• Nenhum resultado encontrado

7. ESTUDO PRELIMINAR

8.2 Soluções finais

Na parte térrea ficaram todos os ambientes relativos ao centro comunitário, o salão comunitário, cozinha (para servir de apoio ao salão em caso de eventos), banheiros (com chuveiro, para servir, também, de apoio a quadra do terreno em frente), o café, e a cozinha do café; a casa de gás locada ao lado da cozinha do café foi pensada para comportar gás de cozinha convencional.

Todo o projeto foi pensado com vedação em tijololo ecológico 12,5cm x 25,00cm, e salão comunitário, com função multiuso e de planta livre, com vedação em cobogó pré-moldado rústico; a rampa foi pensada com guarda-corpo em tijolo, e o restante da vedação até a própria cobertura em cobogó.

Junto do salão foi incluído uma área para depósito, já que não possui layout fixo.

Figura 44 – Planta baixa final do térreo.

Fonte: elaborado pela autora.

O pavimento superior possui uma circulação externa de 2 metros de largura, funcionando como uma grande varanda, que permite a comunicação direta com a rua e a renovação constante do ar no interior dos ambientes.

Funciona também como proteção solar para o térreo, como um grande beiral.

Figura 45 – Planta baixa final do pavimento superior.

Fonte: elaborado pela autora.

A estética final da edificação se deu através dos materiais, sobretudo entre o contraste das estruturas metálicas em cor preta, do tijolo e cobogós em tom natural terracota e o cinza do concreto.

Figura 46 – Facha lateral esquerda.

Fonte: elaborado pela autora.

Figura 47 – Fachada frontal.

Fonte: elaborado pela autora.

Figura 48 – Fachada posterior.

Fonte: elaborado pela autora.

A galeria, na fachada posterior (Figura 48), voltada para o sol poente (Figura 30), foi o único ambiente mal sombreado. Para amenizar o problema foi decidido aumentar seu pé-direito, deixando-o com 3,80 metros, e explorar bem a ventilação cruzada, com a disposição de quatorze janelas e vedação da parte superior em cobogó, permitindo a constante renovação do ar.

Figura 49 – Corte esquemático.

Fonte: elaborado pela autora.

Mantendo os elementos de ventilação em diferentes alturas é possível fazer com que o ar quente, mais leve que o ar ameno que vem de sudeste, seja retirado do ambiente com maior eficácia, e a renovação do ar seja satisfatória.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A proposta final foi resultado de um processo de projeto que se esforçou em se manter fiel aos objetivos traçados desde o início do trabalho, buscando dar relevância a cada etapa metodológica.

A edificação do Centro Cultural Comunitário do Guarapes tem impresso na sua arquitetura parte da identidade da comunidade, com um programa pensando inteiramente em suas demandas possíveis de serem abarcadas na tipologia arquitetônica.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura. NBR 13532, Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

BEZERRIL, Kellia de Oliveira. Problemas Socioambientais: Urbanização desordenada e consequências para a qualidade das águas subterrâneas de poços localizados nas imediações do lixão de cidade nova em Natal/RN. Dissertação (Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia) – UFRN, Natal, 2016.

CASCUDO, Luis da Câmara. Civilização e cultura: pesquisas e notas de etnografia geral / Luis da Câmara Cascudo. - 1. ed. - São Paulo: Global, 2004.

COMUNIDADE. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar:

O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. e amp., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 170.

DALL'IGNA, Claudia; GASTAUD, Carla. Museu, permanência e transformação. Portugal:

A.E.A.U.L.P., 2010.

DUARTE, Camila Alves. “Do Alto da Colina” – A província do Rio Grande do Norte, o comércio, os rios Potengi e Jundiaí e o complexo comercial do Guarapes (1850-1900).

Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) – UFRN, Natal, 2015.

FABRÍCIO, Márcio; KOWALTOWSKI, Doris; MOREIRA, Daniel; PETRECHE, João; FABRÍCIO, Márcio. O processo de projeto em arquitetura da teoria à tecnologia. São Paulo, Oficina de Textos, 2011.

FARKAT, Caroline. Reassentamentos de famílias em projeto de habitação social: avaliação de procedimentos e resultados do projeto Planalto II, em Natal /RN. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – UFRN, Natal, 2014.

