• Nenhum resultado encontrado

Sobre o texto jornalístico

No documento Pressuposição: da sentença ao texto (páginas 66-68)

3 A PRESSUPOSIÇÃO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS

3.1 Sobre o texto jornalístico

“Os meios de comunicação de massa dirigem a opinião pública, formam as mentalidades e criam novos conceitos” (CARVALHO, 1983, p.17). O jornal,

incluído nos meios de comunicação considerados de massa, possui uma linguagem responsável, em grande parte, pela capacidade de influir junto ao público. Uma informação divulgada faz com que os leitores tomem posição, dependendo de como a informação foi veiculada.

Considerando que a necessidade de comunicar-se – informando e se informando – sempre existiu no homem, podemos dizer que não há sociedade sem informação e está é dada através da linguagem. Partindo dessa premissa, somos levados a considerar a importância da linguagem jornalística para a sociedade, pois esta é formadora da opinião pública e alicerça a realidade social através da informação veiculada.

O texto jornalístico tem como função principal e razão de ser a informatividade, mas consequentemente agrega também a função política, econômica e educativa. Além de transmitir a informação, busca levar o leitor a agir e reagir por meio de uma linguagem com mensagens elaboradas, por vezes rígidas e condensadas, e sempre carregadas de finalidades e ricas de informações explícitas e implícitas.

Segundo Lage (2001, p.39), a linguagem jornalística é, por definição, referencial, isto é, fala de algo no mundo, exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isto impõe o uso quase obrigatório da terceira pessoa. É claro que existem exceções como reportagens que dão testemunho, algumas crônicas, editorias, podem não seguir esse padrão.

Dentro desse universo da linguagem jornalística, a notícia é a base da linguagem dos meios de comunicação. É em torno dela que giram artigos, reportagens, crônicas e comentários. Por isso, a linguagem na notícia jornalística procura utilizar-se de dados que permitam ao leitor fazer sua própria avaliação, assim, o jornalista deve limitar-se a contar o episódio sem usar adjetivos testemunhais ou aferições subjetivas que podem gerar diferentes interpretações, de acordo com os valores, padrões e sensibilidade de quem fala.

Segundo Lage (2001), tendo um compromisso ideológico, esse tipo de texto procura um equilíbrio entre a linguagem coloquial e o registro formal, de forma que o texto possa tanto ser compreendido pelos que adotam a linguagem coloquial como

aceito pelo registro formal. Dessa forma, o texto jornalístico resulta em num processo de comunicação em que prevalece a busca por enunciados mais referenciais e concretos, norteados por compromissos ideológicos.

A conciliação entre esses dois interesses – de uma comunicação eficiente e de aceitação social – resulta na restrição fundamental a que está sujeita a linguagem jornalística: ela é basicamente construída de palavras, expressões e regras combinatórias que são possíveis no registro coloquial e aceitas no registro formal. (LAGE, 2001, p.38)

Essa conciliação é tão eficiente, que pode ser aplicada em qualquer época ou região e, ainda permite a adaptação da linguagem às mudanças que a língua sofre.

Não se pode desconsiderar, no entanto, que a linguagem reflete a sociedade e que as grandes e pequenas questões ideológicas estão presentes na linguagem jornalística, já que o jornalismo é feito dentro de uma sociedade e num determinado tempo histórico. Em consonância com as ideias de Laje (1993a), Charaudeau (2012) afirma que:

... a informação é pura enunciação. Ela constrói saber e, como todo saber depende ao mesmo tempo do campo de conhecimentos que o circunscreve, da situação de enunciação na qual se insere e do dispositivo no qual é posta em funcionamento (CHARAUDEAU, 2012, p.36).

Por isso, também estão presentes nos textos jornalísticos compromissos ideológicos, uma vez que não se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico.

Abordando todo tipo de tema, desde o esporte até a política, é possível notar a busca de uma expressão mais límpida e precisa da linguagem. É em busca dessa precisão e limpidez que a notícia sofre um tratamento antes de chegar ao receptor. Assim, entre a ocorrência de um fato relevante, o acontecimento “objetivo”, e sua apresentação para o público surgem diversas formas de intervenção que alteram sensivelmente o caráter e, principalmente, o efeito dessas notícias.

Não é, porém, o caso de dizer que o discurso midiático constrói um espaço social deformado, ou mascarado pelo discurso. O que se pode dizer é que o espaço social é uma realidade, mas uma realidade não homogênea e que depende do olhar lançado pelos diferentes atores sociais, por meio dos discursos que produzem, para sua significação.

Para que um acontecimento exista é necessário nomeá-lo, e para isso é necessário inseri-lo num discurso de inteligibilidade do mundo e estes apontam para sistemas de valores que por sua vez caracterizam os grupos sociais. Charaudeau (2012, p.131) apresenta um exemplo bem claro desse processo, quando coloca que na realidade mortos são mortos, no entanto para que essas mortes signifiquem um genocídio, ou purificação étnica entre outras possibilidades de nomeação, é preciso que sejam inseridas em discursos de inteligibilidade, isto é, o simples ato de nomear os acontecimentos, já representaria sistemas de valores, ou características sociais.

Outra propriedade importante do texto jornalístico, e que justificaria sua presença nesta pesquisa, é que quando trata de assuntos polêmicos o texto jornalístico apresenta em sua linguagem uma imparcialidade que procura ocupar espaços e tenta passar alguma informação ao leitor nas entrelinhas.

Na próxima seção, faremos uma apresentação do corpus a ser analisado, esclarecendo os motivos que justificaram sua escolha e, situando o leitor no contexto das séries de textos escolhidas para análise. Faremos também uma descrição da metodologia a ser utilizada na análise dos textos.

No documento Pressuposição: da sentença ao texto (páginas 66-68)

Documentos relacionados