• Nenhum resultado encontrado

SESSÃO TEMÁTICA AVALIAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS

BATERIA LURIA-DNA PARA A POPULAÇÃO PORTUGUESA: OS DÉFICES COGNITIVOS ASSOCIADOS AO VIH/SIDA.

Cláudia Castro, João Hipólito, Rute Brites, & Odete Nunes

Universidade Autónoma de Lisboa - UAL

A realidade das pessoas portadoras do Virus da Imunodeficiência Humana e com o Síndrome da Imunodeficiência Adquirida tem sofrido mudanças significativas ao longo de quatro décadas. Apesar da terapêutica antirretroviral ter levado ao aumento das taxas de sobrevida das pessoas infetadas, a invasão do VIH no cérebro ocorre desde os primeiros momentos da entrada do vírus no organismo, com consequências incontornáveis, em termos das funções cognitivas. Esta investigação objetiva validar preliminarmente um instrumento de avaliação neuropsicológica (Luria-DNA), para a população com VIH/SIDA. Após a tradução-retradução dos itens, coletámos duas amostras, uma de sujeitos sem antecedentes clínicos (n=103) e outra de pessoas portadoras de VIH (n=40). Relativamente à amostra não-clínica, verificou-se um ceiling effect na maioria dos itens e alphas de Cronbach inferiores ao desejável, o que impossibilitou a confirmação da estrutura fatorial do instrumento. Relativamente à amostra com VIH, através de uma Análise de Componentes Principais obtivemos uma estrutura fatorial diferente da original, mas com boa fidelidade (alphas Cronbach superiores a 0.87). Os valores resultantes da comparação de grupos (sintomáticos VS assintomáticos) dão coerência clínica aos resultados obtidos, o que constitui um bom indicador da adequação do LURIA-DNA para esta população.

Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH); Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

(SIDA); Avaliação Neuropsicológica; Luria-DNA.

Cláudia Delane Silva de Castro

Universidade Autónoma de Lisboa

Rua de Santa Marta, 47 - 3º Andar - Departamento de Psicologia e Sociologia. 1169-023 LISBOA

153

AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA EM ADULTOS IDOSOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E DEMÊNCIA VASCULAR SUBCORTICAL

Cátia Gonçalves1, Maria Salomé Pinho2, Vítor Cruz 2, Helena Gens3, Fátima Oliveira3, Joana Pais2, José Rente2 ,

Isabel Santana3, José Manuel Santos4

1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; 2 Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga; 3Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; 4Centro Hospitalar do Baixo Vouga

Nos últimos anos tem havido em Portugal um grande desenvolvimento no campo da avaliação neuropsicológica de pessoas idosas. No que se refere à avaliação da memória, dispomos desde 2008 da Escala de Memória de Wechsler - 3ª edição (Wechsler Memory Scale-III; WMS-III), uma bateria amplamente usada para avaliar domínios e componentes importantes da memória. Contudo, esta ainda carece de estudos com grupos clínicos, nomeadamente síndromes demenciais. O objectivo deste estudo é explorar a utilidade da WMS-III em adultos idosos, analisando a sua exatidão diagnóstica e capacidade discriminativa nas duas síndromes demenciais mais frequentes: doença de Alzheimer (DA) e demência vascular subcortical (DVS). Comparou-se o desempenho de três grupos de adultos idosos (Controlo=40; DA=36; DVS=18) em diversos resultados da WMS-III: subtestes, índices principais e compósitos do processo auditivo. No geral os pacientes com DVS tiveram um melhor desempenho do que os pacientes com DA. O índice memória geral é o que melhor discrimina entre pacientes com DA e sujeitos controlo. Os índices visual imediato, memória imediata e memória de trabalho são os que melhor detetam sujeitos controlo e pacientes com DVS. Este estudo sugere que medidas diferentes da WMS-III são capazes de detetar défices de memória específicos nestas duas síndromes demenciais, ou seja, que permitem diferenciar a DA da DVS e discriminá-las em relação à população saudável.

