• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – DIÁRIO DE CAMPO DATA:

HORÁRIO:

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

IDENTIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO

PONTOS A SEREM OBSERVADOS: Demandas apresentadas; Reação dos profissionais que realizam o atendimento; Abordagem dada pelos profissionais durante o atendimento; Estratégias de vínculo utilizadas; Fatores facilitadores identificados; Fatores dificultadores identificados; Outras observações.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

APENDICE II

ROTEIRO DE ENTREVISTAS - Profissionais da saúde

Entrevista nº: _____________

Sexo: _____________; Profissão: _____________; Tempo de formado: __________

Especialização: _______________

Tempo de atuação no município: ______________;

Presta atendimento em outro município: _________; Horas de deslocamento: ________

Locais de trabalho: _________________________; Horas de trabalho / dia: _________

1. Descreva seu dia de trabalho.

2. Quais são as atividades que desenvolve? 3. O que pensa sobre resolutividade?

4. Como o serviço está organizado?

5. Como você descreveria o acolhimento realizado na unidade?

6. Como vê a população atendida por você? Quais são as maiores demandas que encontra? Como resolve as demandas que aparecem?

7. Como vê a equipe que trabalha com você?

8. Como você descreveria a relação com os gestores?

9. Para onde encaminha os usuários quando precisa? Que retorno recebe quando eles voltam dos atendimentos para os quais foram encaminhados? 10. Gostaria de acrescentar algo mais?

ROTEIRO DE ENTREVISTAS - Usuários

Entrevista nº: ____

Sexo: ____; Idade: ____; Profissão: _______; Escolaridade: _______; Nº de pessoas da família: ____; Faixa etária: __________________ Renda mensal média familiar: ________;

Quantos contribuem para a renda familiar: ________.

1. Quais são os motivos que te levam a procurar atendimento na Unidade de Saúde? E sua família?

2. Como você descreveria a maneira que você é atendido? Como você se sente?

3. O que você pensa sobre esse atendimento?

4. Quais são as facilidades que você encontra quando vai buscar atendimento?

5. Quais são as dificuldades que você encontra?

6. O que você acha que deveria ser melhorado no atendimento?

7. Conte para mim alguma situação em que se sentiu bem atendido ou não. 8. Gostaria de falar mais alguma coisa.

APENDICE III

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Usuários

Gostaria de convidar você a participar de uma pesquisa intitulada “ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: perspectivas de profissionais e usuários” em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação/Doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, de autoria de Tatiana Vasques Camelo dos Santos, orientada pela Profª Drª. Claúdia Maria de Mattos Penna.

O estudo tem por objetivo compreender o acesso aos serviços de saúde a partir de sua expectativa e perspectivas, enquanto usuários dos serviços de saúde, ou seja, de que forma você busca e utiliza os serviços de saúde que estão à sua disposição na cidade e de que forma você percebe como é atendido e se recebe atenção necessária quando precisa.

Para falar sobre isso, você deverá responder algumas perguntas sobre as situações em você busca o serviço de saúde; quais fatores facilitam ou dificultam sua ida aos serviços de saúde e contar sobre situações em que você foi bem atendido e outras em que não foi. Se você permitir, suas respostas serão gravadas em um gravador para que, ao escultá-las, eu seja fiel a elas e poderá escutar, se assim o desejar. Peço permissão também para acompanhá-lo em uma consulta e realizar anotações durante as mesmas para ver como o profissional de saúde o atende. Informo que esta observação só se realizará caso haja concordância deste profissional.

Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para compreender de que forma os usuários chegam até os serviços públicos de saúde, como também o tipo de atendimento e tratamento dispensado, de forma a caracterizar as situações que permeiam o acesso aos serviços de saúde.

Sua colaboração é voluntária e o seu anonimato será garantido. Firmo o compromisso de que as declarações serão utilizadas apenas para fins desta pesquisa e de artigos que poderão ser publicados. O seu consentimento em participar desta pesquisa deve considerar, também, que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG (COEP/UFMG), local também com que você pode fazer contato para obter esclarecimentos, a partir do telefone e endereço abaixo.

