• Nenhum resultado encontrado

4.2 RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CPTER NATAL

4.2.2 Processo de divulgação e Informação

Quadro 13 - Processo de divulgação e informação.

Fonte: Draibe (2001) sistematização própria.

Nesse quesito, precisa-se investigar se os meios de divulgação transmitem dados de forma clara, suficientes e abrangentes entre os públicos interno e externo, o que, para Draibe (2001), um processo de implementação precisa de uma mínima divulgação e circulação de informações entre os que implementam as ações e aqueles que com elas se beneficiam.

Levando em consideração que todas as informações elencadas nesta pesquisa para verificar o grau de eficácia do processo de divulgação do programa junto ao público-alvo, com apoio na matriz de avaliação especificada, foi realizado pela coleta de informações, por meio dos métodos de entrevista e de análise documental, e que para isso o roteiro de perguntas abordou as seguintes questões; como são divulgadas as informações do programa para o pu1blico interno e externo? Quais os canais utilizados? Qual o fluxo das informações e prazos estabelecidos?

11 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

SISTEMAS OU SUBPROCESSO ELEM ENTOS DE IM PLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INDICADORES PROCESSO DE DIVULGAÇÃO E INFORM AÇÃO

Divulgação das informações do Programa pelo menos aos beneficiários/

meios de comunição apropriados ao público interno (avaliador) e externo (agentes, executores,população interessada

Diversificação dos canais; suficiência e qualidade de mensagens, prazo, fluxos e públicos adequados

Incialmente, identifica-se que o CPETRN tem sua divulgação por meio do portal da Prefeitura do Natal, não possuindo site específico.

Figura 10 – Imagens do site da Prefeitura de Natal.

Fonte: dados da pesquisa.

Para a estratégia de divulgação e informação, o DDQP desenvolve folder informativo com a divulgação dos serviços ofertados:

Figura 11 – Folder sobre o Centro Público.

Fonte: dados da pesquisa.

Nos depoimentos colhidos, observou-se que a divulgação do programa é realizada por canais diversos, com a veiculação de spots em rádios locais, veiculação de anúncios em jornais de circulação local e estadual; e a elaboração de matérias jornalísticas envolvendo o programa, devidamente divulgadas no site da Prefeitura Municipal de Natal e redes de televisão quando se consegue abertura.

nossa divulgação é pelo folder que produzimos, pelo portal da prefeitura e alguma coisa em rádio e TV para a população, mas nossa maior divulgação é boca a boca (Entrevistada V, informação verbal)12.

a imprensa tem interesse em divulgar vagas em ofertas, e quando tem qualificação profissional, mas as demais coisas do que o centro realiza não vejo[...] no geral acho pouco divulgado, as pessoas que atendo quase sempre ficam sabendo por outros beneficiários [...] (Entrevistada VII, informação verbal)13.

nossa divulgação vem muito da força dos vínculos que temos com nossa rede articulação com a rede socioassistencial, nossa equipe de assistência social, atua com muita atenção nas ações desenvolvidas pelo DDQP [..], mas acredito que se estivéssemos mais associados a mídia teríamos maior amplitude (Entrevistada IV, informação verbal)14.

12 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

13 Profissional do atendimento. Entrevista VII. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (55 min.).

14 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista IV. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (33 min.).

A divulgação para os beneficiários se limita ao momento em que as ações são formatadas, e como não existe uma regularidade das ações, o processo termina por deixar uma lacuna entre a compreensão das demandas do público externo, o movimento do mercado de trabalho com as suas inovações e mudanças, e consequentemente o alargamento das parcerias com instituições com maior envergadura a desenvolver projetos, para além de captação de vagas, ou ofertas de emprego.

