antes de ser colocado em prática. Joaquim Silvério dos Reis, participante do movimento, delatou os seus colegas.

Grande parte dos revoltos foram presos e expulsos da colônia. Somente um integrante, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) o mais pobre dos revoltos, foi condenado a morte.

- Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates.

33 da Revolução Francesa - Liberdade, Fraternidade e Igualdade -, os inconfidentes pretendiam proclamar a República.

• Causas

- Crise da economia do açúcar no nordeste. - Escravidão

- Exploração de Portugal sobre o Brasil

• Objetivos

- Separar Brasil de Portugal - Acabar com a escravidão - Acabar com o racismo.

Em 12 de agosto de 1798, os conspiradores colocavam nos muros da cidade, papéis manuscritos chamando a população à luta e proclamando ideais de Liberdade, Igualdade, Fraternidade e República. Foram descobertos e presos. E, em 8 de novembro de 1799, enforcados em Salvador.

ATIVIDADE 3

Leia os dois textos e responda as questões a seguir: Texto 1

Exaltação a Tiradentes Elis Regina

Joaquim José da Silva Xavier Morreu a vinte e um de abril Pela independência do Brasil Foi traído e não traiu jamais A Inconfidência de Minas Gerais Foi traído e não traiu jamais A Inconfidência de Minas Gerais Joaquim José da Silva Xavier Era o nome de Tiradentes

Foi sacrificado pela nossa liberdade Este grande herói

Para sempre há e ser lembrado Texto 2

“Joaquim José da Silva Xavier, o nosso Tiradentes, herói nacional a partir da data da proclamação da República era considerado um vilão até 15 de Novembro de 1889. Tiradentes foi apenas um bode expiatório de uma revolução que estava mais preocupada com o quinto do ouro das Minas Gerais que era enviado à Portugal. Tiradentes nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade mineira de Tiradentes) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto). Tiradentes era alferes, na hierarquia militar antiga, a patente de oficial abaixo de tenente. Participaram da tentativa de derrubar o governo português, por exemplo, dois coronéis, Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, e dois poetas famosos até hoje, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. A clássica imagem de Tiradentes (de barba e cabelo comprido) é fictícia. Ele nunca possuiu cabelos compridos, nem barba. Seja em sua época de militar (posto em que os membros do exército devem moderar sua quantidade de pelugem pelo rosto), seja em seu período na prisão (os pelos eram cortados a fim de evitar piolhos), ou mesmo no momento de sua execução (todos os condenados à forca deveriam ter a cabeça e a barba raspadas). A lembrança de Tiradentes e de seu movimento se tornaram importantes, a ponto de receberem interesse nacional, a partir da Proclamação da República (15/11/1889). Nesse momento, os novos governantes (Marechal Deodoro e Marechal Floriano) necessitavam criar um novo país, com novos valores, novas ideias e, especialmente, uma nova história e novos heróis, dos quais todas as pessoas deveriam se orgulhar e se submeter. A imagem cabeluda se construiu, para se assemelhar a figura do condenado à de Jesus Cristo, aumentando seu tom de mártir, vítima e herói bondoso. Para fazer com que as pessoas

34 tivessem o seguinte pensamento: "da mesma forma que Cristo morreu pela humanidade, Tiradentes morreu para salvar o Brasil" E todos se orgulhariam do sujeito, da terra que ele supostamente defendeu, e procurariam espelhar-se em seu caráter heroico.”

Imagem 1 Imagem 2

Imagem 1:Extraído em 19/10/2020 em https://memoria.ebc.com.br/cultura/galeria/videos/2014/04/relembre-a-celebre-frase-de-tiradentes

Imagem 2: Extraído em 19/10/2020 em https://www.justificando.com/2020/04/21/o-processo-de-tiradentes-e-sua-surpreendente-semelhanca-com- atuais-procedimentos-penais/

a) Qual personagem é tratado nos textos?

b) Como Tiradentes é visto no texto 1?

c) Como Tiradentes era visto pelo texto 2?

d) Qual das imagens acima é representado pelo texto 1?

e) Tiradentes sempre foi considerado herói? Se não, quando começou a aparecer a imagem de salvador da pátria?

