• Nenhum resultado encontrado

141 CAPÍTULO 5

teve uma consulta individual. Entre 7 e 12 meses, participaram de duas sessões em grupo por mês, além da consulta individual mensal. O objetivo no primeiro ano era a perda de no míni-mo 7% do peso inicial. De 13 a 48 meses, os participantes continuaram tendo uma consulta individual mensal e um contato mensal telefônico ou por e-mail. De 49 meses até o final do estudo, os participantes compareceram a duas visitas presenciais por ano4. Após 1 ano de in-tervenção, o grupo ILI teve redução de 8,6% do peso e aumento de 20,4% na atividade física comparado com redução de peso de 0,5% e aumento de 5% na atividade física do grupo DSE5. Após 4 anos de seguimento, os participantes do grupo intervenção tiveram maior perda de peso, aumento da atividade física e melhora em parâmetros clínicos e metabólicos (HbA1c, pressão arterial, HDL-colesterol, triglicérides) do que o grupo controle6. Ao final de 8 anos de estudo, o grupo ILI manteve perda de peso maior (-4,7%) em relação ao grupo DSE (-2,1%)7.

Mais recentemente, os estudos DiRECT e DIADEM-I avaliaram o efeito de programa para perda de peso na remissão do DM2 em indivíduos com excesso de peso8,9. Nos dois estudos, os participantes foram randomizados em dois grupos: controle e intervenção. O grupo inter-venção substituiu totalmente as refeições com os SR nas primeiras 12 semanas. Nas sema-nas seguintes, os alimentos foram reintroduzidos e os participantes mantiveram alimenta-ção equilibrada para manutenalimenta-ção do peso até o final do estudo. Já o grupo controle recebeu cuidados padrão para DM2, tendo acompanhamento menos intensivo com a equipe. Nos dois estudos, após 12 meses, os grupos intervenção tiveram perda de peso significativamente maior (DiRECT 10kg, DIADEM-I 11,98kg) do que o grupo controle (DiRECT 1kg, DIADEM-I 3,98kg) com percentual maior de indivíduos dos grupos intervenção apresentando remissão de DM2 (DiRECT 46% x 4%, DIADEM-I 61% x 12%)8,9.

Estudo clínico randomizado avaliou o efeito de dieta contendo dois SR (carboidratos 47%, proteínas 29%, gorduras 24%) em comparação à dieta padrão (60% carboidratos, 15% pro-teínas, 25% gorduras) na perda de peso de indivíduos asiáticos com excesso de peso10. Ambas as dietas projetaram redução de 500 kcal/d em relação ao gasto energético total (GET). Após 2 semanas de dieta padrão, 62 indivíduos foram submetidos à dieta SR enquanto 60 indiví-duos permaneceram com a dieta padrão por 3 meses. Todos os indivíindiví-duos foram orientados a incluir na alimentação hortaliças e frutas, grãos integrais ricos em fibra, laticínios magros, reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras trans, bebidas açucaradas, alimentos ri-cos em açúcar e sal e controlar o consumo de bebida alcoólica. Todos foram orientados a praticar diariamente 45 minutos de caminhada. A adesão à dieta e prática de atividade física foi avaliada nos dois grupos mensalmente de forma presencial e quinzenalmente através de mensagens de texto. Ao final do estudo, observou-se que ambos os grupos tiveram adesão semelhante ao tratamento, porém o grupo SR teve perda de peso e melhora de parâmetros metabólicos superior ao grupo controle. Constatou-se também que a aceitação dos SR foi de 80% devido à sua conveniência10.

Mulheres com índice de massa corporal (IMC) entre 27 e 34,9 kg/m2 foram submetidas à dieta de 1.200 kcal/d com ou sem o uso de SR11. O primeiro grupo (n = 54) foi orientado a seguir dieta contendo 50% a 55% do valor energético total da dieta (VET) de carboidratos, 15% a 20% do VET de proteínas e 30% do VET de gorduras, enquanto o segundo (n = 51) foi aconselhado a substituir duas a três refeições/d pelos SR. Todas as participantes comparece-ram a 10 sessões em grupo de 1 hora com conteúdo de educação nutricional. Após 3 meses,

142

CAPÍTULO 5

os dois grupos foram incentivados a manter dieta com alta densidade nutricional por mais 3 meses, porém sem intervenção ou sessões em grupo. Observou-se que, após a primeira fase, o grupo que utilizou os SR teve maior perda de peso em relação ao grupo controle, porém em 6 meses, a diferença não foi significativa11.

