• Nenhum resultado encontrado

2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

2.2 O sistema de informação à decisão: o apoio gerencial

2.2.1 Sistema de Apoio Gerencial

2.2.1.2. Sistemas de apoio à decisão (SAD)

O estudo de um sistema de informação voltado para a busca de decisões supõe o conhecimento do que seja uma decisão. Lousada (2011) define decisão como situações inerentes a todo o trabalho no interior de uma organização, isso significa que a decisão está presente em todos os níveis da administração fornecendo suporte computacional interativo ao processo de tomada de decisão.

Os SAD são munidos de grande quantidade de dados e ferramentas de modelagem, permitindo uma flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rápida ao nível gerencial da organização.

Para Laudon; Laudon (2004) as principais características do SAD são oferecer aos usuários flexibilidade, adaptabilidade e uma resposta rápida; operarem com pouca ou nenhuma assistência de programadores profissionais; proporcionarem suporte para decisões e problemas cujas soluções não podem ser especificadas com antecedência; valerem-se de sofisticadas análises de dados e ferramentas de modelagem.

O’Brien (2004) descreve esses sistemas como de informação computadorizada, fornecendo apoio interativo aos gerentes e profissionais por ocasião de tomada de decisões com três componentes básicos: gerenciamento de modelos, gerenciamento de dados e interface do usuário.

Segundo O’Brien (2004), o gerenciamento de modelos vale-se de modelos analíticos, que oferecem respostas às mudanças hipotéticas diante das alternativas introduzidas por um gerente. As ferramentas utilizadas podem ser planilhas embutidas, análises estatísticas e simulações.

Essa situação é diferente das respostas por demanda de sistemas de relatórios de informações; no SAD os gerentes não estarão solicitando informações pré-estabelecidas, mas explorando alternativas possíveis, buscam informações que contribuam para a tomada de decisão. Em relação ao fornecimento de informações para a tomada de decisões, toda a organização deve estar envolvida. O Quadro 4, a seguir, apresenta tipos de modelos analíticos:

Quadro 4 - Principais tipos de modelagem analítica

PRINCIPAIS TIPOS DE MODELAGEM ANALÍTICA Modelagem

analítica Atividades

Anáise do tipo e-se...

What-if

Observar como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis.

O usuário final introduz mudanças nas variáveis e observa a mudança resultante: mudar uma quantidade de receita e pedir ao programa de planilha eletrônica para recalcular instantaneamente todas as variáveis afetadas na planilha. O procedimento poderá se repetir até que o gerente se sinta satisfeito com a revelação sobre o efeito de várias decisões possíveis.

Análise de

sensibilidade Observar como mudanças repetidas em uma única variável afetam outras variáveis. É um tipo de What-ifcom uma única variável e mudanças feitas automaticamente. Utilizada quando os tomadores de decisão estão em dúvida quanto às premissas assumidas. Ajuda a compreender o impacto de vários níveis da variável em questão sobre outros fatores envolvidos. Análise de busca de meios Goalseeking Howcan = como se pode?

Fazer repetidas mudanças em variáveis selecionadas até que uma variável escolhida alcance um valor alvo.

Inverte a direção da análise What-if. Busca metas e não mudanças em uma variável: fixa uma meta para uma variável e altera repetidas vezes as outras até que o valor-alvo seja alcançado.

Análise de

otimização

Encontrar um valor ótimo para variáveis-alvo dadas certas limitações. Diante de uma meta, mudam-se variáveis repetidas vezes até seja encontrado os melhores valores. A otimização é alcançada por pacotes de software de finalidades especiais como a programação linear ou por geradores de SAD avançados.

Para Laudon; Laudon (2004) e também O’Brien (2004), o gerenciamento de dados é uma prática realizada com a tecnologia de sistemas de informação e ferramentas como o banco de dados e outras, também ligadas à administração dos dados que atendem às necessidades de informação dos usuários. Existe uma hierarquia entre os grupos ou elementos de dados, que os organizam logicamente em letras, palavras, sentenças, parágrafos e documentos.

O gerenciamento de um banco de dados envolve três atividades básicas: atualização e manutenção do banco de dados; fornecimento das informações requisitadas por cada aplicação do usuário final; fornecimento de uma capacidade de consulta/resposta e emissão de relatórios.

Na Figura 6, Angeloni (2003) apresenta o dado, a informação e o conhecimento em suas inter-relações com os processos de comunicação e decisão e como elementos essenciais à tomada de decisão, não devem ser “confinados na cabeça dos indivíduos organizacionais, mas compartilhados mediante um sistema de comunicação bem estabelecido.

Figura 6: Ambiente tecnológico da informação

AMBIENTE TECNOLÓGICO DA INFORMAÇÃO

Fonte: Angeloni, 2003, p. 21

Quando Angeloni (2003) considera o dado como matéria-prima da informação e a informação, por sua vez, como a matéria-prima do conhecimento, acrescenta que:

[...] de nada adianta a organização dispor de dados, informações e conhecimentos, se nela persistir a cultura de que dados, informações e conhecimentos constituem poder. As informações e os conhecimentos devem circular interna e externamente na organização por meio de um eficiente sistema da comunicação, envolvendo a instalação de uma infraestrutura tecnológica adequada. Só assim a organização disporá de dados, informações e conhecimentos de qualidade

e em tempo hábil para dar suporte à tomada de decisão

(ANGELONI, 2003, p. 21).

Para O’Brien (2004) a interface com o usuário permite fácil interação entre os usuários do sistema, o banco de dados e a base de modelos. Considerando os dois sistemas de informação vistos, SIG e SAD, como principais tipos de tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao processo decisório, pode-se apresentar a comparação entre eles no Quadro 5 a seguir:

Quadro 5: Comparativo entre o SIG e SAD

Itens Sistemas de Informação

Gerencial (SIG) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Apoio à decisão

fornecido Fornecem informações sobre o desempenho da organização Fornecem técnicas de apoio à decisão para informações e

analisar problemas ou

oportunidades específicos Forma e frequência

das informações Periódicas, de exceção, por demanda e relatórios e respostas em pilha

Consultas e respostas

interativas. Formato das

Informações Formato pré-especificado, fixo.

Formato ad hoc, flexível e adaptável

Metodologia de

Processamento das

informações

Informações produzidas por extração manipulação de dados dos negócios

Informações produzidas por modelagem analítica de dados dos negócios

Fonte: O’Brien, 2004, p. 286

Os benefícios obtidos por uma organização que possua um bom SI são numerosos, Oliveira (2002), sem pretender esgotar as possibilidades, cita que a modalidade de reunir e acumular dados, valendo-se da TI, gera um Sistema de Informação (SI) capaz de favorecer melhorias na estrutura organizacional, ampliando a capacidade de comunicação e facilitando o fluxo de informações, colocando à disposição de todos os tomadores de decisões relatórios precisos e rápidos, situação que, certamente, permitirá maior interação entre os atores

envolvidos. Além de reduzir, com a possível participação de todos, o grau de centralização das medidas a serem assumidas, a situação permite poder eficiente para aqueles que entendem e controlam os sistemas. O reflexo desse contexto aparecerá na melhor produtividade; na segurança das projeções, na qualidade dos serviços produzidos e apresentados e redução dos custos das operações.

Como destacam Laudon, Laudon (2004), o SIG garante o processamento de informações rápidas, precisas e úteis para o processo de tomada de decisão, garantindo uma estrutura de gestão diferenciada, resultando em vantagem competitiva sobre os concorrentes; o SAD fornece informações voltadas para a análise de problemas e oportunidades específicas.