35

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

PET FINAL

Ano de Escolaridade: 1° Ano Ensino Médio Modalidade: EJA – Educação de Jovens e Adultos

Turma: 1º EM EJA 2 Turno: Noturno

Componente Curricular: Matemática Carga Horária: 10 aulas Professor(a): João Vitor de Oliveira

Aluno(a):

Equações e Sistemas de Equações 1 – Equações do 1° grau

As equações de primeiro grau são sentenças matemáticas que estabelecem relações de igualdade entre termos conhecidos e desconhecidos, representadas sob a forma: ax+b = 0, onde a e b são números reais, sendo a um valor diferente de zero (a ≠ 0) e x representa o valor desconhecido.

O valor desconhecido é chamado de incógnita que significa "termo a determinar". As equações do 1º grau podem apresentar uma ou mais incógnitas. As incógnitas são expressas por uma letra qualquer, sendo que as mais utilizadas são x, y, z.

Nas equações do primeiro grau, o expoente das incógnitas é sempre igual a 1.

As igualdades 2.x = 4, 9x + 3 y = 2 e 5 = 20a + b são exemplos de equações do 1º grau e as equações 3x²+5x-3 =0, x³+5y= 9 não são deste tipo pois possuem expoentes que são diferentes de 1.

Resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade verdadeira. Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de igual e os valores constantes do outro lado e realizar as operações necessárias. Lembre-se que quando um termo da equação mudar de lado do sinal de igual, devemos inverter a operação.

Exemplo 1: Qual o valor da incógnita x que torna a igualdade 8x - 3 = 5 verdadeira?

Para resolver a equação, devemos isolar o x. Para isso, vamos primeiro passar o 3 para o outro lado do sinal de igual. Como ele está subtraindo, passará somando. Feito isso, passaremos o 8 que multiplica o x na forma de divisão.

8x - 3 = 5 8x = 5 + 3 8x = 8 x = 8/8 x = 1

Observação!

Se a parte da variável ou a incógnita da equação for negativa, devemos multiplicar a equação por –1.

Exemplo 2: Resolver a equação – 9x = – 90 – 9x = – 90 Devemos multiplicar por (-1) 9x = 90

x = 90/9 x = 10

36 Exemplo 3: Resolver a equação 9 + 3 x = 12

9 + 3 x = 12 3x = 12 – 9 3x = 3 X = 3/3 X = 1

2 – Sistemas de Equações do 1° grau

Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.

Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.

Para resolver um sistema de equações do 1º grau costuma-se usar o método da substituição ou o da soma.

Método da substituição: Esse método consiste em escolher uma das equações e isolarmos uma das incógnitas, para determinar o seu valor em relação a outra incógnita. Depois, substituímos esse valor na outra equação. Desta forma, a segunda equação ficará com uma única incógnita e, assim, poderemos encontrar o seu valor final. Para finalizar, substituímos na primeira equação o valor encontrado e, assim, encontramos também o valor da outra incógnita.

Exemplo: Resolva o seguinte sistema de equações:

Resolução

Vamos começar escolhendo a primeira equação do sistema, que é a equação mais simples, para isolar o x.

Assim temos:

Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la, da seguinte maneira:

Agora que encontramos o valor do y, podemos substituir esse valor da primeira equação, para encontrar o valor do x:

37 Método da Adição: No método da adição buscamos juntar as duas equações em uma única equação, eliminando uma das incógnitas. Para isso, é necessário que os coeficientes de uma das incógnitas sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais contrários.

Exemplo

Para exemplificar o método da adição, vamos resolver o mesmo sistema anterior:

Note que nesse sistema a incógnita y possui coeficientes opostos, ou seja, 1 e - 1. Então, iremos começar a calcular somando as duas equações, conforme indicamos abaixo:

Ao anular o y, a equação ficou apenas com o x, portanto agora, podemos resolver a equação:

Para encontrar o valor do y, basta substituir esse valor em uma das duas equações. Vamos substituir na mais simples:

Note que o resultado é o mesmo que já havíamos encontrado, usando o método da substituição.

