• Nenhum resultado encontrado

SIMPÓSIO REGIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: A equipe da PROTEC participou diretamente na organização

Coordenadora Regional Gelson Pedrosi Filho

SIMPÓSIO REGIONAL DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: A equipe da PROTEC participou diretamente na organização

do evento que teve como objetivo a saúde, educação e tecnologia- Workshop Coari, no período de 23 a 27/10/2012, Participação de docentes, discentes, técnicos administrativos, pesquisadores e convidados de instituições e empresas locais do município de Coari.

Palestra: Indicadores de Sustentabilidade Aplicáveis a Gestão de Políticas Públicas para os Resíduos Sólidos Industriais: Uma contribuição com o foco no Pólo Industrial de Manaus: O Seminário Interno ocorreu em 06/02/2013 e contou com a participação de vários representantes das seguintes instituições: FUCAPI, SUFRAMA, CBA e Grupo Interação.

Seminário Interno: Minuta do Projeto de Lei do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais: Seminário realizado em 11/01/2013, visando à capacitação dos membros da PROTEC. Foi realizada somente a parte 1 do seminário,

2012~2014

faltando a continuação e conclusão. O evento teve como objetivo Criar no âmbito interno da PROTEC um ambiente de discussão que capacite os membros da equipe para o atendimento das demandas que chegam aos departamentos da PROTEC.

I Fórum de Fortalecimento da Articulação Sociopolítica e da Parceria dos Catadores com a UFAM: O evento ocorreu no dia 26/02/2013 com ampla participação dos catadores, autoridades municipais, estaduais e federais e também com participação de docentes e discentes da UFAM PROTEC/GIA/Associação de Catadores. Teve como objetivo discutir as estratégias de ações/2013 para o fortalecimento e ampliação da parceria da UFAM com os catadores na implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos. Nesse evento tivemos o patrocínio/apoio de:

Natura, Café Manaus, Manaus refrigerante.

Seminário sobre BIOMIMÉTICA: O evento ocorreu no dia 26/02/2013 com ampla participação dos catadores, autoridades municipais, estaduais e federais e também com participação de docentes e discentes da UFAM. Palestra expositiva com foco em

"como consultar gênios da natureza para criar soluções sustentáveis". O evento foi realizado em conjunto com a Natura. A palestrante foi a Dra. em Biologia e Consultora em Inovação Janine Benys.

Workshop de Preparação para a III Conferência Municipal de Meio Ambiente: O evento ocorreu no dia 23/04/2013 no Auditório do INPA teve como grandes responsáveis pelo evento o SEMMAS, INPA, UFAM e SDS. E teve como principal objetivo Preparar o público e os voluntários para participar da III CMMA

I Simpósio Brasileiro de Ciências Fisiológicas: O evento ocorreu no período de 02 à 04/05/2013 no Setor Sul do Campus Universitário. E teve o apoio da PROTEC para a realização da mesma e teve como objetivo Oportunizar o diálogo entre a ciência, a tecnologia e a comunidade.]

Seminário Regional sobre Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais: O evento ocorreu no período de 28 e 29 de maio de 2013, com ampla participação do corpo docente e discente da UFAM, além de outras instituições de C, T & I do Estado.

Teve como objetivo criar mecanismos de colaboração de conhecimentos e práticas desenvolvidas pelas instituições presentes referentes à construção de políticas públicas, regulamentação jurídica, estratégias e marcos legais utilizados pelo governo brasileiro, visando contribuir para melhor compreensão das regras de Acesso Legal ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado, contextualizado às realidades amazônicas.

Seminário Regional Direito de Propriedade das Sociedades Tradicionais e Repartição de Benefícios: O evento ocorreu no período de 28 e 29 de maio de 2013, com ampla participação do corpo docente e discente da UFAM, além de outras instituições de C, T & I do Estado. O objetivo foi de analisar as diversas perspectivas e enfoques de proteção aos conhecimentos tradicionais, buscando a reflexão sobre os direitos culturais dos povos e as atuais discussões sobre patrimônio cultural, tivemos Veículo e motorista cedido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas para o translado das

2012~2014

palestrantes. Tivemos 111 (cento e onze) participantes incluindo docentes e discentes.

material. Teve como palestrante a Msc. Maria Celeste Emerick (FIOCRUZ-RJ).

Conferência Livre de Meio Ambiente da UFAM: O evento ocorreu no dia 16/05/2013, com ampla participação acadêmica e da sociedade civil organizada, bem como, de instituições municipais, estaduais e federais e teve como objetivo promover a elaboração de propostas, discutindo os interesses relativos ao tem Resíduos Sólidos.

A palestrante do evento foi a Profa. Dra. Tereza Cristina (UFAM), Coffebreak patrocinado pelas Profa. Karime Bentes e Tereza Cristina. Tivemos no evento 80 (oitenta) participante incluindo docentes e discentes.