FOURNIER ROJAS ARQUITECTOS. Centro Comunitário de El Rodeo de Mora. Archdaily, Colón, 2016. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/867396/centro-comunitario-de-el-rodeo-de-mora-fournier-rojas-arquitectos> Acesso em: 2021.

GARCIA, Danilo. Arquitetura performativa: a utilização do Dprofiler para a elaboração da forma arquitetônica. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – UNB, Brasília, 2014.

LAMAS, Álvaro. Centro Comunitario en El Rodeo de Mora por Fournier Rojas Arquitectos.

Metalocus, 2016. Disponível em: <https://www.metalocus.es/es/noticias/centro-comunitario-en-el-rodeo-de-mora-por-fournier-rojas-arquitectos>. Acesso em: 2021

MACHADO, Débora. Público e comunitário: projeto arquitetônico como promotor do espaço de convivência. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2009.

PERUZZO, Cicília; VOLPATO, Marcelo. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Líbero, São Paulo. V. 12, nº 24, p. 139-152, 2009.

PINTO, Gabriela Baranowski; PAULO, Elizabeth de; SILVA, Thaísa Cristina da. Os Centors Culturais como espaço de lazer comunitário: O caso de Belo Horizonte. CULTUR/ano 6 – nº 02. 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Imóveis do Vivendas do Planalto são entregues aos beneficiados. Natal, 2014. Disponível em: <https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-19062.html>. Acesso em: 2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL. Prefeitura entregará mais de 224 apartamentos no condomínio Village de Prata na próxima sexta-feira. Natal, 2014. Disponível em:

<https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-28137.html>. Acesso em: 2021.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO (SEMURB). Conheça melhor seu Bairro – Guarapes. Natal, 2012. Disponível em:

<https://natal.rn.gov.br/storage/app/media/sempla/Guarapes.pdf>. Acesso em: 2021.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO (SEMURB). Conheça melhor seu bairro – Região administrativa oeste. Versão 01, Natal, 2017. Disponível em:

<https://planodiretor.natal.rn.gov.br/anexos/estudos/CONHE%C3%87A%20MELHOR%2 0SEU%20BAIRRO%20-%20ZONA%20OESTE.pdf>. Acesso em: 2021.

SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. 2ª ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

SILVA, M.J.V. LOPES, P.W.; XAVIER, S.H.V. Acesso a Lazer nas Cidades do Interior: um Olhar Sobre Projeto CINE SESI Cultural. VI Seminário 2009 ANPTUR. São Paulo/SP, 2009.

NEVES, Renata Ribeiro. Centro Cultural: a Cultura à promoção da Arquitetura. Revista Especialize On-line IPOG, Goiânia, ano 5, v. 1, n. 5, p. 1-11, 25 jul. 2013. E-book.

MILANESI, Luís. A Casa da Invenção: Biblioteca, Centro Cultural. 4o ed. Revisada e ampliada. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

NATAL. CÂMARA MUNICIPAL. Lei Complementar no 055, de 27 de janeiro de 2004.

Dispõe sobre o Código de Obras de Natal. Natal, 2004.

______. Lei Complementar no 082, de 21 de junho de 2007. Dispõe sobre o Plano Diretor de Natal e dá outras providências. Natal, 2007.

RAMOS, Luciene Borges. Centro Cultural: Território privilegiado da ação cultural e

informacional na sociedade contemporânea. Disponível

em:<http://www.cult.ufba.br/enecult2007/lucieneborgesramos.pdf>. Acesso em: 2021.

TRIPTYQUE. RedBull Station São Paulo. Archdaily, São Paulo, 2013. Disponível em:

<http://www.archdaily.com.br/br/01-155192/redbull=station-sao-paulo-slash-triptyque?ad_source=search&ad_medium=search_result_all> Acesso em: 2021.

VIEIRA DE SOUZA, Hely Rodrigues. Espaço cultural, espaço público: estudo sobre as políticas culturais brasileiras e as relações de poder nos espaços Lagoa do Nado, Centro Cultural UFMG e Palácio das Artes. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFMG, Belo Horizonte, 2012.

VIEIRA, Ian. Arte para todos. Galeria da Arquitetura, [s.d.]. Disponível em:

<https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/triptyque-architecture_/red-bull-station/727>. Acesso em: 2021.

Documentos relacionados