• Nenhum resultado encontrado

4.2 RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CPTER NATAL

4.2.1 Sistema Decisório

Quadro 12 - Sistema gerencial ou decisório.

Fonte: Draibe (2001) sistematização própria

As entrevistas sobre o Sistema Gerencial e Decisório foram realizadas com gestores, técnicos (coordenadores e supervisores), assistentes sociais, psicólogos e atendentes, atores importantes para o desenvolvimento da política, um aspecto relevante em comum é a composição do quadro de profissionais ser na sua grande maioria servidores públicos do próprio quadro, o que nos remete a descentralização e transparência como enorme relevo para as políticas desenvolvidas pelo CPETRN o que significa maior participação dos atores e beneficiários, propostas e necessidades locais permitem ampliar a percepção de como cada parte se comporta em relação ao todo.

Para avaliar este quesito, foi considerado que a estrutura organizacional é ancorada em uma política delineada ou submetida ao sistema gerencial que decide e implementa, que conduz e dirige, e se as decisões são centralizadas ou descentralizadas, autônoma ou independente das partes, para isso partimos dos seguintes questionamentos: Como se constituiu o processo de criação do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Natal?

Quais os atores institucionais e individuais são relevantes para que o Centro implemente as políticas e serviços ofertados? Existe relação do centro com as políticas nacionais e estadual

SI STEMAS OU SUBPROCESSO ELEMENTOS DE I MPLEMENTAÇÃO E AVALI AÇÃO I NDI CADORES SI STEMA GERENCI AL DECI SÓRI O PROGRAMA/ESTRUTURA ORGANIACIONAL/GERENCIAMENTO

ESPECIFICO QUE IMPULSIONA OU NÃO A IMPLEMENTAÇÃO

Competências dos gerentes, capacidade de impementar as decisoes, graus de centralizacão e descentralização

de fomento ao Emprego, Trabalho e renda? Descreva as dificuldades que você encontra no processo de implementação da política e serviços ofertados pelo Centro? Foi indicada pela coordenação do DDQP uma gestora lotada na unidade II, contudo, participa diretamente de todas as reuniões de articulações e tomadas de decisões no campo estratégico, extremamente influente dentro das operações definidas pelo centro, que nos descreveu:

veja bem nossa tem mais de 12 anos, que trabalho na prefeitura de Natal em específico no Centro, estou entre 07 a 08 anos se não me falhe a memória [..] mas não sei te precisar o momento em que tudo começou, mesmo porque com as frequentes mudanças de secretários, se muda um pouco da política,[..] as pessoas que estão no DDQP são importantes no desenvolvimento do programa, mas também tem poucos recursos[...] o lado bom é que o quadro de funcionários das unidades do centro é composta quase em sua totalidade por servidores do quadro, o que é bom[...] o que dificulta é que temos pouco contato com as políticas nacionais, no tempo e que estou aqui só participei uma vez de um curso em Brasília onde, repliquei para os demais colegas [...] não temos treinamento ou reuniões para tratar do assunto, programar, ter um gestor com uma formação continuada[...]não temos muitas informações sobre o que se passa na gestão, ficamos sabendo a coisa toda pronta [..] não participamos da definição dos recursos, aliás não temos qualquer poder sobre, isso,.. nossa estrutura é precária como se percebe, nossas instalações são precárias para atender a enorme demanda, o público que chega aos centros são muito vulneráveis em todos os sentidos (Entrevistada I, informação verbal)3.

Temos uma estrutura vinculada ao sistema nacional de políticas públicas dirigidas ao desenvolvimento do Emprego, Trabalho e Renda[...]nossa atuação como IMO é integrativa, sempre repassam as informações, temos meta, missão e objetivos a partir das perspectivas do governo federal[...] penso que a pasta trabalho funciona por dentro do Semtas [..] todo nosso fluxo de informações, desenho institucional do funcionamento dos Centros era ligado ao Ministério do Trabalho hoje, Secretaria do Trabalho, acredito que mudou muito a realidade das políticas públicas com a mudança do governo. (Entrevistada II, informação verbal)4.