Importante destacar que o DDQP promove ações de qualificação profissional, sendo responsável por mais dois eixos: Qualificação Profissional e a Intermediação de Mão de Obra (IMO), sendo as duas realizadas por meio do setor de Gestão de Ações para o Trabalho (SAT), que é responsável pela execução de ações, programas e projetos nas quatro unidades descentralizadas do DDQP. Logo, fica evidente uma característica centralizada nas decisões a partir da Semtas onde ficam sediadas as coordenações, e por outro lado as unidades do CPETRN com suas operações ligadas as estas coordenações, em se tratando das informações externas a dificuldade de ação em tempo real fica limitada, já que as unidades tem condições precárias de funcionamento, outro elemento identificado nas entrevistas, é que as informações da formalização dos cursos até sua oferta, fica muito restrito aos elaboradores, a equipe que formata a demanda dos cursos; os demais gestores e técnicos das unidades não participam de nenhum estudo para incremento das ofertas dos cursos de qualificação por exemplo.

Assim, podemos identificar que a diversificação dos canais existe, mas de abrangência limitada, e que são insuficientes as mensagens frente à enorme demanda que Natal apresenta. Portanto, o público afetado tem uma boa aderência, mas os operadores acreditam que vem caindo o número de beneficiários, dada a disponibilidade de alguns serviços por outras plataformas e pelo distanciamento entre a realidade dos beneficiários em relação ao mercado de trabalho, bem como, o fluxo de informações que, por não ser bem difundido no público interno, gera baixa adesão dos demais setores que não fazem parte daquela ação especifica, ou seja, informações básicas sobre o programa, quantidades, qualidades e com a antecipação necessária à realização das atividades. O depoimento de uma coordenadora ligada à Intermediação de Mão de obra (IMO) deixa claro a inadequação de prazos e agilidade do fluxo das informações aos agentes executores e à população interessada:

“Se você perguntar à população aí fora da existência de um Sine municipal, quase ninguém

vai lembrar do CPETRN o desconhecimento do público externo dos serviços oferecidos é visível [...] temos muitas dificuldades neste sentido [...]” (Entrevistada I, informação verbal)15. Essa informação se confirma quando observamos os relatórios de Gestão da Semtas, em que se repetem, quase todos os anos, essa reivindicação, conforme descrito:

Realizar ações para divulgação dos referidos eventos, tais como: feiras do emprego, trabalho e renda; café com os empresários, dentre outras [...] Desconhecimento do público externo e interno (Prefeitura Municipal do Natal) quanto aos serviços oferecidos pelos Centros Público de Emprego, Trabalho e Renda [..].

Identificamos que decorrem três consequências: a primeira é que não existe nem um canal próprio do CPETRN para divulgar as ações que estão sendo executadas e formuladas, o feedback dos trabalhadores se restringe às informações repassadas pela supervisão, o que limita e muito, nem um fluxo de informação que contemple e esteja visível e disponível para o público interno, que somados aos fatores limitantes de divulgação do que foi elaborado fica a depender de uma possível inserção em algum programa de Televisão já que não possui uma assessoria de comunicação social exclusiva, com profissionais dedicados a trabalhar a comunicação interna e externa, fica a cargo da coordenação do SAT, em conjunto com o DDQP, informações básicas sobre o programa – nas quantidades, qualidades e com a antecipação necessária à realização das atividades – chegaram aos agentes executores e à população interessada.

Dados coletados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO)

Conforme entrevistas com os profissionais da IMO a divulgação das informações do programa não tem a devida abrangência entre os agentes e beneficiários, conforme os depoimentos são comprometidas devido à ausência na frequência das informações coletadas o que impacta diretamente na qualidade diversificação dos canais utilizados, já que as fontes das informações.

Integro a coordenação e não sou do quadro, penso que a divulgação só acontece mais no tocante a oferta de vagas, a imprensa tem interesse apenas neste serviço[...]

mas aposto muito na qualificação, na construção do perfil profissional e isso precisa ser melhor trabalhado [...] um dos limitadores é a troca das pessoas que estão a frente hoje estou conversando com você aqui, mas amanhã posso não integrar mais o quadro, ou seja, quem entra tem que compreender onde e como os processo se encontram o que não é tão fácil. (Entrevistada I, informação verbal)16.

15Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

16 Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

Neste relato se identifica a importância da continuidade para que se constitua um processo de divulgação eficaz, ou seja, todas os setores e atores que são agentes, executores e beneficiários deveriam alimentar a informação, para correta divulgação, portanto a qualidade das mensagens são quase sempre centralizadas e pouco discutidas, o que resulta no baixo grau de detalhamento e consolidação das informações para gerar qualidade e diversificação dos canais utilizados, para IMO que trata diretamente entre os trabalhadores e empresas, a divulgação da informação com qualidade é fundamental para credibilidade do sucesso na implementação das estratégias estabelecidas para o sucesso da política.

