• Nenhum resultado encontrado

4.2 RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CPTER NATAL

4.2.6 Sistemas logísticos e operacionais

Quadro 18 - Sistemas logísticos e operacionais

Fonte: Draibe (2001) sistematização própria.

O Sistema Público de Emprego, tem um escopo de atividades que podem ser definidas por um fluxo de serviços direcionados trabalhador que tem como propósito oferecer serviços em momento de vulnerabilidade social deste trabalhador desempregado, sem qualificação profissional, por exemplo, de fornecer condições para inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na atividade produtiva, dentre outras funções tradicionais do Sistema Público de Emprego estão serviços como: o Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Profissional, assim como funções mais inovadoras como Programas de Geração de Renda e a Orientação e Certificação Profissional, a captação e tratamento de informações sobre o mercado de trabalho.

Assim, a necessidade de uma infraestrutura e recursos suficientes para atendimento das demandas atendidas pelo CPETRN no desenvolvimento de políticas públicas desenvolvidas pelo gestão municipal que tem por objetivo central a expansão do direito ao trabalho com dignidade, independentemente de como os programas são financiados, a pesquisa avaliativa deve buscar compreender se os recursos financeiros são suficientes para atender ao que o programa se propõe, além de analisar se devem ser maximizados e ainda se foram compensados nos prazos adequados. Draibe (2001) afirma que o gerenciamento do serviço público requer atenção sobre a produção de bens articulando-se aos objetivos estratégicos do programa, uma vez que grande parte das políticas públicas depende da movimentação de materiais, documentos, informações e pessoas.

Nesse quesito, as perguntas que estruturaram o roteiro foram: De que forma se dá a relação entre os objetivos do centro e os recursos financeiros disponíveis? Fale sobre os equipamentos de uso diário, sistema e meios de comunicação utilizados pelos implementadores para executarem suas rotinas? Relate sobre a infraestrutura de apoio disponível para os beneficiários?

Importante pontuar que a consolidação do Sistema Público de Emprego, trabalho e Renda, tem como política de Estado a integração de todas as funções e ações que integram a gestão tripartite com as devidas competências dos atores objetivando a inclusão por meio do emprego, trabalho e renda, para o desenvolvimento local, regional e nacional, que teve sua

SISTEMAS OU SUBPROCESSOS ELEMENTOS DE IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INDICADORES Sistema logísticos e operacionais (atividade-fim) operacionalização das atividades, gastos, recursos financeiros

para atingir os objetivos

suficiência dos recursos; prazos e fluxos Qualidade da infraestrutura e material de apoio

mutação com criação do Sine, nos anos 1970, em seguida implantado o seguro-desemprego como política de assistência financeira ao trabalhador desempregado, a partir daí foi criado o Codefat, um conselho de caráter tripartite tendo como função determinar a aplicação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para os serviços públicos de emprego e programas de desenvolvimento, criou-se um importante mecanismo de gestão participativa e de financiamento das ações de emprego e que com essa estrutura institucional de financiamento, foram ampliadas as ações de emprego, como intermediação de Mão de Obra e qualificação profissional.

Portanto, a partir desta perspectiva, o governo federal, através do FAT é responsável por fazer os repasses financeiros aos municípios que cumprem a lei de responsabilidade fiscal com o envio de todas as informações referentes aos serviços ofertados de acordo com as entrevistas e com os relatórios de cumprimento do objeto, os gestores, técnicos e atendentes desconhecem a quantidade de recurso disponibilizado por ser uma atribuição a cargo de planejamento e finanças da prefeitura municipal, encaminhadas através da dotações a política de assistência social, implementada pela Semtas como uma Política Pública de Seguridade Social, conforme estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei nº 8.742 de 07/12/1993, em consonância com as novas diretrizes do governo federal.

Conforme se observa, as políticas de fomento ao emprego e renda, a promoção da integração ao mercado de trabalho; tem na Semtas seu abrigo, contudo, os recursos direcionados as políticas de fomento ao emprego, trabalho e renda tem no CPETRN seu principal destino, a operacionalização da atividade fim do programa, contudo, em todos os relatórios apresentados pela gestão da Semtas os recursos são apontados como insuficientes; a qualidade da infraestrutura e material de apoio: “a frota de carros para reuniões com empresários para captação de vagas é pequena e quase sempre focada nas demandas de outros programas da assistência social” (Entrevistada II, informação verbal)31.

Nossas condições não são boas, a localização é boa, temos material de escritório para funcionar, mas os computadores são velhos, tem unidade com problemas com internet, os prédios estão precisando de manutenção, pela fachada se percebe. [...] a população não conhece o centro como deveria, se tivéssemos uma estrutura parecida com o Sine que conheci em São Paulo, acredito que atenderíamos muito mais pessoas (Entrevistada II, informação verbal)32.

31 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

32 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

De acordo com os relatos das entrevistas, os recursos eram transferidos para o CPETRN ou são insuficientes ou não são atendidos, que, por sua vez, a destinação dos recursos pelo que se apresenta na prática, as solicitações sob a responsabilidade da gestão e Coordenação dos Centros não estão sendo atendidas. Todos os processos de compras e pagamentos deveriam ter melhor monitoramento, visto que Draibe (2001) aponta para a verificação nos Sistemas Logísticos e Operacionais, tanto se a quantidade de recursos é suficiente, quanto se os recursos são disponibilizados dentro dos prazos necessários, constata-se que, apesar da quantidade de recursos orçamentários constata-serem percebidos pelos gestores como insuficientes, atrasos nos repasses de recursos financeiros comprometendo a execução dos programas. Outro ponto a se observar é a impossibilidade de aquisição de material permanente, o que revela o caráter temporário do programa, no sentido em que não prevê investimentos numa estrutura permanente para oferta da qualificação profissional, fato que pode se verificar no registro dos relatórios de gestão da Semtas.

