• Nenhum resultado encontrado

5. CARACTERÍSTICAS GEOAMBIENTAIS

5.5 Solos

A área de estudo apresenta três grandes Classes de solo, conforme o Mapa Exploratório – Reconhecimento dos Solos no Estado do Ceará, em escala 1:600.000, desenvolvido pelo IPECE (2007) e o Mapa de Solos do Brasil, desenvolvido pela EMBRAPA (2011). A nomenclatura adotada está de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, 2006), a saber: Argissolos, Neossolos e Planossolos.

Argissolos são solos constituídos por material mineral e apresentam horizonte B textural de argila e saturação por bases baixas ou caráter alítico. Na área de estudo os argissolos são classificados como Argissolos Vermelho-Amarelo Distróficos (antigo podzólico vermelho amarelo distrófico), ocorrem associados aos sedimentos da Formação Barreiras e apresentam saturação por base abaixo de 50% no primeiro metro do horizonte B. Brandão (1995) os classifica como solos de profundidade alta a moderada, bem drenados, ácidos, porosos e com textura média a argilosa.

Os Neossolos são solos constituídos por material mineral ou orgânico pouco espesso, que devido à baixa intensidade de processos pedogenéticos não apresentam alterações significativas em relação ao material originário. Na área de estudo, tem-se a presença de três subordens de Neossolos: Flúvicos, Litólicos e Quartzarênicos. Para efeitos da avaliação da vulnerabilidade, em detrimento da escala, adotou-se o mapeamento apenas dos Nossolos Quartzarênicos.

Os Neossolos Quartzarênicos ocorrem associados aos sedimentos eólicos e de praia, e anteriormente eram classificados como Areias Quartzosas Distróficas. São solos sem contato lítico até 0,50 m de profundidade e que apresentam textura arenosa em todos os horizontes, até 1,50 metros. A composição é essencialmente quartzosa e praticamente não há presença de minerais primários menos resistentes ao intemperismo. Nas porções em que este solo apresenta saturação com água permanente dentro de 0,50 m da superfície ou se tem a presença de lençol freático dentro de 1,50 m de profundidade na época seca, pode ser classificado como Neossolo Quartzarênico Hidromórfico.

Os Planossolos são solos minerais, imperfeitamente ou mal drenados, com superfície ou subsuperfície eluvial, resultando em horizonte A moderadamente fraco, seguidos de horizonte B plânico, isto é, apresenta acentuada concentração de argila, cores acinzentadas ou escurecidas, baixa permeabilidade e mudança textural abrupta. Os Planossolos em questão são classificados como Planossolos Háplicos Eutróficos, ou seja,

apresentam saturação pos bases no horizonte B. Ocorrem preferencialmente em áreas de relevo plano ou levemente ondulado, haja vista, estão desenvolvidos sobre os terrenos gnáissico-migmatíticos presentes na região.

5.6 Vegetação

De acordo com Lima (2000), a vegetação cearense ocorre em faixas paralelas, sucessivas e alongadas, sendo que a influência física sobre a vegetação se manifesta, principalmente, em função dos fenômenos associados com a proximidade do mar e com a direção e deslocamento dos ventos que dirigem as condições de pluviosidade da costa para a depressão sertaneja. Na região de estudo a vegetação apresenta elementos de diferentes domínios fitoecológicos, resultado das condições geoambientais locais, sendo caracterizada por Castro (2012) como uma região ecotonal. Figueiredo (1997 apud CASTRO, 2012) aponta a presença de um grupo heterogêneo de fitofisionomias, desde vegetação herbácea de pós- praia, matas dunares, caatinga, até elementos de cerrado. As unidades fitoecológicas locais serão classificadas conforme proposto por Lima (2000), a saber: Complexo Vegetacional Litorâneo, Vegetação de Tabuleiros, Matas Ciliares e Caatinga.

O Complexo Vegetacional Litorâneo refere-se à vegetação que encobre a faixa de praia e os campos de dunas. Compreende a vegetação pioneira psamófila, com presença de espécies herbáceas campestres até arbóreas florestais. O Atlas do Ceará, elaborado pelo IPLANCE (1997) divide o Complexo Vegetacional Litorâneo em três unidades: Vegetação Pioneira Psamófila; Floresta de Retaguarda das Dunas e Vegetação dos Tabuleiros Litorâneos, contudo Lima (2000) divide-o em quatro unidades: vegetação da faixa praial; vegetação das dunas fixas e semifixas; vegetação das planícies lacustres e flúviolacustres; e vegetação dos mangues das planícies fluviomarinhas.

A vegetação da Faixa Praial desenvolve-se esparsamente nas áreas próxima ao mar e sofrem maior influência das condições do terreno em detrimento das condições climáticas. Entre as espécies mais comuns pode-se listar a Iresine portulacoides (brejinho de praia), Remirea marítima (cipó de praia) e Borreria marítima (cabeça branca). A vegetação de Dunas Semi Fixas e Fixas caracteriza-se por suportar ventos de grandes velocidades, umidade salina e pouca oferta de água. As dunas semifixas possuem vegetação esparsa, em tufos, composta de plantas herbáceas e espécies de porte arbustivo, parcialmente enterradas pelo fluxo de sedimentos. Destacam-se as espécies: Indigofera macrocarpa (anil miúdo), Ipomoea

obtusifolia (fava de boi). Já a vegetação das dunas fixas compreende espécies de porte

arbóreo, relativamente denso, e ocorrem sob a influência de processos pedogenéticos. As espécies mais comuns são: Anacardium occidentale (cajueiro), Tocoyena formosa (jenipapim), Lantana câmara (camará), Hymenoe courbaril (jatobá), Ziziphus joazeiro (juazeiro), Buchenavia capitata (amarelão) e Basanacantha spinosa (espinho de carneiro).