VI Workshop do PCTIS (Parintins): Estratégias de Desenvolvimento Regional para o Baixo Amazonas: Parcerias, Recursos e Ações. O evento ocorreu nos dias 06 a 07/06/2013. E teve como objetivo Promover a divulgação e acompanhamento das atividades executadas pelos projetos que fazem parte do PCTIS, a palestrante foi Maria Eliany Gomes (SUFRAMA),

Semana de oficinas para elaboração de projetos de captação de recursos: O evento ocorreu no período de 03 a 05/06/2013 a semana acontece como atividade inicial do VI Workshop e visa capacitar o corpo docente, discente e de TAES do campi de Parintins para a elaboração de projetos que atendam as exigências das agências de fomento, a palestrante foi a Profa. Dra. Maria do P. Socorro R. Chaves.

Encontro dos Coordenadores de Projetos BSocial: O evento ocorreu no periodo de 03 a 05/06/2013, o objetivo do encontro foi Articulação dos Projetos selecionados. Os palestrantes foram os coordenadores de Projetos Submetidos, a PROTEC deu o apoio na realização da mesma.

Apoio ao XXXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Letras – ENEL: O evento ocorreu no periodo de 22 a 27/07/2013, e teve como objetivo Promover a discussão acerca da identidade do estudante de Letras e propor alternativas para evidenciar sua contribuição no cenário atual da educação brasileira.

Contribuições da UFAM para o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Região Amazônica: O evento ocorreu no dia 23/07/2013, e teve como objetivo produzir contribuições para o plano de C, T & I para a Região Amazônica, de acordo com as diretrizes orientadas pelo MCTI. A palestra foi administrada pelo Prof. Dr.

VIII Simpósio Amazonense de Engenharia de Produção - VIII SAMEP: O evento foi realizado pelo curso de graduação de engenharia de produção da Faculdade de Tecnologia o mesmo ocorreu no período de 02 a 04/10/2013, e teve como objetivo Promover o desenvolvimento de estudos técnicos e científicos na Região Amazônica, contribuindo para a melhoria do ensino e pesquisa em Engenharia de Produção.

2012~2014

Seminário sobre Economia Criativa: O evento ocorreu no dia 31/10/2013 Expor à comunidade acadêmica e demais interessados as potencialidades da Economia Criativa e demais aspectos, a palestrante foi a Prof. Dra Shirley Virgínia Coutinho (PUC-RJ). Tivemos 30 (trinta) Participantes no evento incluindo discentes, docentes e técnicos.

Feira Internacional da Amazônia - FIAM: A feria foi realizada pela SUFRAMA, e teve participações de varias empresas e instituições inclusive a UFAM, a PROTEC foi uma das grandes responsáveis para a ornamentação e caracterização do stand da UFAM, tivemos inúmeras pessoas que visitaram a mesma, segue abaixo algumas imagens:

VISITA TÉCNICA INTERNACIONAL

A visita técnica e capacitação realizada em Portugal, ocorreu no período de 24 de junho a 20 de julho de 2013, nas seguintes Instituições: Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto – UPTEC na cidade de Porto; na TecMinho na Universidade do Minho em Guimarães e na INOVISA do Instituto Superior de Agronomia – ISA em Lisboa, A visita permitiu conhecer o sistema de inovação e empreendedorismo das referidas instituições, além de estabelecimento de uma rede de contatos e conhecer boas praticas em inovação com vista em dinamizar a Rede NIT da Amazônia Ocidental – AMOCI parceria para os arranjos de NIT do MCTI e como coordenadora do FORTEC Norte foi apresentado organização e inciativas do Fórum e o status das regiões do brasil, e o movimento articulado em prol da promoção da inovação e empreendedorismo na região.

INSTITUIÇÕES VISITADAS UPTEC

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) é um espaço de valorização mútua de competências entre os meios universitário e empresarial.

Com 4 pólos distintos – Pólo Tecnológico, Pólo das Indústrias Criativas, Pólo de Biotecnologia e Pólo do Mar – o UPTEC concentra um conjunto de startups e centros de inovação de empresas nacionais e internacionais em torno da Universidade do Porto, e por meio das Incubadoras – os empreendedores encontram o apoio necessário para transformar ideias em empresas com potencial de rápido crescimento e no Centros de Inovação empresarial – empresas já consolidada encontrarão o espaço e os mecanismos para sediar e operacionalizar os seus projetos e atividades, aproveitando as sinergias com os departamentos de I&D+i e institutos de interface da Universidade do Porto.

ATIVIDADES REALIZADAS/PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/06 - Recepção – PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

- oferece apoio, infraestruturas e equipamentos tecnológicos que potenciam o desenvolvimento e a aceleração de projetos de base tecnológica.