• Nenhum resultado encontrado

SIMPÓSIO: OBESIDADE E PERDA DE PESO: PROTOCOLO E RESULTADOS DE UM ESTUDO MISTO

Coordenador- Filipa Pimenta, William James Center for Research; ISPA

Os objetivos são expor um projeto de investigação, financiado pela FCT, que se encontra em fase de análise de dados. Pretende-se contribuir para o alargamento do conhecimento na área das barreiras percebidas e estratégias eficazes na perda de peso, da perspetiva de quem tem obesidade ou fez uma perda de peso com sucesso. Este projeto recorre a uma metodologia mista, focando fatores e processos associados à manutenção de fatores de risco para a saúde e, por outro lado, ligados à promoção da mesma. A primeira comunicação (Filipa Pimenta- Obesidade e Perda de Peso: apresentação de um protocolo com metodologia mista) irá apresentar o protocolo da investigação; a comunicação seguinte (Margarida Santos - Fatores de manutenção de peso excessivo: um estudo qualitativo) irá debruçar-se sobre os fatores associados à manutenção de obesidade, identificados por participantes com obesidade; o orador Eduardo Horta (Estratégias de sucesso na fase inicial da redução de peso: resultados preliminares) irá apresentar as estratégias identificadas como eficazes, por participantes que fizeram uma perda de peso com sucesso (concretamente, estratégias na fase mais inicial de diminuição do peso); a comunicação seguinte (Raquel Rosas - Estudo qualitativo das consequências positivas percebidas numa perda de peso com sucesso) irá explorar as consequências percebidas do sucesso (perda de peso). Por fim, Mafalda Leitão (Comportamento alimentar e estilos de vida: obesidade versus perda de peso bem-sucedida) irá apresentar um estudo comparativo entre os participantes que perderam peso e os que mantêm excesso de peso (obesidade) em relação ao comportamento alimentar, história de aumento de peso e estilos de vida.

Filipa Pimenta

William James Center for Research; ISPA R. Jardim do Tabaco, nº34 1149-041 Lisboa filipa_pimenta@ispa.pt

OBESIDADE E PERDA DE PESO: APRESENTAÇÃO DE UM PROTOCOLO COM METODOLOGIA MISTA

Filipa Pimenta1, & I. Leal1

1William James Center for Research; ISPA

Para perceber os processos e fatores associados à manutenção de obesidade e sucesso na perda de peso bem, desenhou-se um estudo que implicasse recolha de informação quantitativa e qualitativa, com o

120

objetivo de explorar de forma abrangente os fenómenos focados. Com base na revisão de literatura, na seleção de instrumentos adaptados para a mensuração de fatores relevantes e com a contribuição de especialistas na área para o desenvolvimento do protocolo de entrevista, desenhou-se um estudo que incluí-a métodos qualitativos e quantitativos. O protocolo foi aplicado a 77 pessoas com obesidade (OB) e 105 com perda de peso bem-sucedida (PPBS). O protocolo final avaliou de forma quantitativa comportamento alimentar, satisfação com suporte social e insatisfação com o corpo; o mesmo explorou de forma qualitativa a história do peso, fatores/processos de manutenção de peso excessivo (na amostra com OB) e fatores/processos de perda de peso bem-sucedida (em participantes com PPBS), consequências percebidas (da manutenção de excesso de peso/da PPBS) e autoconceito. Aplicou-se assim uma metodologia mista e uma análise de dados qualitativa pluralista. Os resultados preliminares mostram que a combinação de metodologias variadas (quantitativas e qualitativas) permite uma representação mais rica e elaborada dos fenómenos em estudo.

Palavras-chave: Obesidade; Perda de Peso; Metodologia Mista

Filipa Pimenta

William James Center for Research; ISPA

filipa_pimenta@ispa.pt

FATORES DE MANUTENÇÃO DE PESO EXCESSIVO: RESULTADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO QUALITATIVO

Margarida Santos1, F. Pimenta1, & I. Leal1 2ISPA-Instituto Universitário

O tratamento de obesidade (OB) e perda de peso bem-sucedida (PPBS) implica lidar com barreiras e recursos. O presente estudo tem como objetivo investigar os fatores associados à manutenção do peso excessivo em pessoas que têm OB e pessoas que fizeram uma PPBS. Trinta homens e mulheres, com uma PPBS (n=15; perda no mínimo de 7% do peso inicial e mantida por pelo menos 12 meses) ou com OB (n=15; IMC>30kg/m2), foram entrevistados sobre fatores associados à manutenção de peso excessivo no passado (PPBS) ou no presente (OB). As entrevistas transcritas foram submetidas a uma análise de conteúdo e temática por um júri de psicólogos. Prazer associado à ingestão de comida, afeto negativo, dificuldades económicas, estigmatização, necessidade de "sentir-se cheio", falta de controlo percebida, entre outros, foram evidenciados como fatores que mantêm o peso excessivo. O design transversal é uma limitação para a análise da manutenção de um peso elevado. No entanto, conter ambos os sexos representados em ambas as amostras e a análise profunda das entrevistas gravadas são vantagens para a sua potencial contribuição. Este estudo irá desenvolver o conhecimento sobre a manutenção de um peso corporal excessivo a partir de duas perspetivas diferenciadas, nomeadamente, pessoas que mantêm um quadro de obesidade e pessoas que já conseguiram perder peso com sucesso.

Palavras-chave: Obesidade; Fatores de Manutenção; Análise qualitativa

Margarida Santos 1

1-ISPA - Instituto Universitário margarida.p.asantos@gmail.com

ESTRATÉGIAS DE SUCESSO NA FASE INICIAL DA REDUÇÃO DE PESO: RESULTADOS PRELIMINARES

Eduardo Horta1, Filipa Pimenta1,2, & I. Leal1,2 1

ISPA-Instituto Universitário,2WJCR - William James Research Center, ISPA – Instituto Universitário, Lisboa, Portugal

Este estudo pretende encontrar um modelo explicativo dos processos e fatores associados a uma perda de peso de sucesso, na fase inicial de redução de peso. Foram entrevistadas 30 pessoas com uma perda

121

de peso bem-sucedida (no mínimo 7% do peso inicial e mantiveram durante um ano). O conteúdo foi transcrito e feita uma análise de conteúdo e análise temática. As categorias e subcategorias foram analisadas em termos de frequências e uma análise de correspondência múltipla (ACM) foi utilizada para representar as associações entre categorias. As categorias mais frequentes foram o suporte social formal, nomeadamente do nutricionista (70%) e do médico (63%). A motivação é referida em (67%) e motivação após os resultados (62%). Autocontrolo é referido (67%) das entrevistas. Na análise ACM emergiram 4 dimensões: 1) dimensão “Cumprimento”, enfatizando o suporte social formal; 2) dimensão “Execução” que destaca os comportamentos; 3) dimensão “Autonomia” privilegiando a motivação, autoestima e autocontrolo e 4) dimensão “Autoimagem”, onde prevalecem categorias de avaliação da autoimagem corporal. Todas as dimensões refletiram a necessidade de equilibrar as estratégias de autocontrolo com outras de aumento de energia/motivação. O equilíbrio entre o esforço e a motivação parecem ser importantes para atingir a redução de peso numa fase inicial do processo.

Palavras-chave: Estratégias; perda de peso; análise de correspondência múltipla

Eduardo Horta

ISPA - Instituto Universitário

eduardo@horta.com.pt

RELAÇÕES SOCIAIS E SAÚDE

SIMPÓSIO: NOVAS PESQUISAS ASSOCIADAS A PROCESSOS POSITIVOS

Outline

Documentos relacionados