Em seguida, foram aplicadas as mesmas questões com uma profissional da unidade I, que trabalha na equipe de coordenação daquela unidade, e também é do quadro, com formação em assistência social, atuando por mais de sete anos junto ao Semtas, em específico, nas políticas de fomento ao Emprego, Trabalho e Renda, e que relatou:

Todas as atividades desenvolvidas pelas unidades são extremamente importantes para sociedade, acredito no potencial de cada uma atividade desenvolvida, porque sinto que as pessoas carentes, chegam aqui com as mais diversas demandas, com vulnerabilidade social [...]nossa política tem pouca conexão com o Sistema Nacional de Emprego e Renda do governo Federal, e que agora com as mudanças ficou mais difícil[...] nossa autonomia. muito limitada, mas uma coisa que preocupa é o fato de não termos reuniões de toda equipe com frequência para trocarmos experiências e enfim, cada centro parece uma ilha, muito isolado nos seus problemas[...] a exemplo disso é que as unidades são pouco divulgadas, não temos do centro metas, missão e objetivos[..], temos sim da assistência social, toda publicidade realizada boca a boca

3 Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

4 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

[...] não temos uma análise de informações do que o centro produz, a plataforma usada é da própria prefeitura [...] o serviço social faz a ponta para qualificação e intermediação de mão de obra [...] linha especifica para jovens, cadastro do serviço social, a partir daí encaminhamos, ajudamos na qualificação para melhorar o perfil [...] fazemos contato com os técnicos que são responsáveis pela captação de vagas para enquadrarmos o jovem a uma determinada vaga[...] as plataformas do Sistema nacional, onde para cada atendimento é um tipo de acesso, faz cadastro, atualiza o perfil, encaminha para administração de vagas [...] nossas reuniões são limitadas com os gestores, técnicos, repassamos as informações necessárias e cada unidade transmite aos demais servidores, não temos um processo de capacitação continuada [...] nossa coordenação ê muito integrada com as demais ações da secretaria (Entrevistada III, informação verbal)5.

Inicialmente, a complexidade dos quesitos apresentados tem em torno dos quesitos o primeiro aspecto é que os atores que integram e determinam as políticas do CPETRN têm seu vínculo apenas pela necessidade de produzir relatórios em repostas às demandas do governo federal para garantir os recursos que seriam destinados ao desenvolvimento do programa, deixando exclusivamente sob responsabilidade de um agente do quadro a missão de imputar e manter contato com os relevantes indicadores sociais.

Outro aspecto relevante é que estas informações não se traduzem em conhecimento para alimentar a própria política, os indicadores não estabelecem qualquer relação. Outro aspecto relevante a ser pontuado é que não foram constituídos objetivos ao longo do tempo, o que demonstra, na fala dos entrevistados, a preocupação com os indicadores e rumos do programa. As decisões demonstram ser centralizadas no Semtas e difundidas a partir daí, as diferenças de informações entre os fatores relacionados pelos entrevistados é bastante relevante, no tocante à necessidade de enfrentar o atual cenário, com as limitações impostas pela escassez de recursos, pela limitação tecnológica, onde se encontra problemas básicos como internet, para poder operar com tranquilidade até a inovação tecnológica com a criação de uma plataforma própria do Centro. Todos esses fatores estão associados à centralização ao Semtas que observa o CPETRN não como instituição que integra o Sistema Nacional de Emprego e Renda Federal, em simetria com o estadual, mas como um braço assistencial, no que se refere a uma identidade própria do centro desvinculada da assistência social na prática exercida pelo conselho prejudica o desempenho e seu papel como órgão de promoção e fomento de ações de políticas de emprego, trabalho e renda. Conforme relato dos entrevistados, as decisões funcionam como instância homologatória e legitimadora de propostas da prefeitura com ênfase em no assistencialismo, mesmo incorrendo em risco de futuramente, estas se revelarem ações inviáveis ou indevidas.

