• Nenhum resultado encontrado

Depois de analisados os dados coletados, faz-se necessário uma síntese dos principais resultados, bem como responder a pergunta de pesquisa: Qual o desempenho da UFC no PEC-G segundo a percepção dos discentes de Cabo Verde? Mais do que medir, procurou-se avaliar, pois conforme Mediano (1977, p.30) medir leva em conta apenas o lado

quantitativo numérico. A pesquisa não se limitou a descrições quantitativas, mas procurou interpretar os dados quantitativos, fazer uma análise e propor ações integradoras (CAVALIERI, 2001 p.30). Daí ser classificada como uma pesquisa quali-quantitativa.

Segundo Depresbiteris (1989) a avaliação serve como informação para melhorar tanto o produto final como o seu processo de formação. Sendo assim a pesquisa realizada procurou obter informações sobre as percepções dos alunos de Cabo Verde referentes ao desempenho da UFC no PEC-G.

Aguilar (1994, p. 62) cita alguns objetivos da avaliação, como determinar as razões de êxitos ou fracassos e ajudar a melhorar onde for necessário. Desta forma, a pesquisa mostrou onde a UFC se destaca no seu desempenho e onde necessita de melhoria.

Para realizar a pesquisa foi necessário levar em conta os princípios de avaliação propostos por Diniz (1982, p.45) definindo o que ia ser avaliado, quais as técnicas que iam ser utilizadas e suas limitações. A pesquisa procurou seguir as etapas da avaliação propostas por Aguilar (1994, p.87) definindo o tema, os objetivos, a metodologia, coletando e interpretando os dados e sugerindo recomendações.

Os resultados dos questionários mostraram que os respondentes são jovens, a maioria na faixa etária entre 21 e 26 anos, sendo que quase 60% são do sexo feminino e 40,63% são do sexo masculino, 75% deles ainda estão se graduando e 25% são graduados.

A avaliação realizada pode ser caracterizada como avaliação somativa (AGUILAR, 1994, p.40), pois foi feita no sentido de ver os resultados ou efeitos do desempenho da UFC no PEC-G, comparando-os com as necessidades dos estudantes do PEC- G de Cabo Verde, ajudando assim a UFC a melhorar seu desempenho nesse programa. É também uma avaliação individual e interna, pois os avaliadores são os próprios alunos do PEC-G de Cabo Verde e que estudam na UFC.

Tratando-se de uma avaliação de desempenho num programa, pode-se dizer que a pesquisa procurou determinar quais os resultados desse desempenho, identificar defeitos ou pontos falhos, contribuindo assim para a sua melhoria (CARIDE GOMEZ 1989 apud

AGULAR 1994). Levou-se em conta a participação e percepção dos sujeitos envolvidos no PEC-G, considerando suas relações com o desempenho da UFC, conforme recomenda Minayo (2005, p.27) ao falar da abordagem qualitativa da avaliação.

Conforme citado por Marini (1998), a avaliação institucional apresenta como princípios gerais a universalidade e a totalidade, dentre outros. Sendo assim, a pesquisa procurou avaliar diferentes aspectos da universidade, visando à melhoria de alunos,

professores e da instituição como um todo. Não se preocupou em estabelecer comparações, mas sim se concentrar no problema de pesquisa.

Constatou-se que 71,88% dos respondentes disseram estar muito satisfeitos com o sistema de ensino da UFC. Quanto ao relacionamento do aluno PEC-G com os professores e com a UFC no geral, verifica-se que a maioria dos alunos considera entre ótima e regular, sendo que apenas 6,25% o classificaram como ruim.

Quanto à comunicabilidade e disponibilidade de informações aos alunos PEC-G, 59,38% a classificaram como regular e 25% como boa.

Referente à rapidez e eficiência da UFC na resolução de problemas dos alunos PEC-G, 43,75% a classificaram como lenta e eficiente. Destaca-se ainda que 21,88% consideram a UFC lenta e ineficiente quanto à resolução de problemas referentes aos alunos PEC-G.

A maioria dos alunos classifica a UFC nos aspectos avaliados em um nível “elevado” e “médio”, com respeito à liberdade dada aos alunos na expressão das suas ideias.

Quanto ao nível de colaboração oferecida ao aluno PEC-G, as maiores porcentagens estão relacionadas às escalas: não muito elevado, médio e elevado, respectivamente, 34,38%, 25% e 21,88%.

