• Nenhum resultado encontrado

ATUAIS IMPLEMENTADORES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, NA SEDUC/AM

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: AMPLIANDO O PAPEL DA COORDENADORIA REGIONAL DE COARI/AM NO PROCESSO DE

3.1 RETOMANDO A DESCRIÇÃO DO CASO DE GESTÃO E DA PESQUISA REALIZADA

Inicialmente, iremos relembrar os pontos principais que foram tratados no Capitulo 1 e 2 deste trabalho, em relação ao caso estudado. Depois, apresentaremos as ações que compõem o PAE proposto nesta dissertação.

No Capitulo 1, foi descrito o caso em que apresentamos um pequeno recorte sobre as políticas públicas educacionais curriculares para o ensino médio. Nesse contexto, abordamos o Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) e o Programa Nacional de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (PROETI), discutindo que tais políticas curriculares sugiram no cenário educacional com o objetivo de tornar o ensino médio um nível de ensino atrativo e que atenda aos anseios dos jovens da contemporaneidade. Apresentamos, também, os indicadores educacionais do ensino médio, incluindo os dados do fluxo escolar.

Descrevemos sobre a adesão do estado do Amazonas ao PROEMI e ao PROETI, bem como relatamos como se deu a implementação dessas políticas educacionais para o ensino médio no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM, pontuando a experiência do PROEMI e do PROETI na rede de ensino e na Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM.

Em relação à Coordenadoria Regional de Educação no âmbito do macrossistema da Seduc/AM, foi abordada a Lei Delegada nº 3.642/2011, que cria as Coordenadorias Regionais de Educação no âmbito dos municípios do interior do estado do Amazonas. Elas possuem as atribuições de coordenação, implementação,

assessoramento e acompanhamento de políticas educacionais curriculares para o Ensino Médio em sua regional. Paralelo a estas informações, debatemos os desafios que a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM enfrenta na implementação de políticas educacionais para o ensino médio junto às escolas participantes de tais políticas. Por último, encerramos o Capítulo 1 apresentando uma síntese do caso de gestão estudado.

No Capítulo 2, apresentamos os desafios para a implementação de políticas educacionais curriculares para o ensino médio vivenciados na Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM, sendo esse o ponto central de nossa dissertação. Assim, para que pudéssemos trilhar um caminho metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso.

Para aprofundarmos esse estudo, foram realizadas sete entrevistas com profissionais vinculados diretamente à ação de implementação das políticas educacionais para o Ensino Médio, sendo eles: Secretária Executiva Adjunta do Interior; Diretora do DEPPE; Gerente do Ensino Médio e Coordenador Estadual do PROEMI e do PROETI; Coordenadora Regional de Educação de Coari/AM; dois componentes do Comitê Gestor do PROEMI (Técnicos Pedagógicos); e um componentes da Equipe de Implementação do PROETI (Especialista Pedagógico), no estado do Amazonas.

Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas, que oferecem maior oportunidade para avaliar atitudes, pois permitem a liberdade de resposta aos participantes da pesquisa. Além disso, essa metodologia dá oportunidade para obtenção de dados que não se encontram em fontes documentais, uma vez que nem tudo está registrado. Dessa forma, o conhecimento empírico de vivência da prática supre as lacunas existentes em torno do objeto em estudo (BONI e QUARESMA, 2005). Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2010) e a pesquisa qualitativa na perspectiva de Minayo (1998).

Mediante realização das entrevistas, conhecemos o perfil dos atores que lidam diretamente com a implementação de políticas educacionais para o ensino médio na Seduc/AM. Acerca da implementação de políticas educacionais para o ensino no estado do Amazonas, tomamos conhecimento também sobre o processo de seleção das escolas para participarem dessas políticas adotada pela Seduc/AM,

que obedece a critérios estipulados pelo Ministério da Educação e pela própria Seduc/AM.

Os desafios vivenciados no processo de implementação e monitoramento de políticas educacionais para o Ensino Médio no município de Coari foram constatados mediante a realização das entrevistas. O que ficou mais visível foi em relação ao auxílio e suporte que a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM precisa receber da Seduc/AM para obter sucesso nas ações de coordenação, acompanhamento, implementação e avaliação das políticas educacionais para o ensino médio em sua regional.

Por fim, acerca da descontinuidade de políticas curriculares para o Ensino Médio no âmbito da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM, ficou constatado, durante a realização das entrevistas, que a Seduc/AM optou pelo encerramento do PROEMI no município de Coari/AM para o atendimento de outra política, também no âmbito do ensino médio, o PROETI. Assim, foi possível observarmos que a Coordenadoria Regional de Educação de Coari não é envolvida pela Seduc/AM nas ações implementação, monitoramento e avaliação. Além disso, ela também não tem participação na tomada de decisões acerca da implementação de políticas educacionais para o ensino médio em sua regional ou sobre a descontinuidade dessas políticas em sua regional.

Para que tal problemática se apresente entre a Seduc/AM e a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM, em relação à implementação de políticas educacionais para o ensino médio, acreditamos que alguns fatores contribuem para isso: (a) a ausência de diálogo entre os Departamentos e Gerências da Seduc/AM com a Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM; (b) o desconhecimento do processo operacional das políticas educacionais para o ensino médio, como o PROEMI e PROETI, em decorrência de ausência de capacitação para os servidores lotados na Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM; (c) monitoria da implementação da política educacional para o ensino médio na escola participante do programa realizada apenas pela Seduc/AM, ficando a Coordenadoria Regional de Coari/AM de fora desse processo.

Apresentamos, neste Capitulo 3, um Plano de Ação Educacional que venha contribuir para otimizar, normatizar e ressignificar o papel da Coordenadoria Regional de Educação de Coari/AM no processo de execução de políticas educacionais para o ensino médio junto às escolas estaduais de sua regional.

A proposta de intervenção apresentada neste trabalho se configura em ações que poderão ser implementadas pela Seduc/AM, por ser a instituição responsável pela condução de políticas educacionais no estado do Amazonas, sendo que em âmbito macro, essa responsabilidade se dá através de seus Departamentos e Gerências e, em âmbito micro, através de sua Coordenadoria Regional de Educação e escolas.

Outline

Documentos relacionados