Em qualquer momento da pesquisa, você poderá fazer perguntas, caso tenha dúvidas, e retirar o seu consentimento, além de não permitir a posterior utilização de seus dados, sem nenhum ônus ou prejuízo. Reafirmo que em qualquer situação seu atendimento não será prejudicado e que você não terá nenhum gasto extra e nem mesmo será pago pelas informações.

Se estiver de acordo e as declarações forem satisfatórias, favor assinar o presente termo, em duas vias, dando seu consentimento para a participação como voluntário dessa pesquisa, sendo que uma ficará em seu poder.

Atenciosamente,

Tatiana Vasques Camelo dos Santos.

Declaro ter recebido informações suficientes e estou de acordo em participar desta pesquisa.

Assinatura:

____________________________________________________

Contatos: Tatiana Vasques Camelo dos Santos Tel: (33) 8813-6384.

Orientadora: Profª Dra. Cláudia Maria de Mattos Penna Tel: (31) 3409-9867. Escola de Enfermagem – UFMG.

Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG (COEP): Av. Pres. Antônio Carlos, n° 6627. Prédio da Reitoria, 7° andar, sala 7018, Bairro Pampulha, Belo Horizonte/MG. CEP: 31270901. Tel: (31) 3409-4592.

APENDICE IV

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Profissionais

Gostaria de convidá-lo(a) a participar de uma pesquisa intitulada “ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: perspectivas de profissionais e usuários” em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação/Doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, de autoria de Tatiana Vasques Camelo dos Santos, orientada pela Profª Drª. Claúdia Maria de Mattos Penna.

O estudo tem por objetivo geral: compreender o acesso aos serviços de saúde a partir das expectativas e perspectivas dos usuários e profissionais de saúde. E específicos: descrever as situações cotidianas que demandam a utilização dos serviços de saúde; Investigar as tecnologias de trabalho dispensadas pelos profissionais de saúde aos usuários; analisar, na perspectiva dos usuários, a resolutividade das ações desenvolvidas no âmbito dos serviços de saúde.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas e observação. Você será observado durante as consultas, caso o usuário atendido dê sua permissão, e responderá perguntas sobre como é seu dia de atendimento no setor de trabalho, sua abordagem profissional e suas perspectivas em relação às demandas apresentadas pelo usuário, que respostas geralmente, você consegue dar a eles. As observações serão registradas em diário de campo e as respostas dadas serão gravadas, se assim for permitido, para ser o mais fidedigno a elas, estando à sua disposição para ouvir, se assim o desejar.

Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para compreender os mecanismos de ingresso ou não da população usuária aos serviços públicos de saúde, como também o tipo de atendimento e tratamento à mesma dispensado, de forma a caracterizar as situações que permeiam o acesso aos serviços de saúde.

Sua colaboração é voluntária e o seu anonimato será garantido. Firmo o compromisso de que as declarações serão utilizadas apenas para fins da pesquisa e veículos de divulgação científica. O seu consentimento em participar

desta pesquisa deve considerar, também, que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG (COEP/UFMG).

Em qualquer fase da pesquisa, você poderá fazer perguntas, caso tenha dúvidas, e retirar o seu consentimento, além de não permitir a posterior utilização de seus dados, sem nenhum ônus ou prejuízo. Você poderá contatar também o Comitê de Ética para esclarecimentos. Esclareço também que você não terá nenhum gasto adicional e nem será ressarcido.

Se estiver de acordo e as declarações forem satisfatórias, favor assinar o presente termo, dando seu consentimento para a participação da pesquisa em questão.

Atenciosamente,

Tatiana Vasques Camelo dos Santos.

Declaro ter recebido informações suficientes e estou de acordo em participar desta pesquisa.

Assinatura:

_________________________________________________________________

Contatos: Tatiana Vasques Camelo dos Santos Tel: (33) 8813-6384.

Orientadora: Profª Dra. Cláudia Maria de Mattos Penna Tel: (31) 3409-9867. Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG (COEP): Av. Pres. Antônio Carlos, n° 6627. Prédio da Reitoria, 7° andar, sala 7018, Bairro Pampulha, Belo