Sintetizados os resultados, pode-se dizer que a pergunta de pesquisa, foi respondida, pois se constatou que o desempenho da UFC no PEC-G, segundo os alunos, é bom, contudo pode ser melhorado em alguns aspectos.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As empresas hoje buscam profissionais competentes, que possam ajuda-la a ter um diferencial competitivo no mercado. As universidades têm o papel fundamental de ajudar na formação de tais profissionais, apesar de que a responsabilidade também recaí sobre o próprio aluno.

Com o objetivo de formar profissionais da mais alta qualificação, as universidades estão sendo constantemente avaliadas, tanto por si próprias, como por órgãos externos. Não se trata apenas de uma avaliação do sistema de ensino, pois este tipo de avaliação há muito deixou de ser considerado como o único elemento a ser avaliado numa IES.

Muitos são os aspectos que são avaliados nas IES, desde a infraestrutura física, passando pelos docentes, discentes, funcionários, administração, cursos até o desempenho da universidade frente à sociedade ou a outros programas que desenvolve.

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desempenho da UFC no programa de estudantes de convênio de graduação sob a ótica dos alunos de Cabo Verde do referido programa. Procurou-se saber o que os alunos desse programa pensam sobre o desempenho da UFC como instituição de ensino, fazendo perguntas sobre a universidade como um todo, já que se tratando de uma avaliação institucional certos aspectos não devem ser esquecidos, como infraestrutura, ensino ou desenvolvimento profissional do aluno. Fez-se também perguntas sobre o a relação do aluno PEC-G com a UFC, desde relacionamentos até colaboração oferecida pela referida IES.

Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a avaliação no geral, mostrando seus objetivos, etapas e tipos. Fez-se necessário também pesquisar sobre a avaliação de programas e a avaliação institucional, já que se trata da avaliação de desempenho de uma universidade (UFC) dentro de um programa (PEC-G). Então foi apresentado também um histórico sobre o programa em questão, mostrando como funciona e apresentaram-se alguns dados históricos fornecidos pela CAI e do site oficial do Mec.

Para atingir o objetivo, que era investigar a imagem da UFC na visão dos estudantes de convênio de Cabo Verde, foram aplicados questionários para 32 alunos de Cabo Verde, sendo que 24 são graduandos e 8 são graduados.

Por meio da pesquisa constatou-se que a maioria deles está satisfeito com o sistema de ensino da UFC, tendo também casos de insatisfação. Quanto ao relacionamento do aluno PEC-G com os professores e com a UFC no geral, verifica-se que a maioria dos alunos

classificou-o entre ótima e regular, sendo que poucos o classificaram como ruim. Ao ser pedido para classificar a UFC quanto à comunicabilidade e disponibilidade de informações aos alunos PEC-G, mais de metade a classificaram como regular e boa. Alguns alunos chegaram ao extremo classificando-a como ruim.

No que respeita à rapidez e eficiência da UFC na resolução de problemas dos alunos PEC-G, o total de alunos que a classificaram como lenta e eficiente ou rápida e eficiente, superou os que a classificaram como lenta e ineficiente ou ineficiente. Ao pedir para o aluno classificar o nível de colaboração que a UFC oferece aos alunos PEC-G, obtiveram-se resultados bastante favoráveis, com poucos casos desfavoráveis. A grande maioria dos alunos acha que a UFC está entre as escalas “elevado” e “médio”, quando a questão é liberdade dada aos alunos na expressão das suas ideias.

No âmbito de melhorar as situações em que os alunos mostraram insatisfação, apresenta-se algumas sugestões, de acordo com o último objetivo da pesquisa.

a) Rever a grade curricular de alguns cursos, bem como a metodologia de ensino de alguns professores.

b) Maior interação entre os alunos PEC-G e a UFC, através da promoção de debates, pesquisas de opinião para saber o que os alunos acham e quais propostas viáveis sugerem.

c) Maior participação dos alunos nas atividades desenvolvidas pela UFC, já que alguns declararam que não participam de atividades acadêmicas e não acadêmicas que a universidade oferece.

d) Melhorar as tecnologias de comunicação através da adesão às novas tendências tecnológicas.

e) Propõe-se que a UFC tenha uma espécie de ouvidoria, que não se limite a ouvir os problemas dos alunos, mas também arranjar medidas eficazes e eficientes para atendê-los, já que estando num pais estrangeiro, é importante que o aluno saiba que pode contar com o apoio da universidade para solucionar problemas mais difíceis.

f) Sugere-se que os alunos PEC-G recebam um pouco mais de colaboração e acompanhamento, principalmente no 1º semestre. Seria bom que tivessem “padrinhos”, como é o caso dos intercambistas, que os ajudasse e orientasse nos primeiros meses, que são os mais difíceis.