5 Coordenadora DDQO. Entrevista III. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 2 arquivos .mp3 (39 min.).

Por outro lado, logo se identifica através das entrevistas que os atores que integram a gestão das unidades gostariam de concentrar seus esforços para promover maior debate sobre as condições e estágios de desenvolvimento da política, deliberar, acompanhar, avaliar a implementação a partir do acumulo que o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda que vem sendo produzindo ao longo dos anos, com vistas a produzir mudanças sobre questões mais abrangentes, que possam impactar de forma favorável as condições as políticas de emprego, trabalho e renda em detrimento da qualidade de vida da população.

Comportamento mecanicista aos processos organizacionais demonstrado nas entrevistas quando relacionam a necessidade de uma decisão apoiada, possui também dimensão política, que se manifesta a medida em que os gestores tomam decisões configuradas em arenas ligadas à política local com diferentes visões acerca de um mesmo problema. Esta se faz presente notadamente na competência dos gestores em tomar decisões (BIN; CASTOR, 2007).

Outro ponto a ser considerado é que a consolidação das informações, que é recepcionada pela Semtas e consolidado em um relatório anual, ou seja, os eventos que acontecem diariamente, mensalmente se perdem no decorrer das rotinas de cada um dos que integram o programa, observa-se ainda que o relatório não segue uma lógica dos indicadores analisados, o que evidencia a ausência de encontros permanentes e continuados para debater as distorções e avanços observados. Não segue um modelo padrão racional de análise, com indicadores e fatores que ficam condicionados aos resultados obtidos como o cadastro de vagas, trabalhadores cadastrados no sistema nacional, captação de novas vagas, captação de novas empresas parceiras, cursos ofertados e certificados emitidos, ou seja, análise quantitativa simplificada.

Conforme podemos desprender dos depoimentos, a falta de uma conexão com os atores nacionais, a busca por informações, conjuntura e realidades de outros lugares como troca de experiências, ou seja, a informação construída a partir de atributos inter-relacionados e dotados de significado (CASTELLS, 2018) que são determinantes para compreensão do mundo do trabalho e das políticas que integram o sistema, demonstram-se ausentes, determinantes para os atores.

Os depoimentos em comento buscam identidade para o CPETRN como política pública efetiva, como instituição que pode contribuir para melhorar a vida das pessoas, que busca ampliar a qualidade dos serviços ofertados ampliando a capacidades dos seus principais formuladores e responsáveis pelas políticas públicas e seus beneficiários. Contudo, essa busca

por uma identidade da política pública, também acontece imersos a profundas transformações do Estado Brasileiro, a exemplo as últimas contrarreformas trabalhista e previdenciária que impactaram diretamente no sistema público de emprego e renda, resultantes da enorme, perspectiva do mercado como regulador da economia, o que colocou em ebulição o modelo clássico das relações de trabalho e do mercado de trabalho conhecidos no Brasil.

Todos os depoimentos e documentos observados demonstram que o processo decisório do CPETRN demonstra a capacidade de lidar com as dificuldades do dia a dia, por meio das iniciativas e arranjos individuais. Mas, total ausência de um planejamento construído a partir de conceitos e da observação das ações de maneira integrativa, com propósito, objetivos, metas e atividades, bem delineados, por meio de ações fundamentadas em padrões racionais de meio e fim e em regras, leis e regulamentos com caráter universal, embasados no que efetivamente se apreende das demandas imputadas ao CPETRN (COSTA;

CASTANHAR, 2003).

Como se pode identificar, o desenho do Sistema Gerencial e Decisório é reconhecido e tem sua legitimidade por todos os atores envolvidos, dentre as principais dificuldades encontradas destaca-se a centralidade das decisões e quase nenhum envolvimento dos atores que integram as unidades do CPETRN. Dessa maneira, lacunas a serem preenchidas entre a instância gestora e esses sujeitos que podem influenciar na execução de ações da política desenvolvidas pelo CPETRN.

