• Nenhum resultado encontrado

Zona Hadeana: é um lugar extremamente pe-

rigoso, onde se concentra a maior quantidade de fenômenos cósmicos letais, como supernovas e bu- racos negros. Há também ondas de radiação inde- tectáveis que influenciam perigosamente o cérebro humano. Argonautas afetados pela Zona Hadea- na tendem a terem surtos de extrema ira, agindo, mesmo sem motivos, com violência descontrolada. Em jogo, todos os testes que exijam o mínimo de racionalidade e autocontrole recebem Desvantagem circunstancial.

Sagitário-A: o maior buraco negro já registra-

do pela Cronos é o Sagitário-A, que se encontra exatamente no núcleo da Via Láctea, de onde par- tem todos os braços galácticos. Alguns cosmólogos acreditam que ele está diretamente relacionado ao nascimento da Via Láctea e outros fatores cósmicos ainda misteriosos. Um Argo no campo de atração de Sagitário-A exige uma habilidade sobrehumana do navegador da equipe, nenhum teste deve ter di- ficuldade inferior a 20.

Labirinto de Estrelas: é uma região extrema-

mente caótica, nenhuma máquina de localização galáctica funciona nesse lugar e a percepção huma- na de espaço e tempo simplesmente entra em co- lapso. Um argonauta afetado pela região é incapaz de compreender tempo e espaço; não consegue dis- tinguir distâncias nem contabilizar qualquer fração temporal, não distingue direita de esquerda, nem minutos de horas, nem altura de largura, nem cen- tímetros de quilômetros. Em jogo, todos os testes que exijam o mínimo percepção de espaço e tempo recebem Desvantagem circunstancial ou são total- mente anulados.

c

apítul

o 3

88

Zona obscura: é um lugar de terror absoluto,

onde, segundo alguns argonautas, se concentra grande parte da energia negativa da galáxia. A re- gião exerce uma influência terrível sobre o psicoló- gico humano, gerando surtos crônicos de depressão profunda. Em jogo, todos os testes físicos ou men- tais recebem Desvantagem circunstancial. As Mani- festações dos medos ganham o dobro de quadrados de Desmaterialização.

Cemitério de Estrelas: há uma praga planetá-

ria devastando a região entre os braços de Perseu e Norma, um tipo de onda de desolação que infecta tudo, matando estrelas, planetas e toda as formas de vida existentes em seu caminho. Argonautas que ousem visitar a região sofrer envelhecimento precoce e, em alguns casos, até necrose extrema. Em jogo, os argonautas dispõem apenas de metade dos 12 quadrados de Ferimentos, também recebem Desvantagem circunstancial em qualquer tarefa que precise de condicionamento físico. Mesmo que ar- gonautas se afastem da região, o aspecto decrépito permanece.

doenças

extraterrestres

Há diversas doenças extraterrestres catalogadas nas academias de exobiologia; doenças causadas por vírus, micróbios, parasitas e bactérias encon- tradas em planetas inóspitos da Via Láctea. As do- enças, assim como quase tudo encontrado na galá- xia, parecem versões esquisitas das encontradas na Terra. Algumas bem mais intensas e letais, outras leves, quase imperceptíveis. Os médicos e exobi- ólogos possuem um grande arsenal farmacêutico

contra a maioria delas, no entanto, há aquelas sem tratamento desenvolvido e outras tantas que nunca foram catalogadas.

Em jogo, o médico da equipe pode diagnosti- car e recorrer a tratamentos diversos dependendo do tipo de doença do paciente. O Mestre define os sintomas e danos da doença, se existe uma cura co- nhecida, e quanto tempo levaria o tratamento

criaturas

extraterrestres

Não tão raramente os argonautas encontram seres extraterrestres, principalmente em planetas potencialmente colonizáveis; outras vezes em pla- netas com ambiente inóspito para seres humanos, mas suficiente para criar formas de vida peculiares. Geralmente as formas de vida não passam de plan- tas, micróbios e seres inferiores. No entanto, raros planetas e luas abrigam criaturas enormes, mons- tros hostis; plantas predadoras e outros seres igual- mente perigosos.

Na maioria das vezes, os seres extraterrestres parecem versões esquisitas de plantas e animais da Terra com rumos evolucionários diferentes; evi- denciando aspectos biológicos importantes para a sobrevivência em seus ambientes nativos. Há, por exemplo, seres que parecem monstros peçonhentos, asquerosos e letais, cheios de garras e dentes afia- dos; outros parecem mamíferos amigáveis, tão sim- páticos que poderiam ser bichos de estimação; há plantas de beleza estonteante com uma variedade de cores inéditas e absolutamente mortais; insetos gigantes, exibindo um exoesqueleto marcado por

g

ênese e

resolução

89

disputas territoriais; parasitas medonhos, do tama- nho de homens adultos.

Com base na teoria da Origem da Vida, defendi- da por inúmeros exobiólogos, toda a vida na galáxia partiu de uma única fonte e evoluiu de acordo com o meio ambiente onde foi plantada. Por exemplo, em planetas pouco iluminados, os animais ten- dem a desenvolverem outros meios de percepção, e a evolução descarta a existência de olhos; em am- bientes de intensidade gravitacional muito alta, os seres tendem a ser mais robustos, a evolução torna- -os maiores e mais fortes.

Apesar da variedade enorme de vida na galáxia, nunca foi encontrada vida extraterrestre inteligente (pelo menos não dentro dos parâmetros humanos de inteligência), no entanto há centenas de indícios que ela existiu há milhares de anos ou ainda existe habitando outras galáxias.

Em jogo, criaturas extraterrestres podem ser figurantes, coadjuvantes ou antagonistas, e, inde- pendente da aparência, origem e comportamento, sempre rolam 2 dados para criar e reagir a cenas, levando em conta as Vantagens e Desvantagens Cir- cunstanciais quando houverem. Também possuem níveis de Ferimentos (12 quadrados) que funcio- nam exatamente iguais os níveis de Ferimentos dos protagonistas.

Documentos relacionados