• Nenhum resultado encontrado

Sugestões para introdução de melhorias em alguns procedimentos experimentais

Capítulo 4 Metodologia do estudo experimental

4.6 Sugestões para introdução de melhorias em alguns procedimentos experimentais

de análise quantitativa fiável, devido à possibilidade de ocorrer uma dissolução incompleta do carbonato e de este não ser removido totalmente por filtragem. A utilização deste método permite obter apenas uma indicação da fracção em termos relativos. Sempre que possível é preferível efectuar uma análise modal através da observação de lâminas delgadas, extraídas de amostras representativas, ao microscópio petrográfico e deste modo determinar a percentagem de minerais com carbonato na sua constituição.

e a inclusão no ensaio, da opção pelo sal cloreto de sódio para as pedras de baixa porosidade aberta. Também não se afigura indicado para investigação proceder à dessalinização dos provetes, após o ensaio, com água corrente.

No ensaio de nevoeiro salino, a norma EN 14147, preconiza a secagem a 35 ± 5º C. Porém, não se consegue obter uma secagem eficaz a 35º C, no período de paragem de emissão de nevoeiro. Aliás, existem câmaras climáticas para o ensaio de nevoeiro salino que permitem a secagem a 60º C e que são utilizadas nomeadamente na indústria automóvel. Também o período de duração de cada ciclo se afigura manifestamente curto. A indicação de utilizar água desionizada com uma condutividade até o valor de 20 μS/cm, na vizinhança deste limite superior, pode não permitir uma dessalinização satisfatória. Pelo acima exposto considera-se que a norma deveria ser revista.

Contribuição para o conhecimento do efeito da cristalização de sais na alterabilidade de arenitos. Aplicação

ao património edificado de Atouguia da Baleia. 139

5

Investigação experimental do comportamento dos arenitos da

Atouguia da Baleia

5.1 Introdução

Iniciou-se o estudo de investigação experimental pela análise petrográfica, em termos macroscópicos, de modo a classificar as amostras rochosas, fundamentalmente pelas características de cor, minerais constituintes, dimensão dos grãos, estratificação, orientação e distribuição dos minerais, espaço poroso e estado de alteração.

Ulteriormente, efectuou-se o estudo micropetrográfico por observação ao microscópio óptico de lâminas delgadas, complementado por MEV de amostras específicas, de modo a se proceder à identificação dos minerais existentes, realizar uma análise modal para determinação da composição e definir o fabric das variedades pétreas em presença, i.e. as dimensões, arranjo geométrico e a distribuição espacial dos minerais constituintes. Através da observação ao microscópio petrográfico, tornou-se possível realizar análises modais por contagem de mil pontos, das tipologias pétreas, o que permitiu definir e quantificar a composição mineralógica das mesmas em termos percentuais. Foram também realizadas análises de DRX para identificação complementar dos minerais detectados. A observação por MEV permitiu a detecção de minerais identificados pelos outros métodos, a visualização de aspectos referentes ao hábito dos cristais, fabric das rochas, incluindo a visualização de aspectos de pormenor do espaço poroso. A metodologia de análise micropetrográfica encontra-se descrita em 4.2.1.1.

Ainda no âmbito do estudo petrográfico, complementou-se a caracterização das dimensões dos grãos pela análise de curvas granulométricas obtidas através da peneiração seca de amostras desagregadas, conforme metodologia indicada em 4.2.1.2.

Realizou-se o estudo de investigação experimental para a determinação das propriedades físicas, essencialmente hídricas, com o objectivo de avaliar o comportamento das variedades pétreas ao transporte de água e a variação das suas propriedades no tempo. No que se refere à absorção de água, procedeu-se à determinação da porosidade aberta, do teor máximo de água absorvida e das massas volúmicas, segundo a descrição constante em 4.2.2.1. A porosimetria de mercúrio PIM também permitiu avaliar a porosidade aberta, a distribuição porométrica e a permeabilidade ao ar, aproximada, através da metodologia indicada em 4.2.2.2. No que concerne à absorção, determinou-se o coeficiente de absorção de água por capilaridade e a absorção de água a baixa pressão, encontrando-se as metodologias mencionadas respectivamente em 4.2.2.3 e 4.2.2.4. A perda de água no tempo foi avaliada pelo ensaio de secagem, tendo sido quantificadas a evaporação por contacto directo com a

arenitos do património classificado são idênticos aos dos provetes extraídos em muros e por outro estabelecer correlações entre ambos.

Foram realizados ensaios de compressão monotónica em provetes cúbicos e prismáticos, de modo a obter as curvas completas de tensão-deformação e determinar os parâmetros de resistência e deformabilidade dos arenitos, segundo a metodologia descrita em 4.2.3.1A. O estudo das acções cíclicas nos provetes da variedade M foi realizado pela metodologia do ensaio de compressão cíclica mencionada em 4.2.3.1B. Os ensaios de resistência à tracção por flexão efectuados e as curvas de tensão-deformação obtidas seguiram a metodologia preconizada em 4.2.3.2. Realizaram-se ensaios com o equipamento DRTMS para avaliar a resistência à perfuração em profundidade, em provetes das tipologias de arenitos e no portal Sul da Igreja de S. Leonardo. Implementou-se a metodologia indicada em 4.2.3.3. Os ensaios de medição de propagação de ondas ultrasónicas foram efectuados em conformidade com a metodologia descrita em 4.2.3.4.

Procurou-se estender estas correlações de propriedades mecânicas às físicas e mineralógicas, entre os materiais colhidos nos muros e os do património classificado. O objectivo principal prende-se com a obtenção de um conjunto de parâmetros que justifiquem a extensão do estudo do monumento para os provetes extraídos dos muros, de modo a permitir a investigação de aplicações de tratamentos nos provetes e o estudo da alterabilidade dos arenitos pela acção da cristalização de sais. O desenvolvimento desta investigação experimental será apresentado no capítulo 6. Foram realizados cerca de 1000 ensaios e análises no decurso do trabalho de investigação experimental, dos quais cerca de 800 são apresentados no âmbito da presente tese, nos capítulos 5 e 6. A sua distribuição é a seguinte: cerca de 80 análises petrográficas e químicas, 450 ensaios em provetes para determinação de parâmetros físicos, 200 ensaios para obtenção de parâmetros mecânicos e 70 provetes submetidos a envelhecimento artificial por cristalização salina.