• Nenhum resultado encontrado

5.2 Método de Aplicação

5.2.1 Sequência Didática / Metodologias Ativas

O método de aplicação foi realizado com a participação de cinquenta crianças, dois educadores/pedagogos, duas coordenadoras pedagógicas, dois responsáveis do Núcleo de Projetos da escola, seis estagiários de pedagogia e uma psicopedagoga em uma escola de Educação Infantil, particular e filantrópica no interior de São Paulo.

A aplicação das atividades ocorreu em cinquenta aulas, num espaço de seis meses, com um tempo de quatro horas cada aula, na sala de Nível II da Educação Infantil que corresponde a faixa etária de crianças com 5 anos de idade.

Para o desenvolvimento da sequência didática com os fundamentos de metodologias ativas a pesquisadora usou recursos pedagógicos disponíveis na escola como: computadores, textos, histórias, livros, o espaço lúdico (parques e painéis) para desenvolver atividades e experimentos por meio de brincadeiras, música, passeio monitorado e trabalhos colaborativos.

Zabala (1998) afirma que uma sequência didática no ensino por investigação é uma estratégia organizada em unidades temáticas, realizada por meio de objetivos educacionais desenvolvidos pelo professor. É dinâmica por ocupar-se de atividades interdisciplinares e contextualizadas em que os conceitos podem ser redefinidos constantemente e investigativa quando propõe tarefas experimentais, de observação e resolução de problemas.

As sequências didáticas seguiram as fases de problematização, organização do conhecimento por meio de planejamento das tarefas, aplicação do conhecimento por via de experimentos e atividades práticas e avaliação dessas fases. O uso de sequência didática associado ao ensino de ciências pode contribuir no ambiente escolar quando este promove a postura investigativa, dialógica, colaborativa e interdisciplinar em todo processo educacional. (SANTOS, 2016).

Logo depois da observação na escola, elaboramos um plano sequencial de aulas conforme os objetivos da Base Nacional Comum Curricular. Tal integração com o projeto anual da escola, o tema das ciências e a interdisciplinaridade sistematizando metodologias ativas originou quatro cadernos de projetos para as crianças com os seguintes temas: As transformações em nossa vida: o segredo das

lagartas e borboletas!, Cinco sentidos e a vida das minhocas; A vida das formigas e sua organização e o Terrário, um pedaço da natureza em minha sala.

As salas foram selecionadas conforme a faixa etária, crianças com cinco anos devidamente matriculadas no Nível II da Educação Infantil, um ano anterior ao Primeiro ano do Ensino Fundamental. Com aproximadamente 20 crianças por sala, os educadores contam com uma estagiária de Pedagogia para realizar as atividades.

A escola possui material didático no formato de apostilas, elaborado pelos educadores com supervisão do Núcleo Didático Pedagógico da própria escola. As apostilas são desenvolvidas por disciplinas ou áreas do conhecimento, como:

Linguagem oral e escrita, matemática e Interdisciplinar.

As apostilas se organizam por: apresentação geral do conteúdo e um breve histórico sobre a escola, atividades que envolvem a identificação das letras, desenho, pintura, escrita dos números até 10, relação número e quantidade, reconhecimento das partes do corpo e meio ambiente.

Na apostila interdisciplinar, enfatizamos que as áreas do conhecimento estão divididas por uma capa interna marcando o início e o fim dos conteúdos. As tarefas que envolvem a escrita repetitiva das vogais e consoantes somam 20 folhas, no total, já as que trabalham números e quantidades possuem 10 folhas e as atividades que contemplam as ciências e o meio ambiente somam 6 folhas, totalizando 36 páginas. Vale destacar que nas atividades propostas de ciências, trabalha-se o conteúdo da coleta seletiva mesmo que a escola não possua esse tipo de coleta de lixo.

A capacitação para a equipe pedagógica da escola ocorreu em um período anterior à aplicação da pesquisa e teve como objetivo formar os educadores e gestores nos conceitos que envolvem a alfabetização científica e algumas técnicas de adaptação das metodologias ativas para a Educação Infantil. Estavam presentes na capacitação as coordenadoras pedagógicas, educadoras, estagiárias de Pedagogia, responsáveis pelo material didático pedagógico, responsáveis pelo núcleo de projetos e o núcleo de psicopedagogia da escola. A formação ocorreu em período integral com foco nos temas de alfabetização científica e metodologias ativas, a importância do ensino de ciências na escola e algumas atividades visando metodologias mais ativas na Educação Infantil.

A produção do material didático para o projeto de aplicação ocorreu

mediante a análise das apostilas desenvolvidas na escola. Criamos um material seguindo a sequência didática investigativa do projeto contemplando atividades de observação, investigação, registro, desenho, arte, motricidade fina, pintura, modelagem, escrita dos números e das letras, autoavaliação, criação de protótipos com tecnologia, experimentos científicos, passeios pedagógicos, produção de vídeos e apresentação dos projetos para pais e educadores.

Para as crianças, foram desenvolvidos os Cadernos de Atividades. Já para os educadores, estagiários e gestão da escola, foi desenvolvido o Guia como um modelo anual de atividades sistematizando a alfabetização científica e as metodologias ativas adequados à Educação Infantil.

Os cadernos de atividades foram elaborados seguindo os princípios de uma sequência didática: escrita do nome, brincar com palavras (história, texto, poesia ou música), diagrama, curiosidades, obras de artes, contação de história, atividade de pesquisa, atividade de grafismo, atividade de linguagens (rimas, música e banco de palavras), quadro de observação (registro com escrita e desenho), atividades específicas das metodologias ativas trabalhadas, jogos, brincadeiras, criações, desenho, pintura, avaliação e autoavaliação. Cada modalidade da sequência didática teve como objetivo iniciar passos no processo de alfabetização científica e contemplar o modelo pedagógico de problematização, organização e aplicação dos conhecimentos.

Os dados foram coletados diariamente, verificando cada instrumento de observação como vídeos, áudios e relatos escritos. Por fim, realizou-se uma avaliação processual com análise do material pedagógico e dos portfólios, autoavaliação das crianças, análise do diário de pesquisa com o roteiro de observação e o produto desenvolvido de cada projeto em sala sob a orientação da professora, estagiárias, coordenadoras pedagógicas e coordenadora de projetos da escola.

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.1 Análise das etapas de trabalho com educadores, educandos, gestores e pesquisadora.

Documentos relacionados