• Nenhum resultado encontrado

6. Análise e discussão de resultados

6.2 Resultados qualitativos obtidos

Apesar de a implementação não se encontrar concluída, vários foram os benefícios evidenciados pela organização no final do período de 9 meses. Como retratado no capítulo anterior, foi possível implementar uma abordagem por processos, definir objetivos estratégicos e operacionais, definir indicadores de desempenho, aumentar a quantidade de informação documentada, criar todos os registos necessários para efetuar um controlo da organização quanto ao alcance dos seus objetivos, criar um documento que acompanha as obras em execução (FO), aumentar a integração de informação e diminuir as falhas de comunicação e de informação. Os fatores mencionados permitiram criar, consequentemente, uma estrutura organizacional que possibilitará o crescimento sustentável que a organização tem como visão.

Para além dos benefícios quantitativos provenientes da conceção e implementação do SGQ, anteriormente mencionados, o aumento evidente da motivação dos elementos da microempresa potenciou a realização de avanços não quantificáveis. Estes são considerados benefícios qualitativos da implementação do SGQ, que colmataram problemas identificados no estado inicial.

Observando a parte produtiva, o documento PC1_FR_01 – Folha de obra criado e implementado acompanha a execução das obras (Figura 16). Para além de organizar de uma forma clara a produção das obras, aumenta a retenção de conhecimento interno e facilita a comunicação entre os vários elementos da microempresa. Estes benefícios rapidamente identificados pelos colaboradores facilitaram a sua implementação e correta utilização por parte dos mesmos.

Figura 16 – Exemplo de uma FO a acompanhar a execução de uma obra

Em relação aos postos de trabalho, a implementação do documento PS3_FR_02 – Folha de limpeza (Apêndice 30) e as ações de sensibilização efetuadas no sentido de promover a limpeza e organização do ambiente de trabalho contribuíram para que se modificassem os hábitos existentes. Atualmente, os postos de trabalho, as ferramentas e as máquinas de trabalho são limpos e organizados diariamente. A manutenção preventiva já realizada pela organização passou a ser registada no documento PS3_FR_01

– Folha de manutenção (Apêndice 29) e, como analisado durante os 3 meses, o plano de manutenção foi 100% cumprido, o que também contribuiu para a preservação dos postos de trabalho (Figura 17).

Figura 17 – Postos de trabalho organizados na (a) parte administrativa, na (b) parte produtiva e (c) um exemplo de uma máquina limpa

Já em relação aos desperdícios de matéria-prima acumulados no logradouro da microempresa, foi possível organizar e executar a sua remoção. A agilização da sua recolha junto do fornecedor de acrílicos permitiu a libertação de cerca de 5 metros quadrados ocupados pelos bigbags com desperdícios. Isto facilita as manobras realizadas pelos veículos, melhora a imagem da microempresa e incentiva os seus elementos a manter as instalações limpas e organizadas (Figura 18).

Figura 18 – Espaço libertado pela eliminação dos desperdícios de matéria-prima

Relativamente à zona onde são armazenadas as placas de matéria-prima, criou-se um quadro de gestão de stocks para facilitar o seu controlo. Desta forma, há o registo da matéria-prima existente permanentemente atualizado, eliminando os desperdícios de tempo na contagem deste sempre que se necessitava de averiguar a existência ou não de um certo tipo de material. Como é possível observar na Figura 19, foram consideradas as principais variedades de matéria-prima utilizadas – quanto ao seu tipo, transparência, espessura e cor – e foram definidas as quantidades mínimas e máximas necessárias para cada tipo de matéria-prima nomeada. O quadro possui a codificação já utilizada pela empresa para nomear os vários materiais, assim como uma instrução de trabalho para relembrar qual o momento de

comunicação de necessidade de encomenda de material (“IT: Avisar quando mínimo = existente”). Estes fatores facilitaram a sua compreensão e promoveram a utilização do quadro por parte dos colaboradores.

Figura 19 – Quadro de gestão de stocks implementado

Foi também criado um showroom no espaço onde se encontravam arrumados alguns exemplares de obras elaboradas. O showroom, demonstrado na Figura 20, serve para expor alguns trabalhos desenvolvidos na organização, guardar ordeiramente catálogos de matérias-primas e discutir soluções para projetos futuros. Assim, este torna-se o espaço destinado a receber e reunir com os seus clientes e restantes partes interessadas. Simultaneamente, foi criada uma zona de espera, onde os seus clientes podem aguardar pelas reuniões confortavelmente.

Figura 20 – O (a) showroom e a (b) zona de espera criados para receber clientes e restantes partes interessadas

Adicionalmente, os extintores que se encontravam fora de prazo foram atualizados. Semelhantemente, os medicamentos que também se encontravam fora de prazo foram eliminados e repostos por medicamentos dentro do prazo de validade. A sinalética que também se encontrava em falta foi adquirida a uma empresa certificada e aplicada nos espaços respetivos. Na Figura 21 abaixo representada, é possível observar um exemplo de um extintor que foi atualizado, devidamente acondicionado na parede à altura recomenda e aplicada a sinalética de identificação necessária. A alteração da empresa de Segurança e Higiene que prestava este serviço agilizou a resolução deste problema.

Figura 21 – Exemplo de um (a) extintor atualizado, corretamente posicionado, com sinalética identificação e (b) primeiros socorros atualizados

Eliminando os problemas identificados inicialmente, através do incentivo e contributo da conceção e implementação do SGQ, foi possível cultivar e melhorar a cultura organizacional da microempresa. Desta forma, todos os elementos encontram-se comprometidos com a mudança e motivados para continuar a desenvolver o SGQ, de forma a potenciar o crescimento da organização.

Efetuando uma análise global do presente projeto de dissertação, é possível afirmar que a implementação total do SGG potenciará de uma forma ainda mais notória o desenvolvimento da microempresa em estudo e o aumento do seu desempenho, de forma a corresponder continuamente às necessidades e expectativas dos seus clientes e restantes partes interessadas.