Dados obtidos no setor da recepção e atendimento

Existe pouca divulgação de suas atividades desenvolvidas pelo CPTERN, acreditam que talvez pela limitação orçamentária os usuários quase sempre chegam confusos ou desconhecem os serviços ofertados pelo somando-se as questões infraestruturas, recursos e meios de comunicação internos com capacidade de suprir a lacuna entre o que se pensa e o que se coloca em prática, onde para divulgar uma informação é necessito apurar tecnicamente os indicadores, o que seria um fator limitante das condições hoje para informar e divulgar com eficiência. “Nossa divulgação é muito limitada, poucos anúncios de jornal, alguma coisa na página da prefeitura nada tão impactante [...] na verdade o próprio usuário faz esse papel o que no meu entendimento é ruim” (Entrevistado VI, informação verbal)17.

Logo, se constata que um planejamento de como fazer o processo de divulgação de maneira eficaz e continuada não existe, deixando a propagação nas mãos dos beneficiários é muito limitado, se analisado a população em vulnerabilidade social existente em Natal. Pelos relatos da recepção e atendimento, a difusão das informações além de superficiais são insuficientes o que leva quase sempre a muita inconsistência dos processos, acreditam que o maior centro de informações são os beneficiários quase sempre ignorados nas análises de gestão elaboradas para o CPETRN divulgam pouco, porque tem problemas operacionais que são visíveis. Portanto, a publicidade dos atos, com ampla divulgação das informações por serem ainda muito artesanais deixam a desejar.

Dados obtidos no setor pedagógico e de assistência social

Como dificuldades, os integrantes dessa equipe sinalizaram a dificuldade de obter um retorno das instituições ofertantes acerca da não admissão de alguns discentes

17 Profissional do atendimento e recepção. Entrevista VI. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (43 min.).

encaminhados; a impossibilidade de intervenção nas metodologias dos cursos ofertados; o desalinhamento entre o interesse dos ofertantes/instrutores com as demandas dos usuários;

falta de comprometimento de algumas instituições com os cursos ofertados; a falta de integração com outros setores para o monitoramento dos usuários, motivada pela rotatividade de servidores/funcionários e falta de pessoal, anomalias desta natureza são pouco avaliadas e levadas em consideração, contudo, reconhecem que existem metas, missão e objetivos das políticas do CPETRN mas que são pouco difundidas entre o público interno, o que descaracterizam os objetivos do programa.

Conforme relatado e demonstrado por documentos, existe de maneira tímida a divulgação das informações para o público interno e principalmente externo, o que, portanto, limita a efetividade das políticas, um elemento comum seria a falta de integração dos setores no processo de construção e divulgação destas informações para que todos os agentes tenham a consciência no exato momento em que as ações estejam acontecendo. Portanto, um indicador a ser mais bem observado e constituído a partir de um plano estratégico específico para os agentes do CPETRN

4.2.3 Sistemas de Seleção

Quadro 14 - Sistemas de seleção.

Fonte: Draibe (2001) sistematização própria.

Neste quesito, a qualidade dos sistemas para aferição de mérito é determinante para identificar as áreas de maior vulnerabilidade social atendidas pelo programa, assim formular objetivos adequados ao programa, o que deveria contribuir para o processo de implementação na alocação dos recursos e consistência nos fluxos das informações. Assim, podemos apreender que a seleção dos profissionais segue o padrão estabelecido em lei, no tocante a definição e direcionamentos desses agentes para os respectivos departamentos e setores envolvidos apresentam lacunas identificadas nos relatórios de gestão e depoimento dos entrevistados. A limitação do público alcançado, provavelmente, se opera por fragilidades nos processos de divulgação e inexistência de busca ativa de possíveis beneficiários, conforme verificado no processo de divulgação. Em termos de questionamentos, é preciso saber: Quem são os servidores? Como foram selecionados? Eles se adéquam à função? Como se faz a

SISTEMAS OU SUBPROCESSOS ELEMENTOS DE IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INDICADORES Sistema de Seleção apontam de modo geral os agentes que implementarão e os

beneficiários

Publicização: competitiivdade, qualidade do sistemas de aferição de mérito; adequação do grupo selecional aos objetivos do programa

divulgação de processos seletivos de recrutamento de agentes de implementação e de beneficiários?

