• Nenhum resultado encontrado

SIMPÓSIO: PESQUISAS ASSOCIADAS A PROCESSOS POSITIVOS E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA AMAZÔNIA (BRASIL) E PORTUGAL

Coordenador- Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas,

Brasil

Os desafios do mundo atual com relação às oportunidades econômicas para satisfação das necessidades humanas têm afetado a saúde da população em sentido amplo influenciando os indicadores de bem estar psicológico. A psicologia da saúde tem aportado temas que ajudam a aprofundar a compreensão dos fenômenos psicológicos que exercem influencia sobre a saúde psicológica e emocional. O simpósio objetiva apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas no Brasil e em Portugal com a colaboração de pesquisadores dos dois países que estão contribuindo para ampliar a oferta de novos conhecimentos em psicológica da saúde originados de pesquisas com a participação de populações do contexto da região amazônica brasileira. A proposta conta com seis comunicações cujas pesquisas tiveram como objeto processos psicológicos positivos importantes para o equilíbrio da saúde mental e psicológica associados com e avaliação psicológica daí sua relevância para a temática do congresso. Por outro lado as pesquisas contribuíram para a demonstração de que os instrumentos utilizados apresentam características psicométricas estatisticamente fiáveis que contribuem com a validação para o Brasil e Portugal. Os resultados demonstraram diferenças de gênero e contribuíram para a validação dos

116

instrumentos utilizados. O sumário dos trabalhos e ordem de apresentação é a seguinte: BEM ESTAR PSICOLÓGICO EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL; RESILIÊNCIA DOS HABITANTES DO AMAZONAS-BRASIL; ESCALA DA HUMILDADE RELACIONAL APLICADA A BRASILEIROS E PORTUGUESES; ESCALA SOBRE O PERDÃO APLICADA A BRASILEIROS (AMAZONAS) – CONTRIBUTO PARA VALIDAÇÃO; DIFERENÇAS NO PERFIL DE FELICIDADE EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL e DIFERENÇAS NOS TRAÇOS DE OTIMISMO EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS- BRASIL. O aporte dos novos conhecimentos apresentados fortalece a pesquisa em psicologia e a interação entre pesquisadores do Brasil e de Portugal neste domínio das Ciências Humanas.

Palavras-chave: Pesquisa em Psicologia, Processos positivos, Avaliação Psicológica, Amazônia

(Brasil), Portugal.

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas, Brasil

suelyanm@ufam.edu.br

DIFERENÇAS NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DE HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL

1Suely Mascarenhas, 1Denise Gutierrez, 2Luís Vieira, 3José Ribeiro

1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade do Algarve (Portugal)- Responsável pela

apresentação, 3Universidade do Porto (Portugal)

O bem estar psicológico é um fenômeno multidimensional afetado por diferentes situações de vida: Autonomia; Aceitação pessoal; Domínio do Meio; Relações Positivas Outros; Objetivos na Vida e Crescimento Pessoal. Variáveis pessoais e contextuais favorecem ou desfavorecem sua ocorrência em diferentes medidas. Objetiva-se a apresentação e discussão de resultado de pesquisa realizada ao abrigo do apoio FAPEAM Decisão 172/2012. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir o fenômeno do bem estar psicológico de n=1534 habitantes do Amazonas de ambos os sexos, destacando diferenças de gênero verificadas. O instrumento foi a Escala Bem Estar Psicológico- Versão reduzida (Novo, 2005), adaptada por Mascarenhas (2011), organizada em escala Likert de 6 pontos. 1. Discordo totalmente 6. Concordo completamente. Os resultados demonstram diferenças entre os sexos feminino e masculino quanto ao sentimento de bem estar psicológico na ocasião da pesquisa (2012-2015). Conclui-se sobre ocorrência de diferenças de gênero o contexto pesquisado quanto ao bem estar psicológico dos participantes. Considerando a influencia de variáveis contextuais em mudança contínua que podem afetar o bem estar psicológico da população, sugere-se proposição de pesquisa longitudinal que favoreça o aporte de novos conhecimentos sobre a evolução da temática no contexto amazônico.

Palavras-chave: Bem Estar Psicológico, Diferenças de Gênero, Amazonas.