Estudo randomizado avaliou o impacto de dois tipos de abordagem na perda de peso de mulheres com obesidade graus I e II em menopausa12. Cinquenta mulheres foram submeti-das à restrição calórica moderada de 25 a 35% em relação ao GET (grupo controle) por 12 me-ses, enquanto 51 mulheres foram orientadas a fazer restrição calórica severa de 65 a 75% em relação ao GET com substituição total de refeições (grupo intervenção) por 4 meses e nos 8 meses seguintes restrição calórica moderada, como o grupo controle. Todas as participantes foram orientadas a praticar diariamente 30 a 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa (sem supervisão). Ao final de 4 e 12 meses, observou-se que o grupo intervenção teve perda de peso maior que o grupo controle, porém, apresentou redução da densidade mineral óssea do quadril e mais efeitos adversos relacionados ao tratamento (he-morroidas, litíase biliar, queda de cabelo)12, resultados que se mantiveram em 36 meses13.

Subanálise de RCT internacional multicêntrico avaliou o uso de SR em relação à mudan-ça de estilo de vida na perda de peso e no consumo alimentar de indivíduos (n = 463) com IMC entre 27 e 35 kg/m2 que apresentavam fatores de risco metabólicos14. Todos os partici-pantes receberam orientações impressas sobre alimentação saudável e aconselhamento para aumento do nível de atividade física. O grupo intervenção (INT) foi solicitado a substituir uma das refeições por SR rico em proteínas (53,3%) por 23 semanas e, após esse período, a manter a perda de peso através de mudança de estilo de vida sem o uso de SR. Para a análise final, foram utilizados somente os dados de 119 indivíduos que completaram corretamente os registros alimentares. Observou-se após 12 semanas que o grupo INT (n = 82) aumentou o consumo de proteínas e reduziu o de gorduras e carboidratos e teve maior perda de peso que o grupo controle (n = 37). Porém, no seguimento de 52 semanas, não houve diferença estatística entre os grupos14.

Estudo que avaliou dieta hipocalórica com o uso de um (n = 52) ou dois (n = 50) SR diá-rios, por indivíduos com obesidade e osteoartrite, verificou ao final de 3 meses que a perda de peso, redução de gordura corporal, das concentrações de colesterol total e no índice HOMA--IR, além de redução da pressão arterial, foi semelhante nos dois grupos15.

Revisão sistemática com metanálise avaliou o efeito de SR em comparação a grupo con-trole na perda de peso de indivíduos com excesso de peso em longo prazo (> 1 ano)16. Foram incluídos 23 RCTs com um total de 8.253 indivíduos (Intervenção n = 4.411, Controle n = 3.852) e média de IMC de 34,5 kg/m2. Os grupos de intervenção orientavam o uso de 1 ou mais SR ao dia e alguns adicionavam ao programa suporte adicional para a perda de peso.

Aos grupos controle, foram oferecidos orientação mínima, plano alimentar ou plano alimen-tar adicionado de suporte para perda de peso. Em um ano, a perda de peso foi superior nos grupos de intervenção. Os poucos estudos que avaliaram a perda de peso em 2 ou 4 anos também favoreceram o grupo intervenção16.

De acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics (2016)2, os SR podem ajudar na estruturação da LCD e aumentar a adesão à dieta por reduzirem as escolhas alimentares problemáticas e o desafio de tomar decisões. Além disso, também auxiliam a adesão através

143 CAPÍTULO 5

do controle de porções, limitação da variedade de alimentos e conveniência2. Por outro lado, os SR não promovem mastigação, mecanismo que pode auxiliar na redução do consumo ali-mentar17 através da redução do apetite, por aumentar as concentrações de colecistoquinina e reduzir as concentrações de grelina17,18. Além disso, evidências indicam que alimentos na forma sólida promovem maior saciedade do que na forma líquida19,20. Ainda, é importante ressaltar que nos estudos que avaliam os SR, estes muitas vezes são oferecidos sem custo aos participantes, o que facilitaria a adesão a essa estratégia. Considerando-se que a obesidade é uma doença crônica, que seu tratamento é para toda a vida e que a alimentação engloba o prazer e o convívio social, o indivíduo deve aprender e ser capaz de fazer escolhas alimenta-res variadas e melhoalimenta-res, além de controlar as porções consumidas ao longo do tratamento.