Observação! Quando as equações de um sistema não apresentam incógnitas com coeficientes opostos, podemos multiplicar todos os termos por um determinado valor, a fim de tornar possível utilizar esse método.

Classificação dos sistemas de equações

Um sistema do 1º grau, com duas incógnitas x e y, poderá ser classificado como: • Possível e determinado, quando apresentar uma única solução.

Indeterminado, quando o sistema apresentar infinitas soluções Impossível, quando não possuir nenhuma solução.

3 – Equações do 2° grau

A equação do segundo grau recebe esse nome porque é uma equação polinomial cujo termo de maior grau está elevado ao quadrado.

É representada por: ax² + bx + c = 0

Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação. Os coeficientes são números reais e o coeficiente a tem que ser diferente de zero.

Resolver uma equação de segundo grau, significa buscar valores reais de x, que tornam a equação verdadeira. Esses valores são denominados raízes da equação.

38 Equações do 2º Grau Completas e Incompletas

As equações do 2º grau completas são aquelas que apresentam todos os coeficientes, ou seja, a, b e c são diferentes de zero (a, b, c ≠ 0).

Uma equação do 2° grau é incompleta quando b = 0 ou c = 0 ou b = c = 0.

Observação! As equações incompletas podem ser resolvidas por métodos particulares ou pela fórmula de Bháskara, enquanto que as completas somente pela fórmula.

Fórmula de Bhaskara: É a fórmula que usamos para resolver equações do 2° grau.

Inicialmente calculamos delta ( Δ ), pois de acordo com o seu valor é possível saber qual o número de raízes que a equação terá.

Para resolver a equação fazemos:

• 1º Passo: Identificar os coeficientes a, b e c. O coeficiente a é o número que está junto com o x², o b é o número que acompanha o x e o c é o termo independente.

• 2º Passo: Calcular o delta. Se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá duas raízes reais e distintas. Se ao contrário, delta for menor que zero (Δ < 0), a equação não apresentará raízes reais e se for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará 2 raízes iguais.

3º Passo: Calcular pela fórmula os valores de x.

Exemplo: Determine as raízes da equação 2x² - 3x - 5 = 0

Solução: Para resolver, primeiro devemos identificar os coeficientes, assim temos: a = 2 b = - 3 c = - 5

Agora, podemos encontrar o valor do delta. Devemos tomar cuidado com as regras de sinais e lembrar que primeiro devemos resolver a potenciação e a multiplicação e depois a soma e a subtração.

Δ = (- 3)2 - 4 . (- 5) . 2 = 9 +40 = 49

Como o valor encontrado é positivo, encontraremos dois valores distintos para as raízes. Assim, devemos resolver a fórmula de Bhaskara duas vezes.

39 Funções de 1° grau e 2° grau

1 – Função do 1° grau

. A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0.

Consideremos x e y duas variáveis, dependentes uma da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y. Definimos essa dependência como função, nesse caso, y está em função de x.

O conjunto de valores conferidos a x deve ser chamado de domínio da função e os valores de y são a imagem da função.

Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.

Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.

A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta.

Analisando a lei de formação y = ax + b, notamos a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano.

Observe Função crescente Função decrescente

Função crescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes em y também aumentam.

Função decrescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes de y diminuem. Exemplos de funções do 1º grau

y = 4x + 2, a = 4 e b = 2 y = 5x – 9, a = 5 e b = –9 y = – 2x + 10, a = – 2 e b = 10 y = 3x, a = 3 e b = 0 y = – 6x – 1, a = – 6 e b = – 1 y = – 7x + 7, a = –7 e b = 7

40 Raiz ou zero de uma função do 1º grau: Para determinar a raiz ou o zero de uma função do 1º grau é preciso considerar y = 0.

De acordo com gráfico, no instante em que y assume valor igual a zero, a reta intersecta o eixo x em um determinado ponto, determinando a raiz ou o zero da função.