Suely Mascarenhas

Universidade Federal do Amazonas (Brasil)

suelyanm@ufam.edu.br

RESILIÊNCIA DOS HABITANTES DO AMAZONAS-BRASIL EM TEMPOS DE CRISE

1Suely Mascarenhas, 2Lerkiane de Morais, 1Lenilda Reis, 1Antônio Roazzi, 1Cristian Martins, 2José

Ribeiro

1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade do Porto (Portugal) – Responsável pela apresentação

A resiliência é um estado psicológico que indica a capacidade do ser humano em superar situações difíceis voltando ao seu estado de normalidade após experiências traumáticas e estressantes na vida. Variáveis pessoais e contextuais favorecem ou desfavorecem sua ocorrência em diferentes medidas. Objetiva-se a apresentação e discussão de resultado de pesquisa realizada ao abrigo do apoio FAPEAM Decisão 172/2012. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir o fenômeno da resiliência apresentado por n=1534 habitantes do Amazonas de ambos os sexos. O instrumento foi a Escala Breve de Comportamento Resiliente (Ribeiro e Morais, 2010, adaptada por Mascarenhas, 2011), organizada em escala Likert de 5 pontos. 1. Quase nunca 5. Quase sempre. Os resultados demonstram igualdade

117

estatística entre os sexos feminino e masculino quanto ao fenômeno resiliência na ocasião da pesquisa (2012-2015). Conclui-se sobre a igualdade quanto ao fenômeno psicológico resiliência no contexto pesquisado tanto nos homens como nas mulheres que participaram. Considerando a influencia de variáveis contextuais em mudança contínua que podem afetar a atitude de resiliência na população, sugere-se proposição de pesquisa longitudinal que favoreça o aporte de novos conhecimentos sobre a temática no contexto amazônico.

Palavras-chave: Resiliência, Gênero, Amazonas (Brasil)

Lerkiane de Morais

Universidade Federal do Amazonas (Brasil)

lerkianemiranda@hotmail.com

ESCALA DA HUMILDADE RELACIONAL APLICADA A BRASILEIROS (AMAZONAS) E PORTUGUESES – CONTRIBUTO PARA VALIDAÇÃO

Suely Mascarenhas1, Joana Freitas2

1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade do Algarve (Portugal) – Responsável pela

apresentação

A humildade é uma virtude humana que tem ganhado relevância, principalmente, pela psicologia positiva e com apoio da resiliência, por ser um dos seus fatores protetores. Variáveis pessoais e contextuais podem favorecer ou desfavorecer a sua ocorrência em diferentes medidas. Objetiva-se a apresentação e discussão de resultado de pesquisa realizada ao abrigo do apoio FAPEAM Decisão 172/2012. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir o fenômeno da humildade em habitantes do Amazonas-Brasil e de Portugal. Participaram da pesquisa no Brasil n=479 pessoas de ambos os sexos, faixa etária entre 18 e 86 anos, M=27,4; DP=10,7. Em Portugal a amostra correspondeu a 300 pessoas sendo que 70.3% (n=211) do gênero feminino e 29,7% (n=89) do gênero masculino, com idade compreendida entre os 18 e os 65 anos (M= 32.42; SD = 12.52). O instrumento foi a Escala da Humildade Relacional (Donnie Davis, 2011; Freitas e Martins, 2013), adaptada por Mascarenhas (2013), organizada em escala Likert de 4 pontos. 1. Discordo; 4. Concordo totalmente. Os resultados demonstram a validade do instrumento para medir indicadores de humildade nas duas amostras. Conclui-se sobre a validade estatística da Escala. Considerando a influencia de variáveis contextuais em mudança contínua que podem afetar o comportamento da população, sugere-se proposição de pesquisa longitudinal transnacional que favoreça o aporte de novos conhecimentos sobre a temática.

Palavras-chave: Humildade, Avaliação Psicológica, Amazonas- Brasil, Portugal.

Suely Mascarenhas

Universidade Federal do Amazonas ( Brasil)

suelyanm@ufam.edu.br

ESCALA SOBRE O PERDÃO APLICADA A BRASILEIROS (AMAZONAS) – CONTRIBUTO PARA VALIDAÇÃO

Suely Mascarenhas2, Gisele Resende1,Antônio Roazzi3, José Ribeiro4

1Universidade de São Paulo/Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus/AM (Brasil), 2Universidade Federal do

Amazonas ( Brasil), 3Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) – Responsável pela apresentação, 4Universidade do Porto (Portugal)

O perdão é uma virtude humana que tem ganhado relevância, principalmente, na psicologia positiva, configurando-se como um dos fatores protetores da saúde e bem estar psicológico. Variáveis pessoais e contextuais favorecem ou desfavorecem sua ocorrência. No presente trabalho, objetiva-se a apresentação e discussão de resultado de pesquisa realizada ao abrigo do projeto apoiado pela FAPEAM Decisão 172/2012. O propósito é apresentar e discutir propriedades psicométricas da escala sobre o Perdão aplicada em habitantes do Amazonas-Brasil. Participaram voluntariamente da pesquisa n=222 pessoas de ambos os sexos, faixa etária entre 18 e 86 anos, M=27,4; DP=10,7. O instrumento foi a Escala Sobre o Perdão (Barros, 2002), adaptada por Mascarenhas (2012), organizada em escala Likert de 5 pontos. 1. Totalmente em desacordo; 5. Totalmente de acordo. Os resultados

118

demonstraram a validade estatística do instrumento para avaliar o fenômeno psicológico perdão, com o coeficiente Alpha de Cronbach total foi 0,75. Concluiu-se sobre a validade estatística da Escala, considerando a influencia de variáveis contextuais em mudança contínua que podem afetar o comportamento da população, sugere-se proposição de pesquisas longitudinais transnacionais que favoreçam o aporte de novos conhecimentos sobre a temática.