Assim, os SR podem fazer parte de uma alimentação saudável, principalmente para indiví-duos que precisam da conveniência e praticidade proporcionada pelos SR. Porém, deve ser uma indicação individual, de acordo com a rotina e hábitos do paciente, sempre levando em consideração o custo dos SR, além de seu efeito na saciedade, que pode ser diferente de indi-víduo para indiindi-víduo. Ao indicar o SR, é fundamental ter atenção à composição do produto, devendo-se evitar os com alto teor de açúcares, como maltodextrina (exceto a maltodextrina modificada, de absorção lenta), sacarose e frutose, alto teor de gorduras saturadas e/ou trans e baixo teor de fibras. Por fim, é importante ressaltar que o benefício do uso dos SR é evi-denciado principalmente em estudos com até 1 ano de seguimento, sendo necessários mais estudos que avaliem seu efeito em longo prazo. Classe de recomendação IIa, Nível de evidência A.

144

CAPÍTULO 5

REFERÊNCIAS

1. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 30, de 13 de janeiro de 1998. Dispõe sobre Alimentos para Controle de Peso. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 1998 13 jan. [acesso em 2021 outubro 30]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/

saudelegis/svs1/1998/prt0030_13_01_1998.html.

2. Raynor HA, Champagne CM. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Interventions for the treatment of overweight and obesity in adults. J Acad Nutr Diet. 2016;116(1):129-47.

3. Jensen MD, Ryan DH, Apovian CM, Ard JD, Comuzzie AG, Donato KA, et al. American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines; Obesity Society. 2013 AHA/ACC/TOS guideline for the management of overweight and obesity in adults: a report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Practice Guidelines and The Obesity Society. Circulation. 2014;129(25 Suppl 2):S102-38.

4. Ryan DH, Espeland MA, Foster GD, Haffner SM, Hubbard VS, Johnson KC, et al. Look AHEAD Research Group. Look AHEAD (Action for Health in Diabetes): design and methods for a clinical trial of weight loss for the prevention of cardiovascular disease in type 2 diabetes. Control Clin Trials. 2003;24(5):610-28.

5. Pi-Sunyer X. The Look AHEAD Trial: A review and discussion of its outcomes. Curr Nutr Rep.

2014;3(4):387-391.

6. Look AHEAD Research Group, Wing RR. Long-term effects of a lifestyle intervention on weight and cardiovascular risk factors in individuals with type 2 diabetes mellitus: four-year results of the Look AHEAD trial. Arch Intern Med. 2010;170(17):1566-75.

7. Look AHEAD Research Group. Eight-year weight losses with an intensive lifestyle intervention:

the look AHEAD study. Obesity (Silver Spring). 2014;22(1):5-13.

8. Lean ME, Leslie WS, Barnes AC, Brosnahan N, Thom G, McCombie L, et al. Primary care-led weight management for remission of type 2 diabetes (DiRECT): an open-label, cluster-randomised trial. Lancet. 2018;391(10120):541-551.

9. Taheri S, Zaghloul H, Chagoury O, Elhadad S, Ahmed SH, El Khatib N, et al. Effect of intensive lifestyle intervention on bodyweight and glycaemia in early type 2 diabetes (DIADEM-I):

an open-label, parallel-group, randomised controlled trial. Lancet Diabetes Endocrinol.

2020;8(6):477-489.

10. Gulati S, Misra A, Tiwari R, Sharma M, Pandey RM, Yadav CP. Effect of high-protein meal replacement on weight and cardiometabolic profile in overweight/obese Asian Indians in North India. Br J Nutr. 2017;117(11):1531-1540.

145 CAPÍTULO 5

11. Armborst D, Metzner C, Bitterlich N, Lemperle M, Siener R. Effect of a weight-loss stabilization following a weight reduction with or without meal replacement on cardiometabolic risk in overweight women. A randomized controlled trial. Int J Food Sci Nutr. 2019;70(4):453-466.

12. Seimon RV, Wild-Taylor AL, Keating SE, McClintock S, Harper C, Gibson AA, et al. Effect of weight loss via severe vs moderate energy restriction on lean mass and body composition among postmenopausal women with obesity: the TEMPO diet randomized clinical trial. JAMA Netw Open. 2019;2(10):e1913733.

