• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: METODOLOGIA

6. Recolha e tratamento de dados

Os questionários, anexo um e dois, aplicados no presente estudo foram elaborados pelo autor do mesmo, tendo subjacentes os objetivos definidos para este estudo. A estrutura dos questionários e as respetivas questões aproximam- se de outros questionários já aplicados em estudos similares, como, por exemplo, Viana (2014). Desta forma, poderão ser questionários (dois) que a instituição poderá utilizar futuramente, encarando este estudo como experimental.

Os dois questionários foram elaborados com base nos objetivos propostos, tal como já foi referido anteriormente, sendo um destes para a aplicação aos alunos do 1.º Ciclo das escolas da Junta de Freguesia de Benfica e outro para os pais e encarregados de educação. Aos alunos foram colocadas questões com base na sua caraterização demográfica (idade, género e escolaridade), caraterização da prática desportiva (gosto pela prática, motivação para escolha de modalidade desportiva, o período e frequência com que decorre) e, finalmente, a identificação da procura (modalidades praticadas, interesse futuro em praticar). Enquanto que, nos questionários dirigidos aos pais e encarregados de educação, pretendeu-se fazer também uma caraterização demográfica (profissão, grau de parentesco e nível de escolaridade), seguido de uma identificação de interesses da prática desportiva dos seus educandos e grau de eficácia dos meios de comunicação utilizados (objetivos atribuídos à prática do educando, identificar os meios de comunicação pelos quais recebem informação e a sua eficácia) e, finalmente a identificação de possibilidades

40

futuras e limitações (modalidades de interesse futuro para as crianças, limitações para a inscrição numa oferta desportiva).

Grande parte das questões dos dois questionários são de resposta fechada, isto é, apresenta um leque de respostas dando a hipótese ao inquirido de assinalar uma ou mais opções, facilitando assim o preenchimento do questionário, a sua recolha e o tratamento dos dados. Na identificação de modalidades ou algumas preferências ou fatores associados a estas, foram utilizadas questões de resposta aberta, permitindo recolher uma maior diversidade de respostas.

Devido ao facto de um dos questionários ser aplicado aos alunos do 1.º ciclo, especialmente a alunos do 1.º e 2.º anos (que correspondem à etapa na qual é realizada a aprendizagem da leitura), é importante que as questões sejam de fácil compreensão e, ao mesmo tempo, que a resposta seja acessível à perceção do inquirido, minimizando a margem de erro de resposta. Assim sendo, a escolha de perguntas com respostas fechadas pretende ir ao encontro destas caraterísticas dos inquiridos.

Os questionários foram estruturados por três partes essenciais: a) caraterização dos sujeitos; b) eixos de investigação; c) temas de investigação.

No questionário aos alunos – Procura/oferta de atividades desportivas da Junta de Freguesia de Benfica, dirigidos aos alunos, as perguntas foram integradas de acordo com estrutura apresentada anteriormente e serão de seguida apresentadas com maior detalhe.

A parte a – caraterização dos sujeitos, é composta por três questões de caraterização geral, nomeadamente, idade, género e nível de escolaridade.

Quanto à parte b – eixos de investigação, é formada por quatro questões que visam a identificação de motivações, o gosto pela prática desportiva, o período e frequência com que ela decorre.

As questões que constituem esta parte são as seguintes: • Pergunta 1 – “Gostas de praticar atividade física?” Pergunta 2 – “Porque praticas atividade física?”

41

• Pergunta 3 – “Quais os períodos, durante a semana, em que tens mais disponibilidade para praticar atividade física?”

Pergunta 4 – “Quantas vezes por semana praticas atividade física?” A parte c – temas de investigação, é composta por cinco questões de investigação acerca do tipo de modalidades e motivações procuradas pelos inquiridos, constituindo-se como indicadores para a gestão de ofertas desportivas:

• Pergunta 5 – “Que modalidade(s) costumas praticar fora da escola?” • Pergunta 5.1 – “Alguma dessas modalidades decorre na Junta de

Freguesia de Benfica?”