Apesar de não constar na classificação de Lima (2000), o Atlas do Ceará (IPLANCE, 1997) descreve para a área espécies vegetais de serras úmidas e da caatinga arbórea que ocorrem na transição do campo de dunas fixas com os tabuleiros, classificando-as como Floresta da Retaguarda das Dunas.

A vegetação das Planícies Lacustres e Flúviolacustres: corresponde às espécies que se desenvolvem dentro e nas adjacências dos corpos lagunares. Caracteriza-se pela presença de espécies herbáceas, principalmente gramíneas e formas variadas de algas. Por sua vez, a vegetação dos Mangues das Planícies Fluviomarinhas é composta por árvores e arbustos de porte variado, distribuídas de maneira densa e intricada. As espécies típicas desta vegetação são: Avicenna schaueriana (mangue canoé), Rhizophora mangle (mangue verdadeiro), Conocarpus erecta (mangue de botão) e Laguncularia racemosa (mangue sapateiro).

A vegetação das Matas Ciliares consiste dos carnaubais e vegetação ribeirinha que bordejam as drenagens, tanto nos Campos de Dunas, como nos Tabuleiros. Desenvolvem-se em solos férteis, de boas condições hídricas (SILVA, 2000). As principais espécies são

Copernicia prunifera (carnaúba), Lonchocarpus sericeus (ingazeira), Ziziphus joazeiro

(juazeiro) e a Erythrina velutina (mulungu), entre outras.

A vegetação de Tabuleiros ocorre sobre os Tabuleiros Litorâneos e, segundo Fernandes (1990, apud LIMA, 2000 e BRANDÃO, 1995), pode ser dividida em duas unidades ecológicas em função da relação argila/areia existente no solo: a vegetação subperinifólia ou Floresta de Tabuleiros, de porte arbóreo/arbustivo, que se desenvolve nas porções de solo mais argilosas, e vegetação caducifólia, de menor porte e com características de espécies da caatinga, que se desenvolve nas porções de solo mais arenosas. Dentre as espécies da Vegetação de Tabuleiros destacam-se o Cereus mandacaru (mandacaru), Ziziphus

joazeiro (juazeiro), Anacardium occidentale (cajueiro), Solanum paniculatum (jurubeba), Byrsonima crassifólia (murici), Ceasalpinia bracteosa (catingueira), Ximenia americana

(ameixa) e Hitella racemosa (azeitona do mato).

A Vegetação de Caatinga ocorre a partir do contato dos Tabuleiros (Formação Barreiras) com a Depressão Sertaneja (terrenos cristalinos), e desenvolve-se em terrenos de

baixa oferta hídrica, solos rasos, altas temperaturas e taxas de evaporação. É caracterizada por espécies arbustivas, caducifólia a subcaducifólia, sendo as mais comuns: Copernicia

prunifera (carnaúba), Ceasalpinia bracteosa (catingueira), Licania rígida (oiticica), Caesalpínia férrea (jucá), Cereus mandacaru (mandacaru), Ploceurus gounelli (xique-xique)

e Pilocereus squamosus (facheiro).

5.7 Águas Superficiais

A área de estudo está inserida na Microbacia do Rio Gereraú, entre as Bacias do rio Cauípe e do rio São Gonçalo, dentro do contexto da Bacia Hidrográfica Metropolitana. Representa uma bacia litorânea, com aproximadamente 120 km² de drenança, delimitando-se ao norte pelo Serrrote Olho d’Água, e ao sul pelo mar. Ao longo de seu curso compreende 32 espelhos d’água quer perfazem 71,45 km² e possui reservatório estimado em 5,89 hm³ de água (ROCHA et al., 2012). A maior parte das drenagens da região é representada por canais estreitos e rasos, com destaque para o Rio Cauípe, localizado a sudeste, e a Lagoa do Gereraú (280 ha), localizada a sudoeste.

Ainda nesta região podem ser observados outros corpos hídricos de menor porte, como a Lagoa do Bolso e Lagoa do Sumidouro, e os riachos Ipióca, dos Feios, dos Matões, Coité e Lagoa do Pecém (embora localizada fora da área de estudo, é de extrema importância para a população local). Na porção norte da área, onde ocorre influência da maré e o desenvolvimento de planícies flúvio-marinhas, encontram-se pequenos córregos e lagoas sazonais, com destaque para o Riacho dos Guaribas.

Assim como a maior parte das drenagens do território cearense, as drenagens superficiais desta micro-bacia são regidas pela combinação do embasamento geológico e regime de chuvas. Na porção onde ocorre o predomínio dos terrenos cristalinos, as drenagens encontram-se congruentes as zonas de fraturas, de maneira que apresentam padrões dendríticos e possuem um caráter intermitente, dependendo inteiramente das descargas pluviométricas para sua recarga. Já na porção onde ocorre o predomínio de terrenos areno- argilosos e campos de dunas ocorre o predomínio do padrão fluvial paralelo. As drenagens são mantidas durante a estiagem pela recarga das águas subterrâneas, o que possibilita a perenização de alguns desses corpos hídricos ao longo do ano, embora os riachos e lagoas de pequeno porte tendam a ser intermitentes.

Documentos relacionados