Tomando como base as diretrizes de Draibe (2001) para analisar os Sistemas de Seleção de uma política ou programa, investigou-se como é feita a seleção do público que compõe o quadro de beneficiários e dos atores, agentes implementadores da política, estes últimos divididos entre coordenadores, técnicos e atendentes e professores dos cursos de qualificação profissional.

O público-alvo constitui-se de pessoas em situação de vulnerabilidade social, dentre estas trabalhadores com idade mínima de 14 anos, desempregados ou em processo de requalificação profissional; jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; mulheres em cumprimento de penas privativas de liberdade em regime semiaberto; familiares de pessoas em situação de rua. A seleção toma por base os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED) e a relação anual de Informações Sociais (RAIS), a seleção dos professores se realiza através do comunicado para Formação de cadastro de profissionais (Publicado DOM de 20/07/2015) na chamada pública nº 01/2016 (publicada no DOM de 02/03/2016) e chamada pública nº 001/2017.

No tocante à seleção dos implementadores, a priorização dos servidores efetivos valoriza os profissionais da organização, garante um grau de experiência prévia dos implementadores na educação profissional e possibilita um maior alinhamento do programa às demais atividades desenvolvidas no CPETRN, conforme se verifica no depoimento da profissional que integra equipe de Qualificação Profissional. “Um lado positivo do centro é que praticamente todos são servidores efetivos, concursados, com formações diversas, o que ajuda na execução” (Entrevistada I, informação verbal)

o que acredito ser muito rico, é que praticamente toda equipe, é de servidores efetivados, eu mesma entrei no último concurso, iniciei na Semtas, outra coisa que se observa é a diversidade das formações, temos, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais (Entrevistada I, informação verbal)18.

Importante registrar que existem cargos comissionados nos diversos setores da gestão, contudo, se percebe uma quantidade satisfatória de servidores do quadro ocupando funções estratégicas, os entrevistados atendiam a esses requisitos, o que demonstra o cumprimento de competências especificas e a aplicação de exames de mérito como critérios estratégicos na seleção. (DRAIBE, 2001).

18 Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

Pelo que foi coletado, a publicização dos processos existe, onde são divulgados pelos meios oficiais (diário oficial, imprensa local, site da prefeitura, rádios, jornais etc.) os atos de todos os concursos por editais, não foi identificado nenhum plano de cargos e salários que envolvam os servidores do quadro. Os servidores e contratações efetivadas por terceirização são enquadrados dentro dos times pertencentes ao programa, predominando funcionários efetivos, contudo, como relata um técnico da qualificação profissional:

Não temos, um incentivo, temos vários profissionais, com as mais diversas formações; dentre elas pedagogia, psicologia, Assistência Social, Administradores dentre outras, e que atuam nas unidades do CPETRN, se você observar o setor de favorável, e segundo como não existe um plano de cargos e salários a qualidade na execução dos processos fica comprometida, tudo isso associado a pouca ou nenhuma ação por parte da gestão em equacionar o problema. Na mesma interpretação, mas com elementos diversos, a técnica que compõe o quadro da Intermediação de Mão de Obra (IMO), afirma que:

Carece de um plano de cargos e salários a muito tempo, acho que a lei municipal fala dos conselhos do fundo municipal do trabalho, mas não contempla os servidores, acredito que como estamos conectados com a capacitação, qualificação profissional, captação de mão de obra dentre outros serviços, falta um olhar para política, maior efetividade, não estou dizendo com isso que não se pede, que não se tem reivindicações, ao contrário, mas não vejo interesse, inclusive, todos os recursos são direcionados as ações com assistência social (Entrevistada V, informação verbal)20.