Em síntese, a pesquisa permite concluir que a UFC tem desempenhado bem o seu papel no PEC-G. É claro que não se pode esquecer os pontos desfavoráveis encontrados ao

longo da análise dos resultados. Foram também apresentadas sugestões que, se aceites e aplicadas, acredita-se que possam ajudar a melhorar a imagem e relacionamento da UFC com os alunos PEC-G. Melhorando seu desempenho no PEC-G, a UFC não só estará acolhendo melhor os alunos que fazem parte desse convênio cultural, como também estará aperfeiçoando a si mesmo como universidade, pois elas hoje buscam por processos de melhoria contínua, em toda sua estrutura e extensão.

6 REFERÊNCIAS

AGUILAR, Maria José. Avaliação de Serviços e Programas Sociais. Rio de Janeiro: Vozes Editora, 1994.

BRADFIELD, James M.; MOREDOCK, H. Stewart. Medidas e testes em educação: introdução à sua teoria e prática para os níveis da escola primária e secundária. Rio de Janeiro; São Paulo: Fundo de Cultura, 1964.

CAVALIERI, Adriane M. B. Avaliação de Desempenho na Universidade no Brasil: Um Instrumento de Autoavaliação Focando no Ensino e na Gestão. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2001.

CAVALIERI, Adriane M. B. SOARES, Diana M. THIOLLENY, Michel. Avaliando o Desempenho da Universidade. Rio de Janeiro: Editora Puc Rio, 2004.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8 ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 7ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2007.

COLLIS, Jill. HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração. 2ª Edição. Porto Alegre: Editora Bookman, 2005.

COSTA, Frederico L. CASTANHAR, José C. Avaliação de Programas Públicos: desafios conceituais e metodológicos. Rio de Janeiro, 37(5): 969-92 Set./Out. 2003.

D´ANTOLA, Artlette R.M. A observação na Avaliação Escolar. São Paulo: Editora Loyola, 1976.

DEMO, Pedro. Avaliação sob o Olhar Propedêutico. São Paulo: Editora Papirus, 1996. DEPRESESTERIS, Léa. O Desafio da Avaliação da Aprendizagem: Dos fundamentos a uma Proposta Inovadora. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1989. DICIONÁRIO ONLINE PORTUGUÊS. Disponível em: http://www.dicio.com.br/avaliar/. Acesso em: 28 fevereiro 2012.

DINIZ, Terezinha. Sistema de Avaliação de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC Editora S.A, 1982.

ESTEVES, Oyara Petersen. Testes, Medidas e Avaliação. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1967.

GATTI, Bernardete A. Avaliação Institucional: processo descritivo, analítico ou reflexivo. Estudos em Avaliação Educacional, v.17, n.34, maio/ago, 2006.

GUBA, Egon G. LINCOLN, Yvonna S. Effective Evaluation. Londres: Jossey-Bass Editora, 1982.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes. Acesso em 20 abril 2012.

LIMA. Marcos A. MARINELLI, M. Marcos. Epistemologias e Metodologias para Avaliação Educacional – Múltiplas Abordagens. Fortaleza: Edições UFC, 2010. MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7ª Edição São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.

MARINI, Theresa. A Avaliação Institucional da UNESP: um processo de construção coletiva. Revista Bras. Est. Pedag. Brasília, v. 79, n. 193, p. 17 a 34, set/dez. 1998.

MASETTO, Marcos T. Avaliação Institucional: definições e posicionamentos. Pontíficiaria Universidade Católica de São Paulo, 2012.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1996. MEDIANO, Zélia Domingues. Módulos instrucionais para medidas e avaliação em educação. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. ASSIS, Simone Gonçalves de. SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.html. Acesso em: 10 abril 2012.

NEVO, David. The conceptualization of Educational Evaluation: an analytical review of the literature. Revista Review of Educational Reserch, v. 53, n. 1, p. 117 a 128, spring, 1983. SALLES, Nelci Maria. Programas de Intercâmbio como agente enriquecedor

profissional: Análise da contribuição sob a ótica dos alunos do Curso de Graduação em

Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalho de conclusão de estágio - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 16 maio 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Guia de normalização. 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Disponível em:

http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=section&id=14&Itemid=77. Acesso em: 12 abril 2012.

WILLMS, Nesilda Terezinha. Avaliação Institucional: Um Conceito em Construção. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.

APÊNDICE

APENDICE A - Questionário

Pesquisa com os alunos de Cabo Verde sobre a avaliação de desempenho da

UFC NO PEC-G

Olá.