Pergunta 5.2 – “Porque escolheste essa(s) modalidade(s)?”

• Pergunta 6 – “Que outra(s) modalidade(s) desportivas gostarias de praticar/experimentar?”

Pergunta 7 – “Das seguintes ofertas desportivas, qual gostarias de experimentar/praticar?”

Relativamente ao questionárioaos pais e encarregados de educação – Procura/oferta das atividades desportivas da Junta de Freguesia de Benfica dirigido aos encarregados de educação e pais, também possui uma estrutura semelhante ao questionário anterior, que será apresentada em seguida com maior detalhe.

A parte a – caraterização dos sujeitos, comporta três questões de caraterização geral dos sujeitos referentes à profissão, grau de parentesco para com o educando e o seu nível de escolaridade.

A parte b – eixos de investigação, inclui cincos questões relacionadas com os interesses dos pais e encarregados de educação para a prática dos seus educandos e o grau de eficácia dos meios de comunicação utilizados pela entidade gestora das atividades, a Junta de Freguesia. Especificamente, as questões enquadradas nesta parte são:

• Pergunta 1 – “Qual(is) o(s) objetivo(s) que atribui à prática de atividade física do seu educando?”

42

• Pergunta 2 – “Conhece as ofertas desportivas geridas pela Junta de Freguesia de Benfica?”

Pergunta 2.1 – “Como teve conhecimento dessas ofertas?”

• Pergunta 3 – “Considera os meios de divulgação das ofertas desportivas que a Junta de Freguesia de Benfica utiliza eficazes?”

Pergunta 3.1 – “Preferia ter acesso a essa informação por outra via?” Quanto à última parte do questionário, a parte c – temas de investigação, está organizada em sete questões sobre: os fatores que limitam a inscrição dos seus educandos nas ofertas desportivas; os custos mensais despendidos; e o interesse em futuras ofertas desportivas.

a) Pergunta 4 – “Quais as modalidades oferecidas pela Junta de Freguesia de Benfica em que inscreveria o seu educando?”

b) Pergunta 5 – “O que limita/limitaria a inscrição do seu educando em alguma oferta desportiva da Junta de Freguesia?”

c) Pergunta 6 – “No futuro, que outras atividades desportivas gostaria que a Junta de Freguesia de Benfica oferecesse para inscrever o seu educando?”

d) Pergunta 7 – “Conhece as instalações desportivas que são geridas pela Junta de Freguesia de Benfica?”

e) Pergunta 8 – “Atualmente, o seu educando está inscrito em alguma atividade desportiva extra-curricular?”

f) Pergunta 8.1 – “A atividade desportiva referida é gerida pela Junta de Freguesia de Benfica?”

g) Pergunta 8.2 – “Quais são os custos mensais que tem com atividades desportivas extracurriculares do seu educando?”

Os questionários visam obter informação pertinente acerca dos objetivos propostos. O interesse das crianças pela prática desportiva, de que forma a Junta de Freguesia de Benfica promove as atividades desportivas que interessam às crianças, assim como os meios de comunicação entre entidade gestora e encarregados de educação e pais.

43

Após a recolha dos questionários preenchidos pelos alunos e pelos encarregados de educação e pais, foram criadas duas bases de dados diferenciadas para cada um dos questionários e de acordo com as variáveis dos mesmos. Nestas foram inseridos os dados recolhidos provenientes dos questionários dos inquiridos, de modo a serem analisados estatisticamente.

O tratamento estatístico dos dados foi feito através do programa Microsoft Office Excel 2013, sendo o seu foco principal a análise de frequências absolutas e relativas e a elaboração de gráficos para facilitar a visualização de resultados. Todavia, tendo em consideração que os dados recolhidos não respondem por si só às questões colocadas pelo estudo, é necessário analisar a informação obtida.

44