• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – O ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO

2.1 Os caminhos da pesquisa

2.1.1 Revisão da literatura acadêmica e pesquisa bibliográfica

Na primeira fase o procedimento técnico fundamentalmente utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Para esse levantamento examinamos os bancos de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O objetivo foi mapear os temas recorrentes alusivos ao ensino de Filosofia no nível Médio no período de 2000 a 2011. Encontramos oito teses de Doutorado e 32 dissertações de Mestrado que abordavam o tema, sendo essas pesquisas realizadas em 24 Instituições de Ensino. As universidades públicas são responsáveis por 57,5% do total dessa produção.

Em consulta ao banco de teses e dissertações da PUC/SP foram encontradas cinco produções que tratam sobre o tema do ensino de Filosofia no nível Médio, sendo todas elas dissertações. Quatro são oriundas do Programa de Educação: História Política e Sociedade e uma do Programa de Psicologia da Educação. Do total das 40 teses/dissertações encontradas, nenhuma estava inserida em um programa de Pós- graduação em Filosofia.

Durante a pesquisa bibliográfica utilizamos também consultas em sites bibliográficos, como Google, Dedalus, Scielo, Domínio Público, Portal de Periódicos Capes, portal do Inep/MEC e portal da SEE-SP.

Conforme salientado na Introdução, a temática sobre o ensino de Filosofia é recente8. Isso contribui para que, apesar de as produções acadêmicas a esse respeito não serem numerosas, possamos considerá-las muito relevantes.

A leitura dos resumos possibilitou-nos constatar que as preocupações mais recorrentes nesses estudos versam a respeito: a) da importância do ensino de Filosofia para a formação do jovem, com 14 produções; b) da busca do entendimento metodológico para o ensino de Filosofia, com 12 produções; c) de reflexões acerca do conteúdo a ser ensinado e sobre o currículo, com seis produções. Por fim, acrescentamos à divisão proposta por Gelamo (2010) as produções que têm seu foco no professor de Filosofia e na sua formação. Essas últimas produções somam oito entre as 40 teses e dissertações encontradas.

Com a análise dos resumos, observamos que as produções mais próximas do objeto de nossa pesquisa eram as dissertações de Mestrado realizadas em 2003 por Pedro Ergnaldo Gontijo na Universidade de Brasília, intitulada Os professores de

Filosofia e os sentidos de suas práticas docentes no Ensino Médio regular das escolas públicas do Distrito Federal, e por Sofia Alves Gaudencio Coelho na Universidade de

São Paulo, sob o título Dificuldades, dilemas e paradoxos no ensino da filosofia no

contexto da reforma educativa.

Para subsidiar nossa compreensão acerca do tema Ensino de Filosofia no Nível Médio, recorremos a pesquisas, nos sites citados, em artigos e livros que tratavam sobre os seguintes assuntos: Ensino Médio; legislação educacional; currículo; políticas públicas e reformas educacionais. Com base nesse levantamento, escolhemos os textos que sustentaram a nossa pesquisa. O Quadro 2.1, na página a seguir, indica a quantidade de artigos e livros eletrônicos consultados.

8 O texto mais antigo sobre o tema do Ensino de Filosofia no Brasil que encontramos é de 1955 e foi

escrito por Jean Maugüé sob o título O ensino da filosofia: suas diretrizes. (Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/df/pet/textos/mauguee-jean-ensino-de-filosofia-suas-diretrizes>. Acesso em: 27 mar. 2010.)

QUADRO 2.1 – Quantidade de livros e artigos online consultados no levantamento

bibliográfico desta pesquisa

Tema Artigo Livros Total

Ensino de Filosofia 39 1 40

Ensino Médio 3 4 7

Currículo 6 5 11

Políticas públicas e reformas educacionais 15 - 15

TOTAL 63 10 73

Fonte: Elaborado pela autora.

Os textos selecionados por meio do levantamento bibliográfico (impresso e

online) ratificaram que a problematização do tema teve foco variado diante do contexto

histórico pelo qual passou esse componente curricular em função de suas inclusões e extrações do currículo da escola média brasileira.

Do início dos anos 1980 até a promulgação da LDBEN/1996, o debate girou em torno da importância do ensino de Filosofia para a formação crítica, participativa, democrática da sociedade9, bem como dos conteúdos e métodos para seu ensino.

Em seguida, outros textos surgiram, apresentando as preocupações mais relevantes sobre o lugar do ensino de Filosofia no currículo nacional diante da LDBEN/1996 e a defesa de seu ensino como obrigatório. Esse debate ganhou força e notoriedade durante os anos de 1990 e na década de 200010.

Até a promulgação da Lei da obrigatoriedade da Filosofia como componente curricular da escola média brasileira em 2008, esses foram os focos da produção acadêmica na área. Cabe ressaltar que, a partir de meados da década de 2000, as produções focam fortemente na formação inicial dos professores de Filosofia11.

Nosso trabalho é permeado, no que tange ao ensino de Filosofia no nível Médio, pelos textos presentes no periódico Cadernos Cedes, v. 24, n. 64, de set./dez. 2004, em especial nos textos: O ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais (Altair Fávero et al.); Ensino de Filosofia no ensino Médio nas escolas públicas no

9 Sobre esse período destacamos os textos de Cartolano (1985), Filosofia no ensino de 2o grau; e Arantes

et al. (1995), A filosofia e seu ensino.

10 Destacamos aqui os textos de Alves (2002), A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições

na LDB; e de Fávero et al. (2004), O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais.

11 O texto de Tomazetti (2002), Filosofia no ensino médio e seu professor: algumas reflexões, é bastante

Distrito Federal: histórias práticas e sentidos em construção (Pedro Gontijo e Erasmo

B. Valadão); O professor de Filosofia: o ensino de Filosofia no ensino Médio com

experiência filosófica (Renata P. L. Aspis); O ensino de Filosofia e a criação de conceitos (Simone Gallina, 2004). A pesquisa é permeada, ainda, pelos livros presentes

na coleção Filosofar é preciso da Editora Loyola, com destaque para os títulos: Da

Filosofia como disciplina: desafios e perspectivas (2011); A Filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos (2009); Filosofia na escola: diferentes abordagens (2008); e Filosofia no ensino Médio: temas, problemas e propostas (2007).