• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.1 A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e a Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas

Atualmente, a Rede Estadual do Rio de Janeiro conta com 1310 unidades escolares, agrupadas em 14 Diretorias Regionais e 01 Diretoria Especial de escolas prisionais e socioeducativas. Possui cerca de 1.000.000 de alunos; 110.793 mil servidores ativos, de cargos efetivos, distribuídos entre docentes e servidores administrativos educacionais; 15 mil servidores extraquadro, distribuídos entre docentes contratados, terceirizados e cargos de confiança, conforme Tabela 1:

Tabela 1 – Servidores ativos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

FUNCIONÁRIOS QUANTIDADE

Docentes 90.657

Docentes contratados 23.513

Servidores Administrativos Educacionais 20.136

Extraquadro – Cargo em comissão 1.637

Terceirizados 13.363

TOTAL 149.306

Fonte: Elaborada pela autora, a partir de dados do SIGRH e da SUPGP – SEEDUC/RJ, 2012. A partir da nomeação do novo Secretário de Estado de Educação, em 2010, mudanças significativas foram implementadas na Rede. Uma das primeiras ocorreu na Estrutura Organizacional do Órgão Central. Dentre as diversas modificações propostas, três mostraram-se bastante significativas; foram elas: alteração da divisão geográfica das regionais e sua estrutura de funcionamento, que é abordada mais à frente; a criação de um Centro de Inteligência e de uma Central de Relacionamento (CEREL); a criação da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. A Central de Inteligência e a CEREL estão vinculadas diretamente ao Secretário, compondo a sua equipe de assessoria; a Subsecretaria de Gestão de Pessoas vem compor o staff de Subsecretários. Estas áreas podem ser visualizadas na Figura 1.

Figura 1: Organograma da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Fonte: Site da Secretaria de Estado de Educação, 2014.

O Centro de Inteligência é formado por Gestores Públicos de Cargo Efetivo que acompanham processos estratégicos críticos, com o objetivo de monitorar e garantir a eficiência das ações.

A CEREL, por sua vez, faz parte da estratégia de comunicação com os usuários, sendo um canal de comunicação aberto para a sociedade, servidores ou não, que desejam se comunicar com as diversas áreas da SEEDUC/RJ. Por meio de um link no site principal da SEEDUC/RJ, o cidadão expõe suas dúvidas, elogios e reclamações que são filtradas e redistribuídas às áreas de competência para que sejam analisadas e respondidas, dentro de prazos determinados. As demandas da

Rede têm um canal direto de entrada na SEEDUC/RJ, não precisando esperar pelo agendamento de reuniões, ou por visitas de pessoas da área administrativa da própria Secretaria, fatores que não contribuem para que o processo de comunicação e de relacionamento com o cliente seja mais eficaz. Além disso, a CEREL encurta distâncias e dá transparência à Gestão. Dependendo da manifestação do usuário, que é analisada e classificada, a resposta deve ser dada em: 02, 05 ou 10 dias úteis pela pessoa responsável, previamente indicada no sistema. Mensalmente, a demanda é quantificada, bem como a qualidade das respostas oferecidas, gerando um relatório que é veiculado entre todos os Gestores do Órgão Central, inclusive o Secretário.

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUBGP) representou um marco na ampliação da área de Gestão de Pessoas, onde processos mais modernos de Gestão foram incorporados, ratificando-se a importância dada, nesta administração, às pessoas.

Essa Subsecretaria possui duas Superintendências a ela subordinadas: a de Administração de Pessoas e a de Desenvolvimento de Pessoas. A Superintendência de Administração de Pessoas já existia na estrutura anterior3, permanecendo na nova estrutura com a responsabilidade de administrar a vida funcional de todos os servidores, nas suas funções mais primárias (atendimento ao servidor, cargos em comissão e funções gratificadas, cadastro e movimentação de pessoas, direitos e vantagens e pagamento), porém não menos importantes. A nova Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, passou a tratar de todos os demais subsistemas de Recursos Humanos (RH), como: processo interno de seleção de Diretores, bonificação por resultados, Avaliação de Desempenho, formações específicas, dentre outros (detalhados a seguir). A estrutura organizacional da Subsecretaria em questão pode ser mais bem visualizada na Figura 2.