Portanto, a lei que contempla os conselhos e estabelece as dotações para alocar os recursos não contempla os servidores em um plano de cargos e salários, outro aspecto relevante são os instrutores que são contratados para lecionar os cursos ofertados pela qualificação de mão de obra e que, conforme depoimentos, são extremamente importantes no desenvolvimento da política, mas não estão presentes em um olhar mais efetivo da gestão municipal.

19 Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

20 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

Dados coletados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO)

Para os integrantes do departamento o fato de existir maior participação dos agentes do quadro ajuda na rotina diária, mas sem instrumentos quantitativos e técnicos para tomada de decisões, impactam diretamente no desenvolvimento da política, assim, ficando dependente apenas do melhor julgamento dos que manuseiam as informações.

Primeiro, quando alguém é nomeado, para desenvolver alguma função quase não se sabe a tratativa acontece entre a gestão e o profissional[...] não existe um critério específico, aqui temos pedagogos, psicólogos, administradores, ou seja, claro que alguém vai suprir em algum momento[...] não acredito que isso seja bom para o programa e até mesmo para quem está na gestão municipal (Entrevistada V, informação verbal)21.

O sistema de seleções para definir como e onde aplicar se torna frágil e incompleto, a existência de uma boa política se faz pela qualificação técnica dos profissionais, para assegurar a continuidade dos serviços ofertados, segundo o departamento a integração ajuda a identificar as distorções e aprimorar o fluxo das informações sobre o propósito e desafios apresentados pelas demandas sociais existentes, ou seja, fica praticamente impossível sem existir um processo de aferição de mérito de todos os envolvidos na política, impactando na adequação das equipes que conduzem a política e consequentemente nos objetivos do programa.

Dados obtidos no setor de recepção e atendimento

No quesito, os agentes relataram que o número de servidores é insuficiente, justamente pela ausência de novos concursos, a população de Natal cresceu e a política direcionada ao emprego e renda estão estagnadas o que impacta diretamente na forma de como a gestão pensa e age sobre estes problemas, a missão, o planejamento estratégico do programa, a cada novo governo é modificado ou paralisado, assim, as informações obtidas pelo setor a partir das demandas atendidas e solicitações simultâneas são bombardeadas por novas informações, ideias e problemas sem qualquer discussão previa dos atores envolvidos, tudo se processo de forma incremental.

O centro é fundamental e prova isso pela demanda que atende [...] agora qualificar, capacitar requer um interesse da gestão municipal [...] veja que nem lembro a data do último concurso e agora com essa série de mudanças vai ser difícil, mas se fossemos prioridade, a população iria enxergar ainda mais, fazemos o possível dentro das condições que temos (Entrevistado VI, informação verbal)22.

21 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

22 Profissional do atendimento e recepção. Entrevista VI. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (43 min.).

Entendo que a recepção de cada unidade não é apenas uma recepção, mais uma coleta importante de informação pouco reconhecida, e as informações são até registradas, mas pouco utilizadas, vejo que estes profissionais precisam de maior atenção, porque eles trabalham diretamente com o público (Entrevistada III, informação verbal)23.

Além disso, com base em depoimentos, o ambiente de formulação de estratégias é complexo demais, os gestores são incapazes de desenvolver com profundidade, determinadas análises sem integrar os agentes que participam diretamente da recepção e atendimento das demandas sociais que se apresentam nas unidades do Centro, seja pela mudança no sistema ou seja pela desinformação das mudanças dos parâmetros nas leis o que leva quase sempre a muita inconsistência dos processos, acreditam que o centro de informações são os beneficiários quase sempre ignorados nas análises de gestão elaboradas para o CPETRN, com pouca divulgação e problemas operacionais que são visíveis, os usuários quase sempre

Além disso, com base em depoimentos, o ambiente de formulação de estratégias é complexo demais, os gestores são incapazes de desenvolver com profundidade, determinadas análises sem integrar os agentes que participam diretamente da recepção e atendimento das demandas sociais que se apresentam nas unidades do Centro, seja pela mudança no sistema ou seja pela desinformação das mudanças dos parâmetros nas leis o que leva quase sempre a muita inconsistência dos processos, acreditam que o centro de informações são os beneficiários quase sempre ignorados nas análises de gestão elaboradas para o CPETRN, com pouca divulgação e problemas operacionais que são visíveis, os usuários quase sempre