13. Seimon RV, Wild-Taylor AL, McClintock S, Harper C, Gibson AA, Johnson NA, et al. 3-Year effect of weight loss via severe versus moderate energy restriction on body composition among postmenopausal women with obesity - the TEMPO Diet Trial. Heliyon. 2020;6(6):e04007.

14. Röhling M, Stensitzky A, Oliveira CLP, Beck A, Braumann KM, Halle M, et al. Effects of a protein-rich, low-glycaemic meal replacement on changes in dietary intake and body weight following a weight-management intervention-the ACOORH trial. Nutrients. 2021;13(2):376.

15. López-Gómez JJ, Izaola-Jauregui O, Primo-Martín D, Torres-Torres B, Gómez-Hoyos E, Ortolá-Buigues A, et al. Effect of two meal replacement strategies on cardiovascular risk parameters in advanced age patients with obesity and osteoarthritis. Nutrients. 2020;12(4):976.

16. Astbury NM, Piernas C, Hartmann-Boyce J, Lapworth S, Aveyard P, Jebb SA. A systematic review and meta-analysis of the effectiveness of meal replacements for weight loss. Obes Rev.

2019;20(4):569-587.

17. Zhu Y, Hsu W, Hollis J. Increasing the number of masticatory cycles is associated with reduced appetite and altered postprandial plasma concentrations of gut hormones, insulin and glucose. British Journal of Nutrition. 2013;110(2), 384-390.

18. Miquel-Kergoat S, Azais-Braesco V, Burton-Freeman B, Hetherington MM. Effects of chewing on appetite, food intake and gut hormones: A systematic review and meta-analysis. Physiol Behav.

2015;151:88-96.

19. Stull AJ, Apolzan JW, Thalacker-Mercer AE, Iglay HB, Campbell WW. Liquid and solid meal replacement products differentially affect postprandial appetite and food intake in older adults. J Am Diet Assoc. 2008;108(7):1226-30.

20. Jones LV, Jones KM, Hensman C, Bertuch R, McGee TL, Dixon JB. Solid versus liquid-satiety study in well-adjusted lap-band patients. Obes Surg. 2013;23(8):1266-72.

146

CAPÍTULO 5

A obesidade é uma doença complexa, portanto seu tratamento não é simples. Assim, surgem diversas propostas de abordagem a fim de aumentar o número de estratégias para combater essa doença. Uma dessas propostas é a dieta com restrição de carboidratos, que ficou popular a partir do livro A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins, em que o consumo de pães, massas, grãos, frutas, tubérculos e raízes é restrito e o de proteína animal, gorduras e manteiga é permi-tido sem limitações. Esse tipo de dieta já é propagado e estudado há muitos anos1.

Apesar disso, os resultados de ensaios clínicos randomizados (RCTs) ainda são divergen-tes. Muitos mostram superioridade da dieta pobre em carboidratos – low carb - em relação à dieta pobre em gorduras na perda de peso, porém esses estudos avaliam a perda de peso em curto prazo, em geral, menos de um ano2-5. Também já foi observado aumento do gasto ener-gético total6, da adiponectina5, da oxidação de gorduras4, das concentrações plasmáticas de HDL-colesterol7-12 e redução nos níveis de triglicérides2,3,7,13,14 e maior redução da circunferên-cia abdominal11,15 com dietas restritas em carboidrato. Por outro lado, também já foi verifica-do um aumento nas concentrações plasmáticas de LDL-colesterol com esse tipo de dieta4,12.

Assim como diversos RCTs mostram que a dieta low carb pode ser mais efetiva em relação à dieta pobre em gordura na perda de peso, muitos RCTs de curto (menos de um ano)8,10,11,12,15,16 ou longo prazo (um ano ou mais)7,9,13,14,17, mostram que a perda de peso com os dois tipos de dieta é semelhante. Além disso, já foi verificado que dietas pobres em gorduras são mais efetivas na melhora da função endotelial18 e conferem melhores avaliações de saciedade ao longo do dia19.

Estudo de metanálise avaliou o efeito de dietas low carb (muito pobres em carboidrato ou com restrição moderada de carboidratos) em relação à dieta controle contendo de 46 a 55% do valor energético total da dieta (VET) de carboidratos, 15 a 25% do VET de proteínas, 20 a 30%

CAPÍTULO 5.14