Meu nome é Ilze Eneida Paris da Conceição e sou aluna do 9º semestre de Administração na UFC.

Estou realizando um trabalho monográfico sobre o PEC-G de Cabo Verde na UFC na visão dos alunos.

Informo que os dados coletados serão para uso exclusivo do trabalho em questão. O tempo médio de resposta a este questionário é de 4 a 6 minutos.

Desde já agradeço a sua colaboração e sinceridade nas respostas. Obrigada.

1-PERFIL DOS ENTREVISTADOS: Curso:__________________________

Ano de ingresso na UFC:_______________________ Ano de término: ____________ Semestres cursados na UFC:_______________________

Gênero: ( ) Feminino ( ) Masculino

Situação: ( ) Graduado ( ) Graduando Idade:

( ) Entre 18 e 20 anos ( ) Entre 21 e 23 anos ( ) Entre 24 e 26 anos ( ) Mais de 26 anos 2 – INFORMAÇÕES:

1. Qual o seu grau de comprometimento com os estudos?

( ) Muito comprometido ( ) Não muito comprometido ( ) Indiferente ( ) Pouco comprometido ( ) Muito pouco comprometido

( ) Muito satisfeito ( ) Não muito satisfeito ( ) Indiferente ( ) Pouco satisfeito ( ) Insatisfeito

3. A UFC oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento profissional dos alunos? ( ) Sim, muitas ( ) Sim, razoáveis ( ) Sim, poucas ( ) Não oferece ( ) Não sei Se respondeu sim, quais?

( ) Programas de trainee ( ) Empresas Junior ( ) Oportunidades de Estágio ( ) Cursos e palestras Outras______________________________________________ 4. Você participa dessas oportunidades oferecidas pela UFC?

( ) Sim ( ) Não

Se respondeu não, por quê?

( ) Não tenho tempo ( ) Não gosto ( ) Não me interessam

Outro___________________________________________________________________ 5. A UFC oferece oportunidades para o desenvolvimento pessoal do aluno?

( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

6. Você participa ou participou em atividades não acadêmicas (culturais ou sociais) oferecidas pela UFC?

( ) Sim ( ) Não Se respondeu sim, quais?

( ) Associações Atléticas ( ) Festival UFC da Cultura ( ) Calourada Geral da UFC Outras___________________________________________________________________

Se respondeu não, por quê?

( ) Não tenho tempo ( ) Não gosto ( ) Não me interessam Outro___________________________________________________________________ 7. Como você classificaria a interação aluno / professor na UFC?

( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Não sei

8. Como você classificaria a UFC quanto à comunicabilidade e informações disponíveis aos alunos PEC-G?

( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Não sei

9. Como você classificaria a UFC quanto à rapidez e eficiência na resolução de problemas e conflitos dos alunos PEC-G?

( ) Muito rápida e eficiente ( ) Lenta e eficiente ( ) Lenta e ineficiente ( ) Ineficiente ( ) Não sei

10. A UFC estimula o aprimoramento do aprendizado? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

11. Como você classificaria o seu relacionamento com a UFC?

( ) Ótima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Não sei 12. Qual o nível de colaboração que a UFC oferece aos alunos PEC-G?

( ) Elevado ( ) Não muito elevado ( ) Médio ( ) Baixo ( ) Muito baixo ( ) Não sei 13. Como você classificaria a participação dos alunos na tomada de decisão da UFC? ( ) Elevado ( ) Não muito elevado ( ) Médio ( ) Baixo ( ) Muito baixo ( ) Não sei 14. Qual o nível de participação dos alunos na melhoria da qualidade da educação da

UFC?

( ) Elevado ( ) Não muito elevado ( ) Médio ( ) Baixo ( ) Muito baixo ( ) Não sei 15. O que você acha que poderia ser feito para melhorar a qualidade da educação na UFC? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 16. Qual o nível de liberdade dada aos alunos na expressão das suas ideias?

( ) Elevado ( ) Não muito elevado ( ) Médio ( ) Baixo ( ) Muito baixo ( ) Não sei 17. Como você classificaria o respeito mútuo entre professores e alunos?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Não sei

18. Como você avaliaria a infraestrutura (salas de aula, bibliotecas, laboratórios de informática) da UFC?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Não sei

Se você já é graduado, por favor, responda as próximas questões. 19. Você conseguiu o emprego que desejava dentro da sua área cursada? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei

20. Você recebeu treinamento profissional durante sua graduação fornecida ou estimulada pela universidade?

Documentos relacionados