3

A Superintendência de Administração de Pessoal, na estrutura anterior existia com o nome de Superintendência de Gestão de Pessoas. A nova estrutura de funcionamento da SEEDUC/RJ, incluindo a nova Subsecretaria de Gestão de Pessoas e suas duas Superintendências foram publicadas em Decreto sob o número 44.611, de 18 de fevereiro de 2014.

Figura 2: Organograma da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. Fonte: Elaborada pela autora.

A Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas é formada por três frentes de trabalho: Assessoria Técnica de Saúde e Bem Estar, Diretoria de Gestão de Carreiras e Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, organizadas conforme demonstra a Figura 3.

Figura 3: Organograma da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas. Fonte: Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas.

A Assessoria Técnica de Saúde e Bem Estar é uma área inovadora dentro da SEEDUC/RJ, criada com o desafio de implantar uma Cultura Organizacional voltada para a promoção da saúde e segurança no trabalho, contribuindo para a construção de ambientes integrados e harmoniosos, além de auxiliar os gestores escolares em situações de conflito (RIO DE JANEIRO, s. d. a.). Esta área iniciou suas atividades no ano de 2011 com uma equipe de duas pessoas: a Assessora e sua assistente. Com o passar do tempo, dado o número de processos e ações a serem criadas e demandas oriundas de toda a Rede, a área conquistou sua ampliação, não só no Órgão Central, mas nas Equipes de Gestão de Pessoas das Regionais, criadas para que as atividades da área tivessem maior capilaridade. Foi realizado um concurso público, organizado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAG/RJ) que recrutou para a Equipe Psicólogos e Assistentes Sociais.

A Diretoria de Gestão de Carreiras é composta de duas Coordenações: a de recrutamento e seleção e a de Gestão de carreiras. Esta Diretoria foi criada com o desafio de implantar os processos de recrutamento e seleção para cargos estratégicos, mobilidade interna, avaliação de desempenho, bonificação por resultados e gestão por competências. Assim como a Assessoria de Saúde e Bem Estar, essa área também vem se solidificando e conquistando a ampliação de sua Equipe.

A Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas é também composta por duas Coordenações: a de Treinamento e Desenvolvimento e a da Escola de Aperfeiçoamento de Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Essa diretoria foi criada com o desafio de aglutinar, ampliar e reorganizar as ações de formação e desenvolvimento, antes pulverizadas por todas as áreas da SEEDUC/RJ, convergindo para o alcance das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico. É responsável também pela Gestão da Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Secretaria Estadual de Educação – Escola SEEDUC/RJ, inaugurada em 09 de fevereiro de 2012, mais conhecida pela rede com o nome de “Escola SEEDUC”, onde grande parte das ações de desenvolvimento de pessoas passou a acontecer. Nessa diretoria, compete à Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento, conforme explicitado acima, o planejamento e acompanhamento das ações de formação e a coordenação da Escola SEEDUC, provendo toda a infraestrutura necessária à realização das suas atividades.

Reorganizar e ampliar a Estrutura Organizacional da Secretaria não seria suficiente para dar conta de todo o trabalho que precisaria ser colocado em prática em toda a Rede Estadual de Ensino, de modo a alcançar melhores resultados. Seria necessário algo a mais, justificando-se a criação do Plano de Educação para ser executado em toda Rede Pública Estadual e, junto com ele, a revisão e a criação de legislações que pudessem legitimar e regulamentar a sua execução. A seguir, encontra-se a descrição deste planejamento.

1.2 O PLANO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO: DESCRIÇÃO, REORGANIZAÇÃO E