Coletamos o depoimento dos técnicos que integram as unidades e que trabalham no atendimento, recepção nas unidades listadas que cumprem papel fundamental no processo de execução das rotinas e sistemas integram a política, o depoimento dos profissionais lotados nas unidades e trabalhando diretamente no atendimento aos beneficiários demonstram lacunas e centralidade nas decisões:

Estou aqui a um tempo, aproximadamente 06 anos, e vejo que no centro atendemos muita gente pobre [...] que necessita dos serviços que temos, tenho contato com o DDQP, com os demais departamentos localizados na Semtas, porque sou responsável pelas informações enviadas ao governo federal para aquisição de recursos [...] acho que não temos muita atenção no sentido do centro como uma instituição independente, já que trabalhamos com uma questão social muito complicada, apesar de ofertarmos alguns serviços como; intermediação de mão de obra, capacitação, qualificação, nossa estrutura é limitada, temos pouca ou quase nenhuma interação [..] quanto a identidade dos gestores, pouco tenho a acrescentar acho que paramos um muito no tempo, as mudanças foram acontecendo e não nos atualizamos[...] aqui não tem essa de formação dos profissionais, a sorte é que temos uma equipe comprometida com o trabalho, porque veja, estamos com uma estrutura precária, se as opiniões fossem levadas em consideração estaríamos em outra direção [...] um exemplo disso é que temos os insumos, mas nossos computadores,

equipamentos, internet tudo muito limitado, não temos uma atuação organizada[...]

(Entrevistado VI, informação verbal)6.

Dentre as principais dificuldades encontradas pelos técnicos e atendentes, é a clareza das informações de que rumo seguir, levando em consideração a análise destas informações obtidas nas entrevistas e confrontando-as com o referencial teórico utilizado (DRAIBE, 2001;

SOUZA, 2003; FIGUEIREDO; FIGUEIREDO, 1986), o sistema decisório, que os processos defeitos na elaboração dos procedimentos que intensificam barreiras e obstáculos à sua implementação, por exemplo, o registro para gerar dados importantes para sua reprogramação, através de todos os atendentes e técnicos, além de meras marcações das atividades desenvolvidas pelo CPETRN o uso adequado das informações produzidas para se introduzir mudanças durante o processo de execução, o que culmina em melhorias do ambiente de trabalho.

Quando comparamos os depoimentos com os relatórios de Gestão Semtas (2010- 2019) no tópico “desafios encontrados”, logo se percebe, divergência relevante sobre a ideia de gestão, e que apontam diversos pontos de mudança a serem implementados:

com a reforma trabalhista continua a necessidade de orientação para equipe da IMO, necessidade de ampliar a comunicação interna, desenvolver estratégias de articulação entre os setores [...] capacitar a equipe de orientação profissional com estratégia, específica para atender demandas especificas ao público trans [...]

(Entrevistada II, informação verbal)7.

Para isso, avaliação formativa que esteja presente todos os setores para que se possa propor e desenhar fluxos e processos do programa atualizados a cada novo evento, em simetria com adequada plataforma de informações gerencial desvinculada das informações da Semtas que podem contribuir para produzir informações para o trabalho dos gestores e demais técnicos envolvidos na política.

Dados coletados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO)

Durante o período do diagnóstico o setor era composto por profissionais contratados por meio de processo seletivo, estando no serviço entre três e oito meses. No mesmo espaço, funcionava a administração de vagas, a captação de vagas e o atendimento telefônico a usuários, as atividades desenvolvidas pela IMO tem a administração das vagas, sendo uma atividade exclusiva do Centro Público da Cidade Alta, função que demanda uma série de

6 Coordenador do atendimento e recepção. Entrevista VI. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (43 min.).

7 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

atividades referentes às vagas, como: a visualização diária das vagas a serem monitoradas;

contato frequente com o empregador e com o trabalhador que é encaminhado para a vaga;

arquivamento de documentos (cartas, cadastros de empresas e cadastro de vagas);

flexibilização das vagas – flexibilizar alguns critérios da vaga como por exemplo sexo, idade, dentre outros critérios realizada com a autorização do empregador; captação de vagas através do processo de monitoramento – ao analisar o monitoramento das vagas é possível saber se essas vagas foram preenchidas ou se o empregador deseja reabrir a vaga ou até mesmo abrir novas vagas.; convocação de trabalhadores via telefone; resolução de pendências de cartas de encaminhamentos dos trabalhadores monitorados, sempre verificando os fatos reais da não colocação do trabalhador na vaga, ou seja, esse conjunto de informações extremamente relevantes constituídas pelo funcionamento do setor é pouco utilizado na processo decisório para impulsionar a política desenvolvida pelo CPETRN.

