• Nenhum resultado encontrado

Esta síntese se refere à aplicação de uma aula elaborada pelos pibidianos Luana e Marcelo, em conjunto com o pibidiano Marcelo, ao 6ºAno do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, no período regular de aula, das 11h30 à 12h20min. A aula foi realizada na sala regular, e contou com a participação de aproximadamente 25 alunos.

Nessa aula, o Marcelo veio substituir a pibidiana Thássia que estava com um problema no olho. Então, o Marcelo trouxe o jogo do mico e da memória dos números decimais. Mas os alunos ainda não haviam visto números decimais.

Eles sabiam o que eram, mas ainda não lhes havia sido propriamente apresentados. Desse modo, tomamos o começo daquela aula para isso, ele a principio deixou que eu fizesse isso, esperando que ficaria com a responsabilidade de explicar sobre o jogo. Mas as duvidas entre os alunos foram crescendo, e eles estavam fazendo diversas perguntas, assim vários alunos vinham a lousa, esclarecer algumas duvidas, e eu as ia respondendo, e as duvidas não paravam, e quando me dei conta, até o Marcelo estava explicando sobre decimais, deixando a divisão de responsabilidades de lado.

E ai ficamos quase que a aula inteira na lousa. Mas depois de algum tempo na lousa, deixei ele explicando pros alunos na lousa, e fui andar pela sala para procurar duvidas de alunos não tão extrovertidos para expor suas questões em publico.

E fiquei acompanhando duas alunas do fundo, que não haviam ainda entendido o que eram aqueles números, mas usando a comparação com a moeda real. Facilitou seus calculos, pois elas conseguiam visualizar de maneira mais facil que 1 décimo de 1 real era 10 centavos, do que propriamente o que significa 1 décimo. E trabalhando com diversas comparações, e fazendo-as fazer calculos básicos repetidas vezes para que entendessem o raciocinio, acredito ter explicado o alicerce desse conteudo para as duas.

E então fui ver quanto tempo teriamos, e se dava ainda tempo de aplicar o jogo. Mas foi nos avisado, a liberar os alunos 10 minutos mais cedo, ou seja, não teria tempo de nem sequer distribuir as cartas entre os aluno. Então continuamos explicando o conteudo na lousa, aproveitando assim para reforçar os alicerces e servir de base para a proxima aula começarmos aplicando o jogo.

Anexo 47: Síntese da atividade 2.2.2.23 Dia 29 de maio – Ensino Médio 2.2.2.23.1 Aplicação da aula

Essa atividade foi a aplicação do Plano de Aula Excel, uma ferramenta matemática parte 4, disponivel no Anexo 8.

Esta síntese se refere à aplicação de uma aula em conjunto com a pibidana Thássia, aos 3 Anos do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, no período vago, das 18h às 19h. A aula foi realizada na sala de informática, e contou com a participação de aproximadamente 30 alunos.

Tínhamos pensado em fazer uma avaliação usando para isso a diferença de preços de ipads, para que comparassem o valor acrescido pelo imposto no Brasil. Mas a dificuldade em calcular a porcentagem, gerou grande problema para essa atividade. A atividade contava com 6

miniatividades, para que eles resolvessem, como forma de avaliarmos as habilidades de Excel. Começamos a aula perguntando sobre bens de consumo que eles desejam, perguntamos de roupas, de coisas comestíveis, em geral, objetos que alguns grupos em particular pudessem cobiçar adquirir. Mas nessas perguntas perguntávamos se o preço dessas coisas era mais barato no Brasil ou no exterior. No entanto depois de ouvir algumas opiniões. Perguntamos se eles se interessavam por IPAD’s, o resultado então foi quase unânime, e perguntamos também o preço que estava saindo um aqui no Brasil. Alguns alunos estavam bem a par dos preços, mas outros chutavam alguns valores bem esdrúxulos e perguntávamos se o preço de um IPAD era mais barato no Brasil ou no exterior. E no caso do IPAD, também foi do conhecimento dos alunos sobre a diferença de comprar no Brasil para outros países como Japão ou Estados Unidos. Mas apesar disso não sabiam

exatamente quanto que era essa diferença, apenas aquilo que ouviam falar, sem nunca pararem para analisar devidamente essas diferenças.

