• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Competências sociais

5. Caracterização do caso em estudo

5.2. Avaliação da criança antes da aplicação do programa de intervenção

5.2.2. Resultados relativos à aplicação da escala de envolvimento

A escala de envolvimento foi aplicada no dia 9 de janeiro de 2012 em três momentos distintos durante a manhã (08:50h, 10:35h, 13:15h) e no dia 16 de janeiro de 2012 em três momentos distintos durante a tarde (13:20h, 13:45h, 15:35h). Cada momento envolveu um período de observação de dois minutos, sendo avaliados um total de seis momentos distintos. A escala preenchida pode ser consultada através do Anexo B.

Relativamente ao primeiro momento (situação 1) a M.S. chega à escola um pouco antes das 8:50h e, depois de colocar a mochila dentro da sala, dirige-se à entrada do portão da escola onde vai cumprimentando os adultos (professores e assistentes operacionais) que entram à medida que observa os outros colegas. A M.S. não se envolve em nenhuma brincadeira com os colegas os quais, à medida que vão chegando, se juntam em pequenos grupos e participam em diversos jogos. Apesar de não se envolver nas brincadeiras com os colegas a M.S. não se isola, cumprimentando os adultos através de ações simples e estereotipadas; os cumprimentos dirigidos aos adultos são interrompidos

Aspetos facilitadores: 14

Aspetos perturbadores:

20

frequentemente (por curtos momentos de observação das brincadeiras dos colegas), sendo o seu envolvimento nesta situação avaliado com nível 2.

A observação seguinte (situação 2) decorreu durante o intervalo da manhã às 10:35h. A M.S. saiu da sala de aula e dirigiu-se para o espaço do recreio junto ao portão de entrada da escola. Não se envolveu em nenhuma brincadeira, permanecendo sozinha durante o período de tempo correspondente à observação. Observou as brincadeiras dos colegas e as situações que decorriam no exterior da escola (passagem de carros e pessoas), pelo que a sua atenção não estava focada a um círculo limitado; a sua atitude pareceu demonstrar uma certa indiferença pelo que se passava no recreio. Tendo em conta estas observações, o nível de envolvimento da M.S. nesta situação foi avaliado com nível 1 (sem atividade).

O período de observação seguinte coincidiu com o intervalo da hora de almoço e decorreu às 13:15h. Durante esta observação (situação 3) a M.S. participou numa brincadeira com quatro colegas mais novas que frequentam o 2º ano de escolaridade. A brincadeira estava relacionada com a recriação de uma situação familiar, onde cada uma representava o papel de um membro da família. A criança que representava a mãe dava ordens às restantes colegas, as quais iam participando na brincadeira assumindo um papel ativo em resposta às suas solicitações. Já a M.S. limitou-se a “obedecer” às ordens da colega com pouca energia, baixa concentração (distraiu-se com as brincadeiras dos outros colegas; a colega chamou-a à atenção e direcionou-a para o que tinha que fazer) e sem persistência (limitava-se a acompanhar o pequeno grupo nos seus movimentos, acabando por desistir da brincadeira); verificou-se, também, que a M.S. não participou oralmente, ao contrário das colegas que se envolveram num diálogo relacionado com os acontecimentos da brincadeira. Tendo em conta esta descrição da situação 3, na qual a brincadeira foi interrompida frequentemente, o envolvimento da criança foi avaliado com um nível 2.

Os níveis de envolvimento da criança nas três situações anteriormente descritas podem ser consultados através do seguinte gráfico de linhas (Gráfico 2).

No que diz respeito ao quarto momento de avaliação (situação 4), observado no período da hora de almoço (13:20h) do dia 16 de janeiro de 2012, a M.S. participou numa brincadeira com mais sete colegas mais novos (quatro meninas e três meninos que frequentam o 2º ano de escolaridade). Durante a brincadeira os colegas imitavam diversos animais e carregavam-se uns aos outros às

1 2 3 4 5

Situação 1 Situação 2 Situação 3

Nível de envolvimento

61

costas. A M.S. acompanhou os movimentos do grupo que se deslocava de um sítio para o outro, riu- se com as palhaçadas dos colegas mas não realizou a tarefa específica desta brincadeira que seria carregar com um colega às costas. Mais uma vez se verificou a pouca persistência da M.S. nesta atividade, mostrando-se pouco concentrada e distraindo-se constantemente com as brincadeiras que se passavam à sua volta. Inicialmente, a M.S. parecia estar a participar efetivamente na brincadeira, mas com o decorrer do período de observação, verificou-se que o seu papel foi passivo no desenvolvimento da mesma, pelo que não se tratou de uma “atividade real”. De acordo com o exposto, o nível de envolvimento nesta situação foi avaliado com nível 2.

O seguinte momento de avaliação (situação 5) foi também observado no intervalo da hora de almoço (13:45h) e representou uma situação semelhante à observada na situação 4. A M.S. aproximou-se de um grupo de oito colegas da sua turma que participava numa brincadeira em que cada um tinha que evitar que outro o tocasse. À semelhança da situação anterior, a M.S. acompanhou o grupo nos seus movimentos no espaço do recreio, mas não cumpriu as regras inerentes à brincadeira (não tomou a iniciativa de tocar nos colegas e os colegas também não a escolheram como uma colega a tocar). O seu entusiasmo fez perspetivar inicialmente um nível mais elevado de envolvimento nesta situação comparativamente às anteriores; mas com uma análise mais minuciosa dos indicadores/sinais de envolvimento verificou-se que a M.S. não se envolveu verdadeiramente na mesma, havendo várias quebras devido aos vários momentos de distração verificados. Posto isto, o envolvimento da M.S. nesta situação foi avaliado com um nível 2.

O momento de avaliação correspondente à situação 6 foi observado durante o intervalo da tarde às 15:35 horas. A M.S. saiu da sala de aula e dirigiu-se a uma zona do recreio que lhe permitia observar umas máquinas de construção civil em manobras junto a uma obra. A criança permaneceu a observar as máquinas durante todo o período de observação pelo que, não se envolveu em nenhuma atividade com os seus colegas mostrando-se mesmo indiferente aos diferentes tipos de brincadeiras realizadas no recreio. A M.S. não esteve concentrada enquanto observava as máquinas (manteve-se distraída e ausente) com uma postura de inatividade. Uma vez que esta situação pode ser caracterizada como não havendo atividade, o envolvimento da M.S. foi avaliado com nível 1.

Os níveis de envolvimento da M.S. nas situações anteriores descritas são apresentados através do Gráfico 3. 1 2 3 4 5

Situação 4 Situação 5 Situação 6

Nível de envolvimento

Estes resultados são referentes ao segundo objetivo definido para a presente investigação o qual é referente à avaliação do nível de envolvimento da criança em situações de interação com os colegas em contexto de recreio. Assim sendo, fica também registada a resposta à segunda questão de investigação Esta criança com SW apresenta um baixo nível de envolvimento em situações de interação com os colegas em contexto de recreio?. Através dos resultados acima apresentados é possível verificar que os níveis de envolvimento da M.S. no recreio em interação com os seus colegas, apesar da sua constante satisfação neste contexto são baixos, variando entre os níveis 1 e 2.