Os servidores/funcionários da IMO também relataram sobre um dos desafios para aprendizagem institucional a partir da gestão, com a inexistência de um planejamento o aprendizado ocorreu na prática do cotidiano de trabalho, seja na observação direta ou na ação em si, não havendo nenhum treinamento ou cartilha de referência. A falta de treinamento específico para essa equipe acaba impactando no desenvolvimento da política pública como um todo em diversas situações eles se sentem inseguros em tomar determinadas decisões necessárias ao cadastro de vagas e de empresas, contudo, minimizada pela existência de uma coordenação de setor que, por já possuir maior experiência e treinamentos prévios, tem capacidade de solucionar a maioria das dúvidas existentes.

Estamos muito distantes do sistema nacional de emprego, trabalho e renda, existe um esforço, mas percebo que se esbara na política local, a cada mudança de prefeito, as políticas ligadas ao centro sofrem os impactos, assim penso que fica muito difícil ser ter uma continuidade, a gestão de um programa é determinante para sua continuidade e sobrevivência[...] (Entrevistada V, informação verbal)8.

Relatam ainda que a falta de treinamento tem efeitos acerca de como se realiza a captação de vagas. Essa atividade tem suas diretrizes construídas em reuniões semanais, na qual são analisados alguns jornais impressos de grande circulação e telejornal de Natal para identificar os setores com maior disponibilização de vagas e, a partir desse mapeamento, se realiza as visitas às empresas, outras dificuldades, relatadas pela equipe, para a realização das atividades – além da falta de treinamentos – são: falta de articulação com a equipe de assistência social, quantidade insuficiente de linhas telefônicas, morosidade para manutenção

8 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

dos equipamentos e dificuldade em utilizar o transporte institucional para realização de visitas às empresas, a imagem do Sine estadual na percepção dos empregadores e trabalhadores sobre a qualidade dos serviços ofertados reflete no Centro Público e a falta de retorno das cartas de encaminhamento por parte das empresas são outras barreiras ao trabalho.

Conforme depoimentos, a falta de credibilidade do Sine estadual interfere até na forma dos captadores se identificarem por telefone, como o seu preenchimento incorreto é problema para o serviço, no momento em que esse documento oferece feedback ao serviço acerca da efetividade dos seus serviços, ao mesmo tempo em que é passível de fiscalização da Secretaria Nacional do Trabalho (ST) e de bloqueio do seguro-desemprego do trabalhador.

Portanto, conforme se pode observar o sistema decisório a partir da percepção dos profissionais da IMO não se efetiva em sua plenitude frente as condicionantes apresentadas.

Dados obtidos no setor da recepção e atendimento

O depoimento dos profissionais da recepção e atendimento sobre a competência gerencial em relação a tomada de decisões e a capacidade de implementá-las impactam na fragilidade em que são analisadas, debatidas as questões, o diagnóstico quase sempre não consideram os fatores internos e externos a política desenvolvida pelas unidades do CPETRN, para a recepção as políticas impostas, centralizadas na gestão, respondem apenas a demandas operacionais de urgência que não representam os princípios e critérios essenciais de um processo decisório verdadeiramente participativo, e que afirmam que são frequentes os problemas na comunicação entre as equipes, havendo ruídos e intrigas entre os servidores/funcionários, e ausência de reuniões, direcionamentos e reconhecimento por parte dos gestores, as pessoas entrevistadas apontaram não haver iniciativas da coordenação, mas o melhor feedback é advindo dos usuários atendidos.

Entendo que nosso papel é extremamente relevante, não apenas atendemos ou recepcionamos pessoas, construímos indicadores para uma gestão mais efetiva, [...]

agora como fazemos isso, é que acredito ser muito artesanal até com um certo amadorismo, nossas unidades são bem posicionadas, a procura é relevante, mas

agora como fazemos isso, é que acredito ser muito artesanal até com um certo amadorismo, nossas unidades são bem posicionadas, a procura é relevante, mas