Uma critica feita pelos alunos sobre essa atividade, é que por grupo, geralmente um ou dois faziam ou ajudavam na construção das tabelas, os demais ficavam ociosos, sem fazer nada, apenas observando sem entender, alegando, já não saberem nada, e observar não adiantava e mesmo que mexessem, não saberiam o que fazer.

Acabaram acontecendo de alguns alunos se perderem com algumas informações desnecessárias que foram colocadas com o intuito deles avaliarem o que liam, e faziam uma filtragem do conteúdo importante, daquele que foi colocado de forma a tornar-se desnecessário.E houve outros alunos que enrolaram a aula toda, fazendo o mínimo para que achássemos que estavam fazendo algo, e no final, desligaram as maquinas antes que pudéssemos ver o que tinham produzido.

Anexo 48: Síntese da atividade 2.2.2.23 Dia 29 de maio – Ensino Médio 2.2.2.23.2 Dados coletados

Esse anexo diz respeito aos dados que puderam ser coletados durante a aplicação do Plano de Aula Excel, uma ferramenta matemática parte 4, no dia 29 de maio, na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, no periodo vago das 18h às 19h, e realizado na sala de informatica com a

participação aproximada de 30 alunos. Como explica na Síntese da atividade 2.2.2.23 Dia 29 de maio – Ensino Médio 2.2.2.23.1 Aplicação da aula, disponivel no Anexo 45.

Esse grupo tinha duas alunas que não haviam vindo na aula passada, não entenderam bem o que era pra fazer, os cálculos feitos foram com auxilio de calculadora.

Esse grupo soube organizar melhor suas informações, deixando claro o que cada informação representa num gráfico de barras, além de estar bem dividido por cores e deixando clara a informação em destaque.

Apesar de não serem tão claros nas informações, quanto o grupo anterior. Esse grupo calculou a média, mas essa não apareceu no gráfico, talvez por não considerarem que seria uma informação significativa se os outros são todos paises. Assim também colocaram a diferença do preço dos impostos no gráfico, mas não o catalogaram, assim como o gráfico não foi rotulado com um título.

Esse grupo também foi bem sucinto, também não deixaram muito claro, sendo difícil de visualizar. Sem falar que não apresentaram o gráfico, e também na tabela “preço do dollar”, ficou confuso no sentido de ser preço do dólar, ou preço em dólar.

Esse grupo fez quase tudo que foi pedido, não colocando o preço do IPAD direto da fabrica. E também não sendo muitos atenciosos a alguns detalhes, como a parte escrita encima do gráfico ficar cortada devido ao tamanho da letra ser incompatível com o espaço.

Embora não tenham utilizado muitas cores para as tabelas, elas ficaram bem divididas e fáceis de visualizar, com exceção para a linha 11, onde não ficou explicado que se tratava da soma do preço dos IPAD’s em cada pais, e a soma do preço dos impostos para IPAD’s em cada país.

Esse grupo tentou colocar a porcentagem do imposto que é cobrado em cada pais pelos IPAD’s, mas cometeram alguma confusão, pois segundo essas porcentagens, o preço no Brasil seria o menor, enquanto que o preço nos EUA seria o maior. Então considero que tenham confundido o raciocínio da forma que se inverter as porcentagens, estará em um valor mais próximo do correto.

Também fizeram dois gráficos, mas suas informações não ficaram bem claras, uma vez que os números abaixo correspondem as suas linhas 2 até a linha 12.

Também teve um problema com relação a atenção em fazer os gráficos, deixando algumas informações “faltando algum pedaço” como no gráfico de cima, onde esta escrito “Seqüênc”. Também nas tabelas, onde tem algumas letras omissas em algumas informações.

Documentos relacionados