Palavras-chave: Memória, Escala de Memória de Wechsler-3ªed., doença de Alzheimer, demência

vascular subcortical

Cátia Alexandra Pereira Gonçalves

Rua Eng.º Erick Zipprich nº 104 Azurva 3800-752 Eixo-Aveiro

catiagoncalves@net.sapo.pt

VALIDAÇÃO DE UMA BATERIA DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA A ESCLEROSE MÚLTIPLA EM PORTUGAL

Ana Margarida Passos1, Mariana Neves1, Cláudia Sousa2, Aristides Ferreira1, & Maria José Sá 1ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; 2Hospital de São João

A Esclerose Múltipla (EM) comporta alterações cognitivas que tendem a passar despercebidas no exame neurológico, sendo que a avaliação neuropsicológica, enquanto processo complementar, tem vindo a ganhar cada vez mais relevância numa abordagem de intervenção global para a doença. O objectivo deste estudo consiste na validação da Brief Repeatable Battery of Neuropsychological Tests (BRBN-T) - a bateria de avaliação neuropsicológica mais utilizada em todo o mundo na EM - para o contexto nacional. A amostra é constituída por 326 participantes saudáveis e 115 doentes EM distribuídos pela zona Norte, Centro e de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados da normalização são apresentados por percentis e notas escalares, e revelam a capacidade da BRBN-T para diferenciar o desempenho obtido pelo grupo de doentes do grupo de participantes saudáveis, sendo as diferenças mais evidentes ao nível dos testes que avaliam a velocidade de processamento da informação. Este estudo representa um importante contributo a nível nacional, uma vez que visa potenciar o papel da avaliação neuropsicológica como meio complementar de diagnóstico da EM, facilitando uma monitorização rigorosa da evolução da doença, efeitos da terapêutica e reabilitação cognitiva.

Palavras-chave: Esclerose Múltipla, Disfunção cognitiva, Testes neuropsicológicos, Validação

Mariana Rigueiro Nunes das Neves

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), BRU-IUL, 1649-026 Lisboa, Portugal

154

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA COM RECURSO A TECNOLOGIA MÓVEL NA PROMOÇÃO COGNITIVA EM INDIVÍDUOS COM DEPENDÊNCIA DE HEROÍNA.

Jorge Oliveira1, Pedro Gamito1, Paulo Lopes1,2, & Diogo Morais1 1COPELABS/ULHT; 2Ares do Pinhal

A dependência de substâncias psicoativas tem sido considerado como um dos grandes problemas de saúde pública em Portugal. A utilização de tais substâncias está relacionada com a deterioração das funções do lobo frontal. O objetivo consistiu em avaliar o impacto de um programa de estimulação cognitiva utilizando jogos em tablets para a promoção cognitiva em indivíduos com dependência de heroína em substituição com metadona. A amostra total contou com 85 indivíduos com idade média de 42 anos. Uma sub-amostra foi avaliada antes e depois da intervenção para estimulação das funções do lobo frontal. A intervenção decorreu durante cerca de 4 semanas com 10 sessões no total. Os resultados mostraram melhorias estatisticamente significativas após intervenção cognitiva nas seguintes provas neuropsicológicas: Toulouse-Pierón, teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey, erros perseverativos e não-perseverativos do teste de Wisconsin de classificação de cartas e na Iowa gambling task. Estes resultados sugerem melhorias nas funções associadas ao lobo frontal após a intervenção, nomeadamente na tomada de decisão e flexibilidade cognitiva, e nas capacidades de atenção e memória, estando em linha com estudos anteriores. Estes resultados destacam a necessidade de implementação de intervenções cognitivas com utilização das novas tecnologias, podendo ser facilitadores do difícil processo terapêutico de indivíduos com abuso de substâncias.