Vamos determinar a raiz das funções a seguir: a) y = 4x + 2 (considerando y=0)

4x + 2 = 0 4x = –2 x = –2/4 x = –1/2

A reta representada pela função y = 4x + 2 intersecta o eixo x no seguinte valor: –1/2 b) y = – 2x + 10 (considerando y=0) – 2x + 10 = 0 – 2x = – 10 (–1) 2x = 10 x = 10/2 x = 5

A reta representada pela função y = – 2x + 10 intersecta o eixo x no seguinte valor: 5

2 – Função do 2° grau

A função de segundo grau, também chamada de função quadrática ou função polinomial do 2° grau, é escrita como: f(x) = ax² + bx + c. Sendo os coeficientes "a, b e c" números reais e "a" diferente de 0 (zero). A função de segundo grau é ordenada de forma decrescente em relação aos seus expoentes.

Função de segundo grau completa e incompleta

Uma função de segundo grau pode ser classificada como completa se todos os seus coeficientes (a, b e c) forem diferentes de 0 (zero).

Exemplos: f(x) = 2x² + 5x+ 1 a = 2, b = 5 e c = 1 f(x) = x² + 4x+ 6 a = 1, b = 4 e c = 6

A função de segundo grau também pode ser classificada como incompleta se um dos coeficientes, b ou c, forem iguais a 0 (zero).

41 f(x) = 5x² +3x a = 5, b = 3 e c = 0

f(x) = 4x² a = 4, b = 0, c = 0 Gráfico da função de segundo grau

A representação gráfica da função de segundo grau é uma parábola.

Se a > 0, a concavidade da parábola estará voltada para cima e se a < 0, a concavidade da parábola estará voltada para baixo. a > 0.

A parábola apresenta alguns elementos essenciais:

As raízes (pontos onde o gráfico intercepta o eixo x). • Vértice (ponto de máximo ou mínimo a função).

Vértice - para identificar o valor do vértice deve-se as fórmulas abaixo:

Onde Δ, = b² - 4ac e:

De acordo com Δ é possível prever em quantos pontos o eixo x será interceptado:

Se Δ > 0, a função tem duas raízes reais distintas e a parábola intercepta o eixo x em dois pontos diferentes;

Se = 0, a função tem duas raízes reais iguais e a parábola é tangente ao eixo x; • Se < 0, a função não tem raízes reais e a parábola não intercepta o eixo x;

42 Atividades

1) A equação do 1° grau 5x – 11 = 9 , tem solução:

a) x = 11 b) x = 9 c) x = 5 d) x = 4 e) x = 9

2) Ao resolver as equações x – 2 = - 8 e x + 1 = 1 e multiplicar seus resultados, obtemos:

a) 8 b) 2 c) 1 d) 0 e) x = 8

3) O sistema de equações admite como solução o par ordenado:

a) ( 18,13 ) b) ( 13,18 ) c) ( 31,5 ) d) ( 5,31 ) e) ( 2,3)

4) Quais as 3 formas de se classificar um sistema de equações do 1° grau?

________________________________________________________________________________________

5) As raízes da equação de 2° grau x² - 3x - 4 = 0 são?

a) – 4 e 1 b) – 1 e 4 c) 1 e 4 d) - 4 e -1 e) 1 e 2

6) O que o cálculo do valor de Δ nos diz sobre as raízes da equação do 2° grau?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

7) Sobre o formato do gráfico das funções de 1° grau e 2° grau, respectivamente, pode-se afirmar que são: a) Uma reta e uma hipérbole. c) Uma parábola e uma reta. e) duas retas b) Uma curva e uma parábola. d) Uma reta e uma parábola.

8) Ao determinarmos o zero da função de 1° grau y = 2x – 10 , chegamos a:

a) x = 2 b) x = 5 c) x = 8 d) x = 10 e) x = 0

9) Qual a diferença entre uma função do 1° grau crescente e uma decrescente?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

10) O que devemos observar para saber se o gráfico de uma função do 2° grau será voltado para cima ou para baixo?

