• Nenhum resultado encontrado

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.2 Sugestões para a Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar deve assumir a sua dimensão educativa, cultural e lúdica, propondo atividades que possam ampliar a vivência cultural de seus usuários, tais como:

• Concurso de obras literárias, autor (escritor/ilustrador), contadores de histórias, poesia, redação;

• Exposição de livros raros, obras de um determinado autor, originais de ilustração de trabalhos feitos por alunos, livros novos etc;

• Mural de notícias com matérias importantes sobre leitura, eventos (Bienal/ lançamentos de livros, feiras etc.); nota sobre concursos, resenhas dos livros mais lidos na escola, comentários sobre filmes, peças etc;

• Hora do conto, do vídeo, da música, do teatro, do sarau de poesia etc;

• Oficinas de cartões, de ilustrações, de poemas, de máscaras etc;

• Encontro marcado sobre autor, livro em destaque, entrevistas e homenagens;

• Datas importantes: dia da poesia, dia nacional/internacional do livro, dia da biblioteca etc.

Como observamos, esse espaço tem uma função primordial para que os docentes possam utilizar práticas pedagógicas que contemplem as concepções teóricas propostas neste trabalho, porque, para nós, o conceito de biblioteca escolar perpassa a idéia de uma sala lotada de livros que, muitas vezes, não são utilizados e não atendem as necessidades dos alunos.

Considerando a biblioteca escolar como um espaço gerador de potencialidades, funcionando a serviço de todos os agentes da escola (alunos, pais e professores), é dever dela mediar a leitura através do oferecimento de suportes informacionais diversos e de programações voltadas para o desenvolvimento do gosto pela leitura.

A dinamização do acervo da biblioteca poderia gerar uma aproximação dos professores e alunos, fazendo desse espaço um ponto de encontro para ampliação de seus conhecimentos através da leitura, além da familiarizá-los com os materiais informacionais proporcionados pelas visitas, contribuindo, assim, futuramente, para aulas mais envolventes.

A relação entre professor, biblioteca e aluno na escola possibilitaria que o aluno desenvolvesse suas práticas leitoras com os recursos da biblioteca e com a participação do professor, trocando e compartilhando as idéias captadas da leitura.

É indispensável, portanto, uma representação ativa da biblioteca escolar para estar à frente de todas as reuniões e atividades desenvolvidas pela escola, com o objetivo de discutir melhorias, procurando entender um pouco mais sobre a comunidade escolar e interagir mais com ela. Isso mostraria a todos a importância de tal local.

Dessa maneira, reiteramos que a biblioteca escolar deve assumir sua dimensão educativa, deixando o estigma de ser um espaço na escola para visita programada ou de punição de alunos indisciplinados, mandados até ela como uma forma de castigo.

Atividades de divulgação da biblioteca escolar poderiam oportunizar aos professores e alunos, a possibilidade de conhecer, manusear e escolher os suportes informacionais lá existentes, além de contribuir para mudar o esteriótipo de ser um espaço improdutivo, desagradável e sem muita importância para o processo de aprendizagem.

A manifestação mútua de docentes, coordenadores, diretores e, até mesmo, dos alunos em prol da biblioteca escolar, poderia ser uma forma de contribuição para fazer dela um espaço encantador, pois, unidos, eles identificariam as necessidades prioritárias e tentariam tomar providências na medida do possível.

Finalizamos, aqui, nosso estudo dizendo que, no decorrer deste, encontramos alguns entraves que dificultaram certas ações, mas também, em outros momentos, achamos aberturas que nos proporcionaram um grande aprendizado.

Compreendemos que pensar num objeto de estudo, desenvolver objetivos e métodos não é fácil, todavia, isso proporciona ao pesquisador o prazer das descobertas, o aprofundamento do saber na área eleita para investigação e o doce sabor do dever cumprido.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Luiz Ricardo Ramalho de. Mediação pedagógica na formação do leitor de

educação de jovens e adultos: uma análise do Projeto Acreditar da Secretaria Municipal de

Educação de Natal/ RN. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) –- Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: de 1º a 4ª séries. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRAGGIO, Silva Lúcia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista a sóciopsicologia. Porto Alegre. ARTMED, 1992.

CARVALHO, Ana Maria Sá. Políticas de leitura e biblioteca escolar: um jogo de silêncios na educação cearense. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação– Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.

_______. Portfólio na Educação. Revista de Letras. Fortaleza, n. 23, v. 1/2, Jan/ Dez. 2001

CEARA Secretaria de Educação Básica. Comitê Cearense para a Eliminação do

Analfabetismo Escolar. Fortaleza: [s.n], 2004.

DELORS, Jacques (Org). Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC; UNESCO, 1999.

DI NUCCI, Eliane Porto. Alfabetizar letrando... Um desafio para o professor!. In: LEITE, Ségio Antônio da silva (Org). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas, SP: Unicamp, 2001.

FREIRE, Paulo. O compromisso do profissional com a sociedade. In: ______ Educação e

mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 20.

FREIRE, Verônica. A maioria dos alunos da 4ª série não sabe ler. O Povo, Fortaleza, 07 jul. 2004. p.10. Caderno 3

FREITAS, Maria Tereza de assunção. A psicologia do desenvolvimento e as contribuições de Lev Vigotsky. In ______ Vigotsky um século depois. Juiz de Fora, MG: EDUFJF, 1998.

_______ . Vigotsky. In: ______ Vigotsky e Bakhtin. Juiz de Fora, MG: EDUFJF; São Paulo: Ática, 1994. cap. 4.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Relações entre desenvolvimento e aprendizagem: conseqüências na sala de aula. Presença Pedagógica. v.8, n. 45. p. 37 – 49, maio/jun. 2002.

JOUVRE, Vicent. A Leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

MILANESI, Luiz. Ordenar para desordenar: centros de cultura e bibliotecas públicas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

_______ . O que é biblioteca. 5. ed. São Paulo. Brasiliense, 1988.

2002.

KIRCH, Irvin et al. Letramento para mudar: avaliação do letramento em leitura: resultados do PISA 2000. São Paulo: Moderna, 2004.

RODRIGUES, João de Arruda Câmera. Ler, escrever e recriar a vida: o processo de estar em mutação. In: CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Ler... : Caminhos de transformação. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2005. cap. 3, p. 43.

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da Biblioteca Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

SILVA NETO, Casemiro. Novas esfinges, outras decifrações, recepção e comunicação: a leitura como pista teórica. Olhar Midiático. Fortaleza, p.10, set.1998.

_______ . A comunicação em busca de um novo paradigma. In: ____. No ar, o som das

águas. Projeto radiofônico: da gênese da recepção. Rio de Janeiro, 2001. Dissertação

(Mestrado) – Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia de; EVANGELISTA, Olinda. Política

educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3.ed. São Paulo: Cortez:Autores Associados,1986.

Documentos relacionados