Palavras-chave: Perdão, Avaliação Psicológica, Amazonas- Brasil.

Gisele Resende

Universidade de São Paulo/Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus/AM (Brasil)

gisele.resendefs@gmail.com,

DIFERENÇAS NO PERFIL DE FELICIDADE EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL

José Ribeiro3, Lerkiane de Morais1, Suely Mascarenhas1, Iolete Silva1, Antônio Roazzi2, 1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)- Responsável pela

apresentação, 3Universidade do Porto (Portugal)

Felicidade é um estado psicológico de satisfação com a vida, alegria e bem estar perseguido pela maioria de homens e mulheres. Variáveis pessoais e contextuais favorecem ou desfavorecem sua ocorrência. Objetiva-se apresentar e discutir resultado de pesquisa de campo realizada ao abrigo do apoio da FAPEAM decisão 172/2012. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir diferenças de gênero verificadas entre n=1536 habitantes do Amazonas de ambos os sexos com relação ao otimismo. O instrumento foi a Escala Sobre Felicidade (Barros, 2001; adaptada por Mascarenhas, 2010), organizada em escala Likert de 5 pontos. 1. Totalmente em desacordo 5. Totalmente de acordo. Os resultados demonstram-se favoráveis ao sexo feminino em especial nos itens 10. “Tenho projetos para o futuro” F= 1,016; p= .0001 e 11: “Espero evoluir cada vez mais”, F= 9,944; p= .0001. Conclui-se sobre a ocorrência de diferenças de gênero quanto ao sentimento de felicidade no contexto pesquisado. E, por outro lado na necessidade de ampliar os estudos de modo a contribuir com novos conhecimentos que favoreçam a construção de políticas públicas para a igualdade de oportunidades para homens e mulheres no Amazonas/Brasil, considerando que a felicidade é uma condição para o bem estar e a saúde em todos os contextos sociais.

Palavras-chave: Felicidade, diferenças de gênero, Amazonas.

Lerkiane de Morais

Universidade Federal do Amazonas (Brasil)

lerkianemiranda@hotmail.com

DIFERENÇAS NOS TRAÇOS DE OTIMISMO EM HOMENS E MULHERES DO AMAZONAS-BRASIL

Antônio Roazzi2, Josimar Marciel1, Fabiana Fernandes1, Suely Mascarenhas1, José Ribeiro3

1Universidade Federal do Amazonas (Brasil), 2Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) – responsável pela

apresentação, 3

Universidade do Porto (Portugal)

Gênero é em geral definido em torno de ideias sobre traços de personalidade, masculina e feminina, e por tendências de comportamento que assumem formas opostas. Tomadas como conjuntos de traços e tendências, elas constituem a feminilidade a masculinidade. A masculinidade costumeiramente inclui agressividade, lógica, frieza emocional, dominação, ao passo que a feminilidade é associada à paz, intuição, expressividade emocional e submissão. O otimismo é um fenômeno psicológico que afeta positivamente o comportamento e a motivação para a realização de projetos pessoais e sociais. Objetiva-se apresentar e discutir resultado de pesquisa de campo realizada ao abrigo do apoio da FAPEAM decisão 172/2012 e PAITI-PROTEC-UFAM, 2014-2015. O propósito deste trabalho é apresentar e discutir diferenças de gênero verificadas entre n=1536 habitantes do Amazonas de ambos os sexos com relação ao otimismo. O instrumento foi a Escala Sobre o Otimismo (Barros, 1998; adaptada por Mascarenhas, 2010), organizada em escala Likert de 5 pontos. 1. Totalmente em desacordo 5. Totalmente de acordo. Os resultados demonstram-se favoráveis ao sexo feminino. Conclui-se sobre a necessidade de ampliar os estudos de modo a contribuir com novos conhecimentos

119

que favoreçam a construção de políticas públicas que favoreçam indicadores positivos de bem estar no Amazonas

Palavras-chave: Otimismo, diferenças de gênero, Amazonas.

Josimar Marciel

Universidade Federal do Amazonas (Brasil) josimarmaciel177@gmail.com

PROMOÇÃO DE ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

SIMPÓSIO: OBESIDADE E PERDA DE PESO: PROTOCOLO E

Outline

Documentos relacionados