• Nenhum resultado encontrado

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

No documento CURITIBA 2014 (páginas 50-53)

3.1 A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL

3.1.1 Diretrizes educacionais

3.1.1.2 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Constitui-se, então, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004. Com o compromisso de melhorar permanentemente a qualidade da educação brasileira e orientar a sua expansão, considerando a inclusão social e a formação cidadã, o SINAES, segundo informações divulgadas pelo INEP, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Assim, avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Para isso possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Com os objetivos de identificar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e informação; melhorar a qualidade da educação superior, orientar a exposição da oferta e promover a responsabilidade social das IES (Instituições de Ensino Superior), respeitando a identidade institucional e a autonomia, os resultados das

avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país.

A dinâmica da legislação referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) impõe que a sociedade em geral e a comunidade acadêmica em particular sejam informadas e continuamente atualizadas em relação aos procedimentos adotados para sua implantação. Sendo assim, o Ministério da Educação tornará público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos. A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC – Conceito Preliminar de Cursos e IGC – Índice Geral de Cursos), quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (ciclo trienal do SINAES – com base nos cursos contemplados no ENADE de cada ano).

Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a celebração de um protocolo de compromisso firmado entre a IES e o MEC, no qual se estabelecerão encaminhamentos, procedimentos e ações, com indicação de prazos e métodos a serem adotados pela IES para a superação das dificuldades.

As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas instituições de educação superior para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas;

pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

Todo esse conjunto de normas, considerando as suas especificidades, sinaliza no sentido do aprimoramento do processo avaliativo da educação superior, incluindo adequações procedimentais que garantem a operacionalização do SINAES e sua completa implantação.

O SINAES é fundamentado em uma concepção de avaliação comprometida com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades de cada uma e do conjunto das instituições educacionais, por isso apresenta as seguintes finalidades:

a) Construtiva e formativa;

b) Permanente;

c) Envolvimento de toda a comunidade;

d) Ultrapassa a simples preocupação com desempenhos ou rendimentos estudantis, buscado os significados mais amplos da formação profissional;

e) Explicita a responsabilidade social da educação superior, especialmente quanto ao avanço da ciência, à formação da cidadania e ao aprofundamento dos valores democráticos;

f) Supera meras verificações e mensurações, destacando os significados das atividades institucionais, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também quanto aos impactos sociais, econômicos, culturais e políticos;

g) Aprofunda a idéia da responsabilidade social no desenvolvimento da IES, operando como processo de construção, com participação acadêmica e social;

h) Valoriza a solidariedade e a cooperação, e não a competitividade e o sucesso individual

(INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, 2009).

Diante das finalidades determinadas pelo SINAES é possível fazer algumas considerações sobre a pesquisa em questão. A programação do Festival de Inverno da UFPR é concebida com o propósito de estimular a cidadania e aprofundar os valores democráticos em diversos aspectos, desde seu planejamento até a sua realização na cidade de Antonina. A escolha das oficinas, os espetáculos selecionados, as atividades da praça, todas as ações são programadas para garantir a participação do maior número de pessoas. A possibilidade de contar com o envolvimento dos alunos, professores e técnico-administrativos do quadro da universidade assim como dos moradores de Antonina na organização e execução do evento evidencia a ideia da responsabilidade social no desenvolvimento da universidade e também valoriza a solidariedade e a cooperação. Por último, os resultados gerados em diferentes setores da cidade (cultural, social econômico e turístico) decorrentes da realização do evento refletem o significado das atividades institucionais além do ponto de vista acadêmico.

O SINAES também está fundamentado nas avaliações institucionais, de cursos e de estudantes. A avaliação institucional, interna e externa, considera dez dimensões:

a) Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;

b) Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;

c) Responsabilidade social das IES, especialmente no que se refere à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

(INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, 2009).

Mais uma vez, o SINAES aponta subsídios que sinalizam para uma efetiva responsabilidade social por parte do Festival de Inverno da UFPR, pois o evento procura resgatar e manter a memória cultural e a produção artística do litoral.

Exemplo disso é privilegiar os grupos artísticos locais, incluindo-os na programação de espetáculos do evento, além de oferecer oficinas específicas para os artesãos e artistas da região.

Outra dimensão importante para se considerar nesta pesquisa é “a comunicação com a sociedade”. O Festival de Inverno da UFPR interage com a comunidade de Antonina em diferentes aspectos. Durante os oito dias do evento são realizadas as mais diversas atividades com o intuito de transmitir o conhecimento, estimular a prática democrática e promover a cidadania. A própria Universidade Federal do Paraná entende que o evento é uma alternativa de comunicação com a comunidade quando em seu Relatório de Gestão UFPR 2012 cita a “promoção de eventos culturais em Curitiba e interior do Estado” como uma das suas atividades de interação com a sociedade.

No documento CURITIBA 2014 (páginas 50-53)