Figura 12 – Relatório de gestão - DQP/Semtas-2019.

Fonte: Semtas (2019).

Também foram identificadas como fragilidades do processo de implementação no estudo deque dizem respeito ao atraso no repasse de recursos financeiros; as dificuldades nos processos licitatórios; comprometimento das atividades de acompanhamento dos estudantes por falta de capacitação no programa e quantitativo insuficiente de pessoal; e a impossibilidade de aquisição de materiais permanentes, por exemplo, por inviabilizar a ampliação de laboratórios e ir de encontro aos objetivos do programa.

Dados coletados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO)

No tocante ao depoimento dos profissionais entrevistados da IMO, podemos identificar que o programa do seu efetivo início 2007 ao seu desenvolvimento de 2010 a 2020 portanto, a última década nunca se avaliou a sua implementação por meio do financiamento de suas despesas, financiamentos, gastos e, portanto, nunca se constatou a suficiência ou insuficiência de um recurso apenas no exato momento em que a infraestrutura e o material de apoio eram insuficientes.

nossa estrutura é defasada, o prédio é bom, bem localizado, cada equipe tem sua sala, com os atendimentos individuais, psicólogos, assistente social, o material de expediente temos, a internet é um dos maiores problemas que temos, há tempos não conseguimos resolver, as questões antigas, as instalações são precárias, a infraestrutura é limitada, cadeirante por exemplo tem dificuldade, nosso prédio é cedido, por exemplo ar condicionado está quebrado tive que trazer um ventilador, e faz tempo que foi solicitado[...] (Entrevistada II, informação verbal)33.

Ou seja, uma gestão focada na solução de problemas, dos efeitos e não de um planejamento prévio, revisado com ênfase em melhorar os pontos limitadores, os recursos investidos para o desenvolvimento das unidades do CPETRN aparentam insuficientes quando constatamos as limitações de frota, de equipamentos, de pessoas. Segundo relato, não existe frequência em avaliar se todos os ativos disponíveis estão atualizados com a incorporação de novas tecnologias para utilização não apenas como equipamentos, mas como prática de aprendizagem.

Dados obtidos no setor da recepção e atendimento

Se verificou que, para recepção, a infraestruturas e destacada como elemento fundamental para o desenvolvimento do trabalho, e bem como, equipamentos como internet, novos computadores e material de escritório como moveis, também se relatou problemas, na estrutura dos prédios como fachada, que ajuda a melhorar a comunicação e passar credibilidade aos usuários e um sistema interno que melhore a comunicação entre as equipes.

Nossos problemas são antigos, muda a gestão e eles continuam, vejo que todos os recursos direcionados a Semtas tem objetivos específicos claro, mas acredito que o foco é a política de assistência social e não em se criar oportunidades de emprego, de apoiar mais efetivamente os desempregados que chegam aqui com seus filhos muitas vezes [...] veja que nossa fachada é apagada, nosso poder visual está

33 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

comprometido,[...] acho que esta não é uma questão central para gestão municipal pelo menos é como vejo no dia a dia. (Entrevistado VI, informação verbal)34.

Dentre as principais dificuldades apontadas encontradas na operacionalização do atendimento destaca-se a quantidade de equipamentos em obsolescência e infraestrutura com precárias instalações elétricas e hidráulicas, sendo necessária manutenção urgente em algumas unidades, onde também se identifica a necessidade de pintura e renovação de faixada, mesmo com a secretaria tendo pessoal de manutenção e apoio técnico, os equipamentos não respondem a demanda atual, além de terem perdido as devidas garantias.

Dados obtidos pelo setor de Qualificação Profissional

Conforme declaração dos servidores entrevistados e que integram o corpo da coordenação do programa, existem muitas demandas de ordem logísticas a começar pela frota, que objetivamente é utilizada nas visitas, reuniões com empresários na prospecção de vagas, bem como os equipamentos de informática próprios para um bom trabalhado do corpo administrativo para operar sistemas, um suporte financeiro para manutenção quando necessário das instalações, a existência de não apenas uma plataforma, mas de um sistema exclusivo onde o beneficiário fosse cadastrado e tivesse login de acesso, outro aspecto pontuado foi a necessidade de profissionais qualificados em operar com os novos arranjos tecnológicos, seriam portanto, os principais problemas no desenvolvimento das políticas desenvolvidas pelo centro.

Dados obtidos no setor pedagógico e de assistência social

De acordo com os relatos das entrevistas, os recursos eram transferidos do governo federal para a Prefeitura Municipal de Natal e os profissionais que estão na gestão das unidades e à frente dos programas não conseguem identificar pelo fato de estarem centralizados na Semtas, que, por sua vez, realizava a descentralização para os programas, ficando a responsabilidade pela gestão sob a DDQP e do SAT. No entanto, como o ordenador de despesas dos CPETRN não atua sobre todos os processos de compras e pagamentos, deveriam ter a ciência e o aval da direção. Acreditam ainda que os recursos deveriam ser direcionados exclusivamente as políticas de fomento ao emprego, trabalho e renda ligadas ao CPERNT com isso seriam mais bem otimizados.

34 Profissional do atendimento e recepção. Entrevista VI. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (43 min.).

Assim, o padrão descrito nesta seção registra argumentos fortes encontrados nos documentos observados e nos depoimentos dos atores, a dinâmica dos processos para o desenvolvimento das ações pertinentes a política uma enorme carência de recursos estruturais e estruturantes da política contextualizados por diversos setores, assim como a multicausalidade, portanto, um fator limitador no desenvolvimento das políticas desenvolvidas pelo CPETRN.