43

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

PET FINAL

Ano de Escolaridade: 1º Ano Ensino Médio Modalidade: EJA – Educação de Jovens e Adultos

Turma: 1º EM EJA 2 Turno: Noturno

Componente Curricular: Língua Portuguesa Carga Horária: 15 aulas Professor(a): Rogéria da Mata

Aluno(a):

1-

(

Todos os PETs) Leia o texto a seguir.

Pela análise do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social a) propagar a imagem positiva do Ministério Público.

b) conscientizar a população que direitos implicam deveres.

c) coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação. d) divulgar políticas sociais que combatem a intolerância e o preconceito. e) instruir as pessoas sobre a forma correta de expressão nas redes sociais.

2- Com qual elemento da comunicação está relacionada a função metalinguística da linguagem? _______________________________________________________________________________ 3- (PET1) Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à questão:

44 As funções da linguagem podem ser encontradas em vários tipos de textos, inclusive nas histórias em quadrinhos

Para tentar convencer o pai a comprar seu desenho, Calvin empregou uma função de linguagem específica. Qual é a função empregada?

________________________________________________________________________________________ Ambiguidade ou anfibologia é a duplicidade de sentidos de um enunciado. Ocorre quando alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de um significado.

4- (PET2) " ... e o exemplo que escolheu para ilustrar SEU comentário. "; o item abaixo em que o uso do possessivo SEU gera ambiguidade é:

a) O publicitário fez comentários sobre SEU outdoor; b) O cronista levou o cachorro em SEU automóvel;

c) O jornalista transportou as mercadorias em SEU horário de trabalho; d) O secretário viu o professor do debate em SEU escritório;

e) O jornalista nada dizia sobre SEU texto. 5- (PET2) Analise os quadrinhos abaixo.

As variações linguísticas permitem a evocação de certos aspectos de determinada parte do país, produzindo efeitos diferentes conforme o ouvinte ou leitor seja ou não dessa região. Nos quadrinhos acima, a variação linguística é de natureza:

a) fonética. b) lexical. c) morfológica. d) semântica. e) sintática.

45 6- (PET2) Leia os quadrinhos abaixo.

A tira exemplifica o uso de variedades linguísticas. Sobre variedades e registros de linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Preconceito linguístico é o julgamento negativo dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.

b) A maior ou menor proximidade entre os falantes faz com que usem variedades mais ou menos formais, denominadas registros de linguagem.

c) Diferenças significativas nos aspectos fonológicos e morfossintáticos da língua marcam as variedades sociais, seja devido à escolaridade, à faixa etária, ao sexo.

d) Norma culta ou padrão é a denominação dada à variedade linguística dos membros da classe social de maior prestígio, que deve ser utilizada por todos da mesma comunidade.

e) Gíria ou jargão é uma forma de linguagem baseada em vocabulário criado por um grupo social e serve de emblema para os membros do grupo, distinguindo-os dos demais falantes da língua.

7- (PET3) Tendo em vista que os gêneros apresentam determinadas características, identifique os gêneros apresentados a seguir:

I. Texto jornalístico que tem como função a exposição de informações. Esse texto pode ser descritivo e narrativo ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as ―personagens envolvidas. II. É um texto jornalístico que informa e, ao mesmo tempo, cria uma opinião nos leitores, o que configura

uma função social muito importante.

III. É um texto jornalístico que tem como função a apresentação e defesa do ponto de vista do periódico em questão.

IV. É um texto que tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse público.

As afirmações correspondem, respectivamente, a que gêneros textuais? a) Carta de leitor, carta argumentativa, editorial e notícia.

b) Reportagem, notícia, editorial e entrevista.

c) Notícia, reportagem, artigo de opinião e carta de leitor. d) Notícia, reportagem, editorial e entrevista.

46 8- (PET1,2,3) Leia o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:

a) Que gênero textual você acha que é este acima?

________________________________________________________________________________ b) Para que servem textos como esse?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ c) Onde podemos encontrar textos assim?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

d) Podemos perceber várias palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ e) Reescreva cada palavra que está inadequada, consertando a sua ortografia.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

47 a) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação trabalham na hora de um diálogo.

No documento PLANO DE ESTUDO TUTORADO PET FINAL (páginas 33-49)

Documentos relacionados