Palavras-chave: Dependência; mHealth; Estimulação cognitiva

Jorge Alexandre Gaspar Oliveira

Universidade Lusófona. Departamento de Psicologia. Campo Grande, 376. 1749-024 Lisboa.

jorge.oliveira@ulusofona.pt

PROGRAMA DE ESTIMULACIÓN PARA EL DESARROLLO DE LAS FUNCIONES EJECUTIVAS EN PREESCOLARES

Belén Aglio Ramírez

Universidad de Granada

Los primeros cinco años de vida son críticos en el desarrollo de las funciones ejecutivas (FF.EE). El programa de intervención PEFEN es un programa global de estimulación cognitiva para el desarrollo de las FF.EE en niños/as. Con este trabajo, se pretende llevar a cabo un análisis de la puesta en marcha y evaluación de la adecuación del programa, para promocionar el desarrollo neurocognitivo, la salud mental y la calidad de vida en niños/as de 5 años de edad. Participaron 46 niños/as, del CEIP "Padre Manjón" de Huétor Tajar (Granada) y sus madres. La muestra fue dividida en dos grupos, 23 niños/as como Grupo de intervención que siguieron el PEFEN durante 3 meses y, 23 niños/as dentro del Grupo Control, sin intervención. Antes y después de la intervención, los niños fueron evaluados con el CUMANIN y las madres completaban el test Catell y el BRIEF-P. Los resultados muestran que existen diferencias entre ambos grupos. Se constata una mejora en las subescalas del CUMANIN, en el Control Emocional y en la Memoria de Trabajo del BRIEF-P, indica una mejora en las FF.EE. Estos resultados deberían considerarse para llevar a cabo programas de intervención en preescolares con y sin cualquier tipo de desventaja.

Palavras-chave: programa de intervención, funciones ejecutivas, evaluación neuropsicológica,

neurodesarrollo. Belén Aglio Ramírez

Universidad de Granada C/ Victoria Kent Siano 4 1B. 03008. Alicante. España

155

FASE INICIAL DA ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO M@T (MEMORY ALTERATION TEST) PARA O PORTUGUÊS

Mónica Sousa, Anabela Pereira, & Rui Costa

Universidade de Aveiro

O Memory Alteration Test (M@T) é um teste breve de despistagem capaz de discriminar queixas subjetivas de memória (SMC-G), de declínio cognitivo (A- MCI) e da doença de Alzheimer em estado precoce. O objetivo deste estudo consiste na análise da adaptação cultural da versão português (europeu) do M@T. São descritas as sucessivas etapas da tradução e adaptação da versão experimental portuguesa do M@T. Participaram 330 sujeitos com idades iguais ou superiores aos 54 anos, que de acordo com o seu estado cognitivo foram classificados como normais (NC) (n = 28), SMC-G (n = 81) ou A-MCI (n = 221). A análise fatorial indicou que a variância total, explicada por três fatores, é de 43,17%. No estudo de confiabilidade, o alfa de Cronbach para a escala total foi de 0,93. A validade convergente foi verificada utilizando o M@T e o Mini-Mental State Examination (r = 0,83-0,86, p <.001). O M@T tem sensibilidade de 96% e 50% de especificidade para diferenciar NC a partir de A-MCI, com um ponte corte de 32 pontos. Um ótimo ponto de corte de 26 pontos possui 99% de sensibilidade e 71% especificidade para diferenciar SMC-G de A-MCI. Esta versão denota ser conceitualmente equivalente à versão original, em espanhol. O primeiro passo da sua adaptação cultural foi concluído. Aguarda-se a sua validação, a fim de verificar a validade e confiabilidade.

Palavras-chave: Memory Alteration Test (M@T); Rastreio Cognitivo; Queixas Subjetivas de Memória;

Declínio Cognitivo Ligeiro. Mónica José Abreu Sousa

Rua da Estufas nº80 3140-026 Arazede Montemor-o-velho 927660855

m.sousa@ua.pt

Outline

Documentos relacionados